Como Parar de Se Preocupar Com O Fim do Mundo

Desde os tempos antigos, a literatura tem explorado o tema do fim do mundo. Filmes de grande bilheteria têm retratado o fim do mundo com cenas de destruição causada por terremotos, invasões alienígenas, guerras nucleares e colisões de asteroides. Apesar de todos esses cenários, o que realmente acontecerá permanece desconhecido para grande parte da humanidade.
Na Igreja de Deus, somos abençoados com uma compreensão clara e diferenciada sobre como será o “fim do mundo”. A Bíblia já menciona o fim da era em suas primeiras páginas, e logo analisaremos essa passagem.
As profecias bíblicas sobre os últimos tempos descrevem eventos graves e aterradores que acontecerão no futuro. Deus promete trazer “desastres, doenças e febres” sobre a nação que não Lhe obedecer (Levítico 26:16, BLH). Outro exemplo está em Apocalipse 13, onde Deus fala de uma besta prestes a surgir, que dominará as economias do mundo e matará cruelmente aqueles que se opuserem a ela ou se recusarem a adorá-la, principalmente a Igreja de Deus (versículos 15 a 18).
Esses e outros acontecimentos relacionados ao fim dos tempos causam inquietação e medo em muitas pessoas. O que fazer para crescer em coragem e não viver com medo? Como parar de se preocupar com o fim do mundo?
LEMBRE-SE DE QUEM CONTROLA TUDO
Talvez a coisa mais importante a lembrar sobre o fim dos tempos e as profecias em geral é que Deus é soberano e está no controle de todas as coisas. Deus inspirou as palavras da Bíblia, e as profecias somente serão cumpridas dentro do tempo e do propósito que Ele estabeleceu.
“SENHOR, Deus dos nossos antepassados, não és Tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em Tuas mãos, e ninguém pode opor-se a Ti” (2 Crônicas 20:6, NVI). Em última análise, Deus reina sobre todas as nações que vemos hoje. Nada acontece sem que Ele o faça acontecer ou permita que aconteça. Mesmo nos momentos mais sombrios da humanidade, Deus age nos bastidores.
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza” (Salmos 46:1-3). Em meio a desastres naturais terríveis, como os que ocorrerão no fim dos tempos, Deus é um defensor confiável e fonte de poder.
Nosso Deus soberano garantiu a vitória e, surpreendentemente, está nos convidando para nos juntarmos a Ele. Podemos ter certeza de que Jesus Cristo retornará e que os fiéis a Deus se tornarão como Ele (1 João 3:2). Por incrível que pareça, esse tem sido o plano de Deus desde o princípio!
Logo nas primeiras páginas da Bíblia, Deus menciona Satanás e prediz o fim de sua enganação mundial. Ele declara: “Porei inimizade entre ti [falando a Satanás] e a mulher e entre a tua semente e a sua Semente; esta Te ferirá a cabeça, e tu Lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15).
Essa "Semente" é Jesus Cristo. Ele está retornando para erradicar a maldade de Satanás do mundo e estabelecer a verdade e a justiça. O Messias porá fim à violência, à destruição e ao sofrimento dos tempos do fim e inaugurará uma era de alegria e paz. "Então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória" (1 Coríntios 15:54). A era presente, corrompida pelo mal, será substituída pelo glorioso Reino de Deus (Gálatas 1:3-5). Podemos confiar plenamente que isso vai acontecer, porque esse é o plano de Deus, e Ele está no controle de tudo.
Nós também temos um papel a desempenhar nisso. Deus espera que perseveremos em sua verdade até o fim, aconteça o que acontecer. Observe o que Ele diz sobre aqueles que fazem isso em Apocalipse 3:10: "Também Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro" (Almeida Revista e Atualizada). Deus, que controla todas as coisas, certamente é capaz de proteger Sua Igreja em tempos de crise, e Ele estende uma oferta de proteção no fim dos tempos àqueles que O seguem fielmente e de todo o coração. (Sofonias 2:3).
DEDIQUE-SE À ORAÇÃO E AO ESTUDO DA BÍBLIA
Devemos agir com base em nossa crença de que Deus está no controle. Vejamos apenas duas importantes maneiras de agir e fortalecer a fé enquanto perseveramos até o fim.
Primeiro, ore para desenvolver um relacionamento de confiança com Deus (1 Tessalonicenses 5:17). A oração é uma das formas pelas quais você pode conhecer a Deus e compreender mais profundamente a vontade dEle para a sua vida. Enfrentar os altos e baixos da vida nem sempre é fácil, então busque a Deus tanto nos dias bons quanto nos ruins, conversando com Ele tanto em situações favoráveis quanto adversas.
Segundo, nunca ignorar as profecias (1 Tessalonicenses 5:20). Devemos ainda tomar cuidado para não negligenciar, mas sim nos familiarizar com o entendimento profético dado por Deus. As profecias relacionadas a acontecimentos históricos comprovam a soberania e o domínio de Deus sobre a história humana, algo que fortalece nossa fé. Assim, podemos confiar plenamente que as profecias bíblicas do fim dos tempos acontecerão exatamente como Deus planejou, pois Ele está no controle de tudo. Compreender bem as profecias relacionadas ao “fim do mundo” pode ajudar a nos livrar da preocupação e do medo. E se não souber por onde começar ou o que procurar, a Igreja de Deus Unida disponibiliza uma variedade de recursos para orientar seus estudos. Deus deseja que vivamos segundo cada palavra que Ele nos revelou, e isso inclui as profecias (Mateus 4:4).
O fim desta era está próximo, e a Bíblia não deixa dúvidas quanto a isso. Mas Deus não quer que nos preocupemos com esse tempo traiçoeiro. Deus quer que tenhamos em mente que, tanto nos tempos bons quanto nos tempos maus, Ele permanece no controle de tudo. E Ele está disposto a proteger e confortar Seu povo, mesmo no angustiante fim dos tempos. Devemos nos aproximar dEle, apesar dessas circunstâncias difíceis, em oração e confiança em Sua Palavra, aguardando o tempo em que Ele estabelecerá uma nova era de bondade, paz e alegria na Terra. Nesse dia, o mundo inteiro reconhecerá a soberania de Deus e se alegrará com o fato de que Ele está no controle de tudo.
Lembre-se do que Jesus disse: “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mateus 6:31-34, NVI).