Antecedentes Históricos da Palavra Igreja

Você está aqui

Antecedentes Históricos da Palavra Igreja

"Igreja é a tradução portuguesa da palavra grega ekklesia. O uso do termo grego antes do surgimento da igreja cristã é importante, pois dois tipos de sentidos em seu uso histórico emergem, para a compreensão da palavra igreja no Novo Testamento”.

"Em primeiro lugar, este termo grego, que significa basicamente, ‘chamados para fora’, foi utilizado para indicar uma assembléia ou ajuntamento de cidadãos de uma cidade grega e é assim usada em Atos 19:32, 39. Os cidadãos, que tinham conhecimento do seu status privilegiado em relação a escravos e não-cidadãos, eram chamados para reuniões por um arauto para discutirem... questões de interesse da comunidade. Quando os primeiros cristãos entenderam que constituíam uma igreja, não resta nenhuma dúvida de que eles sabiam que tinham sido chamados por Deus, em Jesus Cristo, para um propósito especial e que seu status era um privilégio em Jesus Cristo (Efésios 2:19)”.

"Em segundo lugar, esse termo grego foi usado mais de cem vezes na tradução do Antigo Testamento em uso comum na época de Jesus. O termo hebreu (qahal) significa simplesmente ‘assembleia’ e poderia ser utilizado de várias maneiras, por exemplo, referindo-se a uma assembleia, congregação, ou grupo de profetas (1 Samuel 19:20), soldados (Números 22:4) ou do povo de Deus (Deuteronômio 9:10). O uso do termo no Antigo Testamento quando se referia ao povo de Deus é importante para entender o termo ‘igreja’ no Novo Testamento”.

"O primeiros cristãos eram [na maioria] judeus, que usavam a tradução grega do Antigo Testamento. Para eles o uso da expressão que era comum no Antigo Testamento para designar o povo de Deus, revela a compreensão deles da continuidade que liga o Antigo e o Novo Testamento. Os primeiros cristãos entendiam que eles eram o povo do Deus que foi revelado no Antigo Testamento (Hebreus 1:1-2), os verdadeiros filhos de Israel (Romanos 2:28-29), tendo Abraão como pai (Romanos 4:1-25), e o povo da Nova Aliança profetizada no Antigo Testamento (Hebreus 8:1-13)”.

"Em virtude desse amplo contexto de significados no mundo grego e no Antigo Testamento, o termo ‘igreja’ é usado no Novo Testamento para designar uma congregação local de cristãos chamados por Deus, tal como a ‘igreja de Deus que está em Corinto’ (1 Coríntios 1:2) e também para designar todo o povo de Deus, tal como na afirmação que Cristo é o ‘cabeça da igreja, que é o Seu corpo’ (Efésios 1:22-23)".