Considerando A Existência De Deus

Você está aqui

Considerando A Existência De Deus

"É espantoso que qualquer homem possa inquirir se existe um Deus; se Deus é justo; se esta vida é o único estado de existência"—Samuel Johnson

Mais de duzentos anos depois da época do gigante literário, Samuel Johnson, (1709-1784), o jornalista e historiador, Paul Johnson, escreveu: "A existência ou não existência de Deus é a pergunta mais importante que nós, seres humanos, somos desafiados a responder. Se Deus não existe, e, conseqüentemente, somos chamados para outra vida quando esta terminar . . . a nossa vida então tornar-se-á uma preparação para a eternidade" (A Procura de Deus, pág. 1, grifo do autor).

Dito tudo isso, mesmo em nosso mundo ocidental secular, a maioria, pelo menos, reconhece a existência de Deus. Portanto, talvez a questão mais relevante para a nossa era moderna permaneça esta: Deus é real para nós? Até o melhor de nós, ocasionalmente, se comporta como se Deus não pudesse lidar com as nossas más ações e fosse incapaz de perdoar, de nos livrar da culpa, e de nos redirecionar para o caminho justo.

No entanto, a Bíblia diz que "é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam" (Hebreus 11:6). Os patriarcas, profetas e apóstolos, todos experimentaram a realidade de Deus de uma forma pessoal. Consideremos o patriarca Abraão. Ele aprendeu com o tempo que, idependente do que Deus prometer, Ele é capaz de cumprir (Romanos 4:20-21).

Naturalmente, a própria Bíblia nunca questiona a existência de Deus. As Escrituras Sagradas foram estabelecidas sob a sólida realidade e presença de Deus. Elas são testemunhas fiéis de muitos encontros pessoais entre Deus e os Seus servos escolhidos—primeiramente os profetas hebreus, e mais tarde, os apóstolos do primeiro século. A Bíblia inclui os escritores hebreus dentro da "tão grande nuvem de testemunhas" (Hebreus 12:1) listados em Hebreus 11, que reconta a história de muitos servos fiéis de Deus.

Deus teve contatos pessoais com determinadas pessoas?

"E, vendo o Senhor que ele se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: 'Moisés, Moisés!' E ele disse: 'Eis-me aqui'" (Êxodo 3:4).

Essa é a narrativa da sarça ardente—a primeira de muitas conversas diretas e pessoais ocorridas entre Deus e Moisés (comparar Números 12:6-8; Êxodo 33:11).

Vários livros de teologia concordam que quando lemos os relatos bíblicos da revelação, encontramos registros de conversas longas, e quase diárias, entre Deus e Moisés. Era como se Deus fosse companheiro de Moisés dizendo-lhe, em situações particulares, o que ele precisaria fazer.

Certamente, Deus apareceu a Moisés, para lhe revelar as Suas palavras divinas. Palavras que o profeta registrou cuidadosamente para as gerações futuras. A Bíblia nos conta que "Moisés escreveu todas as palavras do Senhor" (Êxodo 24:4).

Deus se identificava com clareza?

"Disse mais: 'Eu SOU o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó.' E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus" (Êxodo 3:6).

Aquele que Moisés encontrou era o Deus dos patriarcas hebreus, como Abraão, que também teve conversas pessoais com Ele (Gênesis 18). A primeira reação de Moisés foi ter medo diante da presença impressionante de Deus, mas isso é muito compreensível. Mais tarde ele superou esse temor e pediu para ver Deus pessoalmente (comparar Êxodo 33:18-23; 32:11-14; Deuteronômio 3:24).

Hoje em dia, muitas pessoas não sabem quem é e o que é Deus! Esse conhecimento, de fundamental importância, tem escapado à maioria da humanidade. O profeta Oséias lamentou que a casa de Israel tivesse, voluntariamente, abandonado e perdido o conhecimento de Deus, com trágicas conseqüências (Oséias 4:1‑6). E se perdeu mais ainda nesta presente era!

Os profetas bíblicos nos declaram quem é o Criador?

"Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, e formou a terra e a tudo quanto produz, que dá a respiração ao povo que nela está e o espírito, aos que andam nela" (Isaías 42:5).

Deus diz, claramente, que Ele é o Criador dos céus e da terra (Gênesis 1:1)—e dos seres humanos (Gênesis 1:26-27; comparar Atos 17:24-26).

De tempos em tempos, através da história, Deus tem decidido lembrar a certos homens que Ele é o Criador de todas as coisas. O patriarca Jó foi um deles. Quatro capítulos do livro de Jó são dedicados a louvar a Deus e a exaltar a maravilha de Sua Criação (Jó, capítulos 38 ao 41). Gênesis 1 não é o único capítulo da Bíblia que menciona a criação.

Podemos entender ainda mais sobre Deus através de Sua criação?

"Pois as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Romanos 1:20).

Um milênio antes disso, de igual modo, o rei Davi expressou entender que Deus também Se revela através de Sua maravilhosa criação (comparar Salmos 19:1-6). Para a maioria das pessoas faz muito sentido que a criação requeira um Criador. Tal como um relógio perfeitamente afinado não pode surgir por si mesmo, igualmente o nosso magnífico e inspirador universo não pôde ser surgir por si mesmo. Cuidadosamente, Deus o planejou, inspecionou e criou. Deus não é um relojoeiro cego. Ele sabia exatamente o que estava fazendo (comparar Gênesis 1:31; Apocalipse 4:11).

Deus disse que há uma relação direta entre crença e conduta?

"O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram‑se todos e juntamente se fizeram imundos . . . " (Salmos 14:2-3).

O contexto de Salmos 14 é bem claro. Os incrédulos e aqueles que se comportam de maneira corrupta caminham juntos. Mas, para nós, quanto mais conhecermos e compreendermos a Deus, maior é a probabilidade de nossa vida cristã ser mais útil e proveitosa.

Embora seja Espírito (João 4:24), e muito superior a nós em natureza e dimensão, qual é a abordagem e atitude de Deus em relação ao Seu povo?

"Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos" (Isaías 57:15).

Deus "habita na eternidade", sendo assim não está sujeito às leis físicas do tempo e espaço. No entanto, Ele está pronto a perdoar e encorajar àqueles que estão realmente arrependidos e desejosos de coração a fazer a Sua vontade (Isaías 55:6-7).

Embora existam muitas evidências científicas, em diversas áreas, confirmando a existência de Deus, a prova mais expressiva continua sendo a de cada um que tem fé. Quando realmente alcançamos um relacionamento espiritual e particular com Deus, como nosso Pai, e Jesus Cristo, como nosso irmão mais velho, então passamos a saber que Eles existem.

Não deveríamos subestimar o poder da Palavra de Deus. Lídia, de Tiatira, deu ouvidos à pregação do apóstolo Paulo. Como resultado, "o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia" (Atos 16:14; comparar Romanos 10:14-15).