A Igreja não é um Edifício

Você está aqui

A Igreja não é um Edifício

Na Bíblia, a palavra igreja é uma tradução da palavra grega ekklesia, que significa “chamados para fora” (ver “Antecedentes Históricos da Palavra Igreja”). Essa palavra nunca se refere a uma edificação ou lugar de reunião, mas sempre a pessoas, aos que são "chamados" por Deus para saírem dessa sociedade mundana e para servi-Lo. A Igreja da Bíblia não é uma construção de alvenaria, mas um grupo de pessoas fervorosas e amorosas, escolhidas especialmente por Deus.

Nas Escrituras, a igreja pode se referir a um grupo de crentes que se reúne em algum local, numa cidade ou região ou também a todo o corpo de crentes chamados por Deus.

Portanto, no sentido bíblico, uma construção sem fiéis não pode ser chamada de igreja. A Igreja do Novo Testamento é formada por um grupo de pessoas chamadas por Deus a sair dessa sociedade mundana, mesmo que se reúnam em um salão alugado ou debaixo de uma árvore. Por exemplo, o apóstolo Paulo saudou a igreja — a congregação de pessoas — que se reunia na casa de Priscila e de Áquila em Roma (Romanos 16:35).

Quais são as raízes históricas da Igreja? O que distingue as pessoas chamadas por Deus? Como Deus utiliza a Igreja para alcançar os Seus propósitos? O que a Igreja faz por nós e o que seus membros deveriam fazer por ela? Como podemos participar do que Deus está realizando através de Sua Igreja? 

Quando Jesus disse: “... edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno (hades) não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18), Ele estava dizendo que a Igreja — o povo escolhido — nunca desapareceria. E ela continua viva — um corpo de crentes determinados e sinceros, que se esforça para servir a Deus, realizando a Sua obra e apoiando uns aos outros. Hoje em dia, com toda essa miscelânea de doutrinas e práticas, como podemos reconhecer a Igreja que Jesus edificou?

Nesta lição vamos aprender o que a Bíblia ensina acerca da Igreja de Deus e o que isso significa para nós.