Eu irei para o Céu?: Legendas em Português

Você está aqui

Eu irei para o Céu?

Legendas em Português

Login or Create an Account

With a UCG.org account you will be able to save items to read and study later!

Sign In | Sign Up

×

A Bíblia ensina que as pessoas boas não vão para o céu ou algo parecido com o céu - após a morte. Ouça este programa para aprender a pura verdade.

Transcrição

Há alguma passagem na Bíblia dizendo que você vai para o céu após a morte? Jesus não prometeu aos cristãos o céu depois da morte.

Ainda éramos apenas adolescentes quando morreu o pai de meu amigo Jim. Ele ficou arrasado, pois amava a seu pai. E o pai dele era muito simpático. Uma pessoa do tipo daquelas que adolescentes amam e Jim me falava sobre seu pai e sobre o tempo que passavam juntos. Quando iam caçar ou pescar, eles realmente gostavam de estar juntos. Escutar aquilo  me partia o coração, e eu não podia imaginar o quanto Jim estava arrasado. Percebi que ele tentava conciliar toda aquela situação, pois se perguntava por que um Deus amoroso permitiria que seu pai morresse tão jovem. Realmente, isso não fazia sentido. Também não fazia sentido para mim.

Até seu pastor tentou consolá-lo. Ele lhe disse que Deus trabalha de maneiras misteriosas. E também disse que o pai dele estava olhando para ele lá do céu. Então, nós conversávamos um pouco sobre isso e, às vezes, Jim pensava que, de alguma forma, seu pai poderia ouvi-lo. E ele tentava conversar com seu pai, mas nunca recebia uma resposta. Então, ele ficou muito frustrado com religião. Falávamos sobre isso enquanto ele pensava em voz alta sobre seu pai estar no paraíso e como ele poderia realmente estar feliz vendo seu filho cheio de problemas e dificuldades? Isso não lhe parecia muito com um paraíso. Bem, para mim também não parecia, mas na época eu não sabia a resposta. Eu não sabia como responder. A propósito, como você responderia? Jim chegou a acreditar que não havia resposta.

Porém, anos depois, constatei que existe uma resposta, embora a maioria das pessoas não saiba. E nem mesmo a maioria das religiões a conhece. A Bíblia. Na verdade, a Bíblia tem uma imagem absolutamente clara do que está por vir. Então, vamos pensar nessa questão por um instante. Eu irei para o céu? Vamos falar sobre isso dividindo um pouco esse tema em três aspectos diferentes, ou seja, em três partes.

Aliás, uma das coisas que precisamos ponderar é se as pessoas boas vão ou não para o céu. Você vai para o céu quando morrer? Eu saí às ruas e conversei com várias pessoas e ouvi algumas perspectivas diferentes sobre esse assunto. Vamos ouvi-las.

Bem, muitas pessoas têm opiniões diferentes sobre o pós-morte, você sabe. Eu particularmente, penso que serei levado pelos quatro ventos do céu.

O que me vem à mente é chegar ao céu e ver ali as pessoas que realmente amo, que também são cristãs. Seria como um segundo regresso para casa.

Se eu fizer boas obras aqui, poderei ir para o céu e me divertir muito ali. É isso aí.

O que acha que vai acontecer com você após sua morte?

Bem, eu espero ir para o céu.

Isso é um mistério. Isso é um grande mistério.

Na verdade, isso não tem que ser um grande mistério. Ouvimos diversas e diferentes opiniões, porém, todas contraditórias. Entretanto, o que realmente a Bíblia tem a dizer sobre pessoas boas ou qualquer tipo de pessoa? O que acontece quando você morre? Você vai direto para o céu como muitas pessoas acreditam? Certamente, isso pode ser até um pouco tranquilizador. A ideia pode ser tranquilizadora, mas isso seria verdade apenas porque é reconfortante? Mas será que esse pensamento esperançoso realmente reflete na verdade dos fatos?

Agora temos aqui uma situação complicada. Se você acredita que vai para o céu após a morte, há algumas passagens da Bíblia sobre as quais precisamos conversar por um instante. Essas passagens podem ser realmente difíceis de explicar para quem tem essa crença. Uma dessas passagens está no livro de Atos. Atos 2:29, diz o seguinte: “Varões irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi”. Então, ele está falando sobre o rei Davi. O rei Davi foi um dos reis justos de Israel, que a escritura diz ter sido um homem segundo o coração de Deus. Então, depois de ouvir isso sobre Davi, provavelmente você poderia pensar que ele deve estar no céu, porém, continuando Atos 2,  lemos que Davi “morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura”.

Portanto, se isso não for suficiente, alguns versículos mais adiante, no versículo 34, a escritura diz que Davi não subiu aos céus. Então, Davi não está no céu. Ele não foi para o céu logo depois que morreu. Isso parece um pouco complicado — como você explicaria isso? Talvez você possa dizer que a Bíblia fala isso apenas uma vez, mas será que não é isso realmente o que ela quer dizer?

Bem, Jesus disse uma coisa muito semelhante no livro de João. Em João 3:13: está registrado que Jesus disse: “Ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu”. Portanto, Cristo está dizendo a mesma coisa daquela passagem do livro de Atos. Então, isso nos traz um grande desafio. Onde está na Bíblia a passagem que diz que você vai para o céu após a morte? Jesus não prometeu o céu aos cristãos depois que morressem. Na verdade, quando você pensa nos grandes heróis da Bíblia, aqueles famosos, provavelmente, você deve pensar que eles estão no céu. Se há um paraíso após a morte, então eles têm que estar ali.

Talvez você possa estar pensando em uma passagem do livro de Hebreus. Hebreus 11, que menciona alguns desses grandes heróis da Bíblia. O que aconteceu com eles? Bem, esse capítulo lista algumas das pessoas que talvez você considere que, certamente, deveriam estar lá. Pessoas como Abraão, Sara, Noé e Jacó. Todos eles deveriam estar no céu, não acham? Bem, Hebreus 11, conhecido como o capítulo da fé, continua citando muitos outros indivíduos diferentes e, no fim do capítulo, chega a uma conclusão surpreendente. Observe o que diz aqui no versículo 39: "E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa". Eles não foram para o céu após a morte. Eles não receberam a promessa.

Então, o que começamos a ver aqui, quando analisamos esse assunto, é que há uma grande diferença entre o que as pessoas acreditam que acontece e o que realmente diz a Bíblia. Por isso, temos um guia de estudo que trata dessa questão. Nosso guia de estudo bíblico, “O Céu e o Inferno: O Que Realmente Ensina a Bíblia?” aborda esse assunto. E ainda com mais profundidade. E ele diz: “Então, devemos aceitar um ensinamento que não é bíblico? Muitas pessoas tomam como certo que suas doutrinas estão baseadas na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo e na Palavra de Deus”.

Se quisermos entender a verdade sobre qualquer ensinamento religioso, devemos buscar isso nas Escrituras Sagradas. Em uma oração ao Pai, Jesus disse: “A Tua palavra é a verdade” (João 17:17). E é por isso que você precisa deste guia de estudo bíblico, porque ele trata desse assunto e você poderá estudá-lo mais profundamente.

Ele continua dizendo que “o conceito de que a alma vai para o céu quando uma pessoa morre — ainda que defendida por muitas pessoas de boa fé—não tem fundamento na Bíblia”. Isso é algo que você vai querer ler por si mesmo. Aprenda ainda mais sobre esse tema nesse guia de estudo bíblico. Você pode solicitá-lo gratuitamente no site revistaboanova.org. Acesse o site e baixe gratuitamente ou ligue para o número em sua tela.

Então, você viu que as Escrituras não ensinam que o céu é a recompensa após a morte. Então, precisamos refletir sobre isso por um momento. O que acontece na morte? Ficamos conscientes depois de mortos? A vida continua de alguma outra forma ou em algum outro lugar? Muitas pessoas tentaram confortar meu amigo Jim com a ideia de que seu pai ainda estava ali por perto e outras, simplesmente, não sabiam o que dizer Entretanto, elas tivessem lido o que a bíblia tem a dizer, certamente ficariam surpresas ao saber o que realmente acontece conosco na morte.

Então, eu falei com diversas pessoas na rua sobre isso e elas tinham algumas perspectivas interessantes. Vamos assistir.

Bem, não sabemos se voltaremos a ver os amigos e familiares novamente. Ninguém sabe disso. Eu não estive morto e depois voltei para dizer: Cara, isso é o que acontece depois!

Ontem mesmo eu estava em um avião, indo para casa, e me lembro de estar nas nuvens, pensando em muitas coisas. Eu me perguntava o que mais tem aí fora, ou seja, o que não sabemos. E como seria se realmente pudéssemos ver novamente nossos amigos ou familiares ou o que eles estão fazendo todos os dias. E então eu comecei a pensar sobre meu pai e as pessoas que eu perdi e me perguntava se elas estão nos observando aqui? O que se passa com elas? Então, sim, eu penso nisso. Embora, eu não tenha nenhuma resposta.

Eu acho que isso depende. Se você morrer jovem e tiver família e amigos lá embaixo, você seria capaz de vê-los e observá-los, mas não poderia ajudá-los nem intervir em suas vidas. E essa maneira de pensar realmente soa como se fosse um inferno.

Ele tem razão. Ele está certo. Olhar para baixo e não ser capaz de fazer nada. Você já pensou sobre isso antes? Não poder ajudar seria absolutamente horrível. Então, o que realmente acontece? Vamos pensar acerca disso porque a Bíblia fala especificamente sobre o que acontece na morte.

Podemos ver isso no livro de Eclesiastes. Eclesiastes 9:5, diz muito claramente o que acontece na morte. Ali diz: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma”.

Isso parece bem diferente do que tantas pessoas acreditam. De fato, mais adiante, no versículo 10 diz: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma”.

Portanto, a Bíblia ensina que os mortos estão inconscientes. Eles não estão conscientes. Eles não sabem de nada. Não há mais sentimentos. Esses sentimentos vão para a sepultura conosco e a pessoa que morre fica totalmente inconsciente de que o tempo continua passando. Aliás, a Bíblia diz que a morte é a absoluta cessação da vida. Ela é muito clara ao dizer que não há consciência. A vida não continua em algum lugar diferente. De fato, isso pode ser chocante. Imagine isso, a Bíblia diz que não temos uma alma imortal. Nenhuma parte de nós continua vivendo separada do corpo. Na realidade, a Bíblia diz que você não tem alma, você é uma alma. Você é uma criatura viva que respira. E alguns podem pensar nisso, sobre o que a Bíblia revela, e dizer: “Argh, isso não é nada reconfortante. Estou morto e apenas fico esperando. Isso não parece algo desesperador?”.

Não. Não pelo que diz a Bíblia. Na verdade, há muita esperança quando você lê como o apóstolo Paulo encorajou a igreja de Deus, ao dizer que esperar no túmulo é algo poderoso. Vamos ler sobre isso em 1 Tessalonicenses 4, que nos diz especificamente o que significa estar morto. Imagine o que diz 1 Tessalonicenses 4:13-14. “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem”. Então, a partir daqui, ele começa a tentar encorajar a igreja porque alguns haviam morrido na fé. Eles estavam mortos, eles estavam dormindo. Ele continua, “para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com Ele”.

Então, o que acontece quando você dorme? O que se passa? Você sabe o que está acontecendo no mundo quando está dormindo? Não. Você não está ciente. Você não sabe o que está acontecendo do outro lado do mundo, onde há luz solar. Você não sabe nada do que se passa. Então, você não tem consciência do que está acontecendo na vida, você não sabe nada dos eventos que se passam, ou seja, você não tem consciência disso. Sendo assim, como as pessoas que morreram poderiam estar no céu olhando para a Terra quando as Escrituras nos dizem claramente que estão adormecidas em seus túmulos?

Agora você pode dizer: “Eu não sei se estou convencido disso Porém, Jesus também falou algo semelhante. Jesus Cristo também falou que a morte pode ser comparada ao sono. Claro que não exatamente ao ato de dormir. Mas ela pode ser comparada ao sono e vemos Cristo ensinando sobre isso em João. Aqui em João 11:11, encontramos Jesus preocupado com seu amigo Lázaro e os discípulos dizendo que ele não estava muito bem de saúde. E Cristo diz a eles, em João 11:11, que “O nosso amigo Lázaro está dormindo, mas Eu vou lá acordá-lo”. Agora a parte interessante é que os discípulos, ao ouvir Cristo falar isso, disseram: “Senhor, se ele está dormindo, isso quer dizer que vai ficar bom!“. Mas não era disso que Cristo estava falando. No entanto, o versículo 13 diz que Jesus falava da morte dele. Mas eles pensaram que Ele estava falando sobre o descanso do sono.

Assim, descobrimos que a Bíblia é harmônica em seu ensinamento. Ela é absolutamente coerente. E não foi somente Paulo que falou sobre isso, mas o próprio Jesus Cristo ensinou que a morte pode ser comparada ao sono. O nosso guia de estudo bíblico “O Céu e o Inferno: O Que Realmente Ensina a Bíblia?” se aprofunda na história de Lázaro. Agora, permita-me ler apenas um trecho desse texto. Aqui diz: “Como Lázaro, todos nós entramos, figurativamente, num estado de sono quando morremos. Os mortos estão inconscientes. A crença comum é que, na morte, o corpo vai para a sepultura enquanto que a alma continua viva e consciente, indo para o céu ou para o inferno”. Contudo, essa crença não é bíblica. E falando de Martinho Lutero, o texto continua: “Até mesmo Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante, escreveu acerca disso: ‘É provável que, em minha opinião, com muito poucas exceções, na verdade, os mortos dormem na insensibilidade total até o dia do julgamento... Com que autoridade se pode dizer que as almas dos mortos não estão dormindo... não é desse jeito que a vida passa em profundo sono no intervalo entre seu repouso noturno e seu despertar ao amanhecer?’”.

Quando lemos o assunto na Bíblia, conseguimos ver um quadro diferente da ideia de ir para o céu e descobrimos que há muito que aprender. Então, espero que você solicite gratuitamente seu guia de estudo bíblico pelo telefone na sua tela ou baixe-o pelo site revistaboanova.org.

Agora, vamos pensar mais um pouco sobre isso. Vamos continuar respondendo a esta pergunta: Eu vou para o céu? Agora, vamos esmiuçar e personalizar um pouco o tema. O que vai acontecer comigo? O que vai acontecer comigo após minha morte? Nós vimos que a Bíblia ensina claramente que pessoas boas não vão para o céu quando morrem. Em vez disso, elas ficam dormindo na sepultura esperando. Mas, o que elas estão esperando?

Bem, o pai de meu amigo Jim está esperando. Ele ainda está no túmulo. Agora, para responder a esta questão, precisamos ir à Bíblia, onde encontramos essa mesma pergunta no Livro de Jó. Provavelmente, Jó fez uma das perguntas mais cruciais sobre a vida após a morte. Vamos observar como Jó descreve a morte. Isso está em Jó 14:13-15. Conversando com Deus, ele diz: “Tomara que me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a Tua ira se desviasse, e me pusesses um limite, e Te lembrasses de mim! Morrendo o homem, porventura, tornará a viver?”. Então, o próprio Jó responde a pergunta. Ele diz: “Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança. Chamar-me-ias, e eu Te responderia”.

Assim, Jó falou muito claramente sobre o que acontece depois da morte. Todos os mortos, não apenas Jó, mas o bom e o mal, até mesmo o que não é tão bom. Todos serão ressuscitados, cada um em sua ordem. E o que vai acontecer? Bem, os cristãos serão ressuscitados. Eles serão ressuscitados no retorno de Jesus Cristo. Os cristãos serão trazidos de volta à vida em corpos espirituais poderosos. Na verdade, as Escrituras nos dizem que quando Cristo voltar nós seremos como Ele. E isso é algo real. Isso não é uma ideia vaga e etérea sobre flutuar nas nuvens ou qualquer coisa parecida. Se você acredita na Bíblia, então precisa acreditar nas próprias palavras de Jesus Cristo. Ele falou exatamente sobre isso em João 5:28-29. Ele disse isso muito claramente. Ele disse: “Não fiquem admirados por causa disso”. Não se surpreenda! Não fique surpreso com esse fato. E Cristo continua: “Pois está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem e sairão”.

Então, Cristo ensinou claramente que vamos esperar na sepultura e, finalmente, todos irão se levantar. Todo mundo vai acordar daquele sono na ressurreição e Paulo disse que haverá ressurreição. Sem dúvida, ele amava falar sobre a última trombeta, acerca do retorno de Cristo no intervalo de tempo entre sua morte e a ressurreição, quando o povo fiel de Deus, dormindo em seus túmulos, serão despertados pelo som daquela trombeta para serem como Cristo. Nosso guia de estudo bíblico “O Céu e o Inferno: O Que Realmente Ensina a Bíblia?” fala exatamente sobre esse assunto. Ele mostra como esse tempo será incrível. Veja o que ele diz: “Por que devemos acreditar na ressurreição dos mortos? Precisamos levar a sério a ressurreição porque ela é um fato bíblico confirmado historicamente”. A ressurreição. A ressurreição oferece a promessa de vida após a morte. E não uma vida separada do corpo após a morte, mas através de uma ressurreição. Uma ressurreição dos mortos que acontecerá no futuro. Na verdade, continuando a leitura, “muitas pessoas... vivem ansiosas por causa do tema da morte. A verdade da ressurreição, como é proclamada na Palavra de Deus, pode acabar com essa ansiedade e essa falta de esperança, que atinge toda crença ou sistema de pensamento que exclui Deus... A verdadeira esperança da ressurreição providencia o conforto para a nossa ansiedade natural acerca da morte”.

Agora, se você quiser saber mais sobre isso, solicite este guia de estudo bíblico gratuito. Ligue para o número em sua tela. Porém, se não for possível telefonar, escreva-nos ou acesse nosso site revistaboanova.org para receber sua cópia gratuita de “O Céu e o Inferno: O Que Realmente Ensina a Bíblia?”.

A verdade é que há ótimas notícias.  O fato de que Jesus Cristo está voltando para esta Terra. Nós teremos a oportunidade de estar com Ele e de ser como Ele. Não vamos tocar harpas no céu nem seremos como anjinhos ou qualquer coisa parecida. Pense sobre o que a Bíblia realmente ensina. Ela fala de uma terra linda, um lugar onde não haverá governos corruptos. Onde não haverá disputas. Não haverá guerras. As famílias vão ficar juntas e haverá paz.

Como vimos, a Bíblia não promete o céu a ninguém. Todos aqueles que morreram ainda estão em seus túmulos, esperando e descansando.

Você não pode ficar sem esse conhecimento. Você não precisa sofrer como meu amigo Jim. Você pode entender. Você pode estudar a Palavra. Estude as Escrituras e descobrirá que Deus tem um plano muito diferente dessas crenças populares. Ele tem um plano para nós. E podemos ser um daqueles que será ressuscitado para estar com Cristo em Seu Reino. Entretanto, você já não orou por isso? Provavelmente, você já orou pedindo "venha o Teu Reino". Você precisa entender que o futuro que Deus planejou para nós é absolutamente surpreendente. E não é apenas imaginação; não é apenas uma ilusão. Será um tempo de prosperidade aqui na Terra. Um tempo de abundância. Um tempo de paz e amor. Esse é o Reino que Deus quer que você faça parte. Quando estava pregando e ensinando, Cristo disse muito claramente que o Reino de Deus está próximo. Na verdade, em Marcos 1:15, Ele foi muito claro ao dizer: “Arrependei-vos e crede no evangelho”. Como pode ver, Deus quer compartilhar esse lindo futuro com todos nós. Com todos os que se arrependerem e com todos que abandonarem seus pecados.

Por isso, precisamos da certeza desse conforto que a Bíblia ensina porque o tempo está chegando. O tempo de Cristo voltar à Terra está próximo. E será um tempo maravilhoso, um tempo maravilhoso em que, finalmente, poderemos ficar juntos. Na verdade, será um tempo em que não haverá mais mortes. Não haverá mais dor. Não haverá mais sofrimento. Será um tempo maravilhoso de paz e prosperidade. Enquanto isso, Deus tem algo importante para nós hoje. Precisamos viver nossas vidas de acordo com o Seu caminho e, quando morrermos, faremos uma pausa para descansar. Vamos descansar na sepultura até o tempo de Jesus Cristo. Até o tempo do retorno de Cristo. Devemos esperar por aquele dia e hora em que Cristo voltará e mudará este mundo. Ele estabelecerá o Reino de Deus e nós poderemos ser Seus filhos e filhas neste lindo Reino. Um tempo em que, enfim, a morte será eliminada e não haverá mais pranto. E, então, devemos olhar para aquele tempo e nos sentir esperançosos, porque isso é algo em que podemos nos agarrar. Isso é algo que nos foi prometido diversas vezes.

Então, não deixe de ler o seu guia de estudo bíblico. Procure entender o que a Bíblia realmente ensina. Pegue-a e leia-a por si mesmo, não acredite somente no que você aprendeu enquanto você estava crescendo. O que a Bíblia realmente tem a dizer sobre a vida e a morte? Você saberá quando ler realmente a Bíblia. Assim, ficará muito claro para você que haverá um tempo maravilhoso quando Cristo voltar. E quando Ele voltar, finalmente, poderemos estar juntos. Enfim, poderemos estar juntos com nossos entes queridos e poderemos estar no Reino de Deus. E sabe de uma coisa? Isso será muito melhor que o céu.

Por favor, solicite gratuitamente a literatura oferecida no programa de hoje, “O Céu e o Inferno: O Que Realmente Ensina a Bíblia?”. Esse guia de estudo bíblico gratuito o ajudará a responder perguntas difíceis, tais como: O que Jesus ensinou sobre a morte? O céu é mesmo a recompensa de Deus para os justos? Será que um Deus amoroso puniria eternamente as pessoas no inferno? E o que poderíamos aprender da história de Lázaro e o homem rico?

Solicite hoje mesmo. Ligue gratuitamente para 1-888-886-8632 ou escreva para o endereço mostrado na tela. Você precisa basear suas crenças na veracidade da Bíblia. Descubra exatamente o que Deus tem a dizer sobre o céu e o inferno.

E quando solicitar esse guia de estudo bíblico gratuito, nós também lhe enviaremos uma assinatura anual gratuita de nossa revista A Boa Nova. A revista A Boa Nova oferece a compreensão do mundo de hoje e esperança no futuro. Seis vezes ao ano, você lerá sobre os atuais eventos mundiais à luz da profecia bíblica, bem como um conhecimento prático para melhorar seu casamento e sua família. Ligue agora para receber o seu guia de estudo bíblico gratuito “O Céu e o Inferno: O Que Realmente Ensina a Bíblia?” e a sua assinatura anual gratuita da revista A Boa Nova. Ligue ou acesse o site revistaboanova.org