Três Verdades Extraordinárias Sobre o Seu Futuro

Você está aqui

Três Verdades Extraordinárias Sobre o Seu Futuro

Quantas preocupações e assuntos não resolvidos você tem em sua vida? Todos nós temos algo a resolver. Pode ser a batalha para se conseguir um emprego, algum vício ou problema com relacionamentos desfeitos. Aprendemos desde cedo que temos que resolver nossos problemas.

O que vai acontecer com nossa vida? Esse tipo de estresse e pressão ao nosso redor pode roubar nossa esperança e alegria. Se alguma vez você teve um momento para pensar nas consequências disso, é este agora. Há um custo terrível em viver errado e pecando.

Apesar dos problemas cotidianos parecerem pesados demais, a mensagem da Bíblia sobre as dificuldades e sofrimentos da vida vai nos trazer alegria, paz de espírito e esclarecimento.

Em particular, há três verdades absolutamente extraordinárias que a Bíblia tem a nos ensinar sobre o que Deus tem reservado para nós. Quando, verdadeiramente, você começa a acreditar nessas três coisas, então Deus pode começar a mudar sua vida para melhor.

Como um peixe fora d’água

Pense nisso por um momento: Você já se sentiu como um peixe fora d'água?

Viver neste mundo sem saber o plano de Deus é como ser um peixe fora d'água.

Quando meus filhos eram pequenos, eu gostava de levá-los para pescar. Era uma pesca amadora—apenas para nos divertir em algum riacho próximo. Em uma "expedição" dessas lembro-me de ter pegado alguns peixinhos. E, claro, as crianças não queriam simplesmente pescá-los e depois soltá-los. Elas queriam levá-los para casa para servir de jantar! Então eu os colocava numa caixa plástica com água para conservá-los até irmos embora.

Como estava pescando, eu me distraí um pouquinho de meu filho. E quando olhei, lá estava ele tentando brincar com um peixe na margem. Claro, o peixe estava se debatendo e pulando. Então, eu fui até ele e lhe perguntei o que estava acontecendo. Ele disse que estava ensinando o peixe a gostar de ficar na terra.

Eu lhe disse que seria difícil convencer os peixes a fazer isso. Em sua sabedoria infantil, ele argumentou que seria bom se o peixe aprendesse a gostar da terra, pois assim seria mais fácil brincar com ele.

Por um momento, fiquei pensando como ajudá-lo a compreender. "Temos que colocá-lo de volta porque ele não pode fazer isso, pois não foi criado para viver fora da água".

Então pegamos aquele peixinho e colocamos de volta ao riacho e, certamente, o desespero daquele peixinho havia desaparecido, voltou à vida e nadou sem parar. Não pude deixar de sorrir disso.

Entretanto, acho que o meu filho entendeu que não importa quanto tempo o peixe fique na margem da água, ele nunca iria se adaptar à terra. Ele nunca poderia viver na terra nem ficar satisfeito ou feliz. Mesmo se o peixe tentasse crer que poderia se adaptar e aprender a gostar daquilo, ele nunca teria sucesso nisso. Na verdade, ele acabaria morrendo.

Hora de mudar de perspectiva

Eis novamente a pergunta: Você se sente como um peixe fora d'água?

Enfrentar todos os desafios desta vida—seus problemas, seus empregos, sua insatisfação e, claro, até mesmo a sua religião—pode fazer você se sentir como um peixe fora d’água.

Será que Deus está lhe dizendo que você é um peixe fora d'água neste mundo? De fato, sim!

Você foi criado para um grande propósito. Você não precisa se sentir como esse peixe. Se você sentir que, ao caminhar por esta vida, você está se debatendo e se contorcendo, é hora de uma mudança. Não deixe que o mundo ao seu redor o convença de apenas se enturmar ou se encaixar e viver conforme suas regras.

É difícil entender para o que você foi criado quando você se sente um peixe fora d'água—não conhecendo o seu principal propósito.

Por isso é que você precisa de um ambiente mais satisfatório. Este mundo está fazendo de você um peixe fora d'água. É uma faixa costeira desastrosa que quer nos adaptar e moldar em algo diferente da intenção de Deus.

Mas quando você, finalmente, conseguir responder a esta pergunta: "Que propósito?" Isso vai mudar tudo. E essas três verdades extraordinárias sobre o seu futuro vão responder a essa importantíssima pergunta.

Primeira Verdade Extraordinária—Deus é uma Família Magnífica

Todo cristão entende que Deus quer ter um relacionamento próximo com ele. O que talvez você não tenha entendido é o quão próximo tem que ser. Você tem um verdadeiro Pai amoroso—um Deus que quer absolutamente o melhor para você. Veja o que Ele deseja para nós: "Ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como É, O veremos" (1 João 3:2 , grifo do autor). O que isso significa exatamente?

Desde o início o propósito de Deus era criar uma família formidável: "E disse Deus: Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança . . . Criou, pois, Deus o homem à Sua imagem" (Gênesis 1:26-27). Não há dúvida de que homens e mulheres foram criados à imagem e semelhança de Deus. Por quê? Para ser como Ele.

Há outro detalhe importante nesse versículo: "E disse Deus: Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança". Aqui, há mais de um indivíduo. Agora isso fica ainda mais extraordinário!

Você sabia que no início havia dois Seres divinos? Há Deus Pai e Outro, identificado no Novo Testamento como a Palavra de Deus (João 1:1). O Evangelho de João revela que Deus, o Verbo, se tornou Jesus Cristo.

Desde o início, vemos que a palavra "Deus", usada nessa passagem, não se refere apenas ao Pai. Essencialmente, ela é como um nome de família. Alguma vez você já pensou sobre a família de Deus? Deus é uma família divina composta por mais de uma pessoa—Deus Pai e Jesus Cristo, ambos existem como Deus.

Veja a relação de Pai e Filho. Isso demonstra que Eles são uma família admirável. Tudo isso se trata de família!

Segunda Verdade Extraordinária—Deus está gerando filhos espirituais

Por incrível que possa parecer, Deus quer que você e eu sejamos parte de Sua gloriosa e imortal família divina—como Seus próprios filhos!

Isso realmente é extraordinário! Provavelmente lhe ensinaram que você é uma alma imortal e quando morrer vai para o céu. Isso é um mito. Se você aceitar o desafio de verificar isso, então vai descobrir que não é o que a Bíblia ensina.

Mas saiba com certeza que Deus tem um plano para você. Seu plano é sobre família —Deus está gerando filhos espirituais. Em poucas palavras, o seu incrível potencial é nascer na família do próprio Deus. Você será Seu filho, terá Sua atitude, Sua perspectiva, Seu caráter e Sua natureza divina.

Pense nisso dessa maneira. Todos já vimos adesivos de família nos carros. Personagens que representam pai, mãe, filho e filha. Agora também há adesivos que mostram seus interesses ou hobbies. Também tem aqueles que representam a profissão do pai, da mãe, da filha ou do filho.

Quando você está com sua família, você se encontra na janela do carro.

Recentemente, eu vi no carro de um vizinho algo diferente no vidro traseiro. Quando um novo membro nasceu na família, ele colocou um adesivo com a figura de um bebê com fraldas num carrinho no vidro traseiro.

Aqui está o ponto: Deus nos deu uma família humana como representação do que Ele está fazendo espiritualmente. Quando você nasce numa família física você é como seu pai.

Quando você nasce na família de Deus, você vai ser como Deus.

Ao olhar para o para-choque de um carro com esse tipo de adesivo, você vai saber que ali há uma família. As criancinhas não são animais de estimação ou algum outro tipo de ser—elas são seres humanos, tal e qual como sua mãe e seu pai.

Então, por um momento, vamos imaginar como seria olhar para o para-choque do carro de Deus. A Bíblia reflete o para-choque dEle. Tudo começou na criação. Lembra-se da história? Deus criou o dia e a noite, o céu e o mar, a terra e a plantas, as estrelas e os planetas, as criaturas do mar e também os animais terrestres.

Mas você já notou o que Deus disse quando criou as plantas e os animais? Então Deus disse: "Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi" (Gênesis 1:24).

Como eles se reproduzem? Como foi dito: "cada um segundo a sua espécie". Então leões geram leões, girafas geram girafas, flores geram flores e cães geram cães.

Mas aqui está a extraordinária verdade: Isso não é diferente para a humanidade. De que "gênero" nós fomos criados? As pessoas foram criadas segundo o "gênero de Deus" e não apenas da dos seres físicos. É por isso que Deus disse: "Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança". Veja que, o primeiro homem, Adão "gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem" (Gênesis 5:3).

Literalmente filhos e filhas de Deus

Assim, o propósito de Deus vai muito além da criação de seres humanos mortais, físicos e perecedouros. Enfim, Ele quer que sejamos parte de Sua família espiritual. Em Seu Reino, devemos ser como Deus—espíritos membros de Sua família.

Se você imaginasse isso no para-choque do carro de Deus, então lá teria Deus Pai (o chefe da família) e Jesus Cristo—e nós temos potencial para estar ali também, como parte da família divina! Mas não seríamos o gato ou o cão, no fim do adesivo. Seríamos membros da família e com plenos direitos!

Não é de admirar que Deus também nos diga o seguinte: "Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso" (2 Coríntios 6:18). E Ele realmente quis dizer isso. O Pai quer que sejamos plenamente Seus filhos, transformando-nos exatamente no gênero de seres que Ele e Cristo são!

Esse relacionamento de família—tornar-se filhos de Deus, o Pai—é o coração e o núcleo do incrível plano de Deus para a humanidade e para você! Deus quer colocá-lo em Sua família eterna para sempre como um de Seus descendentes.

Alguma vez você já achou incompreensível a seguinte passagem? "Eu [Deus] disse: Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós" (Salmos 82:6).

Deus está trazendo um ponto surpreendente aqui, ou seja, que os filhos humanos são como seus pais humanos e como seus irmãos e irmãs. Eles são todos do mesmo tipo de seres—seres humanos. Agora, como vão ser os filhos de Deus? Os filhos de Deus serão como o Pai e como Jesus Cristo, Seu irmão divino. Jesus Cristo é o Filho de Deus e é semelhante a Deus Pai—com o mesmo tipo de glória e poder.

Você conseguiu captar isso? A Escritura nos diz que os outros filhos de Deus, ressuscitados e glorificados, serão como o Pai e Cristo! E está falando sobre nós. Nós seremos do mesmo gênero de seres que são o Pai e Jesus—seres divinos!

Se não estivesse escrito tão claramente, você até poderia duvidar. Mas agora não pode. Deus está abrindo nossos olhos para que vejamos com clareza. Anote todas as passagens bíblicas que provam essa verdade. Aqui está outra: "Pois Deus, que cria e sustenta todas as coisas, fez o que era apropriado e tornou Jesus perfeito por meio do sofrimento. Deus fez isso a fim de que muitos, isto é, os seus filhos, tomassem parte na glória de Jesus . . . [Quem] purifica as pessoas dos seus pecados; e todos, tanto ele como os que são purificados, têm o mesmo Pai. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos" (Hebreus 2:10-11, Bíblia na Linguagem de Hoje).

Você entendeu o texto? Entendeu o que Deus quer? Ele quer muitos filhos para compartilhar a Sua glória. Ele quer muitos filhos santos em Sua família—irmãos e irmãs de Cristo. Não seria esse o tipo de família que você sempre quis? Essa é a Família principal!

Esse futuro impressionante é todo o propósito e razão de Deus ter feito o homem. É por causa disso que nascemos. É por isso que existimos! Agora a nossa terceira verdade extraordinária.

A terceira Verdade Extraordinária—Totalmente semelhante a Deus

Demonstramos que o destino dos cristãos é serem, literalmente, filhos e filhas de Deus. Mas o que realmente isso significa? Será que vamos ser um pouco parecidos com Deus? Observe a explicação do apóstolo Paulo. Ele diz que lhe incumbiram de "manifestar qual seja a dispensação do mistério . . . segundo o eterno propósito" (Efésios 3:9-11, ARA).

Paulo estava escrevendo sobre o maravilhoso propósito de Deus para você. O plano de Deus revela Seu incrível comprometimento com você. Paulo diz que o plano e o propósito de Deus são tão incríveis que faz com que Paulo caia de joelhos em adoração: "Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família nos céus e na Terra . . . e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus" (versículos 14-19, Nova Versão Internacional).

O que isso significa? Vamos entender logo. Se Deus lhe deu um nome, qual seria o sobrenome de sua nova família? Teria de ser Deus, certo? E a Bíblia diz que os cristãos receberam o nome de Deus—isso significa que eles são membros com plenos direitos na família de Deus.

Aqui há algo realmente incrível: Seu principal propósito é ser cheio de toda a plenitude de Deus. Neste caso, o que você seria? Você teria que ser um ser espiritual divino como Deus—glorificado em Sua família eterna!

Portanto, essa extraordinária parte do plano é que você não será só um pouco parecido com Deus—nem mais ou menos semelhante a Ele. As Sagradas Escrituras —a própria Palavra de Deus (2 Timóteo 3:16)—revela que seremos cheios de toda a plenitude de Deus. Não apenas um pouco, mas de toda a plenitude de Deus.

A espantosa realidade é que Deus está construindo Sua família. No Reino de Deus, você pode se tornar, literalmente, um filho ou filha dEle. Imagine isso: ser como Deus—membro com plenos direitos em Sua família espiritual. Não é de admirar que Deus seja chamado de nosso Pai. Ele é o Progenitor de Seus filhos espirituais.

É por isso que o apóstolo Pedro escreveu o seguinte: "Dessa maneira, Ele nos deu as Suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça" (2 Pedro 1:4, NVI).

Você entendeu essa promessa de valor inestimável? Podemos receber a natureza divina de Deus. O Pai e Cristo estarão a cargo dessa família para sempre, reinando com supremacia. Poderemos ser membros espirituais nascidos em Sua família. Esse é o extraordinário propósito para o qual fomos criados. Essa é a incrível verdade acerca do motivo de você e eu termos nascidos! É o principal e potencial destino de toda a humanidade. Seu futuro não poderia ser melhor do que isso!

Agarre hoje mesmo seu incrível destino

Deus tem um propósito incrível para sua vida. Ele não quer que você se sinta como um peixe fora d'água. Seu destino, o motivo pelo qual nasceu, é tornar-se membro imortal da família de Deus.

A extraordinária realidade é que Deus é uma família. O Pai e Jesus Cristo vão dirigir essa família de bilhões de filhos divinos, em potencial, para sempre.

Hoje em dia podemos ser pessoas comuns, mas temos um maravilhoso Pai celestial. Ele está criando filhos com Sua própria natureza divina—Seu caráter santo e justo —e vai dar-lhes o Seu nome de família.

Por isso, nunca subestime o valor de sua vida. Você nasceu para se tornar um dos filhos de Deus. Você nasceu para receber a natureza dEle e a vida eterna em Seu Reino.

Esta surpreendente verdade deveria mudar seu pensamento e percepção e também a maneira como você vive hoje em dia.

Você nasceu para se tornar um filho imortal de Deus, dentro de Sua família divina, para sempre. Então continue buscando a Sua Palavra para saber mais do Seu plano para você! BN