BATISMO: POR QUE NECESSITAMOS DELE?

Você está aqui

BATISMO

POR QUE NECESSITAMOS DELE?

Que parte do processo de conversão segue o verdadeiro arrependimento?

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38).

"E, agora, por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor" (Atos 22:16).

Através do batismo é que assumimos, formalmente, o compromisso de sair definitivamente do pecado e entregar nossas vidas a Deus.

Jesus e os apóstolos batizavam os arrependidos?

"E, quando o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João . . . deixou a Judeia e foi outra vez para a Galileia" (João 4:1-3).

"Também muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados"  (Atos 18:8).

A vontade de Jesus era que os Seus servos continuassem batizando novos discípulos?

"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo . . . ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos" (Mateus 28:18-20).

Jesus ordenou a Seus discípulos que continuassem batizando depois de Sua morte e ressurreição. Sua promessa de estar com eles até a consumação dos séculos—a qual ainda não ocorreu—demonstra que Sua intenção era que o batismo fosse parte da responsabilidade de Seus seguidores em todas as épocas, inclusive a nossa.

Por que o batismo é importante?

"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Marcos 16:16).

O batismo está intrinsecamente ligado ao perdão Deus, por causa de nossos pecados, e Seu dom de salvação. Por meio de Sua morte, Cristo pagou esse castigo (Romanos 6:23) por nossos pecados. Na noite da ceia de Páscoa, antes de Sua crucificação, Jesus abençoou uma taça de vinho e disse a Seus discípulos: "Porque isto é [representa] o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados" (Mateus 26:28).

Paulo explicou que "Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8). Em seguida, acrescentou: "Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo Seu sangue, seremos por Ele salvos da ira" (versículo 9). Paulo também escreveu: "Palavra fiel é esta: que, se morrermos com Ele, também com Ele viveremos" (2 Timóteo 2:11).

Como morremos com Cristo?

"Não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte?" (Romanos 6:3).

O batismo é uma cerimônia que simboliza um enterro—ordenada pelo próprio Jesus—através da qual aceitamos Sua morte como sacrifício por nossos pecados. "Porque primeiramente vos entreguei", escreveu Paulo, "o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15:3-4).

Paulo também explicou: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados [considerados sem pecado], gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no Seu sangue . . . " (Romanos 3:23-25).

Através da cerimônia do batismo nos tornamos, simbolicamente, unidos com Cristo na morte. "Porque, se fomos unidos com Ele na semelhança da Sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da Sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos" (Romanos 6:5-6, ARA).

Que responsabilidades acompanham o batismo?

"Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida" (Romanos 6:4, ARA).

"Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes se ofereçam a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça" (versículos 11-13, NVI).

O batismo significa o fim de uma vida de pecado habitual e o começo de uma nova vida dedicada à justiça. "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a Si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para Si um povo Seu especial, zeloso de boas obras" (Tito 2:11-14).

Esta responsabilidade inclui uma vida de obediência?

"Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4:4).

"Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (Atos 5:29; comparar 2 Coríntios 10:3-5).

Os ensinamentos de toda a Bíblia—o Antigo e o Novo Testamento—tornam-se nosso guia de vida. O Novo Testamento esclarece como devemos aplicar os ensinamentos do Antigo Testamento em relação à Nova Aliança. A ênfase da Nova Aliança está propriamente no cumprimento desse espírito—das leis de Deus.

Não podemos mais viver como queremos, ignorando as instruções de Deus. Jesus deixou isso bem claro: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade" (Mateus 7:21-23). Devemos viver dentro da lei e não sem lei!

Por que Jesus foi batizado?

"Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-Lo, dizendo: "Eu preciso ser batizado por Ti, e Tu vens a mim?" Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou" (Mateus 3:13-15, NVI).

"E aconteceu, naqueles dias, que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galileia, foi batizado por João, no rio Jordão" (Marcos 1:9).

Jesus nasceu para ser um exemplo perfeito para nós, como ser humano físico. Mesmo assim, Ele nunca pecou nem precisou ser perdoado. Ele foi batizado como exemplo do que deveremos seguir. Assim como Ele foi batizado, nós também devemos ser. De maneira pessoal, Ele nos mostrou que o batismo é o meio estabelecido para nos unir a Ele na morte a fim de que nossos pecados possam ser perdoados.

As crianças devem ser batizadas?

" . . . muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados"  (Atos 18:8).

"De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra . . . "  (Atos 2:41).

"Mas, como cressem . . . se batizavam, tanto homens como mulheres" (Atos 8:12).

O batismo é para pessoas suficientemente maduras, que compreendam e acreditem no significado do arrependimento e do próprio batismo. Em raras exceções, a maioria dos adolescentes não está em condição de entender a razão de seu pecado. Eles ainda não estão maduros o bastante para entender sua própria natureza nem o que é certo ou errado.

As crianças são preciosas para Deus. Jesus tomou algumas crianças em Seus braços e as abençoou (Marcos 10:13-16). Mas em cada exemplo específico de batismo mencionado na Bíblia, vemos que os que foram batizados eram bastante maduros e experientes para entender o arrependimento, o batismo e a seriedade do seu compromisso. Só devem ser batizados aqueles que são maduros o suficiente para produzir frutos de arrependimento.

Seria necessário sempre rebatizar os adultos?

"Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus" (Atos 19:3-5).

Embora aquelas pessoas tivessem sido imersas pelo batismo de João Batista, elas não tinham recebido o Espírito Santo (versículo 2). Somente aqueles que receberam o Espírito de Deus são discípulos convertidos de Cristo (Romanos 8:9). Então, Paulo os rebatizou também em nome de Jesus Cristo para que recebessem o Espírito Santo.

Hoje em dia muitas pessoas têm sido batizadas sem nunca terem entendido o que é pecado ou o que realmente significa o arrependimento. Elas também precisam ser rebatizadas para receberem o Espírito de Deus e serem convertidas.

Como devemos ser batizados?

"Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali e eram batizados" (João 3:23).

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se Lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele" (Mateus 3:16).

Observe que João Batista escolheu um local onde tinha "muita água" para batizar aos que vinham a ele. E Jesus "saiu logo da água . . . " quando foi batizado. Qual é o significado destas palavras? A palavra grega baptizo significa "imergir", "mergulhar" ou "submergir".

Jesus nos deu um exemplo quando foi totalmente submerso na água em um lugar onde havia "muita água" para que isso fosse possível. Todos os outros exemplos de batismos realizados pelos discípulos de Cristo, mencionados nas Escrituras, seguem esse padrão. Por exemplo, lemos em Atos 8:38 que o eunuco "mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou". Além desse, na Bíblia não existe nenhum outro exemplo de batismo nas águas.

O simbolismo do batismo, como um enterro do velho eu, exige uma cerimônia que representa um verdadeiro sepultamento. Somente o batismo por imersão preenche esse simbolismo. Portanto, seguindo o exemplo de nosso Senhor, nós também devemos ser totalmente imersos na água quando batizados, sepultando, simbolicamente, o velho homem com Jesus em uma sepultura aquática.