Introdução: Curso de Estudo Bíblico Lição 10 - O Que é a Igreja?

Você está aqui

Introdução

Curso de Estudo Bíblico Lição 10 - O Que é a Igreja?

Jesus Cristo edificou a Sua Igreja e deulhe uma missão. As escrituras declaram que Sua intenção era que houvesse um relacionamento estreito e amoroso entre os Seus discípulos fiéis e que a igreja fosse uma fonte de alento e propósito para eles.

No entanto, muitas pessoas veem a Igreja simplesmente como algo pouco relevante ou sem nenhuma função em suas vidas cotidianas. Para muitos, até mesmo o seu conceito parece antiquado. E, para alguns, a própria palavra ‘igreja’ tem uma conotação desagradável.

Para outros, a igreja é o lugar onde há imagens de madeira, campanários, torres e cruzes ou talvez catedrais medievais no coração da Europa. Quando pensam em igreja, eles pensam num lugar destinado ao serviço de adoração.

Um excelente exemplo é a catedral de Notre-Dame de Paris, que representa, para muitos, a essência do significado da igreja. Sua construção se iniciou em 1163 e continuou por várias gerações até 1345. Suas dimensões internas de 130 metros de comprimento, 48 de largura e 35 de altura, podendo acomodar até 6 mil pessoas, rosáceas de vitrais com 13 metros de diâmetro e contrafortes externos, foram obviamente desenhados com intenção de representar um mundo sobrenatural.

A Enciclopédia Britânica ressalta que a catedral "está situada em um local onde sempre foi reservado aos parisienses para a prática de ritos religiosos" e "foi construída sobre as ruínas de duas antigas igrejas, onde existia um templo pagão dedicado a Júpiter da época galo-romana" (edição da internet, "Paris", "A Notre-Dame de Paris").

Entretanto, isso não é uma prática incomum. Através da história, as pessoas têm atribuído importância religiosa a lugares e edifícios onde elas e seus ancestrais se sentiam mais perto de Deus ou do deus ou deuses que adoravam. Ao longo do tempo, as edificações de igrejas, catedrais, templos, altares e sacrários têm sido o principal local de adoração.

Tal como a fé que ela representa, a catedral de NotreDame tem sofrido através dos séculos. A Enciclopédia Britânica explica: "Após sofrer danos durante a Revolução Francesa, a igreja foi leiloada e vendida a um empresário da construção civil. Mas essa venda foi cancelada quando Napoleão subiu ao poder, e, então, ele ordenou que o edifício fosse redecorado para a sua coroação em 1804” ("A Notre-Dame de Paris").

O efeito do tempo e o descrédito não têm sido tão complacentes com muitas outras grandes catedrais europeias. Aos poucos, as construções de igrejas foram diminuindo em grande parte da Europa e, recentemente, se levantou a questão do que fazer com as enormes igrejas que já não são mais tão usadas para se justificar seu alto custo de manutenção.

Será um prédio de uma igreja, que não é mais utilizado para serviços religiosos, ainda uma igreja? Outra pergunta ainda mais importante: O que a Bíblia diz quando se refere à Igreja?