Uma perspectiva cristã sobre os Imigrantes

Você está aqui

Uma perspectiva cristã sobre os Imigrantes

Ao lidar com imigrantes, devemos seguir a regra de ouro, que é tratar os outros como gostaríamos de ser tratados (Mateus 7:12). E as instruções para sermos hospitaleiros com os imigrantes continuam valendo.
No entanto, isso não significa que devemos apoiar e aceitar qualquer imigração — ilegal ou mesmo legal, que subvertam a moralidade e a cultura aceitável. Nossa prática como estrangeiros é seguir as leis da terra, desde que não contrariem as leis de Deus (Romanos 13). E o fato de não pudermos obedecer as leis que contradizem as leis de Deus (Atos 5:29) nunca significa prejudicar as pessoas ao nosso redor, como alguns imigrantes — principalmente, jihadistas islâmicos — procuram fazer. Mesmo quando há conflitos com as leis e tradições da sociedade em volta, nossa anuência às leis de Deus é feita de forma pacífica (Romanos 12:18).
Ao considerar a questão da imigração, devemos demonstrar muita simpatia para com aqueles que simplesmente procuram uma vida melhor para si e para suas famílias — e ser acolhedor até mesmo com os que não estão assimilando. Nunca devemos ser racistas, pois nosso próprio Deus não é (Atos 10:34-35). Também não devemos ser etnocentristas, e sim promover a superioridade da moral bíblica e da liberdade. É bom ser patriota (ter amor por seu país), mas nunca chauvinistas ou nacionalistas e nem desdenhar os outros, onde não há nenhum problema de moralidade.
Ainda assim, devemos reconhecer que as culturas mais estreitamente alinhadas com o ensinamento bíblico são superiores às outras em importantes aspectos. O professor de economia Walter Williams escreveu: "Pergunte a um defensor da diversidade e do multiculturalismo: A mutilação genital feminina forçada, praticada em quase trinta países da África subsaariana e do Oriente Médio, é um valor cultural moralmente equivalente? A escravidão é praticada no norte do Sudão. Na maior parte do Oriente Médio, as mulheres sofrem muitas limitações, tais como proibições de dirigir, de ter emprego e educação... Tudo isso são valores culturais moralmente equivalentes aos do Ocidente?" ("Multiculturalismo: Um Conceito Falido", site CNSNews, 29 de junho, 2016).
Infelizmente, esses valores estão fazendo incursões ao Ocidente através da imigração e do aumento de comunidades islâmicas — e estão em conflito direto com as normas e os valores divinos.