Por Que Jesus Cristo Fundou Sua Igreja?

Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja” (Mateus 16:18). A palavra “edificar” no grego significa fundar, estabelecer ou construir, e a palavra geralmente traduzida como “igreja” no Novo Testamento refere-se a uma “assembleia convocada” de pessoas. A Igreja é o Corpo dos escolhidos de Cristo, pessoas arrependidas e batizadas que são fortalecidas pelo Espírito Santo que habita nelas (2 Timóteo 1:6-7).
Essa assembleia convocada é descrita por Jesus não como uma grande e proeminente organização, mas como um amado e “pequeno rebanho” (Lucas 12:32). E seus membros seguem com zelo o exemplo e os ensinamentos de Cristo, obedecendo fielmente aos mandamentos de Seu Pai, assim como Ele fez (João 15:10; 1 João 5:3). Além disso, eles se esforçam para resplandecer como luzes de justiça na sociedade, recusando os estilos de vida pervertidos, desonestos e contrários à lei de Deus (Efésios 5:9; João 15:19; Filipenses 2:15).
Além disso, esses membros valorizam profundamente a mensagem viva e transformadora de Cristo — o evangelho, ou as boas-novas, do Reino de Deus — que contém dois elementos fundamentais e interligados (Marcos 1:14-15). O primeiro é o anúncio da vinda do reinado de Deus por meio de Cristo, quando Jesus substituirá todo governo humano por Seu governo perfeito, resultando em paz duradoura, alegria e prosperidade para toda a humanidade (João 14:3; Lucas 11:2). O segundo elemento, revelado após Cristo ressuscitar dos mortos, é a verdade de que Ele pagou o preço pelos pecados da humanidade e oferece poder para a mudança interior através de Sua vida impecável, Sua morte sacrificial e Sua ressurreição gloriosa. Os atos altruístas e amorosos do Salvador tornam possível que os seres humanos entrem para a sagrada família de Deus através da ressurreição dos mortos e recebam o inestimável dom da salvação e da vida eterna (Efésios 3:15; Romanos 1:16).
Pregar o evangelho e preparar um povo
Quando refletimos sobre esse assunto, surge uma pergunta fundamental: Por que Jesus fundou Sua Igreja? Qual era o propósito dela e quais objetivos Seus discípulos deveriam alcançar? E ao revelar essa comissão fundamental, Jesus os instruiu: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Ele também lhes disse para “habilitar para o Senhor um povo preparado” (Lucas 1:17, Almeida Revista e Atualizada). Cristo reforçou ainda mais essa importante missão ao ordenar-lhes: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19-20). Essas obrigações fundamentais deveriam ser cumpridas fielmente de geração em geração.
Para realizar essa missão dinâmica com eficácia, tanto os líderes quanto os membros da Igreja devem ser exemplos notáveis de amor sincero e retidão, proporcionando orientação e ensino confiáveis, sempre fundamentados nas Escrituras, para o povo que Deus chama para fazer parte de Sua Igreja (João 21:17). Deus deseja que cada membro continue a “crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18), enquanto demonstra amor sincero pelos outros através do poder do Espírito Santo de Deus (Romanos 5:5; Zacarias 4:6).
Essa missão de pregar o evangelho e preparar um povo para o Senhor inclui também o dever da Igreja de anunciar ao mundo uma mensagem de advertência quanto às consequências da rebelião contra os mandamentos de Deus — ou seja, os conflitos e sofrimentos que o pecado causa na vida das pessoas (Colossenses 1:28; Romanos 1:18-32; Isaías 58:1). Essa responsabilidade inclui tornar conhecidas as profecias bíblicas sobre o tempo angustiante que aguarda a humanidade, caso não haja um arrependimento genuíno e generalizado (Ezequiel 33:6; 2 Pedro 1:19; Amós 3:7).
Além disso, a Igreja deve instruir as pessoas sobre a magnífica era que começará na segunda vinda de Jesus. Naquele tempo maravilhoso, Ele colocará um fim à condição humana marcada pela desordem, violência e desesperança, que é fruto da imoralidade, dos conflitos armados, da criminalidade, da pobreza, das enfermidades e de inúmeras outras manifestações de desobediência e injustiça. Em substituição a essa realidade, Cristo estabelecerá o Reino de Deus sobre a Terra, um governo que promoverá uma paz maravilhosa, felicidade plena e generosa abundância para toda a humanidade. Além disso, Ele ajudará todas as pessoas a compreender plenamente como podem entrar na família espiritual de Deus para servir com Ele em Seu magnífico reinado sobre todas as nações. Aqueles que fazem parte da Igreja de Deus estão sendo preparados para servir como reis e sacerdotes junto com Cristo nesse futuro reino (Apocalipse 5:10; 20:4, 6).
Deus pode estar chamando você agora
Enfim, o propósito e o foco da Igreja se manifestam de forma clara e poderosa nas Sagradas Escrituras, mostrando a razão pela qual Jesus Cristo a fundou e por que confiou a Seus seguidores essa comissão divina. Atualmente, o “pequeno rebanho” dEle permanece firme e dedicado, trabalhando com zelo para cumprir plenamente as responsabilidades espirituais que lhe foram confiadas, conscientes da importância de sua missão. Talvez Deus esteja chamando você agora para participar dessa missão de vital importância. Se esse for o caso, como você vai responder a esse chamado?