Você está protegido por um sistema de segurança infalível?

Você está aqui

Você está protegido por um sistema de segurança infalível?

Cabeçalho: 18 de Dezembro de 2009, WDTN TV Canal 2, Dayton, Ohio: "O gabinete do xerife do condado de Montgomery prendeu dois homens depois de uma senhora do distrito de Jefferson ligar ao 911 enquanto ela se escondia no seu quarto quando dois homens tentavam quebrar a porta de trás.

"'Eles estão fora, eu estou a ouvi-los batendo", disse ela ao atendente. "Eles estão tentando entrar?" Perguntou ele. "Evidentemente, mas eu estou me escondendo no meu quarto. . . Depressa, por favor depressa," disse ela. A mulher ficou na linha enquanto os policiais entraram na sua casa. Quando eles chegaram, a polícia disse que encontrou dois homens dentro da casa.

"'Você nunca sabe o que é a intenção da pessoa, eles podiam apenas ter saído, ou eles poderiam tê-la machucado, você nunca sabe", disse o capitão David Hale, do Posto do xerife do condado de Montgomery."

Cabeçalho: 10 de Dezembro de 2009, O Jornal de Buffalo, Nova York: "A polícia regional de Niagara está à procura de quatro homens que fizeram um assalto a uma casa em Riverdale Drive na 4ª feira de manhã. A polícia disse que os quatro atacaram os moradores da casa cerca das 10h10, forçando-se para dentro após tocar à campainha.

"Dois moradores foram encontrados amarrados de mãos e pés, quando os policiais responderam a um alarme de intrusão em casa. Uma quantidade indeterminada de dinheiro foi roubado e a polícia disse que acham que o roubo não foi "um ato aleatório."

Cabeçalho: 15 Dezembro de 2009, O Sydney Morning Herald, Engadine, New South Wales, Austrália: "Um homem de 21 anos tinha uma arma apontada à sua cabeça durante uma invasão violenta da sua casa, na noite passada, ao sul de Sydney, disse a polícia. O homem ouviu três homens tentando entrar em sua casa em Dunstan Place, Engadine, cerca das 23h40, disse a polícia.

"Ele saiu para confrontá-los e súbitamente tinha uma pequena espingarda de caça apontada à sua cabeça. Ele foi marchado de volta para a sua casa, quando o homem armado exigiu dinheiro, disse a polícia. O homem e outras duas companheiras, com idades entre 24 e 26, foram forçados ao chão antes dele ter sido ferido na cabeça com um objeto pontiagudo. A polícia disse que os supostos ladrões fugiram com alguns artigos caseiros quando eles foram incapazes de obter qualquer dinheiro dos moradores."

Uma ameaça crescente

Estes relatórios são notícias reais descrevendo invasões domiciliares recentes. Uma invasão domiciliar é o crime de entrar numa residência privada com a intenção de efetuar um crime, seja de assalto, roubo, estupro ou assassinato. É legalmente definido como um crime no Brasil, Portugal, assim como em outros países.

Durante a última década, os agentes policiais têm observado um aumento acentuado no número de assaltos a residências. Isto pode ser devido a que muitos bancos, lojas de conveniência e restaurantes de fast-food, todas tradicionalmente alvos de criminosos, terem instalando sistemas avançados de segurança e vigilância. Como resultado, os criminosos estão alvejando agora bairros residenciais com menos segurança.

O que pode ocorrer durante uma invasão domiciliar? Chris McGoey, um consultor de segurança profissional, discute o assunto no seu site: "O ponto mais comum de ataque é através da porta da frente ou pela garagem. Às vezes, o invasor da casa simplesmente força a porta da frente e confronta todos dentro da casa. O mais comum é quando os invasores domiciliares batem primeiro à porta ou tocam a campainha. O invasor domiciliar simplesmente espera que o ocupante abra a porta, sem fazer perguntas, em resposta às suas batidas. Infelizmente, muitas pessoas fazem exatamente isso.

"Invasores domiciliários, às vezes, usam um estratagema ou personificação para o convencer a abrir a porta. Eles são conhecios por terem fingido que estão a entregar um pacote, ou flores ou então mentem sobre um acidente como, por exemplo, que bateram no seu carro estacionado à frente do prédio. Uma vez que a porta esteja aberta, os invasores caseiros usam uma quantidade enorme de força e ameaças para ganhar o controle da casa e produzir medo nas vítimas.

"É conhecido que alguns ladrões caseiros passam horas vasculhando a residência, enquanto o proprietário está amarrado próximo do crime a ver tudo em terror. O receio maior é que os assaltantes possam cometer mais violência, como agressão sexual ou até mesmo assassinato.

"Se você pode retardar um invasor da casa no local da entrada, então você tem uma oportunidade de os dissuadir ou ter tempo para chamar a polícia. O elo mais fraco da segurança caseira é que o ocupante da casa não tranque as portas e as janelas ou que abra a porta, sem fazer perguntas, ao bater da porta." (Do site: crimedoctor.com/homeinvasion.htm).

Você está em perigo?

Obviamente, o pensamento de uma invasão caseira ou de qualquer crime é alarmante. Poderiam você e seus familiares estar em risco? Ser vítima de um crime é certamente uma possibilidade.  Nos Estados Unidos, por exemplo, o Federal Bureau of Investigation estima que mais de 9,7 milhões de crimes contra as propriedade públicas aconteceram em 2008 (as mais recentes estatísticas completas que estão disponíveis ao público), resultando em perdas estimadas em $ 17,2 bilhões de dólares. O FBI também estima que cerca de 1,4 milhões de crimes violentos ocorreram nesse ano, incluindo assassinatos, estupro forçado, roubo e agressão agravada.

O que é que você pode fazer para tornar sua casa menos suscetível à invasão domiciliar? Os profissionais de segurança encorajam a desenvolver bons hábitos de segurança assim como a instalação de portas de fora que sejam de madeira ou metal forte com fechaduras de alta qualidade e mecanismos de trava. Muitos especialistas também recomendam o uso de alarmes de janela, iluminação exterior sensível ao movimento, câmaras de vigilância de vídeo, detectores de movimento interior e sistemas de segurança ativados por movimento e com capacidade de comunicação em duas direções.

No entanto, embora estes aparelhos possam ajudar a reduzir a possibilidade de uma invasão caseira, eles não podem garantir que você não seja uma vítima dos criminosos. Onde quer que more, você corre esse risco neste mundo perigoso. Então o que pode fazer?

Pode-se resumir com uma simples pergunta: Você está protegido pelo sistema de segurança infalível? Esse sistema garante que seja qual for o problema que venha contra si, você estará seguro e protegido. Esta declaração, do rei David (do Israel da antiguidade) descreve este sistema de segurança: “O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem” (Salmo 118:6).

Um sistema de segurança que falhou

Embora os sistemas de segurança inventados pelos homens tenham o seu lugar e devamos fazer o que pudermos para nos proteger de danos, uma proteção completa só pode vir de Deus. Lamentávelmente, a maioria das pessoas têm rejeitado este crítico contrato de segurança. Demasiadas vezes têm colocado a sua confiança exclusivamente em precauções concebidas pelos homens, as quais podem falhar e falham.

Por exemplo, considere a famosa Linha Maginot. Este enorme projeto de segurança foi construído pela França na sua fronteira oriental na década de 1930, concebido principalmente como uma forte barreira contra qualquer futura invasão alemã. Nomeado em homenagem a André Maginot, um herói da 1ª Grande Guerra e Ministro de Defesa durante a década de 1920, a sua intrincada rede de fortalezas e casamatas destinava-se a dar tempo suficiente para as forças armadas francesas se mobilizarem em caso de um ataque.

Construída entre 1929 e 1938, a linha Maginot tornou-se uma vasta e complexa construção de defesa, topo de gama, cobrindo mais de 600 kilómetros ao longo das fronteiras alemãs e italianas. A maioria das fortalezas do sistema, que incluía quilômetros de túneis interligados e ferrovias, foram localizados no subsolo.

Os milhares de soldados que serviam nesta intrincada instalação estavam protegidos por paredes de betão armado e portas de aço forte. Aí eles foram treinados, observavam as fronteiras e esperavam a invasão. E a invasão veio a 10 de Maio de 1940.

O componente fundamental da estrategia de invasão alemã, foi a invasão rápida da fronteira Franco-Belga, pela 19ª Divisão dos Panzer de Adolf Hitler, na região das Ardenas, perto do local onde a linha Maginot se ligava com as fortificações belgas. Os franceses calcularam, incorretamente, que as extensas florestas da região e morros íngremes representariam um grande impedimento para o rápido movimento de grandes forças motorizadas.

Esta estratégia, que falhou, permitiu que as forças invasoras principais da Alemanha atravessassem a fronteira rápidamente, apanhassem de surpresa e encurralassem as forças aliadas, as quais tinham avançado para a Bélgica e Holanda. Depois de despenderem um enorme esforço e recursos na Linha Maginot, a segurança que os franceses pensavam que possuíam, desapareceu quase que de um dia para o outro. O blitzkrieg alemão dominou e conquistou a nação inteira em apenas seis semanas.

A Proteção absoluta só vem de uma Fonte

Que lição podemos aprender deste exemplo? Até mesmo com uma estratégia cuidadosamente planeada para proteger uma nação inteira, nenhum método de segurança é infalível.

E se nós aplicamos essa lição para os sistemas de segurança electrónicos residenciais mais avançados? Aqui, também, podemos encontrar vulnerabilidades inerentes. Uma porta ou janela pode ser inadvertidamente deixada em aberto ou destrancada, criando uma oportunidade para um invasor. E se saímos de casa para ir às compras, ou passear, ou dar uma volta? O nosso bem-estar pode ser posto em risco nestas situações.

Então, é possível nesta sociedade ter alguma segurança? Onde podemos encontrar a resposta? Um olhar cuidadoso sobre a Bíblia — “o manual de instruções” de como viver —  dá-nos a resposta final. Ao longo das Escrituras vemos que Deus oferece sua proteção poderosa àqueles que confiam nEle e Lhe obedecem. Um número de trechos bíblicos confirmam este fato importante e reconfortante.

O Rei David de Israel escreveu sobre a sua profunda confiança na promessa de segurança que Deus nos oferece. “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.

“Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido” (Salmos 91:1-7).

Além do físico

Assim como uma mãe pássaro instintivamente cobre os seus filhotes durante uma ameaça, Deus guarda cuidadosamente aqueles que acreditam nEle e Lhe obedecem. Mas quer isso dizer que o mal nunca vai acontecer àqueles que confiam em Deus? Não, não! Vários trechos bíblicos reafirmam que Deus permite que ensaios e provas difíceis aflijam o seu povo.

É claro que David entendeu esta realidade: “Pois todo o dia tenho sido afligido e castigado cada manhã” (Salmos 73:14). No entanto, apesar de ter sofrido, David sabia que Deus estava com ele e o salvaria: “Todavia, estou de contínuo contigo; tu me seguraste pela mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho e, depois, me receberás em glória” (versículos 23-24, grifo do autor através do artigo).

David reconheceu que havia vida para além da sua existência física. Ele sabia que a "glória" — a vida espiritual e eterna com Deus no Seu Reino — o aguardava. A verdade é que a segurança física e sobrevivência aqui e agora não é uma promessa bíblica absoluta. Não é sem exceção.

De fato, Jesus Cristo explicou cuidadosamente aos Seus discípulos que eles teriam de enfrentar uma perseguição implacável, e alguns deles iriam sofrer martírio (Mateus 5:11; 24:9; João 16:2). Alguns dos profetas dos séculos anteriores tinham sofrido o mesmo. E até o próprio Cristo, embora perfeitamente justo, foi vingativamente abusado e subseqüentemente assassinado brutalmente nas mãos de maliciosos malfeitores (Mateus 23:29-37; Lucas 23:33).

Um foco futuro

A longa história dos verdadeiros servos de Deus é uma de perigo nas mãos dos instrumentos humanos de Satanás. O periodo, imediatamente anterior à segunda vinda de Cristo, não será diferente.

Embora Deus sobrenaturalmente protege o seu povo de muitas maneiras e ao final poupará muitos do martírio terrível que está por vir, Ele, no entanto, permitirá que muitos do seu povo, sejam um foco da raiva feroz de Satanás no fim desta era, até ao ponto de enfrentarem a morte (Apocalipse 12:9-17). No entanto, para a maioria, essa possibilidade não derrubará a sua fé! Por quê? Porque o seu foco estará sobre a sua vida espiritual futura com Deus em Seu Reino, em vez de estar na presente e fugaz existência física (Hebreus 11:35-38).

Assim como aqueles que os precederam no martírio em épocas anteriores, eles também se sentirão mais atraídos pela promessa de uma recompensa eterna do que pelo desejo de prolongar a sua vida física mais alguns dias, meses ou anos. “E eles o venceram [Satanás] pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte” (Apocalipse 12:11).

Embora alguns do povo de Deus morrerão fisicamente neste martírio vindouro, eles serão, no final, totalmente vitoriosos (Mateus 10:28-39). Eles sabem que a promessa de Deus de segurança permanente é absolutamente garantida (1 Coríntios 15:53-54).

Embora Deus forneça regularmente a segurança física para aqueles que nEle confiam e Lhe obedecem, a proteção das nossas mentes e corações é a Sua principal motivação e objetivo. O apóstolo Paulo escreveu: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7 ARA).

Embora a segurança física seja importante, o nosso bem-estar espiritual deve ter muito maior significado e valor para nós. “Portanto, se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória” (Colossenses 3:1-4).

Resgatados da morte

E então qual é o “sistema de segurança infalível?” É a nossa salvação eterna!

Salvação significa, simplesmente, a preservação, salvação e resgate. E do que estamos resgatados? Do perigo e ameaça da morte eterna. Jesus Cristo “aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção [imortalidade], pelo evangelho” (2 Timóteo 1:10).

Através do seu sofrimento, morte e ressurreição, foi-nos dado acesso completo à vida interminável como seres espirituais no Reino vindouro de Deus (João 6:51; Efésios 2:22, Romanos 6:23).

Esta salvação, a qual é a nossa segurança infalível, só é acessível através do arrependimento do pecado e da nossa plena aceitação do sacrifício de Jesus Cristo em vez de nós (Colossenses 1:14). Uma vez que estejamos arrependidos e tenhamos sido batizados, devemos trabalhar diligentemente para submeter “todo pensamento à obediência de Cristo”  (2 Coríntios 10:5 ARA). Precisamos de “combater o bom combate da fé” para “tomar posse da vida eterna” (1 Timóteo 6:12 ARA).

A nossa fé e obediência serão recompensados na segunda vinda de Jesus Cristo: “E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra” (Apocalipse 22:12).

Isto é segurança infalível!

A pergunta é: Você está protegido?