O Tormento dos Ímpios Durará para Sempre?

Você está aqui

O Tormento dos Ímpios Durará para Sempre?

À primeira vista esta passagem parece confirmar a ideia tradicional de um inferno de fogo escaldante e sulfuroso, atormentando impiedosa e eternamente as indefesas almas imortais. Mas, se, por um momento, pormos de lado esse conceito tradicional e popular sobre o inferno, rapidamente percebemos que esta Escritura descreve uma circunstância bem diferente.

Primeiro notemos que no contexto desta passagem vemos que os acontecimentos descritos não ocorrem no inferno nem numa situação depois da vida, mas acontecem aqui na terra entre os terríveis incidentes imediatamente antes ou após a segunda vinda de Cristo. Este aviso descreve o castigo que cairá sobre todos os habitantes da Terra “que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome”.

O capítulo 13 descreve esta “besta”—um superpoder ditatorial do fim dos tempos que se oporá a Deus—e a sua marca. Aqueles que aceitarem esta marca demonstrarão que aceitaram a aliança com esse sistema poderoso e não com Deus, e no capítulo 14 Deus revela as consequências dessa escolha—advertindo sobre os terríveis castigos que precederão a vinda de Cristo (ver versículos 14-20 e os dois capítulos seguintes).

Observe também nesta passagem que a fumaça desses eventos aterrorizantes subirá para sempre—aqui não diz que o tormento dessas pessoas continuará para sempre. Davi escreveu em Salmos 37:20 que “os ímpios perecerão [não serão torturados para sempre no inferno] . . . desaparecerão e em fumaça se desfarão”.

Sem dúvida, a fumaça também está associada com a ira de Deus derramada sobre a Terra, como descrito em Apocalipse 16— que inclui a total destruição pelo intenso calor, pela guerra e por um forte terremoto. Todos estes eventos irão gerar grandes incêndios e uma enorme quantidade de fumaça.

As propriedades dessa fumaça são tão intensas que “sobem para todo o sempre” (14:11), o que significa que nada vai impedi-la ou extingui-la. E essa coluna de gás aquecido, que contém partículas minúsculas e suspensas, sobe, expande-se e, eventualmente, se dissipa. Além disso, a frase grega traduzida como “para todo o sempre” não tem de significar para toda a eternidade. Ela somente pode se referir ao que está acontecendo no fim dos tempos.

A referência aos ímpios, no versículo 11, não terem “repouso, nem de dia nem de noite” diz respeito àqueles que continuam adorando a besta e a sua imagem durante esse tempo. Eles estarão constantemente aterrorizados e com medo de perder suas vidas, e, portanto, não conseguirão encontrar um momento de descanso durante essa época terrível da ira de Deus.

Ao invés de descrever o tormento eterno das pessoas no inferno, vemos pelo contexto que esta passagem realmente descreve eventos específicos que terão lugar na Terra no final dessa época.