O Que Significa Ser Homem?

Você está aqui

O Que Significa Ser Homem?

Download (Baixar)
MP3 Audio (7.92 MB)

Download (Baixar)

O Que Significa Ser Homem?

MP3 Audio (7.92 MB)
×

Provavelmente todos nós já vimos filmes em que um sargento instrutor tenta colocar os novos recrutas em forma. Eles correm por quilômetros, fazem flexões e outros exercícios aparentemente impossíveis, até que, inevitavelmente, acabam fracassando. Então, o sargento durão grita para eles: “Vocês envergonham terrivelmente a espécie masculina! Vocês são homens ou não?!”.

Mas é isso que significa ser homem? Ser mais forte, mais rápido e mais resistente do que os outros? Ou talvez ser o mais engraçado, o mais inteligente ou o mais rico de todos? Talvez você seja tão bonito e se vista tão bem que poderia ser um modelo da capa de uma revista de moda — alguém que o mundo inveja. Embora não haja nada de errado em ser rico, bonito, forte ou engraçado, é isso que significa ser um homem?

A síndrome de Peter Pan

A síndrome de Peter Pan caracteriza-se por uma recusa em crescer emocional e socialmente. Jovens que se recusam a aceitar as responsabilidades da vida adulta e se apegam às coisas da adolescência. Vocês sabem a que me refiro, jovens que têm medo do escuro, contam piadas grosseiras e tiram notas ruins na escola porque, ao invés de estudarem, ficam jogando videogame. Em alguns casos, esses jovens adultos são incapazes de viver sozinhos porque não têm uma fonte de renda suficiente.

A Bíblia apresenta uma imagem masculina que é ao mesmo tempo viril e afetuosa, corajosa e sábia, ousada e cortês, autoconfiante e ensinável, independente e responsável, forte e gentil. Se todos os homens se esforçassem para compreender a descrição bíblica sobre a masculinidade, haveria famílias mais fortes, filhos mais seguros e negócios mais lucrativos.

A seguir veremos algumas formas de demonstrar a masculinidade bíblica em sua própria vida.

Responsabilidade

O apóstolo Paulo escreveu: “E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis” (Colossenses 3:23-24, grifo nosso). Em termos gerais, significa que cada pessoa deve se sentir orgulhosa de fazer o seu trabalho. Independentemente de você ser o zelador ou o presidente de uma empresa multinacional, trabalhe como se trabalhasse para Jesus Cristo.

Paulo continua: “Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas” (versículo 25). Em outras palavras, não se justifique por coisas que não fez bem ou por algum trabalho que não terminou, em vez disso, você deve assumir o compromisso de fazê-lo. Se você não fez uma tarefa doméstica porque ninguém o lembrou de fazer, isso não é culpa dos outros, pois é sua obrigação. Não dê desculpas. Simplesmente tente cumprir as tarefas atribuídas a você.

Como pré-adolescente, você pode demonstrar sua liderança de várias maneiras: fazendo as tarefas domésticas, levando a sério os deveres escolares, fazendo as coisas da melhor maneira possível, ajudando seus pais com o que puder, se interessando pelos idosos na Igreja para aprender de sua história de vida, voluntariando-se para servir na congregação com suas habilidades pessoais.

Na adolescência existem muitas oportunidades de desenvolvimento pessoal: dedicar todo o seu esforço na escola para ingressar em uma universidade, trabalhar e economizar dinheiro para os estudos ou para comprar um transporte no futuro, etc. Seja o que for, faça como se fosse para o Senhor e assuma a responsabilidade pelo seu futuro!

Manter o equilíbrio

Embora ser homem exija assumir as responsabilidades da masculinidade, é preciso ficar atento porque alguns começam a desenvolver uma mentalidade de “ter sucesso a todo custo”. Embora isso possa ajudá-lo a ganhar “muito dinheiro”, não significa necessariamente que você será uma boa pessoa.

Ser homem não significa se impor sobre os outros para conseguir o melhor emprego ou ganhar popularidade. Isso requer humildade, gentileza e também ser compassivo com os outros.

Considere como foi a vida de Jesus Cristo. Entre todos os seres humanos, Ele é o personagem mais marcante de todos os tempos! Porém, Ele não agiu de forma dominadora, exaltando-se acima dos outros. Na verdade, Ele fez o oposto: “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9:35-36).

Jesus Cristo poderia ter exigido que outras pessoas se curvassem diante dEle, contudo, Ele não fez isso. Na verdade, raramente lemos que Ele permitiu que alguém O adorasse. Embora alguns possam ver a compaixão como uma forma de fraqueza, especialmente nos homens, a vida que Jesus viveu prova o contrário.

Mudanças com o tempo

O significado de ser homem muda um pouco ao longo da vida, principalmente quando a pessoa se casa e tem filhos. A Bíblia afirma que o marido deve ser o líder da família (Efésios 5:23). entretanto, existem maneiras certas e erradas de ser um líder. Lembra-se do sargento instrutor no início deste artigo? Embora isso possa ser apropriado numa preparação para a guerra, esse seria o tipo de comportamento que um marido deve ter com sua esposa? Claro que não!

Colossenses 3:19 diz o seguinte: “Maridos, ame cada um a sua esposa e nunca a trate com aspereza” (Nova Versão Transformadora). Esse é um lembrete simples, mas profundo: Sempre demonstrar amor e respeito pela esposa! Então, um jovem também deve agir assim com a moça que um dia poderá ser sua esposa.

Quando os filhos chegam, novas responsabilidades vem junto com eles. Deuteronômio 6:6-7 nos lembra: “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” (NVI). Esse é um simples lembrete de que, como dissemos, ser chefe de família implica responsabilidades. Além de tratar os outros com amor e respeito, também temos a obrigação de ensinar aos filhos que trouxermos a este mundo sobre o amor de Deus, Suas leis e Seu caminho de vida.

Um ajudante na jornada

As responsabilidades da masculinidade cristã podem parecer assustadoras, mas, felizmente, você não está sozinho nessa jornada. Além de seus pais e amigos, há mais ajuda ao seu alcance. Essa ajuda vem de Deus e está disponível através do Espírito Santo.

Seja um verdadeiro homem!

Na próxima vez que vir uma propaganda ou ouvir uma conversa sobre como ser homem, analise sabiamente se isso está de acordo com o que Deus espera da masculinidade ou se é apenas uma estratégia para lhe vender algo ou ensinar-lhe a dominar os outros. Então, se for esse o caso, quem estiver divulgando essa mensagem provavelmente não entende muito sobre como ser homem.

Deus criou os seres humanos — homens e mulheres — com o propósito de gerar uma família à imagem dEle. Como homens jovens, vocês desempenham no plano de Deus o papel fundamental de assumir as responsabilidades da vida adulta e moderar sua energia com compaixão. Assim, vocês se tornarão o tipo de homens que Deus quer em Sua família!