Por Que A Bíblia É Diferente?

Você está aqui

Por Que A Bíblia É Diferente?

Em toda a sua longa e difícil trajetória, a Bíblia tem, com sucesso, resistido a muitos ataques. Ela foi proibida na época medieval, bombardeada por grande criticismo durante o século XIX, e totalmente negligenciada no século XX, todavia, a Bíblia continua oferecendo à humanidade esperança e orientação correta.

Como disse o escritor David Ewert, "a Bíblia tem resistido, não somente às devastações do tempo, mas também às inúmeras tentativas de destruí-la por parte dos inimigos de Deus" (No livro: Das Antigas Tabuletas às Traduções Modernas, pág. 16).

Ainda que muitos escritores tenham ampliado a Bíblia, o leitor atento, aos poucos, percebe que há uma mente muito superior atuando dentro de suas páginas, de Gênesis a Apocalipse. Não é de admirar que o apóstolo Paulo tenha lembrado aos primeiros cristãos que as Sagradas Escrituras são as "palavras de Deus" (Romanos 3:2). Elas são elocuções divinas.

Quando Deus revelou o Seu desejo no Monte Sinai, Ele ordenou a Moisés a codificar e transmitir essa Palavra ao povo (Deuteronômio 5:31; 6:1; 17:18, 31:24-26). Por fim, as escrituras eram lidas regularmente em voz alta no templo em

Jerusalém e em outros lugares. As pessoas podiam ouvir, entender e agir em conformidade a elas. Por exemplo, vemos que Jesus Cristo tinha livre acesso às Escrituras e as lia em voz alta na sinagoga, em Nazaré (Lucas 4:16-22). O público ficava maravilhado com as palavras graciosas de Cristo, enquanto falava de Si mesmo quanto à profecia de Isaías.

Mais tarde, os apóstolos foram inspirados a escrever cartas à Igreja, geralmente explicando as Santas Escrituras. Juntamente com outros escritores e seguidores de Jesus, eles escreveram também os relatos da vida e obra de Cristo, que chegaram a ser comumente conhecidos como Evangelhos. Deus cuidou para que esses escritos únicos fossem preservados para as futuras gerações (2 Pedro 1:15).

Séculos mais tarde, depois da invenção da imprensa e da tradução das Escrituras para vários os idiomas, o povo passou a ter, paulatinamente, acesso à Bíblia Sagrada. Hoje esse Livro dos livros está ao alcance de quase todas as nações. No entanto, o padrão laico do pensamento de nossa era moderna, frequentemente, age como um potente freio à leitura e entendimento de suas páginas.

O pensamento básico do mundo atual geralmente afasta as pessoas da Bíblia. Esta é a razão por que revistas e cursos bíblicos, que explicam corretamente a Palavra de Deus, são absolutamente necessários. Nós precisamos ler a Bíblia com um entendimento divino.

Como Deus se comunica com Sua criação?

"Porque é Ele o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual é o Seu pensamento . . . Senhor, o Deus dos Exércitos é o Seu nome" (Amós 4:13).

Ao criar o homem à Sua própria imagem, Deus assegurou que a comunicação fosse possível. Então, com a ajuda de Deus, os seres humanos podem entender e responder aos Seus propósitos espirituais.

Quando Deus resolveu tirar Seu povo do cativeiro babilônico e trazê-lo de volta a Jerusalém, será que foi capaz de fazer isso, transmitindo assim uma mensagem importante a um rei da antiguidade?

"No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias), despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito . . . " (Esdras 1:1).


Deus pode se comunicar com qualquer pessoa que Ele quiser, até mesmo com reis mundanos e soberanos como Ciro. Certa vez, Salomão observou: "Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; a tudo quanto quer o inclina" (Provérbio 21:1; comparar Esdras 6:22; 2 Crônicas 36:22-23).

Como Deus revelou a verdade divina sobre a identidade de Seu Filho?

"E Jesus, respondendo, disse-lhe [a Pedro]: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas Meu Pai, que está nos céus" (Mateus 16:17; comparar com versículos 13-16).

Muito mais importante do que as mensagens aos reis incrédulos é a Sua preciosa verdade, que Deus revelou a Seus apóstolos e profetas—os quais, por sua vez, a preservaram para as gerações futuras (comparar Amós 3:7; 2 Pedro 3:2; Efésios 2:19-20). Hoje, o nosso entendimento da Palavra de Deus está baseado nesta mesma revelação escrita (2 Pedro 1:19-20). A explicação espiritual das Escrituras continua presente até na atual geração. (comparar João 17:20; Mateus 28:20).

Quais foram os principais meios usados por Deus para revelar Sua verdade à igreja original?

" . . . e perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, no partir do pão, e nas orações" (Atos 2:42).

A palavra doutrina significa simplesmente "instrução". Ela vem diretamente a Palavra de Deus. O ensinamento dos apóstolos resume o caminho de vida cristão. As congregações do primeiro século, a princípio, não possuíam os livros que hoje denominamos Novo Testamento.

No entanto, elas contavam principalmente com os apóstolos escolhidos, que ensinavam a Bíblia hebraica e o que tinham aprendido, em primeira mão, com Jesus Cristo (comparar Lucas 6:12-13; Mateus 28:18-20). A autoridade deles vinha diretamente de Cristo. "Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou", disse Jesus (Mateus 10:40; João 13:20).

Aos apóstolos escolhidos de Cristo foi confiada uma única tarefa: ser testemunhas da primeira geração—uma função que não foi dada a nenhuma outra geração . Jesus lhes disse: "e vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio" (João 15:27). E o apóstolo João escreveu: "E esta é a mensagem que dele [Jesus Cristo] ouvimos, e vos anunciamos . . . " (1 João 1:5; comparar Efésios 3:4-5; Atos 1:22; 1 Coríntios 15:1-8).

De fato, fortalecidos pelo Espírito Santo, os primeiros apóstolos e seus convertidos viveram o Novo Testamento antes mesmo que esse fosse escrito. As vidas que eles viveram, em carne e osso, foram registradas e, mais tarde, fizeram parte do Novo Testamento.

Resumindo as experiências dos testemunhos apostólicos, João escreveu: "O que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram, da Palavra da vida (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada), o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo" (1 João 1:1-3).

Quais são as intenções de Deus em relação ao homem?

"Pois eu bem Sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais" (Jeremias 29:11).

Deus proferiu estas palavras de encorajamento para uma nação em cativeiro babilônico, séculos atrás, mas elas ainda são aplicáveis hoje em dia. Tais palavras são uma mensagem de esperança e de um futuro brilhante tanto para indivíduos como para todas as nações.

As palavras de Deus se aplicam hoje tão bem como quando na época que foram registrados . O tempo não afeta a natureza humana. Os homens e as mulheres da antiguidade eram "sujeitos às mesmas paixões" (Tiago 5:17; Atos 14:15) . Eles não eram nenhuma raça diferente da humanidade de hoje. As coisas que aconteceram com eles servem para nosso aprendizado, encorajamento, esperança e conforto—e, às vezes, como uma advertência solene (comparar 1 Coríntios 10:11; Romanos 15:4).

O que Deus garante sobre a Sua Própria Palavra?

"Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; ela [palavra] não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei" (Isaías 55:10-11).

Deus não emite sua Palavra em vão. Ele promete que concluirá Seu grande propósito na Terra!

O que Deus requer de nós para nos dar mais conhecimento?

"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes" (Jeremias 33:3).

Primeiramente, devemos ter fome espiritual da Palavra de Deus (Mateus 5:6). Então, através da leitura e do estudo da Bíblia, podemos descobrir as verdades básicas sobre Deus e o Seu caminho de vida revelado. Nós também podemos ver isso no exemplo de vida de Seus servos escolhidos. Esses ensinamentos e exemplos bíblicos mostram o caráter de Deus e ilustra Sua vontade a nosso respeito (comparar Provérbio 3:1-6). Podemos confiar em Deus para direcionar nossas vidas em caminhos corretos, quando depositamos nEle a nossa incondicional e completa obediência.

Cristo é a Palavra viva de Deus!

Até quando a Palavra de Deus continuará como nosso guia?

"Seca-se a erva, e caem as flores; mas a Palavra de nosso Deus subsiste eternamente" (Isaías 40:8).

O destino da Palavra de Deus tem sido profetizado por milhares de anos (comparar Salmos 119:89, 111, 142, 152, 160). Jesus Cristo disse: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar" (Lucas 21:33).