O Livro de Tiago: Uma ‘Epístola de Palha’?

Você está aqui

O Livro de Tiago

Uma ‘Epístola de Palha’?

Martinho Lutero, fundador da Reforma Protestante, foi quem se referiu ao livro de Tiago como uma “epístola de palha”. Frustrado por causa dos líderes religiosos que afirmavam este livro apoiava as ideias equivocadas de que as pessoas poderiam comprar a sua salvação através de doações em dinheiro para a igreja, Lutero proferiu esta frase imprudente. Consumido pelo debate, ele foi além de uma compreensão adequada das Escrituras e rejeitou as declarações de Tiago de que as obras são uma evidência necessária da fé.

Hoje, muitas pessoas fazem mau uso das palavras de Lutero, não compreendendo as circunstâncias por trás delas. A vida de Martinho Lutero foi de dedicação e comportamento casto. Mas seus argumentos e palavras zelosas são, às vezes, tiradas do contexto histórico para servir de desculpa para um estilo de vida indisciplinado.

Jesus Cristo espera ações—obras—de nossa parte: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21).

Ao mesmo tempo, Jesus também é descrito como nosso misericordioso Sumo Sacerdote (Hebreus 2:17). As obras e a graça andam juntas. Tiago, o mais jovem meio-irmão de Jesus, escreveu sua epístola em harmonia com as ações e instruções de Jesus. Ele não só escreveu sobre as obras (Tiago 2:14-26) como também discorreu sobre a graça (Tiago 4:6) e sobre a “misericordiosa e piedosa” natureza de Cristo (Tiago 5:11).

A Bíblia é consistente e clara no ensino de que a salvação é um dom de Deus. Mas, mesmo que seja um dom, algo que não podemos ganhar, Deus espera que O obedeçamos, se quisermos receber esse dom (ver “Crer é Tudo o Que é Necessário Para a Salvação?”, que começa na página 41).

Paulo escreveu: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé” e somos “criados em Cristo Jesus para as boas obras” (Efésios 2:8, 10). Tiago resumiu este conceito simples e conciso, dizendo-nos que “a fé sem obras é morta” (Tiago 2:20).