Perguntas acerca do Reino de Deus

Você está aqui

Perguntas acerca do Reino de Deus

Pouco tempo antes de ser preso, julgado e crucificado, Jesus Cristo profetizou de um período mundial de cataclismo e inquietação sem paralelo na história da humanidade. Este tempo será caracterizado por decepção religiosa, guerra, terramotos, fomes e doenças epidémicas, juntamente com outros grandes acontecimentos catastróficos (Lucas 21:7-28). Neste sermão Cristo esclareceu que o Reino de Deus ainda não estava cá.

Ele disse aos Seus discípulos que, depois destes acontecimentos, as pessoas “verão vir o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória … quando virdes acontecer essas coisas, sabei que o Reino de Deus está perto” (Lucas 21:27, 31). Claramente, Cristo disse que o Reino de Deus não se estabelecerá na terra a não ser depois do Seu triunfal regresso em poder e grande glória.

Cristo voltou a esclarecer isto noutras ocasiões. Quantos de nós temos orado o Pai-nosso sem reconhecermos as óbvias palavras proferidas por Jesus Cristo em resposta ao pedido dos discípulos para os ensinar a orar. “Portanto, vós orareis assim,” Disse-lhes Jesus Cristo. “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino …” (Mateus 6:9-10). A oração mais comum no Cristianismo reconhece que o Reino de Deus ainda não está cá e que os Cristãos devem orar fervorosamente para ele vir!

Próximo do fim da Sua vida, quando estava sendo interrogado por Pilatos antes da Sua crucifixão, Jesus declarou sem rodeios: “O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui” (João 18:36).

Então, Pilatos exigiu saber se Cristo era um rei. Cristo respondeu: “Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo …” (versículo 37).

Hebreus 11 descreve a fé dos servos de Deus ao longo de milénios. Resumindo a história e as experiências deles, os versículos 13-16 dizem-nos: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela [pátria] de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas, agora, desejam uma [pátria] melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque lhes preparou uma cidade.”

Até Abraão, o pai dos fiéis, “esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus” (Hebreus 11:10).

Conquanto o povo de Deus hoje em dia sinta na sua vida um antegozo do Reino de Deus que está para vir muitas escrituras esclarecem que o Reino de Deus não chegou, mas que, no futuro, será estabelecido na terra. Para estudar este assunto importante, leia o nosso livro “O Evangelho do Reino de Deus.”

É a Igreja o Reino de Deus?

Há quem suponha que a Igreja é o Reino de Deus. Embora haja uma ligação entre ambos, eles não são idênticos. Jesus Cristo é a Cabeça da Igreja (Efésios 1:22), a qual é o corpo dos crentes chamados por Deus para proclamar o Reino vindouro.  

Cristo dirige a Sua Igreja, por isso ela está sob o Seu poder e soberania reais. Podemos dizer que a Igreja é o precursor do Reino de Deus. Ou, para dizer como Jesus Cristo disse, podemos dizer que o Reino de Deus é semelhante ao proverbial grão de semente de mostarda, aguardando a sua germinação e rápido crescimento com a vinda de Jesus (Mateus 13:31-32).

A Bíblia, contudo, nunca usa o termo “reino” aplicando-o directamente à Igreja. Em contra partida refere-se ao profetizado governo mundial de Deus.