Outros Batismos

Outros Batismos

Quando João Batista falou do batismo com fogo e com o Espírito Santo, o que ele queria dizer? Observe as exatas palavras de João: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as Suas sandálias; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Em Sua mão tem a pá, e limpará a Sua eira, e recolherá no celeiro o Seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará" (Mateus 3:11-12).

A palavra batizar significa "pôr em", ou "mergulhar" em alguma coisa. João batizou na água, imergindo as pessoas na água do rio Jordão. Mas ele estava explicando que Cristo iria além do que ele estava fazendo. Imediatamente, ele explicou a sua referência ao batismo com fogo. Aqueles que se recusam a se arrepender devem ser considerados como "palha" e, no fim dos tempos, serão lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:15).

O próprio Jesus explicou o batismo com o Espírito Santo. Ele disse aos Seus discípulos que "na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias" (Atos 1:5). E isso foi cumprido alguns dias depois, na festa de Pentecostes, quando os discípulos de Cristo "todos foram cheios do Espírito Santo" (Atos 2:1-4).

O que Paulo quis dizer em 1 Coríntios 12:13, quando disse que "todos nós fomos batizados em [por] um Espírito, formando [colocando dentro dum] um corpo"? Mais tarde, no mesmo capítulo, Paulo explica o que estava falando. "Ora, vós sois o corpo de Cristo e Seus membros em particular" (versículo 27). Esse corpo é expressamente identificado como "a igreja de Deus" em Atos 20:28. Aquele que recebe o Espírito Santo é imediatamente "colocado dentro" e torna-se membro do "corpo de Cristo", a Igreja de Deus. (Para saber mais sobre esses outros "batismos", não deixe de solicitar sua cópia gratuita do guia de estudo bíblico O Caminho Para a Vida Eterna).