Você Não Sabe Que Cristo Está Em Você?

Você está aqui

Você Não Sabe Que Cristo Está Em Você?

O jornalista norte-americano Tom Brokaw lançou um livro perspicaz intitulado A Geração Grandiosa, que retrata a vida de homens e mulheres corajosos que vivenciaram a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.

As gerações mais jovens ficam admiradas com a maneira como seus pais e avós tiveram a vida afetada e transformada. De forma precisa, o autor narra o que constituía a fibra moral dessa geração, que lhes permitiu perseverar e vencer.

Da mesma forma, os cristãos muitas vezes admiram os atributos espirituais e os atos dos crentes do primeiro século. Essa geração espiritual é, frequentemente, considerada a "geração grandiosa" por causa dos sacrifícios, da bravura e dos incríveis resultados espirituais.

Mas nosso Pai Celestial tem uma "geração grandiosa" de seguidores ou será que Ele compartilha os meios de aperfeiçoar Sua obra com cada geração de crentes? Surpreendentemente, a resposta reside dentro de nós a respeito de como todo seguidor de cada geração pode abraçar com fervor o convite de seguir a Cristo.

É como se Ele nunca tivesse partido!

Poderíamos perguntar: "O que ou quem está próximo, interiorizado ou dentro de nós?" Vamos ponderar as palavras de despedida e encorajamento de Jesus aos Seus discípulos na noite antes de Sua morte: "Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Ainda um pouco, e o mundo não Me verá mais; mas vós Me vereis, porque Eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim, e Eu em vós” (João 14:18-20, grifo nosso).

Você notou a tríplice ênfase da preposição "em"?

Qual o grande significado por trás dessa pequena palavra "em"? Jesus fez uma promessa profundamente pessoal para eles naquela noite. Mesmo depois de sua ascensão ao céu, Seus primeiros seguidores não descartou Sua presença literal com eles. Pois, levaram-No em Sua palavra.

Cada aspecto do ministério e da vida pessoal deles demonstrou essa intimidade e conexão com Cristo. Eles rogavam àqueles que ouviam a sua mensagem para não apenas crer em Jesus, mas para buscar Aquele que morreu, ressuscitou e vive para sempre, e ter esse encontro pessoal com Ele, assim como eles fizeram de forma tão íntima.

Os primeiros seguidores entenderam que ressurreição e a ascensão de Cristo marcou uma transição na forma como Ele realizava o ministério da salvação que o Pai Lhe confiou. Os eventos registrados no Novo Testamento são, literalmente, uma continuação da história da obra de Jesus através de outras pessoas e por meio de novos e extraordinários métodos.

O Filho de Deus opera, de forma dinâmica e sem as limitações humanas, através de um novo corpo espiritual coletivo do qual Ele é a cabeça — ou seja, a Igreja, aqueles que foram chamados para sair deste mundo e segui-Lo (Efésios 1:22-23).

Assim, Seus seguidores se tornariam a própria voz dEle para anunciar Suas verdades. Eles seriam Seus braços e mãos para alcançar aqueles que precisam. Eles seriam Seus pés para levar A Boa Nova da salvação a todo o mundo e mais além. E nós não fomos chamados para fazer a mesma coisa?

"Em" significa dentro!

O apóstolo Paulo desafia, enfaticamente, os discípulos de todas as gerações a considerar a realidade dinâmica das palavras de Cristo: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós?" (2 Coríntios 13:5).

Muito frequentemente, acontece de minimizarmos o impacto divino dessa simples e importante declaração, relegando-a a uma inferência metafórica ao invés de torná-la uma âncora firme de nossa existência.

Em Seu breve ministério terreno, Jesus aludiu claramente a isso ao pedir que Seus seguidores adorassem a Deus de uma nova maneira. Antes de Sua vinda como ser humano, Israel, e mais tarde os judeus, tinham sido guiados por Deus, que se manifestava através de uma sarça ardente, de uma coluna de nuvem e fogo, das palavras de anjos e profetas, e por meio da manifestação transitória de Seu espírito ao longo dos tempos.

"Mas", disse Jesus, "a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade" (João 4:23-24). Aqui, Cristo nos assinala um novo campo de experiência.

Mais tarde, baseando-se nessas palavras, Paulo escreveu: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito dAquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, Aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo Seu Espírito que em vós habita” (Romanos 8:9-11).

O Espírito do Pai e o Espírito de Cristo é o mesmo Espírito Santo — o mesmo Espírito que pode viver em nós, que somos fiéis.

Agora vamos juntar alguns pensamentos para entendermos completamente o que é, na verdade, o dom do Espírito Santo. Deus é santo (1 Pedro 1:15-16; Apocalipse 15:3-4). Cristo é santo (Atos 2:26-27; 4:30). E ambos, Deus Pai e Jesus Cristo, são Espíritos (João 4:23-24; Romanos 8:9-11).

A simples verdade bíblica é que o miraculoso dom de Deus para nós se trata de Sua própria essência, ou seja, o que Ele é, — Espírito (Espírito Santo) — em nós. E essência é definida como a natureza íntima, a substância ou a qualidade especial que distingue algo — neste caso, Deus. Ao colocar Sua essência em nós, o Pai e Cristo realmente se tornam presentes dentro de nós.

Você é o templo de Deus!

Paulo fez esta surpreendente declaração: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?... o templo de Deus, que sois vós, é santo" (1 Coríntios 3:16-17, ACF).

Agora chegamos a compreender a declaração de Cristo de que o dia viria quando Seus seguidores não iriam de um canto a outro para Lhe adorar. Deus decidiu nos encher de Sua divina presença — a presença do Pai e de Cristo através do Espírito Santo — quando, voluntariamente, nos entregamos a Ele.

Portanto, não é de se admirar que Paulo fizesse esta afirmação: "E vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2:20). Ele não se limita a dizer: "Eu sou de Cristo" ou "Meu comportamento corresponde ao de Cristo". O Espírito de Deus dentro de nós age para nos converter para que possamos "andar como Ele andou" (1 João 2:6) — para viver como Ele viveu.

Paulo afirmou ainda em Colossenses 1:27 que a grande vontade de nosso Pai Celestial é nos "fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória".

Vamos comparar as riquezas da glória desse mistério com 2 Coríntios 4:6-7: "Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz [fisicamente, em Gênesis 1], é quem brilhou em nossos corações [espiritualmente] para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro [corpo físico], para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte".

Esse entendimento foi o que permitiu aos cristãos do primeiro século aproveitar as oportunidades e superar os desafios daquela época. E essa revelação é que continua permitindo que cada pessoa atenda ao convite de seguir a Jesus e permaneça nessa jornada da vida.

Os discípulos confiaram nesta promessa de Jesus: “Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós" (João 14:18) e compreenderam que Ele não se limitou a dizer isso apenas de Seu futuro retorno à Terra como Rei dos reis e Senhor dos senhores, mas agora como nosso Pastor pessoal — o Grande Pastor das ovelhas (Hebreus 13:20).

Ele é um Pastor que não vai nos negar ajuda ou que temos que sair buscando — porque Ele está em nós, está incorporado onde nenhum homem ou evento externo pode alcançar. Porquanto, Deus escolheu trabalhar e desenvolver sua nova criação de dentro para fora.

E a mesma coisa acontece hoje. A realidade da saga cristã, através dos tempos, é que Deus não tem nenhuma “geração grandiosa”. Afinal de contas, Ele não faz acepção de pessoas (Atos 10:34), e todos nós somos Seus filhos (1 João 3:9-10), pois, em um sentido espiritual, Ele não rejeita nenhuma geração. E, literalmente, Ele colocou a essência da justiça de Seu Filho em todos os Seus verdadeiros seguidores para orientá-los e para ajudá-los a permanecer fiéis e para reconhecerem e prestarem atenção em Sua presença neles.

Quando Deus deu a Seu Filho o nome de Emanuel — "Deus conosco" (Isaías 7:14), poucas pessoas poderiam imaginar a profundidade da intenção de Deus, pois o Messias não seria simplesmente um companheiro andando ao nosso lado, mas que viveria dentro de nós, possibilitando assim que o nosso Pai Celestial nos aperfeiçoasse.

Quando os cuidados desta vida nos fazem querer abandonar o convite de seguir a Cristo, então é preciso recordar e ponderar neste desafio de Paulo: "Você não sabe que Cristo está em você?" Esse é o dom! Essa é a garantia! E com a oportunidade vem a responsabilidade, como veremos da próxima vez.