Seu Maravilhoso Futuro

Seu Maravilhoso Futuro

A perspectiva da morte tem pairado sobre a cabeça da humanidade desde a sua existência. Quando as pessoas não entendem a verdade de Deus, elas são tomadas pelo medo da morte e escravizadas em um cativeiro cruel  e implacável.

O Comentário Bíblico Expositivo [The Expositor’s Bible Commentary] resume como a verdade da ressurreição, personificada na ressurreição de Cristo, transformou a maneira de pensar de muitas pessoas: “No primeiro século isto [o medo da morte] era bastante real. Os filósofos recomendavam às pessoas que tivessem calma diante da morte, algumas até conseguiam. Mas para a maioria, tal conselho não trazia alívio. Pelo contrário, o medo aumentava como ilustram claramente as inscrições nas lápides das tumbas. Porém, uma das coisas mais maravilhosas do Evangelho de Cristo é que liberta os homens e as mulheres deste medo . . . Eles são salvos com uma firme esperança de vida eterna, uma vida em que o melhor está além da sepultura” (Leon Morris, 1981, vol. 12, p. 29, nota sobre Hebreus 2:14-15).

A Bíblia revela que o melhor que o homem pode experimentar está além do túmulo. Ela nos mostra que os cristãos convertidos vão herdar a vida eterna na primeira ressurreição e que a morte nunca mais vai ter poder sobre eles: “E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória” (1 Coríntios 15:54).

A vida que está para vir é muito superior a esta atual existência temporária. Será uma vida abundante em propósito e prazer. “Na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente”, escreveu Davi (Salmo 16:11).

Então, vamos ver o que esperam aqueles que recebem a vida eterna através da ressurreição.

Qual será a nossa aparência?

Em termos gerais, podemos saber que aspecto nós teremos na ressurreição porque a Bíblia nos diz que seremos como Jesus ressuscitado.  “O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor,  é do céu . . . E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial” (1 Coríntios 15:47, 49).

Aprendemos que, na ressurreição, vamos ter a mesma imagem ou semelhança que tem Cristo. Isto significa tornar-se um ser imortal com um corpo espiritual, em vez de carne e sangue (versículos 45 e 50).

Além disso, Paulo disse que os verdadeiros cristãos serão “conformes à imagem de seu Filho”, que é “o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29). Você entendeu isso? Seremos irmãos de Jesus e compartilharemos Sua semelhança. Apesar de Cristo existir eternamente, e nós não, no entanto seremos elevados a um plano tão alto que vamos ser chamados filhos de Deus e irmãos de Jesus Cristo.

O apóstolo João confirma estas duas verdades—que seremos filhos de Deus e que sermos glorificados exatamente como foi Jesus Cristo. João escreveu: “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus” (1 João 3:1). E em 1 João 3:2, ele continua: “Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é o veremos”.

Vamos ser ressuscitados em esplendor inimaginável, vamos compartilhar a glória divina e o domínio de Cristo (Romanos 8:16-18; 2 Coríntios 3:18; 2 Tessalonicenses 2:14; Hebreus 1:1-3; 2:5-9; Apocalipse 21:7)—embora nunca seremos igual a Ele. Ele é o Filho de Deus que sempre existiu e é superior a todos, menos ao Pai.

A glória de Cristo

Como é a glória de Cristo? Durante o Seu ministério na terra, Ele deu uma oportunidade a três discípulos de anteverem a sua aparência espiritual glorificada. “E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz” (Mateus 17:2).

Anos mais tarde, conforme lemos no livro de Apocalipse, João teve uma visão de Cristo ressuscitado e glorificado. Veja como João descreve esta experiência única: “Os seus cabelos eram brancos como a lã ou como a neve, e os seus olhos eram brilhantes como o fogo. Os seus pés brilhavam como o bronze refinado na fornalha e depois polido, e a sua voz parecia o barulho de uma grande cachoeira . . . O seu rosto brilhava como o sol do meio-dia” (Apocalipse 1:14-16, BLH).

Isto descreve a Cristo, o Filho glorificado de Deus, como um ser de grande resplandecência. Nós, também, compartilharemos desta deslumbrante aparência!

Depois da Sua ressurreição, Jesus tinha a capacidade de assumir a aparência que havia tido quando existiu na carne. Depois de Ele ter se levantado do túmulo, no jardim do Horto, Maria Madalena, visitou a Sua sepultura na madrugada da manhã seguinte. Quando ela viu a sepultura vazia começou a chorar (João 20:11).

Então, “Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei “ (versículo 15). Então, Jesus apareceu a Maria como um ser humano normal, e não em Seu estado radiante. A princípio, ela O confundiu com o jardineiro.

Noutra ocasião Jesus apareceu do nada dentro de uma sala fechada, onde Seus discípulos estavam reunidos. “E, oito dias depois . . . Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco!” (João 20:26). Depois da ressurreição Jesus foi capaz de passar através de barreiras sólidas—como as paredes de um prédio ou a pesada pedra que estava na entrada do Seu sepulcro.

Como Jesus, nós, quando formos transformados em seres espirituais, não estaremos mais limitados pelas leis que governam as coisas físicas. Simplesmente, teremos a capacidade de nos materializar como Jesus fez e não estaremos sujeitos a obstáculos físicos. Como parte desta mudança, nós não teremos a necessidade de comer para sobreviver, no entanto, parece que teremos a opção de comer por simples prazer ou por companheirismo. Em duas das aparições depois da ressurreição, Jesus compartilhou uma refeição com os Seus discípulos (Lucas 24:28-30 e João 21:9-15).

Aqueles a quem Deus der a vida eterna, na ressurreição, terão estas características sobrenaturais para sempre. Veja a descrição da ressurreição no livro de Daniel: “Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno. Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre” (Daniel 12:2-3, NVI).

Para entender melhor o que tudo isso significa, não deixe de solicitar ou baixar nosso livro gratuito Qual é o Seu Destino?

O que vamos fazer como seres espirituais?

Como seres espirituais na família de Deus, viveremos e trabalharemos no mais elevado nível e no melhor ambiente jamais imaginado. Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que conheçam a Ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). Passaremos a eternidade com Deus em Seu ambiente—no Seu mundo espiritual e de poder inimaginável. Não ficaremos ociosos em nossa nova vida. Estaremos muito ocupados. Jesus disse, “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5: 17).

Quando Cristo voltar para estabelecer o Reino de Deus na Terra, aqueles que fizeram parte da primeira ressurreição, servirão a Deus na qualidade de juízes  (Apocalipse 20:4) e sacerdotes (versículo 6) e “reinarão sobre a Terra” (Apocalipse 5:10). Nós não vamos para o céu para viver ociosamente e de braços cruzados.

Jesus retornará a um mundo em grande parte destruído por viver se opondo aos mandamentos do seu Criador. Jesus vai ensinar as pessoas a obedecer às leis de Deus. Nessa altura, Ele iniciará um processo de reeducação em massa para ajudar as pessoas a desaprender suas antigas formas de fazer as coisas e, pela primeira vez, aprender a fazer as coisas à maneira de Deus.

Observe a profecia de Isaías sobre esse futuro governo de Jesus, como Messias e Rei sobre a Terra, onde “montes” e “outeiros” são símbolos de reinos ou estados políticos maiores e menores, respectivamente: “E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do senhor no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor.

“E ele exercerá o seu juízo sobre as nações e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças, em foices; não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear” (Isaías 2:2-4).

Neste tempo, profetizado por Isaías, Cristo ensinará a todas as pessoas que não conhecem o caminho de Deus. Ele será auxiliado por todos os que forem transformados em glorificados filhos de Deus, na ocasião da primeira ressurreição, quando Ele voltar (Lucas 20:36).

Se entrarmos nessa nova vida, seremos dotados de energia ilimitada. Como membros imortais da família de Deus, seremos como “o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto”  (Isaías 40:28, NVI).

Uma mudança para melhor

Referindo-se ao evento que transformará os nossos corpos mortais, Paulo escreveu: “Um é o esplendor do sol, outro o da lua, e outro o das estrelas; e as estrelas diferem em esplendor umas das outras. Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual” (1 Coríntios 15:41-44, NVI).

Deus nos dará corpos que nunca se cansam nem adoecem—e mentes que terão algumas de Suas habilidades sobrenaturais. Quando reinarmos com Cristo (Apocalipse 2:26; 3:21), também vamos ajudá-Lo a estabelecer a paz mundial. Vamos colaborar na divulgação do conhecimento de Deus e de Seu caminho de vida às terras mais distantes, em um processo de reeducação de dimensão universal. “Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9).

Aqueles que serão transformados ao retorno de Cristo incluirão todos os Seus fiéis seguidores que estarão vivos perante Seu retorno, bem como os que já estão mortos, que foram chamados, se arrependeram e viveram em obediência fiel a Deus. Também estão inclusos todos os homens e mulheres de fé mencionados em Hebreus 11, os quais “morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra” (versículo 13).

Aqueles que morreram na fé incluem Abraão, Isaque e Jacó (versículos 17-21). A promessa que eles ainda não receberam, é a promessa do Reino de Deus. Como disse Jesus: “Eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no Reino dos céus” (Mateus 8:11). Lembre-se que o Reino dos céus é sinônimo de Reino de Deus, o qual será estabelecido por Cristo na Terra quando Ele voltar.

Respondendo ao convite de Deus

Você pode estar entre aqueles que virão de todas as partes do mundo, na ressurreição, para estar com Cristo no Seu Reino—se você responder ao convite de Deus. Deus está fazendo esse chamado através da pregação do evangelho. Este livro que você está lendo faz parte desse esforço.

O chamado de Deus não é oferecido a todo mundo nesta era atual. Jesus disse aos discípulos que o entendimento da verdade de Deus ainda não estava disponível para todos: “Porque a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não lhes é dado” (Mateus 13:11).

Em diversas passagens da Bíblia, vemos referências aos ‘eleitos’ ou povo de Deus. Estes são aqueles que Deus está chamando para entender estas coisas agora, nesta era presente, mas o restante das pessoas—a vastíssima maioria do mundo—só será chamado mais tarde.

Observe que a maior parte de Israel, o povo de Deus mencionado extensivamente no Antigo Testamento, não recebeu o entendimento sobre o Reino de Deus, enquanto vivia. Eles estavam com os corações endurecidos e as mentes cegas. Mas a oportunidade para a maioria deles virá na segunda ressurreição. “O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos” (Romanos 11:7).

Porém, como Paulo explica no mesmo capítulo, o tempo virá em que “todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades” (versículo 26). O chamado de Deus é realizado de acordo com a Sua vontade. Quando tudo estiver dito e feito o Seu plano é completamente justo para com todas as pessoas.

Pedro esclarece que aqueles que agora se tornam parte da Sua Igreja são os escolhidos nesta presente era para receberem a salvação na primeira ressurreição. A respeito deles, Pedro diz: “Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).

A boa nova é que Deus, eventualmente, oferecerá a vida eterna a todos os que se arrependerem. Porque ele deseja que todos entrem no Seu Reino. Pois, Ele quer compartilhar esta oportunidade de vida eterna com todos  (2 Pedro 3:9).

Deus tem reservado um panorama deslumbrante para todos aqueles que O servem. O apóstolo João foi inspirado a escrever essa visão do futuro no livro de Apocalipse, o último livro da Bíblia: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas . . . Quem vencer herdará todas as coisas, e Eu serei seu Deus, e ele será Meu filho” (Apocalipse 21:7).

O futuro que Deus tem planejado para nós é fantástico e chocante!  É muito superior ao céu fantasioso da imaginação dos homens. Deus vai compartilhar o verdadeiro futuro com todos aqueles que se arrependam e abandonem os seus pecados. E todos aqueles que obstinadamente se recusem arrepender-se, não irão sofrer para sempre no inferno. Eles simplesmente deixarão de existir. Mas, isto não precisa acontecer com você.

Você pode fazer parte do reino eterno de Deus, se você prestar atenção às palavras que Jesus falou quando começou Seu ministério: “O tempo é chegado . . . O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas” (Marcos 1:15, NVI).

Procure confortar-se na verdade de Deus. Não é preciso temer a morte, se você voltar sua vida em direção a Deus. Afinal de contas, Ele quer que você viva com Ele em contentamento abundante para todo o sempre. E ele pode fazer isso acontecer contigo—se você permitir!