Os Inimigos da Fé

Os Inimigos da Fé

Alguma vez você já se perguntou por que não vemos mais evidências de fé? Jesus Cristo identificou quatro tendências que prejudicam a fé quando Ele repreendeu alguns usando a frase: “Homens de pequena fé”. Abaixo vemos algumas dessas ocasiões:

• Preocupação. Jesus disse que Deus tomaria conta de nossas necessidades, advertindo: “Não andeis ansiosos . . . Ora, se Deus veste assim a erva do campo [esplendidamente], que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis . . . buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:25-33, ARA).

• Medo. Estando em um barco no meio de uma tempestade, os discípulos acordaram Jesus e Lhe pediram que os salvassem de se afogar. Ele respondeu: “Por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança” (Mateus 8:23-26).

• Dúvida. Pedro viu Jesus andando sobre as águas do Mar da Galileia e perguntou se ele poderia fazer o mesmo. Jesus convidou-o para juntar-se a ele, e Pedro, também, começou a caminhar sobre a água. “Mas, sentindo o vento forte, teve medo” e começou a afundar (Mateus 14:30). E Cristo, “estendendo a mão, segurou-o e disse -lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste?” (Versículo 31).

• O raciocínio humano sem entendimento espiritual. Jesus advertiu a Seus discípulos: “Acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus” (Mateus 16:6). Ele estava advertindo-os contra os ensinamentos errados desses líderes religiosos (versículo 12), mas os discípulos inicialmente pensaram que Ele estava falando sobre a fermentação do pão físico, uma vez que não trouxeram qualquer pão com eles (versículo 7). Jesus respondeu: “Por que arrazoais entre vós, homens de pequena fé, sobre o não vos terdes fornecido de pão?” (versículo 8). Então, Ele disse que não teriam perdido seu ponto de vista se tivessem mantido em mente que Ele poderia prover, milagrosamente, pão físico se houvesse uma necessidade, como já o havia feito para alimentar milhares de pessoas em duas ocasiões (versículos 9-11).