Como a Fé Nos Capacita a Obedecer—e Ter Mais Fé

Você está aqui

Como a Fé Nos Capacita a Obedecer—e Ter Mais Fé

No livro de Hebreus, a desobediência é comparada a incredulidade (ver Hebreus 3:18-19). Como essas duas coisas estão tão intimamente relacionadas? Vimos no início deste livro que, como o apóstolo Paulo explica em Romanos 3:31, a fé permite que guardemos a lei de Deus (ver “A Fé Coloca a Lei numa ‘base mais firme’” na página 14). Mas por que isto é assim—e como funciona?

Pense sobre isso. Se você crê, absoluta e totalmente, em tudo que Deus tem dito, então por que continuaria a transgredir Sua lei? Aqui está uma analogia. Digamos que você pega uma garrafa que sabe estar cheia de veneno e que lhe causará uma dor terrível e à morte em poucos minutos. A menos que você esteja tentando cometer suicídio, qual seria a probabilidade de você tomar dessa bebida?

Deus nos diz que o pecado leva ao sofrimento e à miséria—e finalmente à morte—mas que Seu caminho de vida trará muita felicidade e uma existência mais maravilhosa possível. Quando temos a mentalidade de crer absolutamente no que Deus diz, aceitamos Seu caminho—tememos “beber desse veneno mortal”.

Em outras ocasiões, podemos “saber” o caminho de Deus é o certo, mas às vezes esquecemos absolutamente o quanto Deus real é e que Ele certamente está aqui conosco. Consequentemente, nós não levamos a sério as advertências. Podemos achar que um prazer breve e carnal nos fará “sentir melhor”—e assim acabamos cedendo à tentação. Mas veja que o principal culpado aqui é a incredulidade! Se nós real e verdadeiramente cremos em Deus—estando absolutamente convencidos de que Ele, em Espírito, sempre está bem aqui conosco—nós nos comportaríamos melhor e agiríamos conforme Sua vontade.

Mas para os seres humanos físicos afligidos pela fraqueza da carne e influências negativas de Satanás, a fé absoluta está fora de alcance por sua própria conta. Humanamente, sempre haverá alguma dúvida. É por isso que precisamos passar por uma transformação da mente através do Espírito Santo, que é um dom de Deus pela graça mediante a fé.

Ao nos dar o Espírito Santo, Deus Pai e Jesus Cristo nos permite compartilhar milagrosamente de Sua perspectiva correta quando se trata de como devemos viver. E o Espírito Santo também nos proporciona obediência e aumento de fé para obedecer ainda mais.

Veja como isso funciona. Quando resolvemos obedecer a Deus—é impossível fazer isso completamente por nossa própria conta—nós damos um passo de fé, e sabemos que não estamos em “carreira solo”. Sabemos que ao grau que nos submetemos a Cristo viver em nós pelo Seu Espírito (Gálatas 2:20), Ele guarda a lei em nós e através de nós. Claro, devemos crer—e também fazer nosso próprio esforço.

Porém, este esforço não nos levaria a lugar nenhum sem a ajuda de Cristo. Mas se não fizermos nenhum esforço, Ele não vai nos arrastar ao longo do caminho e nos obrigar a fazer o que é correto. Devemos cooperar e trabalhar em parceria com Ele. Como Paulo escreve que cada um de nós deve executar o “trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em [nós] poderosamente” (Colossenses 1:29). Apenas isso irá gerar obediência contínua aos mandamentos de Deus no espírito e intenção completa da lei.

Esta é a fé viva—uma fé acompanhada de obras de justiça. A princípio, Deus declarou como justo o patriarca Abraão com base em sua fé (Gênesis 15:5-6). No entanto, o apóstolo Tiago explica sobre a obediência de Abraão: “Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada” (Tiago 2:22).

Existe uma sinergia entre a fé em Deus, com Seu caminho de vida, e nosso compromisso em fazer obras piedosas. Cada vez que damos o salto de fé para obedecer a Deus, sendo bem sucedidos porque Cristo vive em nós, mais fé teremos para obedecer no futuro. Na verdade, o sucesso atrai sucesso!

Nas palavras de Paulo: “A justiça de Deus [alinhamento com o Seu caminho e lei] se revela no evangelho, de fé em fé [isto é, uma fé sempre crescente], como está escrito: O justo viverá por fé” (Romanos 1:17, ARA).

O versículo seguinte de Tiago 2 diz que este aperfeiçoamento da fé através das obras é na verdade como “cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça” (v. 23). Que isto seja dito a respeito de nós também!