Identificando a Igreja

Você está aqui

Identificando a Igreja

Assim como no início da Igreja, hoje em dia, Deus tem chamado pessoas para saírem do mundo (João 6:44; Apocalipse 18:4) e para entrar em Sua Igreja para fazer uma obra. Assim como Pedro exortou o público a se arrepender e ser batizado, aqueles que Deus está chamando hoje entendem a gravidade de seus pecados e se comprometem com Deus e com uma vida de mudança.

Como as pessoas que aceitam o chamado de Deus para entrar em Sua Igreja atendem a esse chamado?

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38).

"Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito" (1 Coríntios 12:13).

O batismo na água, como mostrado na oitava lição, é um sinal de arrependimento para os cristãos, que creem no sacrifício de Cristo para lavar os seus pecados. E representa a morte do velho homem e o começo de uma nova vida comprometida a fazer o que Deus pede. O resultado dessas mudanças é alcançado gradualmente através do poder do Espírito Santo, que  Deus dá ao cristão no batismo.

Como podemos identificar e evitar os falsos ensinamentos?

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade" (Mateus 7:15-23).

Cristo nos avisou para tomar cuidado com aqueles que se disfarçam de verdadeiros mestres, que aparentemente dizem e fazem as coisas certas, mas cujas ações e realizações realmente não são justas. Em última análise, os seus ensinamentos e doutrinas equivaleria à "transgressão" — se recusar a obedecer às leis de Deus. Cristo diz que irá rejeitar aqueles que rejeitam e desobedecem as Suas leis.

Que frutos devem crescer na vida dos verdadeiros cristãos?

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei" (Gálatas 5:22-23).

O Espírito de Deus torna possível para o novo cristão para começar a produzir as características altruístas do próprio Deus. Como acontecem com os frutos de uma videira, os traços do caráter divino não surgem imediatamente no batismo, mas deve ser nutrido e crescer ao longo do tempo. A principal finalidade da Igreja é nos ajudar a desenvolver frutos espirituais.

Quais as características marcantes dos verdadeiros cristãos?

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (João 13:34-35).

A Igreja de Deus crescerá com o mesmo altruísmo e amor piedoso demonstrado por Cristo. Esse carinho transbordante é muito superior ao amor natural entre irmãos ou até mesmo o amor de mãe, que é conhecido como a maior expressão do amor humano. O amor de Deus é totalmente altruísta e desinteressado, como descreve  Paulo, em 1Coríntios 13, e demonstrado por Cristo quando deu Sua vida por nós.

Os membros da Igreja já são perfeitos?

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:8-9).

"Porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?" (1 Coríntios 3:3).

A Igreja de Deus é composta de seres humanos que ainda são falhos. Cada um de nós ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar a perfeição demonstrada por Cristo. As palavras corretivas de Paulo em suas cartas aos Coríntios mostram que alguns membros da Igreja de Deus ainda podem ter muitas fraquezas humanas a serem superadas. Devemos agradecer a Deus porque Ele vê o coração de cada um (1 Samuel 16:7). Os verdadeiros cristãos continuam se arrependendo e mudando à medida que reconhecem suas deficiências. E devem continuar perdoando e apoiando os seus irmãos, enquanto batalham pela maturidade espiritual em Cristo (Gálatas 6:1-2).

Eles não podem, no entanto, continuar a praticar voluntária e deliberadamente o pecado como estilo de vida. "Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus" (1 João 3:10).

Como a Bíblia define o amor de Deus?

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados" (1 João 5:3).

"E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas" (Mateus 22:35-40).

A lei de Deus define o amor de Deus. Aqui Jesus explicou o significado dos Dez mandamentos (Êxodo 20), resumindo-os em dois grandes mandamentos. Os quatros primeiros mandamentos nos mostram que Deus espera que demonstremos o nosso amor a Ele. Os últimos seis mostram como Ele espera que mostremos o nosso amor pelos demais seres humanos. Esses princípios fundamentais e espirituais estão expandidos por toda a Bíblia. Por exemplo, Jesus, no Sermão da Montanha magnificou o significado dos mandamentos que proibem matar e adulterar, e demonstrou que pensamentos com o ódio e a luxúria violam a intenção desses mandamentos (Mateus 5:2132). 

E a Igreja de Deus continuará sempre guardando os mandamentos de Deus?

"E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo" (Apocalipse 12:17).

Essa mulher, de Apocalipse 12, representa justamente o povo de Deus antes da volta de Jesus. Nessa época, o dragão (Satanás, versículo 9) persegue a Igreja, a qual continua guardando fielmente os mandamentos de Deus.

Será que atualmente a Igreja acredita e pratica as mesmas coisas que praticaram Cristo e a Igreja do Novo Testamento?

"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos Nele. Aquele que diz que está Nele também deve andar como Ele andou" (1 João 2:3-6).

"Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Judas 3).

A Igreja continua obedecendo aos mandamentos de Deus e andando como Jesus andou. Isso mostra que ela sinceramente continua a batalhar pela fé estabelecida em toda a Bíblia e praticada pela Igreja na época apostólica.

Isso inclui a adoração a Deus nos dias ordenados na Bíblia e observados por Jesus e os apóstolos. A Bíblia deixa claro que Jesus, Paulo e a Igreja se reuniam regularmente no Sábado, obedecendo ao quarto Mandamento (Êxodo 20:8-11; Marcos 6:2; Lucas 4:16, 31-32; 13:10; Atos 13:14-44; 17:1-3; 18:4). Por isso, hoje em dia, os membros da Igreja de Deus se reúnem no Sábado para adorá-Lo, aprender mais sobre Seus caminhos e ter comunhão uns com os outros — com um sentido de urgência ainda maior, à medida que o retorno de Cristo se aproxima (Hebreus 10:24-25).

Os membros também observam as festas ordenadas por Deus, como assim fizeram Cristo e a Igreja (ver "O Que a Igreja Primitiva Acredita e Pratica?"). Como veremos em uma lição futura, as festas bíblicas ajudam os membros da Igreja a lembrar-se do incrível plano de Deus todo ano. A Igreja usa a Bíblia como guia e não lhe acrescenta ensinamentos e práticas antibíblicas.

Como a Bíblia chama a Igreja de Deus?

"Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que Ele resgatou com Seu próprio sangue" (Atos 20:28).

A frase igreja de Deus aparece oito vezes na Bíblia (Atos 20:28; 1 Coríntios 1:2; 10:32; 11:22; 15:9; 2 Coríntios 1:1; Gálatas 1:13; 1 Timóteo 3:5). E "Igrejas de Deus" aparece mais três vezes (1 Coríntios 11:16; 1 Tessalonicenses 2:14; 2 Tessalonicenses 1:4) e "a igreja do Deus vivo" ocorre uma vez (1 Timóteo 3:15).

Qual a obra que a Igreja de Deus vai continuar fazendo?

"Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos" (Mateus 28:19-20).

"E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim" (Mateus 24:14).

A Igreja de Deus continua fazendo a mesma obra que Cristo entregou aos Seus discípulos — parte da mesma obra realizada pelo próprio Cristo (Marcos 1:12, 14).

A Igreja está espalhando a todo o mundo a boa nova da vinda de Cristo com Seu Reino. O evangelho do Reino de Deus traz esperança além das más notícias provocadas pela própria humanidade. Mesmo assim, hoje em dia, somente uma minoria parece inclinada a prestar atenção à advertência amorosa de Deus. Deus deseja que todos venham ao conhecimento da verdade para que sejam salvos no devido tempo (1 Timóteo 2:4). Os membros da Igreja oram fervorosamente para que Deus possa chamar mais colaboradores agora para que ajudem nessa imensa obra (Mateus 9:37-38).

A Igreja não somente espalha a semente do evangelho (Marcos 4:2-20), mas também acolhe ativamente aqueles que Deus está chamando agora. Ela ensina-lhes as verdades preciosas da Bíblia e provê para o seu crescimento espiritual.