A IMPORTÂNCIA DO ARREPENDIMENTO

Você está aqui

A IMPORTÂNCIA DO ARREPENDIMENTO

Já aprendemos que nos arrependemos quando afastamos do pecado e entregamos nossas vidas a Deus. O arrependimento começa com o chamado de Deus—quando Ele abre as nossas mentes para que entendamos corretamente a sua Palavra. Por isso, devemos orar e pedir a Sua ajuda, começando com o estudo das Escrituras a fim de descobrirmos o que necessitamos mudar em nossa vida. Ao fazer isto estamos comparando nossa crença, comportamento, costume, tradições e pensamentos com a Bíblia Sagrada. A Palavra de Deus a única norma confiável pela qual podemos medir nossas atitudes e comportamentos.

Este processo consciente de análise pessoal é necessário se o nosso arrependimento for genuíno e isso pode levar um tempo considerável, especialmente se não formos familiarizados com as Escrituras. Agora, vamos ver o que diz a Bíblia sobre o verdadeiro arrependimento e sua importância para o nosso relacionamento com Deus.

Jesus ressaltou a importância do arrependimento?

"Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento" (Lucas 5:32).

"E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho" (Marcos 1:14-15; comparar Mateus 4:17).

O que Jesus ensinou foi que a nossa maior prioridade deve ser entrar no Reino de Deus (Mateus 6:33). Desde o começo do Seu ministério Ele enfatizou que o arrependimento é parte integrante para se alcançar esse objetivo.

Os antigos profetas de Deus também pregaram o arrependimento?

"Também vos enviou o Senhor todos os seus servos, os profetas, madrugando e enviando-os (mas vós não escutastes, nem inclinaste os ouvidos para ouvir), dizendo: Convertei-vos, agora, cada um do seu mau caminho e da maldade das suas ações e habitai na terra que o Senhor vos deu e a vossos pais, de século em século" (Jeremias 25:4-5).

Esta mesma mensagem tem que continuar a ser pregada em todo o mundo?

"E [Jesus] disse-lhes: ' . . . convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito . . . Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém'" (Lucas 24:44-47).

As Escrituras mostram que Deus é coerente. Desde o início que Ele tem enviado os Seus servos com a mesma mensagem: "Portanto, eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniquidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo" (Ezequiel 18:30-31, ARA).

Todos precisam se arrepender?

"Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis" (Lucas 13:3; comparar Atos 17:30; 2 Pedro 3:9).

A vida eterna no Reino de Deus está a disposição somente daqueles que se arrependem de seus pecados! Não há exceções, porque "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23).