Exemplos de Fé Viva

Exemplos de Fé Viva

“Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós . . .” (1 Coríntios 10:6, ARA).

Ficamos fascinados com as histórias de outras pessoas. As pessoas gostam de ouvir relatos das reações de outras pessoas ante os desafios e tribulações. Isso fica evidente quando notamos o enorme apelo das histórias inspiradoras nas revistas e jornais. Quando aprendemos como outras pessoas conseguiram ter sucesso, também ficamos mais confiantes que podemos triunfar.

Porque Deus inspirou as Escrituras “para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16-17), devemos estudar regularmente Sua Palavra, a Bíblia. Nenhum outro livro tem essa mesma aprovação divina. As Escrituras contêm inúmeras histórias de sucesso escritas para nosso benefício. A Bíblia é um registro de pessoas que enfrentaram desafios e dificuldades. Mesmo tendo vivido há muito tempo, suas histórias foram preservadas como exemplos eternos para nós.

Escrevendo à igreja em Corinto no primeiro século, o apóstolo Paulo lembrou aos Coríntios de eventos importantes da história de Israel, há mil e quinhentos anos (1 Coríntios 10:1-10). Ele escreveu: “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado” (versículo 11, ARA).

Os exemplos referidos por Paulo não são relatos arcaicos sobre questões irrelevantes. Eles são genuínos. A Bíblia não encapa seus heróis ou esconde seus pecadores. Ela contém registros de pessoas reais com experiências reais—sejam boas, más ou qualquer outra coisa. Embora o tempo e as circunstâncias sejam variados, essas pessoas lidaram com suas fraquezas, medos, esperanças e desejos, como as que enfrentamos ao longo da vida.

Sabemos que as pessoas da Bíblia passaram por necessidades e tristezas que podem nos confortar e tranquilizar (Romanos 15:4). Pois, ver os resultados de suas decisões nos ajuda a aprender a partir de suas escolhas.

Vamos examinar alguns desses exemplos positivos na Bíblia que podem nos encorajar.

O exemplo de Abraão e Sara

Depois de Abel, Enoque e Noé viverem uma vida de fé (Hebreus 11:4-7), Deus chamou um homem chamado Abrão, a quem Ele mudou o nome para Abraão (Gênesis 17:5). A vida de Abrão, com sua esposa Sarai, que teve o nome mudado para Sara (versículo 15), merece a nossa atenção, porque ele foi “o pai de todos aqueles que creem” (Romanos 4:11). A Escritura reconhece Sara como um excelente exemplo para as esposas (1 Pedro 3:6). O capítulo 11 de Hebreus, previamente mostrado como “o capítulo da fé”, homenageia ambos como pessoas de fé.

“Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus” (Hebreus 11:8-10).

Em um relato anterior envolvendo Abraão, notamos sua obediência. Quando Deus lhe pediu para sair do seu país natal para uma terra desconhecida, então “partiu Abrão, como o Senhor lhe tinha dito” (Gênesis 12:4).

Um dos traços marcantes de Abraão foi a sua crença firme nas promessas de Deus. Apesar de que Abraão não tinha filhos, quando Deus lhe disse que ele seria pai de um herdeiro e seus descendentes se tornariam tão numerosos quanto às estrelas no céu, Abraão “creu no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça” (Gênesis 15:6 ).

Sara igualmente foi um exemplo de fé: “Pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido” (Hebreus 11:11).

Qual foi o resultado da fé de Abraão e Sara? Apesar de serem idosos, pois Sara já tinha passado da idade de ter filhos (Gênesis 18:11), “o Senhor visitou a Sara, como tinha dito; e . . . concebeu Sara e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito” (Gênesis 21:1-2).

Abraão e Sara enfrentaram muitas outras dificuldades. Às vezes, a fé deles vacilava. Temendo por sua vida, Abraão, por duas vezes, deu uma declaração enganosa, alegando que Sara era sua irmã (na verdade, ela era sua meia-irmã) em vez de sua esposa (Gênesis 12:13; 20:1-3). Quando Sara ouviu que teria um filho, ela riu da ideia de alguém de sua idade dar à luz (Gênesis 18:9-12).

Abraão e Sara não eram perfeitos, mas suas vidas são exemplos brilhantes de pessoas que cresceram na fé e confiaram nas promessas de Deus. Eles tentaram fazer o que Deus pediu enquanto esperavam fielmente o cumprimento de Suas promessas. E por eles terem vivido e morrido nestas convicções, “Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus” (Hebreus 11:13-16).

Exemplo do rei Davi

Centenas de anos depois, outro homem de fé entrou em cena. Muito tem sido escrito sobre Davi, tanto como um homem jovem quanto, mais tarde, como rei de Israel. Em geral, sua vida era exemplo de uma fé viva em Deus.

Em sua juventude, ao enfrentar o gigante Golias, Davi teve fé de que Deus iria ajudá-lo, afirmando: “O Senhor me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu” (1 Samuel 17:37). Deus chamou Davi de “varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade” (Atos 13:22).

Como Davi, cada um de nós tem de enfrentar nosso Golias, leões e ursos—os desafios e provações que nos oprimem. Assim como Deus protegeu e salvou a Davi, também podemos desfrutar de Sua proteção. Deus certamente tem o poder de intervir por nós se confiarmos Nele e fazer o que Ele diz. Deus não muda (Malaquias 3:6; Hebreus 13:8), então podemos estar confiantes, mediante a fé em Seu poder para nos ajudar.

Três jovens judeus e uma fornalha ardente

Você provavelmente já leur sobre Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (Daniel 3). Estes três jovens—cujos nomes hebraicos verdadeiros eram Hananias, Misael e Azarias (Daniel 1:6-7)—colocaram suas vidas em risco, quando optaram por não se curvar diante da imagem de ouro do rei Nabucodonosor. Pois, se fizessem isso violariam o Primeiro e Segundo mandamentos (Êxodo 20:1-6). Recusar-se a curvar-se diante da imagem também significaria que seriam lançados vivos na fornalha ardente do rei.

Veja a sua inspiradora resposta durante sua última oportunidade para reverenciar a imagem e salvar suas vidas: “Disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio . . . Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste” (Daniel 3:16-18).

Ao invés de violar o seu compromisso de obedecer a Deus, eles colocam suas vidas em Suas mãos. Eles não sabiam se Deus iria intervir ou não para salvar suas vidas. Eles sabiam que Deus poderia, mas não sabiam se o faria. Independentemente do resultado, a sua fé viva lhes dava a convicção que deveriam pôr a Deus em primeiro lugar—um princípio que Jesus também enfatizou durante Seu ministério terreno (Mateus 6:33).

Como exemplo de Seu poder, Deus interveio para poupar suas vidas. Apesar de ter permitido que eles fossem amarrados e jogados na fornalha, o calor escaldante em nada os afetou (Daniel 3:25-27). Eles saíram ilesos.

Embora os testes possam não ser tão graves, mas podem parecer muito difícil quando os enfrentamos. O exemplo de Sadraque, Mesaque e Abede -Nego lembra-nos que Deus pode ou não intervir na vida daqueles que confiam Nele (Salmo 37:4-7; 118:6-8; Provérbios 3:5-6).

Reflexão sobre esses exemplos

Um princípio de fé nos exemplos anteriores é a obediência. A crença piedosa conduz inevitavelmente à ação. É por isso que lemos em Tiago que a fé sem obras é morta (Tiago 2:14-26). Uma fé viva vem pelo fato de fazer o que Deus diz que é bom e certo e estar disposto a aceitar qualquer resultado que advenha de nossas ações.

Os exemplos e testemunhos de homens e mulheres vistos em Hebreus 11 nos mostram que podemos crer em Deus. Ele nunca mente (Tito 1:2), e, como nosso Pai amoroso e fiel, Ele tem prazer em nos ajudar. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação” (Tiago 1:17).

Deus Pai e Jesus Cristo fizeram promessas para a humanidade sobre Seu amor, proteção e fidelidade (Salmo 33:4; 37:28; 97:10; Provérbios 2:8; 2 Tessalonicenses 3:3). Estas são promessas confiáveis.

Alguns podem concluir que estes exemplos em Hebreus 11 não se aplicam a toda pessoa. Eles podem presumir que essas pessoas eram muito fortes espiritualmente e que a fé era um assunto fácil para eles. Mas a realidade é que a nossa fé é desenvolvida ao longo do tempo.

E uma fé viva, que salva, não é algo que se possa desenvolver por conta própria. Em vez disso, ela vem através do Espírito de Deus. A fé é parte do fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22), que Deus nos dá quando nos arrependemos e somos batizados (Atos 2:38). (Para mais informações sobre estes temas, solicite ou baixe nossos guias de estudo bíblico gratuitos O Caminho para a Vida Eterna e Transformando A Sua Vida: O Processo de Conversão). Deus inicia o processo de nos reconciliar com Ele, chamand-nos (João 6:44) e levando-nos ao arrependimento (Romanos 2:4).

A fé que Deus nos dá, no entanto, deve ser cultivada e desenvolvida. Nós somos advertidos sobre o perigo de negligenciar nossa salvação (Hebreus 2:3) e o apagamento do Espírito de Deus (1 Tessalonicenses 5:19). Deus espera que tenhamos fé e que nossas obras (esforços para fazer a vontade de Deus) demonstrem que a temos fé (Tiago 2:20). Temos a responsabilidade de nos certificar de que nossa fé está crescendo (2 Pedro 3:18).

Naturalmente, isto não pode ser feito por conta própria. Assim como Deus nos capacita a ter fé através do Seu Espírito, Ele também desempenha um papel vital no desenvolvimento contínuo da nossa fé. Novamente, não podemos criar fé ou fazê-la crescer completamente por conta própria. Na verdade, a Bíblia nos diz que devemos ter a “fé de Cristo” (Gálatas 2:16 e Filipenses 3:9, nas versões Bíblicas em Inglês do Rei Jaime [a antiga King James Version], na versão Darby, na Tradução Literal de Young’s e nas versões da Maioria dos Textos Gregos [como a versão Inglesa da Maioria dos Textos e a versão Inglesa do Novo Testamento Grego conforme a maioria dos Textos]). (Ver “Nossa fé em Cristo ou a Sua fé dentro de nós?” na página 25).

Como observamos no capítulo anterior, crer em Deus significa mais do que um mero reconhecimento de Sua existência. A fé envolve um relacionamento com Deus que se aprofunda e amadurece ao longo do tempo.

Mais exemplos de fé viva

Vários outros personagens bíblicos, menos conhecidos, demonstraram fé em Deus. Seus exemplos também são inspiradores e mostram que Deus não é parcial (Atos 10:34). Todos nós, independente das circunstâncias, podemos desenvolver uma fé viva.

Mateus 8 contém dois excelentes exemplos de fé. Primeiro, um leproso foi curado depois de dizer a Jesus: “Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo” (Mateus 8:2-3).

Em outro caso, Cristo ofereceu-se para ir à casa de um oficial romano e curar o seu servo. A fé do oficial no poder de cura de Cristo era tão forte que ele sabia que Jesus não tinha que estar fisicamente presente para que seu servo fosse curado. “Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará”, ele disse a Jesus (versículo 8). A fé do centurião impressionou tanto a Jesus que Ele disse: “Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé . . . Vai, e como creste te seja feito. E, naquela mesma hora, o seu criado sarou” (versículos 10-13). Imediatamente o servo do oficial foi curado.

Em outro exemplo, uma mulher que tinha “um fluxo de sangue” por doze anos se aproximou de Jesus para pedir que a curasse (Mateus 9:20). Ela acreditava que tudo o que precisava fazer era tocar na roupa de Jesus. E Jesus respondeu dizendo: “Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou” (versículo 22). Esta mulher, também, foi imediatamente curada.

Ainda outro exemplo de fé aconteceu quando dois homens cegos vieram a Cristo pedindo para que fossem curados. Ele perguntou-lhes: “Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor”. Jesus tocou-lhes os olhos e disse: “Seja-vos feito segundo a vossa fé”. Os homens foram curados da cegueira (Mateus 9:28-30).

Como vimos, muitos exemplos de fé durante a vida de Cristo tiveram a ver com a cura. Mesmo na sociedade moderna secular, na qual Deus muitas vezes é esquecido, as questões de vida e morte chamam nossa atenção. Embora possamos buscar o melhor atendimento médico possível, nossas vidas ainda estão, em última instância, nas mãos de Deus. Como o apóstolo Paulo disse: “Nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17:28).

A Escritura diz que quando os cristãos adoecem, eles devem chamar os presbíteros da Igreja para receber as orações e a unção com óleo, um símbolo do Espírito Santo de Deus (Tiago 5:14-15). Apesar de Deus usar servos humanos neste trabalho, nunca devemos esquecer que Ele é quem realmente realiza o milagre da cura.

Quando buscamos a Deus desta maneira, como Ele ensina, devemos confiar e ter fé de que Ele vai intervir por nós—assim também, devemos reconhecer que Ele sabe o que é melhor para nós e outros, e talvez não decida imediatamente pela cura. Quem sabe haja lições ou outras coisas que ainda precisamos aprender. (Isso não significa, no entanto, que devemos desistir por causa de sua não intervenção. Em vez disso, devemos persistir em oração, esperando que Ele aja logo a menos que tenha uma importante razão para não fazê-lo).

Em muitas circunstâncias, também é sensato procurar ajuda e assistência médica. Não há nada de errado em buscar assistência profissional quando estamos doentes. Lucas, companheiro de viagem de Paulo e autor do Evangelho de Lucas e do livro de Atos, é chamado de “médico amado” (Colossenses 4:14). E o próprio Jesus reconheceu a necessidade de médicos no cuidado de nossa saúde (Mateus 9:12). O uso de medicamento também é mencionado e recomendado (Provérbios 17:22).

Mas, sob qualquer tratamento médico, ainda temos que olhar para Deus, confiantemente, como nosso Médico—colocando, por fim, nossa confiança Nele e não em médicos ou remédios físicos. A Bíblia nos mostra o exemplo negativo, sobre isso, do rei de Judá, Asa, que ficou “doente de seus pés no ano trigésimo nono do seu reinado; grande por extremo era a sua enfermidade, e, contudo, na sua enfermidade, não buscou ao Senhor, mas, antes, aos médicos” (2 Crônicas 16:12 ). Como sempre, a fé e a confiança devem ser primeiramente em Deus.

E, novamente, quando pomos nossa confiança em Deus para cura e libertação de diversos problemas, enquanto ele, muitas vezes, pode intervir imediatamente ou pode haver momentos em que Ele não o faça para o nosso próprio bem ou de outros. (Para saber mais sobre isso, consulte “Quando Parece Que Deus Não Está Ouvindo Nem Respondendo”).

Embora a ressurreição vindoura seja uma promessa bíblica certa, devemos lembrar que esta vida é temporária e que provações, aflições, e até mesmo a morte faz parte dela (1 Coríntios 15:22; Atos 14:22; Hebreus 9:27). Em comparação, a nossa fé tem significância eterna. É por isso que Paulo afirmou: “Porque andamos por fé e não por vista” (2 Coríntios 5:7) e “o justo viverá da fé” (Romanos 1:17; Gálatas 3:11; Hebreus 10:38).

No final do capítulo da fé, Hebreus 11, vemos que também podemos fazer parte desse futuro prometido a estes excelentes exemplos de fé: “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, visto que Deus provera alguma coisa melhor para nós, que não devem ser aperfeiçoados para além de nós” (versículos 39-40).

Nós podemos compartilhar este ato de “sermos aperfeiçoados” com estas pessoas notáveis de fé​​. O próximo capítulo irá ajudar você a entender como isso pode acontecer.