Uma Festa Bíblica Pouco Conhecida
Curiosamente, era uma celebração bíblica que a maioria das pessoas que dizem seguir a Bíblia nunca ouviu falar. No entanto, ali mesmo nas páginas das Escrituras, ela está listada entre as celebrações santas, que Deus chama de "Minhas festas", em Levítico 23:1. Veja que Deus as chama de Suas festas e não de festas dos judeus ou festas de Israel.
O sétimo capítulo de João mostra Jesus Cristo guardando essa mesma festa e o capítulo 14 de Zacarias nos diz que o mundo inteiro vai celebrá-la depois que Jesus Cristo voltar para estabelecer Seu Reino na Terra.
Na Bíblia, ela é chamada de Festa dos Tabernáculos, Festa das Cabanas, e, às vezes, de Festa da Colheita. O termo "Festa da Colheita" advém da época do ano em que ela é celebrada — no outono (no hemisfério norte), quando as uvas, as tâmaras, as romãs e outras frutas eram colhidas durante a ceifa do final do ano na Terra Santa. Nos tempos antigos, esse era um período alegre de celebração e abundância, uma festa aguardada ansiosamente a cada ano (como ainda é hoje em Israel).
Assim como acontece com todos os mandamentos de Deus, Ele quer nos ensinar lições fundamentais quanto a sua obediência.
Deus oferece várias razões específicas para a observância dessa festa. Uma delas se encontra em Deuteronômio 14:22-26, onde Deus nos diz para guardar dinheiro para participar dessa festa, declarando: "... e te regozijarás, tu e a tua casa" (grifo nosso). Ela é para ser uma celebração de família.
Deus dá outra razão no versículo 23: "... para que aprendam a temer sempre o SENHOR, o seu Deus" (NVI). Temer, ou "reverenciar", como foi traduzido em outras versões da Bíblia, significa permanecer no temor de Deus e tudo o que Ele representa, reconhecendo e respeitando Seu incrível poder, que criou o universo e controla o nosso destino; e honrá-Lo, respeitá-Lo e amá-Lo como o grande Deus de amor que é.
Deus dá uma terceira razão em Levítico 23:1-2, onde diz sobre Suas Festas: “Estas são as Minhas festas, as festas fixas do SENHOR, que vocês proclamarão como reuniões sagradas" (NVI). A palavra hebraica moed, aqui traduzida como "festas", significa um tempo determinado ou definido — aqui um tempo de reunião. O que Deus está dizendo é que esses são Suas ocasiões de encontro conosco! Ele nos convidou a esse encontro, marcando e definindo a hora e o lugar. E Ele conta com nossa presença!
Ele separou esses tempos particulares por determinadas razões — as que acabamos de ler, ou seja, para nos alegrar e também para aprender a reverenciá-Lo e a temê-Lo. Ele tem muitas lições importantes para nos ensinar através dessas "assembleias santas" — Seus encontros sagrados com Seu povo.
Este ano, eu e minha esposa, vamos nos reunir com milhares de cristãos crentes fiéis, como temos feito há mais de quarenta anos, para celebrar a Festa dos Tabernáculos em um de nossos cinquenta e seis locais ao redor do mundo. E lá vamos nos alegrar muito. Vamos aprender mais sobre o que significa temer a Deus, ou seja, como reverenciar e demonstrar respeito ao nosso Criador. Vamos novamente nesse encontro santo que Ele marcou conosco. E, tal como explicado em vários artigos desta edição, vamos aprender mais sobre o grande plano de Deus para a salvação da humanidade, revelado através de Suas santas festas.
Por que você não aproveita a oportunidade para aprender mais sobre as festas de Deus, reveladas na Bíblia? Visite nosso site em http://portugues.ucg.org/festa-de-tabernaculos ou busque por "Dias Santos" e "Festa dos Tabernáculos" em portugues.ucg.org. Deus manda que você venha se alegrar diante dEle para aprender a reverenciá-Lo devidamente, participando desse encontro com Ele!