A Igreja de Deus é como uma Mãe Amorosa

Você está aqui

A Igreja de Deus é como uma Mãe Amorosa

O amor de Deus é como o amor de uma mãe por seus filhos, mas o amor de Deus é ainda mais profundo. A verdadeira Igreja de Deus se porta como uma mãe carinhosa com seus filhos.

A Israel do Antigo Testamento era vista como uma mãe e seus cidadãos como filhos. A Bíblia usa o termo mãe para ilustrar o amor de Deus a Seus filhos e filhas (2 Coríntios 6:18). "Como a alguém que sua mãe consola, assim Eu vos consolarei..." (Isaías 66:13). Descrevendo a forma como Paulo e outros anciãos serviam a Igreja, ele escreveu: "Fomos bondosos quando estávamos entre vocês, como uma mãe que cuida dos próprios filhos" (1 Tessalonicenses 2:7, NVI).

Paulo, simbolicamente, caracterizou a Igreja de Deus como uma mãe (Gálatas 4:26). Em Apocalipse 19:7 a Igreja é vista como a noiva prometida de Cristo. Evidentemente, Deus, através de Suas instruções amorosas e misericordiosas, proporciona um ambiente acolhedor a Seus filhos por meio da Igreja. 

A Igreja de Deus tem as características de uma mãe cuidadosa e amorosa. A mãe tem um desejo natural de nutrir e proteger. No entanto, essa capacidade de carinho e proteção é limitada pelo fato de ser humana e carnal. Os membros da Igreja de Deus sabem e compreendem, no entanto, que Deus é a fonte do amor espiritual da Igreja. O apóstolo João define a Deus como amor: "Porque Deus é amor" (1 João 4:8). Ele também define o que é o amor de Deus: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados" (1 João 5:3).

Os Dez Mandamentos, escritos em Êxodo 20 e Deuteronômio 5, resumem como devemos amar a Deus e nosso próximo. Jesus os sintetizou em dois grandes mandamentos: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37-39). Estes dois grandes mandamentos denotam o amor de Deus. Eles são praticados de forma voluntária e protetora. Os membros da Igreja de Deus se esforçam para praticar esse amor divino.

Os membros da Igreja seguem o exemplo de Seu Salvador, Jesus Cristo (Mateus 5:38-48). Eles estão preocupados com duas grandes prioridades: colocar Deus em primeiro lugar em suas vidas e amar ao próximo como às suas próprias vidas (Mateus 22:36-40). Apesar de não serem perfeitos, membros da Igreja de Deus vivem e refletem o amor do Deus Eterno. Eles ensinam o amor de Deus — que se preocupa com os outros — que faz parte do evangelho de Cristo.

Aguardamos ansiosamente o tempo em que todos os seres humanos vão experimentar o amor de Deus dessa maneira. Até lá, o dia do estabelecimento do Reino de Deus na Terra, nós vamos encorajando e recebendo as pessoas que desejam compartilhar conosco o amor de Deus, expressado por Sua Igreja.