Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Livro de Tiago: Uma ‘Epístola de Palha’?

Você está aqui

O Livro de Tiago

Uma ‘Epístola de Palha’?

Martinho Lutero, fundador da Reforma Protestante, foi quem se referiu ao livro de Tiago como uma “epístola de palha”. Frustrado por causa dos líderes religiosos que afirmavam este livro apoiava as ideias equivocadas de que as pessoas poderiam comprar a sua salvação através de doações em dinheiro para a igreja, Lutero proferiu esta frase imprudente. Consumido pelo debate, ele foi além de uma compreensão adequada das Escrituras e rejeitou as declarações de Tiago de que as obras são uma evidência necessária da fé.

Hoje, muitas pessoas fazem mau uso das palavras de Lutero, não compreendendo as circunstâncias por trás delas. A vida de Martinho Lutero foi de dedicação e comportamento casto. Mas seus argumentos e palavras zelosas são, às vezes, tiradas do contexto histórico para servir de desculpa para um estilo de vida indisciplinado.

Jesus Cristo espera ações—obras—de nossa parte: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21 Mateus 7:21Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Almeida Atualizada×
).

Ao mesmo tempo, Jesus também é descrito como nosso misericordioso Sumo Sacerdote (Hebreus 2:17 Hebreus 2:17Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo.
Almeida Atualizada×
). As obras e a graça andam juntas. Tiago, o mais jovem meio-irmão de Jesus, escreveu sua epístola em harmonia com as ações e instruções de Jesus. Ele não só escreveu sobre as obras (Tiago 2:14-26 Tiago 2:14-26 [14] Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? [15] Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano. [16] e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? [17] Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. [18] Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. [19] Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem. [20] Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril? [21] Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? [22] Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada; [23] e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. [24] Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé. [25] E de igual modo não foi a meretriz Raabe também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho? [26] Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Almeida Atualizada×
) como também discorreu sobre a graça (Tiago 4:6 Tiago 4:6Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.
Almeida Atualizada×
) e sobre a “misericordiosa e piedosa” natureza de Cristo (Tiago 5:11 Tiago 5:11Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.
Almeida Atualizada×
).

A Bíblia é consistente e clara no ensino de que a salvação é um dom de Deus. Mas, mesmo que seja um dom, algo que não podemos ganhar, Deus espera que O obedeçamos, se quisermos receber esse dom (ver “Crer é Tudo o Que é Necessário Para a Salvação?”, que começa na página 41).

Paulo escreveu: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé” e somos “criados em Cristo Jesus para as boas obras” (Efésios 2:8 Efésios 2:8Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;
Almeida Atualizada×
, 10). Tiago resumiu este conceito simples e conciso, dizendo-nos que “a fé sem obras é morta” (Tiago 2:20 Tiago 2:20Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril?
Almeida Atualizada×
).