O Céu Está Vindo Para a Terra?

Você está aqui

O Céu Está Vindo Para a Terra?

Alguma vez você já se perguntou como é o céu?

As pessoas fazem perguntas sobre o céu o tempo todo. Meus entes queridos vão saber quando eu chegar lá? Será que meu animal de estimação vai para o céu? Por que meus parentes, que estão no céu, não podem se comunicar comigo?

Se você perguntar a uma criança onde é o céu, provavelmente, a resposta será: "É onde Deus vive".

E a maioria das pessoas crê que a Bíblia diz que quando uma pessoa morre sua alma imortal vai para o céu. Entretanto, compare essa crença com esta verdade da Bíblia: "Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem" (João 3:13, grifo do autor)—referindo-se a Jesus Cristo.

Parece surpreendente? Talvez chocante? E isso ainda pode ficar mais surpreendente: Você sabia que o livro de Apocalipse diz que o céu virá para a Terra?

O que exatamente isso significa? Continue lendo!

A promessa da ressurreição

Provavelmente, durante toda a sua vida lhe ensinaram que quando morrer você, sendo uma alma consciente, irá diretamente para o céu.

Então o que você espera encontrar no céu?

Bem, suponho que, primeiramente, você esperaria encontrar no céu todos os grandes homens e mulheres da Bíblia, como Abraão—o pai dos fiéis—ou Moisés, João Batista ou Maria, a mãe de Jesus.

Mas lembre-se o que a Bíblia diz: Além de Jesus, ninguém subiu ao céu. Mesmo após a ressurreição de Jesus está escrito que o rei Davi de Israel não subiu ao céu (Atos 2:29, 34).

Então, o que aconteceu com todos esses grandes homens e mulheres da fé ao longo da história? Quando eles morreram para onde foram?

Em certo sentido, para nenhum lugar. Eles estão mortos—em um estado de inconsciência, sem nenhuma consciência ou entendimento (Eclesiastes 9:5, 10). A Bíblia compara a morte ao ato de dormir (Jó 14:12; Daniel 12:2; Atos 13:36; 1 Coríntios 15:6, 20; 2 Pedro 3:4).

Por outro lado, há um espírito no homem que dá intelecto ao cérebro humano (Jó 32:8; 1 Coríntios 2:11). E esse espírito volta para Deus, que está no céu, no momento da morte (Eclesiastes 12:7; Hebreus 12:22-23). Mas, como mostram as escrituras citadas antes, o espírito humano não tem consciência fora do corpo. Os espíritos dos mortos devem ser colocados em corpos viventes renovados para que essa consciência seja restaurada.

Diversas vezes a Bíblia se refere a uma futura ressurreição como a esperança dos mortos.

Veja o que disse Jesus: "Porque Eu desci do céu, não para fazer a Minha vontade, mas a vontade Daquele que Me enviou. E a vontade do Que Me enviou é esta: Que Eu não perca nenhum de todos aqueles que Me deu, mas que Eu o ressuscite no último dia. Porquanto esta é a vontade de Meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nEle, tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia" (João 6:38-40).

Mas o que Jesus quer dizer quando fala de ressuscitar alguém no último dia?

A ressurreição de Jesus é funda-mental para a ressurreição de outros

A ressurreição de Jesus, o Filho de Deus, é absolutamente essencial para a fé cristã. O ponto central da religião cristã é a crença de que Jesus ressuscitou dos mortos, que foi visto por Seus discípulos e subiu de volta ao céu para o trono de Deus. Na verdade, a Escritura exige que os cristãos aceitem que Jesus morreu e, em seguida, passou por uma ressurreição corpórea após três dias e três noites.

Jesus promete voltar à Terra para Seus discípulos, tanto vivos quanto mortos. A ressurreição de Jesus Cristo é o fundamento da promessa de Deus de ressuscitar Seus seguidores dentre os mortos. Como escreveu o apóstolo Paulo: "Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem" (1 Coríntios 15:20).

A ressurreição dos seguidores de Deus ocorre durante os "últimos dias", quando Jesus voltar à Terra para estabelecer o Reino de Deus sobre toda a humanidade.

Esta ressurreição não será para uma existência informe, como um espírito desencarnado. Ela é a promessa de uma ressurreição para uma vida eterna de poder, criatividade e benevolência como um filho de Deus. Esse futuro é mais espetacular do que ver o céu como um lugar de repouso eterno, sem significado ou propósito pessoal.

Os três "céus" da Bíblia

O céu que estamos falando aqui é o que a Bíblia chama de "terceiro céu". O que isso significa?

Ao estudar a palavra "céu" na Bíblia podemos ver que às vezes ela é usada de forma pluralista—"céus". Isso porque, na Bíblia, o termo céu pode se referir a diferentes lugares.

Nas Escrituras, o céu pode se referir à atmosfera de nosso planeta, onde vemos os "pássaros do céu" ou onde "as janelas do céu" se abrem para trazer a chuva (Gênesis 7:11). Este é o primeiro céu, que está mais perto de nós.

Também pode se referir ao que chamamos de espaço—o exterior, o reino da lua, dos planetas e das galáxias—o universo físico (Êxodo 32:13). Este é o segundo céu.

Há também referências ao céu como o trono de Deus. O apóstolo Paulo escreveu sobre uma visão do paraíso, que ele chama de "terceiro céu" (2 Coríntios 12:2-4). Esse "terceiro céu" é uma referência ao incrível reino aonde Deus habita com toda Sua majestade e poder.

O terceiro céu é o lugar aonde a maioria dos cristãos acredita que vão, conscientemente, logo depois que morrem. Entretanto, outra vez, a Bíblia diz que ninguém subiu ao céu, senão Jesus. No entanto, como mencionado no início, o céu está vindo para a Terra.

O terceiro céu, a morada exclusiva de seres espirituais

Antes de seguir explorando esse tema, vamos tentar entender um pouco sobre o aspecto do terceiro céu. O apóstolo João registrou as visões que recebeu acerca desse céu e do futuro no livro de Apocalipse.

Ele escreve: "Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que Um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono" (Apocalipse 4:2). Esse é o terceiro céu, do qual Paulo também recebeu uma visão. É o lugar onde Deus habita, em majestade e glória.

João ainda escreve: "E aquele que estava assentado era, na aparência, semelhante a uma pedra de jaspe e sárdio" (versículo 3).

O que isto significa? Pense em pedras preciosas brilhando e refletindo luz em suas muitas faces. João estava olhando para um Ser que brilha, por isso ele só poderia descrever esse brilho da maneira como a luz é refletida nas pedras preciosas!

Ele continua: "E havia ao redor do trono um arco-íris semelhante, na aparência, à esmeralda. Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro" (versículos 3-4). João viu Deus cercado por vinte e quatro poderosos seres espirituais.

"E do trono saíam relâmpagos, e vozes, e trovões . . . também havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal; e ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás" (versículos 5-6).

O terceiro céu. O paraíso. O trono de Deus. É uma dimensão espiritual tão magnífica, tão majestosa, que está além da compreensão humana! Eu não consigo imaginar o que João realmente viu. Aquele é um lugar reservado apenas para seres espirituais.

Então, Deus vai mesmo trazer o lugar onde vive para a Terra?

A volta de Cristo com poder e glória

O plano de Deus inclui trazer o Seu trono—o "terceiro céu"—para a Terra em duas etapas. Esses estágios são revelados nos últimos capítulos do livro de Apocalipse.

Apocalipse 19 descreve segunda vinda de Cristo, quando Ele volta em poder e glória.

João escreve: "E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e O que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça" (Apocalipse 19:11). Esse é Jesus Cristo, e Ele não vai voltar na forma humana, fraca e limitada. Ele voltará com toda a glória de Deus. Ele virá para trazer o Reino de Deus à Terra. É uma grande ironia que o Príncipe da Paz, a fim de trazer felicidade e paz para o mundo, tenha que lutar contra os próprios seres que Ele criou—porque eles não querem se submeter a Seu governo!

João escreve: "Os Seus olhos eram como chama de fogo; sobre a Sua cabeça havia muitos diademas" (versículo 12). Essa é a descrição de Jesus Cristo em glória no terceiro céu—e como Ele será quando voltar à Terra.

"E tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão Ele mesmo. Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus. Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. Da Sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; Ele as regerá com vara de ferro; e Ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso" (versículos 12-15).

Jesus Cristo está voltando para uma humanidade rebelde. Mas Ele também está voltando para salvar essa mesma humanidade. E nesse tempo Jesus cumpre o que prometeu a Seus seguidores, pois eles vão ser "ressuscitados" ou transformados.

Uma ressurreição aqui na Terra

Para a maioria das pessoas pode ser chocante descobrir que uma pessoa não vai conscientemente para o céu assim que morre. Como vimos, todos que morreram estão inconscientes e desconhecem o passar do tempo. Quando um cristão morre, seu seguinte momento de consciência é a ressurreição no retorno de Jesus Cristo.

Quando e onde vai acontecer o retorno de Jesus?

Apocalipse 20 explica como Cristo vai estabelecer o Seu Reino na Terra por mil anos. Então, o que os seguidores de Jesus vão ficar fazendo na Terra por mil anos com Ele?

O que dizer sobre ser entronizados? João escreveu sobre aqueles que serão ressuscitados no retorno de Cristo: "E reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos" (Apocalipse 20:4).

Ser cristão hoje significa antecipar o futuro com Cristo na Terra, ajudando-O a salvar a humanidade. Incrível, não é mesmo? Cristo vai estabelecer um novo governo mundial e uma religião mundial de adoração ao único Deus verdadeiro. Isso pode não ser uma ideia popular, mas é o que a Bíblia diz que Jesus vai fazer. E Ele vai mudar tudo. Ele vai curar o meio ambiente, erradicar a pobreza, criar um novo sistema educacional, instituir uma economia justa para todos e oferecer a salvação para uma humanidade sofrida e quebrantada.

Deus está chamando aqueles que querem participar desse futuro! Para participar desse futuro você precisa aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador. Mas, além disso, você também deve aceitá-Lo como seu Senhor, Mestre e Rei vindouro. Isso precisa acontecer em sua vida agora. E você precisa viver diariamente pelos princípios e ensinamentos de Seu Reino!

O que vai afastá-lo desse futuro? Seu desejo por dinheiro e status social? A pessoa com que você se relaciona? Suas ansiedades? Ou será a sua falta de vontade de se arrepender e entregar totalmente a sua vida ao seu Criador?

Escrevi no início que o céu está vindo para a Terra. Cristo vai governar a Terra por mil anos. Mas isso não significa que o terceiro céu—o lugar onde Deus mora—já esteja na Terra. Então, quando é que o trono de Deus virá para a Terra?

A morada de Deus com os homens

O fim do livro de Apocalipse nos dá uma notável visão do tempo após o reinado milenar de Jesus Cristo.

João afirma: "E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo" (Apocalipse 21:1-2). E isso inclui o trono de Deus Pai.

João diz: "E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens" (versículo 3). Deus viverá com Seus filhos!

"Pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas" (versículos 3-4).

O céu está vindo para a Terra. Um novo céu e uma nova Terra. E isso vai acontecer após o reinado milenar de Jesus Cristo e o tempo de julgamento de toda a humanidade—você pode ler mais sobre esse incrível futuro em Apocalipse 19, 20 e 21.

Escolha agora esse futuro fantástico

Se você deseja que esse futuro seja o seu futuro, então há três coisas que precisa começar a fazer agora. Isso é apenas o começo, mas é onde você deve começar.

Em primeiro lugar, você precisa aceitar Jesus Cristo como seu Salvador. Você deve aceitar que tem vivido uma vida cheia de ideias, atitudes e crenças religiosas opostas ao futuro de Deus. Você tem que aceitar a morte de Jesus Cristo como substituição do que você merece perante a santa lei de Deus—que é a lei de Seu Reino.

Em segundo lugar, você precisa aceitar Jesus Cristo como Senhor e Mestre de sua vida agora. Muitas pessoas afirmam que aceitaram Jesus como Salvador, mas ainda continuam vivendo pelas regras do reino de Satanás—este mundo de hoje. Somos chamados para viver de acordo com os valores e as leis do Reino de Deus. Isto significa que a Bíblia deve tornar-se a base de suas decisões e de seu comportamento todos os dias. O cristianismo não é apenas aceitar Jesus como Salvador. Também significa viver pelos Seus ensinamentos de Cristo e viver como Ele viveu.

E em terceiro lugar, você deve aceitar Jesus Cristo como seu Rei vindouro. Isso tem que ser mais importante do que todas as suas ideias políticas, ideologias de seu país e todas as filosofias humanas.

Às vezes as pessoas me perguntam sobre minha inclinação política. Sabe qual é a minha resposta? Eu lhes digo que sou um monarquista.

Então, as pessoas ficam muito chocadas com isso. A verdade é que todos os partidos políticos e governos humanos um dia vão desaparecer. Eles vão fracassar e vão ter que se submeter a Cristo como Rei. Nós temos que viver nossas vidas como monarquistas que buscam, aguardam e anseiam pelo retorno de nosso Rei.

Devemos viver nossas vidas cotidianas na expectativa e em preparação para a vinda de nosso Rei.

Seu futuro pode ser a eternidade na família de Deus, desfrutando de um vasto universo que Deus deseja dar a Seus filhos. O futuro que Deus deseja para mim e para você é maior do que qualquer coisa que possamos imaginar. É um futuro aonde o céu virá para Terra.

O propósito de Deus em nos chamar e nos trazer à salvação é uma preparação para uma obra maior, que Ele fará através daqueles que farão parte desse Reino. E isso realmente nos ajuda a entender o que temos de fazer hoje para manter o foco, o propósito e a missão em nossas vidas.

Hoje em dia, Deus está mudando o mundo de uma pessoa por vez. Eu preciso deixá-Lo começar comigo. E você precisa deixá-Lo começar com você.

Pode ser um pouco chocante descobrir que a Bíblia não ensina que vamos, conscientemente, para o céu logo após a morte. Mas essa é a espantosa verdade que ela ensina!

O céu na Terra? Sim! Deus vai criar um novo céu e uma nova Terra e vai trazer o Seu próprio trono e presença para a Terra. Ele criou a humanidade, você e eu, para sermos Seus filhos e entrarmos em Sua família para sempre! BN