O que acontece conosco quando morremos? Legendas em Português

Você está aqui

O que acontece conosco quando morremos?

Legendas em Português

Login or Create an Account

With a UCG.org account you will be able to save items to read and study later!

Sign In | Sign Up

×

Morrer é uma parte inevitável da vida humana. Mas o que vem a seguir? Descubra a resposta surpreendente e altamente encorajadora.

Transcrição

Hoje vamos explorar o que a Bíblia diz sobre a vida após a morte e a resposta é diferente do que muitos de vocês pensam.

Como pastor, eu conduzi muitos funerais. Tanto funerais de pessoas muito próximas, inclusive de meus próprios pais, como também de pessoas que nunca havia conhecido antes, algumas crentes e outras não crentes. Uma vez eu estava num funeral e, quando já tinha terminado, estava conversando com algumas pessoas e um garotinho se aproximou e ficou parado olhando para mim. Então, depois de algum tempo, eu olhei para ele e disse olá, e atenciosamente ele disse: “Você é Deus?”. Ele ficou um pouco desapontado com a resposta, mas ele tinha uma pergunta sobre o que aconteceria com a pessoa que tinha acabado de morrer. O que vai acontecer com ela? Como era o único que havia falado na ocasião, provavelmente eu deveria saber sobre o que acontecerá com ele quando morresse.

Você sabe que esta é uma pergunta que, às vezes, todos nós fazemos na vida. O que acontece conosco quando morremos? Será que vamos para o céu? E algumas pessoas vão para o inferno? Por que não podemos entrar em contato com pessoas que, como costumam dizer, “passaram desta para melhor”? Por que há esse abismo entre nós e essas pessoas?

Devido à incerteza sobre o assunto e as respostas a essa questão, vivemos com medo da morte. Ninguém quer morrer. Nós vivemos com medo da morte.

Muitos anos atrás, eu conheci uma mulher que pensava muito nesse assunto e, inevitavelmente, concluindo que iria morrer um dia, ela ficou muito deprimida por causa disso. Vinte anos depois, voltamos a conversar sobre o assunto e ela me falou que tinha perdido muitos momentos alegres na vida, até mesmo relacionamentos próximos e conquistas porque praticamente todos os dias ela se perguntava: “Será que vou morrer hoje?”.

Todos nós vivemos com medo da morte. O que vai acontecer conosco? Sem dúvida, precisamos reavaliar nosso conceito sobre a vida após a morte e entender o que a Bíblia ensina realmente. Mas quando você descobre o plano que o Deus Criador tem para nós e entende que há vida após a morte, então a sua vida de hoje, mesmo com todos os problemas e dúvidas, pode ter um novo significado, alento e propósito. E assim você vai perder um pouco desse medo da morte.

Você sabe que o ensinamento mais comum no cristianismo de hoje é que, quando você morre, sua alma deixa o corpo. E você se torna um espírito desencarnado, indo para o céu, onde está Deus, ou, se você for uma pessoa má, irá para o inferno, onde será torturado para sempre. Isso é o que a maioria dos cristãos acredita e é ensinado por muitas igrejas cristãs.

O que Jesus ensinou sobre esse tema? O que Jesus Cristo realmente ensinou? Em João 3:13 está registrado algo muito importante. Essa passagem contém exatamente o que Jesus disse: "Ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu". Agora, quando leio isso, esta é a primeira coisa que me vem à mente: Ninguém foi para o céu?

Abraão. Exceto Jesus, em toda a Bíblia não há pessoa mais importante do que Abraão. Abraão e Sara. Deus entregou as promessas do futuro Messias através dele. No Novo Testamento, ele é chamado de “pai dos fiéis”. E ele não é apenas o pai dos fiéis do Antigo Testamento, mas também dos fiéis da igreja do Novo Testamento. Mas ele não está no céu? Bem, de acordo com Jesus, ele não está. De acordo com Jesus, ninguém subiu ao céu, exceto Ele mesmo.

Você conhece os relatos do evangelho sobre a vida de Jesus e também o livro de Atos, que conta a história de Seus discípulos originais e como eles partiram para ensinar as pessoas e realizar grandes milagres. Você também verá que muitíssimas vezes Jesus ou os apóstolos ressuscitaram algumas pessoas dentre os mortos, trazendo-as de volta à vida física. Essas pessoas haviam morrido e voltaram a viver novamente. Agora, se você acredita na Bíblia, então certamente crê que essas coisas aconteceram.

Sem dúvida, aquelas pessoas estavam mortas e as sepulturas delas se abriram e elas saíram dali. E o mais interessante é que em nenhum desses relatos dos atos da vida de Jesus ou dos apóstolos há qualquer informação de que essas pessoas, que voltaram dos mortos, disseram a seus amigos e parentes: “Deixe-me dizer-lhes como era o céu. Vou contar a vocês como é ver Deus face a face. E também vou lhes contar como é ser um espírito desencarnado. Isso é maravilhoso!"

Você sabe que quando Jesus chamou Lázaro para fora do túmulo, ele estava morto há dias. E você lê ali o relato de Jesus chamando-o para fora do sepulcro. Ele começa a sair, como uma cena de um filme de terror, e ali diz que ele estava todo enrolado. Assim, ao sair dali, as pessoas os desenrolam e tudo parece estar bem. Essa era uma oportunidade perfeita para Jesus dizer: “Lázaro, diga a todos como é o futuro deles”. Mas, por incrível que pareça, Ele não fez isso. E Lázaro não diz nada. Sem dúvida, a Bíblia se cala acerca do que acontece com as pessoas que vão imediatamente para o céu. Mas, de acordo com Jesus, ninguém vai para o céu.

Ok. Mas, e quanto ao inferno? Certamente Jesus ensinou sobre o inferno e que as pessoas que se rebelam contra Deus vão para o inferno, onde são torturados para sempre. Bem, há algo interessante registrado em Mateus, capítulo 10, que relata o que Jesus disse sobre o assunto. Eu vou citar apenas algumas passagens aqui. Precisaremos falar sobre algo mais, porém vamos começar com algumas declarações de Jesus. Estas declarações vieram diretamente de Jesus, por isso são importantes. “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele”, ou seja, Deus, “que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”. “Que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”.

No Antigo Testamento também encontramos a palavra inferno. No Antigo Testamento, a palavra hebraica traduzida como inferno significa literalmente uma cova, um túmulo. Ou seja, é um buraco no chão. Então, se você lê as Escrituras Hebraicas, caso entenda hebraico, notará que todos vão para o inferno quando morrem, pois são colocados em um buraco no chão. Este é o significado dessa palavra. Agora, isso é importante porque nos ajuda a entender que nas Escrituras chamadas de Antigo Testamento, a única Bíblia que havia na época de Jesus, a palavra traduzida como inferno não tem o conceito de fogo eterno. Isso não está ali. Então, basta você pesquisar em qualquer dicionário hebraico para ver que a palavra "inferno" não significa isso em hebraico.

Mas, aqui Jesus está usando uma palavra diferente. Ele usa a palavra gehena. A palavra gehena é muito interessante, mas o que ela significava para as pessoas com quem Ele estava falando? Gehena era um lugar real. Gehena é um vale nos arredores de Jerusalém. Isso é curioso porque esse vale, na época de Jesus, era um enorme depósito de lixo. Gehena era um lugar apenas para se jogar o lixo, onde ele ficava queimando o tempo todo. Porém, hoje em dia, esse local nos arredores de Jerusalém, onde ficava o gehena, não é mais um depósito de lixo. Mas, na época de Jesus, por muito tempo ali foi um depósito de lixo. Simplesmente, as pessoas jogavam seu lixo ali e o deixava queimando, queimando e queimando. Se você morasse em Jerusalém e alguém mencionasse o gehena, então você saberia que se referia a esse fogo do gehena. Você logo saberia o que a pessoa queria dizer com isso.

Então, ali era onde as pessoas jogavam o lixo. E as pessoas podiam sentir seu mau cheiro quando o vento soprava em determinada direção. Então, aquele não era um termo estranho para elas. Por isso é que você não vê Paulo usando a palavra gehena quando conversava com pessoas que não moravam em Jerusalém, pois elas não sabiam do significado disso. Mas ela significava algo para as pessoas de lá porque era um lugar real. Então, o que Jesus disse é que as pessoas poderiam ser jogadas no inferno, onde Deus destruiria tanto o corpo quanto a alma. Deus tem capacidade e poder para destruir o corpo e a alma. A alma é a própria vida. A própria vida de uma pessoa. Por isso, temos algo interessante aqui. Os ensinamentos de Jesus não apoiam a ideia de que você morre e vai direto ao céu. Ele não disse isso em nenhum lugar. E tampouco Ele apoia a ideia de que você morre e vai para um inferno eterno. Para os judeus daquela época, com quem Ele estava falando, isso seria um conceito estranho.

Por isso é que estamos fazendo esse programa hoje. E por isso esse assunto é importante. Se nós temos que lidar com o que acontece conosco quando morremos, e há algo depois disso, uma futura vida pós-morte. Também é por isso que temos um guia de estudo para oferecer a todos hoje. Se quiserem continuar estudando o assunto, solicite-o. Porque o que a Bíblia ensina sobre a morte e a vida pós-morte não é o que muitas pessoas pensam, por isso é preciso estudar a Bíblia para descobrir. Não estamos dizendo para aceitar nossa palavra. Eu citei duas passagens de toda a Bíblia. Claro que não se pode provar nada apenas com duas passagens bíblicas sobre o que diz toda a Bíblia. Você precisa descobrir o que a Bíblia realmente diz. Certamente, nela haverá mais que duas passagens sobre isso.

E para isso, este guia “O Que Acontece Depois da Morte?” é muito importante. Quando tiver seu exemplar, então conhecerá todas as passagens do assunto. Solicite-o e leia cada escritura citada nele e estude cada ponto explicado. E aqueles que estão assistindo também podem solicitar gratuitamente este guia de estudo, acessando o site revistaboanova.org. Você também pode baixá-lo ou lê-lo online.

Então, se ao morrer, segundo as palavras do próprio Jesus, não vamos direto para o céu ou para o inferno, o que acontece conosco? O que acontece conosco? Sabemos que a Bíblia fala que há uma vida depois desta, na verdade, uma vida eterna. Mas será que vamos apenas nos tornar espíritos desencarnados e assombrar casas? O que realmente vamos fazer? Seremos somente espíritos desencarnados? A propósito, esse é o ensinamento básico do cristianismo tradicional, ou seja, que você se tornará um espírito desencarnado e incorporal com uma alma imortal, que irá para algum lugar. Porém, o cristianismo tem um problema interessante com esse conceito e vamos falar sobre isso daqui a pouquinho.

Vamos voltar para a história da ressurreição de Lázaro. Jesus diz a Seus discípulos que ele está dormindo. Ele diz a Seus discípulos que Lázaro está dormindo. E os discípulos pensaram que aquilo significava que ele estava descansando. Então, ele teve que dizer não! Não! Não! Eu estou dizendo que ele está morto. Ele morreu.

Agora vamos pensar sobre esse conceito de sono. Jesus estava dizendo que ele estava dormindo no sentido de que estava morto. Ele está usando o sono como uma metáfora para a morte. Esse conceito pode ser visto no Antigo e no Novo Testamento. Eu gostaria de ler uma passagem aqui sobre os milagres que aconteceram depois que Jesus morreu. Após a morte de Jesus, aconteceram muitas coisas dramáticas que ajudaram as pessoas entenderem que Deus estava dizendo que a morte desse homem, Jesus, realmente fazia parte de Seu plano. Esta é a morte de Meu Filho, o Messias, o Cristo. E aqui diz o seguinte: “E eis que o véu do templo se rasgou em dois (este véu estava no templo de Jerusalém), de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras”. Assim todos em Jerusalém souberam desse acontecimento. Houve um terremoto, as rochas estavam despencando “e abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dEle, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos”. Eles estavam dormindo. Eles saíram dos túmulos. Eles aparecem para muitos, mas não disseram nada quanto a pregar um evangelho sobre ir para o céu. Eles não estavam lá. Pois, não foi isso o que aconteceu com eles.

Há muitas passagens bíblicas que falam sobre isso, tanto no Antigo como no Novo Testamento, ou seja, que a morte é como o sono.

Gostaria de saber se vocês já caíram no sono alguma vez. Isso acontece comigo quando tarde da noite. Geralmente, eu ligo a televisão para assistir ao programa “Caçadores de Relíquias”. Acho que alguns de vocês conhecem esse programa. Então, estou ali sentado assistindo e, de repente, pego no sono. Quando acordo já está passando um programa diferente, então fico tentando descobrir o que está acontecendo. E leva alguns segundos para eu perceber que estou assistindo algo totalmente diferente do que estava assistindo. Além disso, já havia passado uma hora.

Você poderia ir dormir e não sonhar nem ter qualquer outra sensação. Então, você acorda e não sabe que o tempo passou. Na verdade, começamos a gostar disso à medida que vamos envelhecendo. Gostamos porque isso não acontece com muita frequência, não é mesmo? Se você já foi anestesiado alguma vez, então sabe o que quero dizer. Contamos 100, 99, 98 e acordamos três horas depois. E nunca teremos essas três horas de volta porque não temos ideia do que aconteceu, não é mesmo?

E é assim que a Bíblia descreve a morte. Isso é muito interessante porque quando estamos nesse sono profundo não temos emoções ou dores, não temos preocupações nem sentimos nada, pois não há consciência. Você sabe que isso acontece com todos nós, não é? A experiência do tempo. Você vai dormir e depois acorda. Sempre analisamos tudo em termos de nossa existência diária, mas aqueles que morrem vão dormir e acordar. O tempo não significa nada para eles. Esse é um entendimento importante. Então, a morte é exatamente isso. Certamente, isso deve tirar um pouco do nosso medo da morte. Pois, entendemos que Deus promete que há um futuro para aqueles que dormem sob Seus cuidados. Existe um futuro.

Quero dizer que Deus não abandonará as pessoas que morreram, como Abraão, que não subiu ao céu. E ele não ficará ali para todo o sempre. Essa não é a intenção de Deus.

Vejamos outra promessa entregue por Jesus Cristo no sexto capítulo João. Jesus disse: “Porquanto a vontade Daquele que Me enviou é esta (falando do Pai): que todo aquele que vê o Filho e crê nEle tenha a vida eterna”. Portanto, o plano de Deus é que você e eu possamos ter uma vida infindável. Esta é a esperança. Mas veja que Ele diz quando. Ele diz quando será isso. "E Eu o ressuscitarei no último Dia”. Ele não disse que você terá vida eterna porque, após morrer, irá para o céu. Não foi isso que Jesus prometeu. Ele prometeu que o ressuscitaria “no último dia".

O apóstolo Paulo falou sobre isso com a igreja de Tessalônica. Observe o que ele disse quando escreveu para eles; nessa ocasião muitas pessoas haviam morrido naquela congregação. A igreja estava muito desanimada por conta disso. Ele disse: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem”, a mesma mensagem de todo o Novo Testamento, "para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança”. Ele não disse que não se lamentassem. Sempre sofremos quando perdemos alguém, mas ainda há esperança. E aqui está a esperança: “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com Ele”.

 “Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos... não precederemos os que dormem”. Paulo pensava que alguns daqueles cristãos estariam vivos quando Cristo retornasse. Pois, tudo isto está centrado no último dia e no retorno de Jesus Cristo: “Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro (como Ele havia prometido); depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”.

Esta mensagem de que a morte é simplesmente um sono e que Jesus Cristo está voltando para ressuscitar aqueles que se voltaram para Deus é a principal mensagem em todo o Novo Testamento.

Jesus prometeu, segundo as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias, que retornaria para estabelecer o Reino de Deus nesta Terra. E ainda há a promessa divina de vida pós-morte aos que se voltem para Deus, através de Jesus Cristo. Ademais, há outra ressurreição, mas não vamos falar dela hoje. Haverá uma ressurreição daqueles que rejeitaram a Deus. E haverá um gehena, mas isso é tema para outro programa.

Isso nos leva a algumas questões muito importantes: Em primeiro lugar, por que morremos? Como posso estar na ressurreição para a vida eterna? E como será essa ressurreição? Obviamente, não podemos cobrir tudo isso agora. Vamos comentar o restante desse assunto.

Por isso, para lidar com essas questões, recomendamos que você solicite este guia de estudo bíblico. Basta acessar nosso site revistaboanova.org e fazer seu pedido, porque não podemos cobrir tudo isso. Sem dúvida, essa é a mensagem mais encorajadora que você poderia receber.

Parece que quando lidamos com as grandes questões da vida, muitas vezes, temos que voltar a Gênesis. Os primeiros seres humanos tinham uma vida perfeita com Seu Criador. Eles não tinham pecado, não tinham emoções negativas, não tinham medo e, certamente, não tinham a morte. Deus lhes disse que, se resolvessem ir contra Suas instruções, o resultado seria a morte. Eles escolheram desobedecer a Deus e, desde então, estamos pecando e morrendo. Desde então, nós estamos pecando e morrendo. Deus nos deixou escolher, mas não permitiu que pecássemos. Sua concessão não causou isso. Deus não nos permitiu pecar e nem nos deixou sem uma maneira de voltar para Ele.

A Bíblia diz que, desde a fundação do mundo, Cristo estava sacrificado para que Ele pudesse nos trazer de volta para que vivêssemos uma vida perfeita. Assim, Ele morreu como substituto de nossos pecados e, após ser ressuscitado, voltou para o Pai.

Na verdade, nós morremos porque não fomos projetados para viver assim. Eu e você não fomos projetados para viver pecando. Este não é o mundo que Deus criou. Guerras, pobreza, doenças e fome. Nada disso foi idealizado por Ele. Como sobreviveremos a isso? Não conseguimos viver nem 150 anos. Há pessoas que querem ser conservadas num corpo robótico, pensando que podem manter sua consciência. Você não consegue fazer isso. Nós não podemos sobreviver a isso.

Mas quando nos voltamos para Deus, aceitando o sacrifício de Jesus Cristo como substituto pelo que merecemos, e nos submetemos à divina recriação de nossos corações e mentes, então temos a promessa de uma ressurreição de volta à vida. Uma ressurreição não para uma vida física e corruptível, mas para algo ainda mais formidável.

Agora, eu mencionei este guia de estudo bíblico. Há algo neste guia que você precisa ler. Por exemplo, como seria fazer parte da ressurreição? Como seria estar nessa ressurreição?

Agora você já sabe que a morte é como o sono, sem consciência, sem dor, sem desespero, sem nenhuma sensação de passagem do tempo, certo? Apenas um lapso de tempo entre adormecer e acordar. Mas o que acontece quando acordarmos? O que acontecerá quando você acordar nesta ressurreição, após o retorno de Jesus Cristo? Será que Ele vai começar a distribuir harpas? Será que vamos ficar flutuando nas nuvens? Como será?

Esta pergunta foi feita ao apóstolo Paulo. O apóstolo Paulo escreveu à igreja em Corinto. A igreja de Corinto era composta de gregos, ou seja, não tinha origem judaica. Em Corinto se cria na imortalidade da alma. Todos os gregos acreditavam na alma imortal. Eles criam que você morria e se tornava um espírito desencarnado. E Paulo disse que não era assim, mas que a pessoa recebia um corpo. Porém, isso era loucura para eles. Então, Paulo escreve-lhes uma carta sobre isso e diz à igreja de Corinto: “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?”. Ok, então você está nos dizendo que não tem corpo? Bem, não o corpo que estava morto, porque o pensamento grego dualista era que você tem um corpo e uma alma. Isso são duas coisas diferentes, e Paulo disse que não, mas que teremos um corpo. E ele continua, dizendo que olhássemos, como exemplo, para o sol e a lua. Isso é muito interessante porque agora sabemos algo que, cientificamente falando, ele não sabia.

O sol gera energia. O sol é um incrível gerador de calor. E o quanto à lua? Ela é uma rocha que reflete a luz. E ele disse que esta vida física é como a lua. E também assim é nosso corpo. O corpo ressuscitado será como o sol, que tem poder e vida. Assim, ele está tentando explicar-lhes que existe um corpo que deveríamos ter. Ele continua, dizendo: “Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual”. E, para certificar-se de que estavam entendendo, Paulo diz: “Há também corpo espiritual”.

Então, quando a pessoa vai ter um corpo espiritual? Depois de dormir. E será acordada quando Cristo retornar. Por isso, neste mesmo capítulo, 1 Coríntios 15, conhecido como o capítulo da ressurreição, diz: “E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta”. Ele disse que assim seremos imortais.

Ele não acreditava naquela ideia. Paulo não acreditava que já fôssemos imortais. Vamos nos tornar imortais quando acordarmos. Então, temos apenas que nos concentrar em uma ressurreição. A Bíblia diz que haverá mais de uma. Mas vamos nos concentrar nessa, porque podemos fazer parte dela.

Então, o que vamos fazer? Cristo, o Messias, volta e, segundo as Escrituras, reina na Terra. Ele desce do céu para governar a Terra. Agora vou dizer isso mais uma vez, aqui tem um tópico intitulado Aqueles Que Morrem Sem Conhecer a Jesus Cristo, que descreve um pouco sobre o que vão fazer as pessoas que estiverem nessa ressurreição. Por isso, eu os encorajo a ler todo esse tópico.

Então, o que vamos fazer? Na verdade, a questão deveria ser o que Cristo estará fazendo? Sabemos que todas as profecias messiânicas de Isaías, dos Profetas Menores, do Monte das Oliveiras e do livro de Apocalipse descrevem o reinado de Jesus nesta Terra. E Jesus terá muito trabalho para fazer. E todas essas profecias relatam o que Ele vai fazer. E isso é o que farão os santos ressuscitados: Eles vão servir a Jesus Cristo em Sua obra de estabelecer o governo de Deus nesta Terra.

Mas o que Ele fará exatamente? Bem, Ele fará muitas coisas. Ele trará justiça e segurança para todas as pessoas. Ele criará uma religião que conduzirá as pessoas ao verdadeiro Deus. Ele vai curar o meio ambiente e pôr fim a todas as guerras e a violência. Ele vai criar um sistema econômico que beneficiará aos pobres. E, por último, Ele estabelecerá um sistema agrícola que acabará com a fome no mundo. Tudo isso está nas profecias. No Antigo Testamento, podemos encontrar todas essas coisas que o Messias fará.

Então, adivinhem o que os ressuscitados estarão fazendo? Eles vão ajudar a Jesus Cristo a fazer todas essas coisas. Você gostaria de fazer parte desse incrível futuro? Pois é isso que Deus está oferecendo a você. Peça a Deus que abra seus olhos para entender que Cristo morreu por você para que possa ajudá-lo a fazer esse trabalho.

Você quer mudar o mundo? Você pode. Deus quer que você reconheça a razão pela qual nasceu e cumpra o propósito original dEle. O eterno propósito de ser Seu filho agora e para sempre em Seu Reino.

Por favor, solicite o guia de estudo bíblico oferecido no programa de hoje "O Que Acontece Depois da Morte?". Esse guia de estudo bíblico gratuito irá ajudá-lo a ter paz e a entender o que Deus tem reservado para toda a humanidade. A morte não é seu destino final. O Criador está oferecendo a vida eterna para você. A promessa de vida após a morte é para todos. Deus não quer que você viva com medo. Peça agora seu exemplar. Acesse nosso site ou escreva para IDU Brasil, Caixa Postal 2027, CEP 38400-983, Uberlândia-MG.

E, ao fazer o pedido desse guia de estudo bíblico, nós também lhe enviaremos uma assinatura anual gratuita de nossa revista A Boa Nova. A revista A Boa Nova oferece entendimento sobre o mundo de hoje e esperança no futuro. Solicite hoje o seu guia de estudo bíblico gratuito “O Que Acontece Depois da Morte?” e uma assinatura anual gratuita da revista A Boa Nova através de nosso site revistaboanova.org.