Comentário Bíblico: Gênesis 12

Você está aqui

Comentário Bíblico

Gênesis 12

O capítulo doze de Gênesis apresenta a história do chamado de Abraão, que na época era conhecido como Abrão. Deus falou a Abrão, dizendo: “Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (versículos 1-3). E desta promessa brota todo o resto das Escrituras. Pois essa aliança fundamental, chamada de aliança abraâmica, contém a semente da qual cresce toda a história de Israel e a obra de Cristo. (Evidentemente, é preciso observar que parte dessa promessa remonta ao tempo de Adão e Eva — a semente prometida da mulher em Gênesis 3:15 como uma profecia messiânica).

Deus prometeu a Abrão bênçãos físicas e espirituais — se ele deixasse a casa de seu pai e fosse para onde Deus o conduzisse. Então, descenderia de Abrão uma grande nação, a qual não seria apenas grande em população, mas também seria abençoada e se tornaria uma bênção para as outras nações e, além disso, desfrutaria da proteção de Deus. Esse aspecto da promessa é inteiramente físico — a promessa de grandeza nacional. Mas o aspecto da promessa contida na declaração “em ti serão benditas todas as famílias da terra” era principalmente espiritual, e foi cumprida no Messias, um descendente de Abrão, por meio de quem a salvação seria oferecida a todos os homens — e também a própria Bíblia que, eventualmente, seria impressa e distribuída amplamente através dessa descendência de Abrão.

A declaração do versículo sete tem relação com essa aliança abraâmica, pois nela Deus promete a terra de Canaã a Abraão. Mas devemos entender que a aliança abraâmica e essa promessa específica, na verdade, são separadas e distintas, e que o cumprimento de uma, de um determinado modo e num tempo específico, não exigia necessariamente o cumprimento da outra do mesmo modo ou ao mesmo tempo. Contudo, em última análise, elas serão cumpridas plenamente juntas.

Surpreendentemente, esse capítulo que registra Abrão respondendo fielmente ao chamado de Deus, mais tarde, também o mostra lançando mão de uma estratégia infiel, que acabou dando errado. Aqui vemos um padrão recorrente em toda a Bíblia — que mostra as dificuldades de seus heróis. A Bíblia mostra as fraquezas, os erros e os problemas deles. Deus sabe que podemos falhar, pecar, tropeçar e cometer erros. Contudo, “Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” quando nos arrependemos e admitimos nossos pecados (1 João 1:9). Deus nos diz que os exemplos registrados nas Escrituras estão ali “para nosso ensino” e também para nos servir de advertência (Romanos 15:4; 1 Coríntios 10:11). Embora a Bíblia registre os pecados e os problemas de muitos homens e mulheres de fé, frequentemente, ela também mostra as consequências desses pecados — o sofrimento causado por causa desses problemas. E também mostra que, após se arrependerem, essas pessoas foram perdoadas e venceram, e que Deus as considera justas — Ele também fará isso conosco se nos arrependermos e vencermos.

Bible Commentary Genesis 12_Mapa

Mapa da Peregrinação de Abraão

A Peregrinação de Abraão: Nascido em Ur; Chamado para Harã; Constrói altar em Siquém; Constrói altar em Betel; Viaja ao Egito; Retorna a Betel; Habita em Manre/Hebrom; Resgata Ló ao norte de Damasco; Recebe anjos em Manre/Hebrom; Habita em Gerar; Faz aliança em Berseba; Recebe ordem para sacrificar Isaque no Monte Moriá; Retorna a Berseba; Sepulta Sara em Hebrom; E também é sepultado em Hebrom.