O Mundo Acabará em 2012?

Você está aqui

O Mundo Acabará em 2012?

Muitas pessoas dariam quase qualquer coisa para saber o que o futuro nos reserva. Isto é um fato desde que os seres humanos tem andado sobre a terra.

Os apóstolos de Jesus Cristo não foram exceção. Ele lhes falou muitas vezes sobre Seu retorno, quando Ele morará novamente na terra―no futuro Reino de Deus, reinando sobre tudo.

Pouco antes de morrer, Jesus estava com os seus doze discípulos em Jerusalém, na área do esplêndido Monte do Templo. Jesus disse-lhes que o templo, do qual os judeus daquela época tanto se orgulhavam, um dia seria destruído (Mateus 24:1-2).

Provavelmente, os discípulos ficaram chocados e surpresos com essa declaração de Seu Mestre, e que os levou a fazer a pergunta que os cristãos do primeiro século e de hoje desejam ardentemente saber: "Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?" (Mateus 24:3, grifo do autor).

Essa conversa aconteceu há quase dois mil anos. Jesus não retornaria durante a vida daqueles a quem falou, embora parece que eles O esperaram por muitos anos. Todos eles morreram, todavia esperando o retorno do Rei dos Reis (Apocalipse 19:16).

Enquanto estavam vivos, eles reiteradamente pregavam a promessa da Sua vinda e sinceramente desejavam o Seu retorno. Um dos doze, Pedro, deixou registrado um aviso para aqueles de sua época que acabou ecoando através do tempo e ainda hoje fala a todos os que o leem. Ele escreveu que alguns céticos―que ele chamou de "escarnecedores"―diriam: "Onde está a promessa da sua vinda?" (2 Pedro 3:4). E ele respondeu de antemão, "O Senhor não retarda a sua promessa" (versículo 9).

Quando Jesus voltar, será o fim do "presente século mau" (Gálatas 1:4), o fim do mundo governado pelo ser humano.

As profecias de um apocalipse criado por seres humanos

Quando os discípulos de Jesus lhe perguntaram quando viria o fim, Ele lhes respondeu que sinais e eventos ocorreriam durante o período de intervenção. No entanto, Ele também lhes disse: "Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai" (Mateus 24:36).

A declaração de Jesus não dissuadiu os homens de fazerem profecias descaradas. Pessoas de todos as classes e gênero foram atingidas pelo vício da previsão. No livro de Raymond Hundley de 2010 entitulado O Mundo Acabará em 2012? são citadas, menciona um site, "cento e quarenta e nove diferentes previsões do apocalipse entre 44 d.C. e 2008" (p. ix).

As previsões do fim do mundo não terminaram em 2008. Pelo contrário, a avalanche ganhou impulso. Muitas dessas profecias até prevêem um dia determinado―21 de dezembro de 2012.

Esta tem sido chamada a data mais intrigante da história. A orientação daqueles que se identificam com essa data é muito variada―alguns são religiosos e outros seculares. Os acontecimentos que dizem que provocará o cataclismo final incluem descrições de um caldeirão de horror criado pelo ser humano.

Mas será que isso vai acontecer? É vital para sua segurança e paz espiritual estar bem fundamentado na verdade da Bíblia. Existem muitos enganadores no mundo; na verdade a Escritura nos diz que Satanás "engana todo o mundo" (Apocalipse 12:9). Por esta razão, Jesus avisa aos discípulos: "Tomem cuidado para que ninguém engane vocês" (Mateus 24:4, BLH).

Muitas pessoas estão trazendo à luz suas próprias interpretações sobre o futuro, mas a Bíblia deve ser nosso único guia. Ela transborda de profecia sobre o fim do mundo. Devemos também ter cuidado com as interpretações particulares das pessoas nas profecias bíblicas sobre o fim do mundo.

Embora possamos ter uma ideia mais clara do período de tempo do retorno de Cristo à medida que o tempo passa e vemos a profecia sendo cumprida ao nosso redor, a verdade é que, as páginas da história estão repletas de datas erradas sobre algumas previsões ou expectativas da chegada do fim.

Como Mark Hitchcock observa em seu livro 2012: A Bíblia e o Fim do Mundo: “A previsão mais antiga remanescente do iminente fim do mundo foi encontrada inscrita em cima de uma tábua assíria de argila que declarava, ‘Nossa terra tem se degenerado nesses últimos dias. Há sinais de que o mundo está rapidamente chegando ao fim. O suborno e a corrupção tornaram-se comuns’” (2009, pág. 102).

Nós seremos sábios se nos atermos ao que a Bíblia diz ao invés de prestar atenção aos auto-proclamados profetas. O que fazem alguns profetas da desgraça e desolação? "A Bíblia é consultada e considerada confiável quando eles acreditam que ela apoia a sua teoria de 2012, mas quando ela contradiz e desafia suas crenças é rejeitada e, em alguns casos, até mesmo ridicularizada" (pág. 92).

O dia previsto: 21 de dezembro de 2012

Por que o dia 21 de dezembro de 2012 foi escolhido por muitos como o dia da catástrofe? É devido, em grande parte, a cálculos sobre os calendários dos antigos maias.

O povo maia viveu na América Central, o ápice de sua civilização durou de 250 a 900 d.C. Os sacerdotes maias desenvolveram um sistema de calendário ligado à observação astronômica, que alguns acreditam ser mais preciso que o calendário usado hoje. E isto, apesar de eles não possuírem telescópios, estudavam o céu a olho nu.

Como era esse calendário?

"Com base em seus estudos de astronomia, os maias criaram um sistema de calendário que organizava a história do tempo a partir do começo do mundo atual em 11 de agosto de 3114 a.C. Usando um sistema de calendário lunar, os maias mediam o tempo em unidades de vinte. Vinte kin (dias) correspondiam a uma winal (mês), dezoito winals correspondiam a um tun (ano); vinte tuns equivaliam a um katun (vinte anos) e vinte katuns equivaliam a um baktun (quatrocentos anos).

"Para designar uma data específica, eles registravam em termos de quão longe era desde o início da criação... A implicação do calendário maia é que ele parece prever treze baktuns como o tempo do fim da presente era do mundo. Depois de datar cada ano desde o início dos tempos, o calendário termina abruptamente no fim da trigésima terceira baktun.

“Traduzindo a data do calendário maia para o sistema do calendário gregoriano usado hoje se obtém a data de 21 de dezembro de 2012 como data do fim da era atual” (Hundley, págs. 7-8). Esta data coincide com o tempo do solstício de inverno.

“A obsessão maia com o tempo pode ser visto no fato de que eles desenvolveram vinte calendários diferentes... os maias confiavam em três calendários principais de rastreamento do tempo―os três calendários que são mais relevantes para a data de 2012... A terceira medida de tempo maia é conhecida como o calendário de Contagem Longa. E foi utilizado para documentar os ‘ciclos mundiais das eras’ que se repetem um após outro.

"Este calendário foi dividido em cinco unidades que avançam para a frente e para trás a partir da criação mítica dos maias que, segundo acreditavam, foi em 11 de agosto de 3114 a.C... O ano de 2012 é o ano em que o quinto grande ciclo supostamente termina. Esta é a origem da crença do fim dos dias em 2012" (Hitchcock, p. 32-33).

Crenças que não têm origem divina

De onde foi que o povo maia tirou as concepções religiosas e cosmológicas de seu calendário? Certamente não vieram do Deus da Bíblia. Na verdade, os maias praticavam abomináveis ​​ritos religiosos que são veementemente condenados na Bíblia, tais como o sacrifício humano.

"O sacrifício humano praticado pelos maias fazia parte de sua religião onde muitas vezes usavam crianças para o ritual no qual o sacerdote maia abria o tórax da criança ainda viva e arrancava-lhe o coração como sacrifício aos deuses. De fato, para celebrar o início de um novo ano, os maias ‘arrancavam o coração de uma vítima sacrificial... e colocavam fogo com uma tocha em sua cavidade torácica aberta’" (Hundley, pág. 5).

Como Mark Hitchcock observa: "Muito da barbárie, da ‘adoração’ sanguinária dos Maias, incluindo sacrifícios humanos, pode ser explicado se reconhecermos que foi induzida por demônios, o verdadeiro poder por trás de seus deuses de pedra" (pág. 41).

Os deuses do culto pagão não são reais, mas o diabo e seus demônios estão por trás de muitas religiões falsas―às vezes fingindo ser esses falsos deuses. O apóstolo Paulo escreveu que "as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios" (1 Coríntios 10:20; compare a Levítico 17:7; Deuteronômio 32:17; Salmos 106:35-38).

O que os Maias modernos acreditam?

Enquanto muitos ocidentais se apegam a 21 de dezembro de 2012, como uma data de desastres sem precedentes, geralmente os maias modernos não veem dessa forma. Dom Alejandro, um líder maia da atualidade, deu sua opinião sobre o que significará esse tempo. Ele apresenta, em termos poéticos, um tempo de mudança positiva:

"De acordo com o Calendário Maia de Contagem Longa, estamos finalizando o décimo terceiro Baktun e... assim, aproximando-se do Ano Zero... O mundo será transformado e nós entraremos em um período de entendimento e convivência harmoniosa, onde haverá justiça social e igualdade para todos.

“Será um novo modo de vida. Com uma nova ordem social trazendo um tempo de liberdade, onde poderemos nos movimentar como as nuvens, sem limitações, sem fronteiras. Vamos viajar como os pássaros, sem a necessidade de passaportes. Vamos viajar como os rios, todos caminhando para o mesmo ponto... o mesmo objetivo" (citado por John Major Jenkins, A História de 2012, 2009, pág. 369).

Outro líder, Benito Ramirez Mendota, expressou esta perspectiva: "Como os anciãos disseram, tudo vai mudar. O mundo vai ser transformado nessa data memorável. Nossos filhos terão uma visão diferente do mundo. O tempo terá passado e outros seres habitarão o universo" (pág. 371).

O mundo de paz e harmonia não virá em 2012, mas virá no seu devido tempo—como veremos. Ambas estas "profecias" contêm alguns elementos de verdade. Mas vale a pena observar que os maias não compartilham as visões catastróficas que muitas pessoas têm do próximo ano.

Afinal, por que acreditar na profecia maia?

Hundley assinala sobre a lenda maia: "Ao que parece, se 21 de dezembro de 2012 fosse uma previsão de destruição da terra e do fim do mundo para o povo maia, ela teria sido preservada como parte importante do patrimônio cultural e religioso daquela civilização, até hoje. Mas, aparentemente, não é esse o caso. Muitos maias modernos não confirmam a interpretação do seu sistema de calendário e de crença, mas reclamam que os ocidentais têm forçado esta interpretação sobre eles conforme suas próprias perspectivas e propósitos.

"E mesmo assim, caso pudesse ser provado que os maias previram o fim do mundo em 2012, o que os qualificariam como profetas? Embora os maias tenham sido exímios astrônomos, essa capacidade não significa necessariamente que eles eram talentosos profetas.

"De acordo com a mesma lógica devemos esperar que os astrônomos de hoje, que fizeram descobertas incríveis através do uso de telescópios avançados e de satélites que viajam pelo espaço, sejam qualificados e confiáveis para fazer previsões detalhadas do futuro do nosso planeta? Claro que não! A ideia de que aqueles que fazem extraordinárias ​​observações astronômicas, e, portanto, são qualificados para serem videntes e profetas que prevêem os eventos futuros não tem fundamento" (pág. 17).

Vemos, então, que a ideia de que o calendário maia preveja o fim do mundo em 2012 simplesmente não tem credibilidade. Não significa nada, e é somente porque o nosso mundo está em um estado lastimável é que alguns prestam atenção nessas coisas.

Outras previsões de destruição

Profetizadores pretensiosos tagarelam sobre outras histórias terríveis de destruição que eles dizem que vai ocorrer em 2012. Eles inventam chavões repletos de tragédias fantasiosas que dizem nos espreitar ao virar da esquina!

"Secas mundiais, inundações, furacões, tsunamis, terremotos e erupções vulcânicas causadas ​​por tempestades solares, fissuras no campo magnético da Terra, e extinções de populações provocadas pela inverno nuclear, fome, doenças, guerras, cataclismo econômico, erupções solares maciças, a inversão polar... Tudo tem sido previsto para acontecer no ano 2012" (John Claeys, O Apocalipse de 2012, 2010, pág. 1).

Realmente, algumas destas coisas estão acontecendo agora em várias lugares da terra. E a Bíblia profetiza que algumas catástrofes serão de âmbito mundial antes do fim dos tempos! Mas o ano de 2012 não é o tempo em que virão os piores horrores.

Na verdade, algumas destas ameaças são muito reais. Consequentemente, um cenário que parece provável acontecer é a erupção de um supervulcão. A Sociedade Geológica de Londres, declarou que a erupção de um supervulcão "mais cedo ou mais tarde" vai esfriar o planeta e ameaçar a civilização humana.

A caldeira [cratera vulcânica] gigantesca sob a superfície do Parque Nacional de Yellowstone é uma possibilidade distinta. "A magnitude cinco da erupção do Monte Santa Helena, em 1980, que explodiu ao lado da montanha, destruiu quilômetros de florestas ao redor, causando danos de três bilhões de dólares e matando cinquenta e sete pessoas. O Serviço Geológico dos Estados Unidos descreveu-o como o ‘pior desastre vulcânico da história registrado nos Estados Unidos’. Uma supererupção no Yellowstone seria mil vezes mais poderosa" (Greg Breining, Supervulcão, 2007, pág. 229).

"Mas o Yellowstone não é a única caldeira de magma. Nos Estados Unidos, há pelo menos mais uma em Long Valley, na Califórnia, perto do Parque Nacional Yosemite e da popular estância de esqui de Mammoth Lakes. Outros possíveis locais de caldeiras de magma, são o Japão, a Nova Zelândia, os Andes e a Indonésia. Porém, a de Yellowstone é a mais estudada de todas essas caldeiras... Tem-se observado que a área vem passando por constantes atividades sísmicas, e certamente vai entrar em erupção novamente em algum momento" (Sharan Newman, A Verdadeira História do Fim do Mundo, 2010, pág. 288).

A extensão de um desastre como esse desafia a imaginação. Isso vai acontecer em 2012? Nós não sabemos. Mas não há nada que indique 2012 como o tempo para isso acontecer. Isso poderia muito bem acontecer este ano ou em 2013—ou alguns anos depois. Ou pode nunca acontecer, pelo menos na escala prevista, se Cristo tomar conta do problema quando voltar.

Todavia, a Escritura indica que haverá erupções vulcânicas acompanhando o retorno de Cristo: "Os montes se derretem como cera na presença do SENHOR, na presença do Senhor de toda a terra" (Salmos 97:5). "Abaixa, ó SENHOR, os teus céus e desce; toca os montes, e fumegarão" (Salmos 144:5).

O que dizer sobre o "Planeta X"?

O maior dos "desastres naturais" cataclísmicos profetizado para o fim dos tempos é o cenário de uma colisão ou quase colisão de outro planeta com a Terra. O astro misterioso que supostamente nos ameaça tem sido chamado de "Planeta X" ou "Planeta Nibiru", e alguns esperam sua chegada para o dia 12 de dezembro de 2012.

Mas qual é a evidência de que isso acontecerá? Não há nenhuma evidência científica que sustente essa ideia. A ideia veio "não por sinais de rádio do universo, mas [supostamente] canalizada através da médium e mensageira de Zeto, Nancy Lieder, que esteve em contato com... alienígenas altruístas" (Govert Schilling, A Busca do Planeta X, 2009, pág. 115).

Quem são Zeto e Nancy Lieder? Aqui está a história: “Nancy tinha apenas nove anos quando isso aconteceu. O que parecia ser uma luz brilhante que veio do céu e caiu no campo ao lado de sua casa. Seus pais estavam fazendo compras, e assim Nancy estava sozinha para investigar o estranho acontecimento. Então, ela rastejou para perto do local do acidente e ficou apavorada ao ver algo que parecia ser uma nave espacial flutuando sobre o chão. Quando uma porta da nave foi aberta, Nancy desmaiou.

“E quando ela voltou a si, estava dentro da nave, e havia seres estranhos pairando ao seu redor. Quando ela tentou falar, um dos Zetas lhe disse para permanecer deitada. Um grande braço mecânico com um pequeno dispositivo na ponta começou a se aproximar cada vez mais de sua cabeça. Assim que o aparelho tocou seu couro cabeludo, ela ficou inconsciente novamente.

“Quando ela acordou, já estava dentro de sua casa. Um dos extraterrestres estava colocando-a gentilmente em sua cama. E então falou: ‘Nancy, não tenha medo. Você foi escolhida dentre todas as pessoas de seu planeta para ser a nossa porta-voz na Terra. Estamos muito preocupados com o que está acontecendo em seu planeta. O dispositivo que foi colocado em sua cabeça nos permitirá transmitir mensagens para você e todos os terráqueos’” (Hundley, pág. 63). Isto pode ser uma história inventada ou um encontro com demônios.

Govert Schilling é um escritor de astronomia de renome internacional. Ele e cientistas proeminentes têm desmistificado o esquema do Planeta X ou Nibiru. Schilling apresentou este convincente comentário sobre o Planeta X: "Então isso significa que há muito trabalho para os desmistificadores—os arqueólogos e astrônomos que analisam detidamente e com ceticismo a onda de contra-senso Nibiru, e explicam com precisão científica, o que está errado no ‘conto de fadas’ cósmico. Eles terão muito que fazer nos próximos anos.

"E no 22 de dezembro de 2012 haverá uma nova história da carochinha pseudocientífica rondando e o grande espetáculo circense começará novamente. Porque não importa quantos novos corpos celestes sejam encontrados em nosso sistema solar, sempre haverá a necessidade de um misterioso Planeta X" (Schilling, pág. 117).

O que devemos esperar?

Sim, o dia 21 de dezembro de 2012 chegará e irá embora como também o dia 22 de dezembro e a terra permanecerá. E então veremos novas teorias e novas datas exatas sobre o fim do mundo. Essas vozes estridentes têm existido há milênios e, com toda certeza, continuarão a surgir.

Infelizmente, muitos ainda vão aproveitar este evento falho e outras falsas previsões como uma desculpa para rejeitar o que a Bíblia prediz sobre o futuro. Sem dúvida, aumentará ainda mais o número de escarnecedores do retorno de Cristo, como diz Pedro. Mas esteja certo: As profecias reais da Bíblia não são previsões falsas como essa propaganda sobre 2012. O que Deus revelou em Sua Palavra, certamente virá a acontecer. Nós apenas não sabemos exatamente quando. Então o que devemos fazer?

Jesus Cristo foi bastante claro: "Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis" (Mateus 24:44).

O que Cristo estava a dizer? Precisamos estar preparados a todo o momento para o fim desta era. Jesus voltará! — Ela afirma seis vezes no livro de Apocalipse: "cedo venho".

A vida de qualquer um de nós pode acabar hoje ou amanhã. "Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece" (Tiago 4:14). A qualquer momento podemos morrer e o retorno de Jesus será realidade para nós no próximo segundo de consciência. Se temos vivido uma vida de serviço a Deus, vamos, então, receber a vida eterna e a recompensa, segundo as nossas obras (Mateus 16:27).

Esta é a boa nova da Bíblia! É a inestimável verdade que pode dar um imenso significado à sua vida.

Para muitos, a vida é vazia e sem um propósito superior. Barton Payne, na Enciclopédia da Profecia Bíblica, resume bem quando escreve: "Vivemos em um mundo incerto. Os homens de hoje estão se lançando, ansiosa e quase pateticamente, na busca de um objetivo. Por enquanto acumulamos conhecimento, mas parece faltar a verdade. Na realidade, longe de Deus e de Suas palavras reveladas que constituem a Bíblia, a humanidade, a vida e o tempo parecem não ter essencialmente um propósito”.

"Contudo, o Senhor da graça, que já enviou o Seu Filho Jesus Cristo para redimir o mundo (João 3:16), algum dia O enviará novamente para guiar este mundo ao seu objetivo planejado de glorificar a Deus (Romanos 11:36). Esta é a esperança que permeia toda a Escritura" (1973, pág. v).

A segunda vinda de Jesus Cristo é a profecia mais evidente da Bíblia que ainda está para ser cumprida. Mais de quinhentos versículos na Bíblia comentam especificamente sobre vários fatos e aspectos deste monumental e surpreendente evento.

Enquanto não sabemos exatamente quando Jesus vai voltar, os sinais que nos cercam indicam que estamos no tempo do fim. A declaração de Paulo em 1 Coríntios 7:31 pairam sobre cada dia: "Pois este mundo, como está agora, não vai durar muito" (BLH). Ao olharmos ao nosso redor, muitos dos pilares fundamentais que dão forma à sociedade estão em perigo. "E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (1 João 2:17).

A humanidade anseia por um mundo melhor e uma vida melhor desde os primórdios da história humana. E esse mundo e essa vida está chegando! O tempo se aproxima rapidamente quando Deus vai abalar todas as nações e "o Desejado de todas as nações" virá (Ageu 2:7).

Você deve buscar o conhecimento de Deus e não pode deixá-lo escapar de suas mãos! Você pode saber o que o futuro reserva. Mais de um quarto da Bíblia é profecia, e a maior parte dela ainda está para ser cumprida.

A Bíblia nos diz que o reino milenar de Jesus Cristo está vindo (Apocalipse 20:4)―não no ano de 2012, mas talvez não muito além disso! Todos os que se arrependam e recebam a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal e, então, vivam uma vida de obediência aos mandamentos de Deus reinarão com Ele durante esse tempo em um mundo de paz. O convite está sendo estendido a você. Agora é a hora de agir! BN