O QUE É ARREPENDIMENTO?

Você está aqui

O QUE É ARREPENDIMENTO?

Segundo Deus, o que demonstra que nosso arrependimento é genuíno?

"Dizia, pois, João [Batista] à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento . . . toda árvore, pois, que não dá bom fruto é cortada e lançada no fogo" (Lucas 3:7-9).

Disse Paulo: "Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento" (Atos 26:20, NVI).

O arrependimento genuíno produz uma mudança em nossa maneira de viver e até mesmo na forma como pensamos. Aqueles que dizem ter se arrependido, mas não produzem "frutos dignos de arrependimento" (Mateus 3:8) enganam a si mesmos. "Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras . . . " (Tito 1:16). "Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar" (Tiago 1:23-25, ARA).

Qual é a atitude do verdadeiro arrependido?

"O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" (Lucas 18:13).

"Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo . . . " (Jó 42:5-6, NVI).

O verdadeiro arrependimento é mais do que apenas reconhecer nossos erros. Até mesmo o desejo de fazer coisas erradas deveria tornar-se repugnante para nós. Deus deseja que "odiemos o mal" (Provérbios 8:13), especialmente o mal que já reconhecemos existir dentro de nós.

Devemos permitir sinceramente que Deus mude os nossos corações. Como o antigo rei Davi, nós deveríamos pedir a Deus que crie em nós um coração limpo e um espírito reto (Salmos 51:10). Temos que nos ver como pecadores e buscar nos arrepender do fundo de nossos corações. Também devemos reconhecer que nossos pecados começam em nossos pensamentos, sempre motivados por nosso orgulho e egoísmo, ira e ciúme, luxúria e cobiça, e por nossa natureza humana.

Jesus confirma que o pecado começa no coração?

"Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro" (Marcos 7:21-23, NVI).

Algumas dessas características humanas inerentes podem ser mais marcantes que outras. Não obstante, se pedirmos, sinceramente, a Deus para abrir os nossos olhos para nos vermos como somos, então, seremos capazes de reconhecer em nós mesmos muitas dessas atitudes e comportamentos que as Escrituras definem como pecaminosas. Por isso devemos buscar a Deus em oração para que Ele nos dê o poder necessário para mudar e substituir essas atitudes por Sua natureza e caráter, como revelado nas Escrituras Sagradas.

O arrependimento inclui mudança de atitude em relação aos pecados dos outros contra você?

"E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas" (Marcos 11:25-26).

"Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe; e, se pecar contra ti sete vezes no dia e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me, perdoa-lhe" (Lucas 17:3-4).

Uma vez que a lei de Deus é baseada em amá-Lo e amar os outros como amamos a nós mesmos (Marcos 12:30-31), perdoar aos outros é parte expressiva do nosso arrependimento. Jesus ensinou: "Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, bendizei aos que vos maldizem orai pelos que vos caluniam" (Lucas 6:27-28).