A Armadilha da Mudança Brusca

Você está aqui

A Armadilha da Mudança Brusca

Muitas coisas se perdem na história. Procuramos ler tudo que podemos, estudar os livros de história, assistir a documentários, fazer as perguntas certas àqueles que viveram a história e entender o que aconteceu antes de nosso nascimento. Mas simplesmente não sabemos de tudo. Temos conhecimento sobre alguns ou a maioria dos grandes eventos, mas não sabemos todos os seus detalhes. E, às vezes, até mesmo aprender sobre os grandes acontecimentos leva mais tempo do que gostaríamos.

Apenas aos dezessete anos tomei conhecimento da pandemia da gripe espanhola de 1918. E fiquei chocado com o impressionante número de mortes e as coisas que aconteceram nos Estados Unidos e no resto do mundo durante esse tempo insano e triste. Havia pilhas de cadáveres, as pessoas usavam máscaras, os hospitais estavam no limite e ocorreram mudanças na sociedade. Eu me perguntei por que nunca tinha ouvido falar sobre isso antes.

Outra coisa que, muitas vezes, ficou perdida na história é o ritmo desses eventos — quão lenta ou rápida se desenvolveu as condições que provocaram isso. Às vezes, há uma acumulação lenta, um ponto de inflexão e um impacto. Pense no caso de Roma, onde os eventos evoluíram tão rápido como um tapete sendo puxado rapidamente de debaixo de nossos pés. Agora pense nos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Aqueles aviões sequestrados surgiram literalmente em um límpido céu azul.

Essa mais recente crise mundial — a pandemia de coronavírus — é outro exemplo de como as coisas podem mudar rapidamente. No início de janeiro de 2020, as previsões sobre o ano não mencionavam a interrupção global de negócios e viagens, a paralisação de economias, a impressionante perda de empregos, uma corrida para estocar alimentos, o pânico e milhares de mortos por um vírus em todo o mundo.

O mundo nem viu isso chegando. Até mesmo os especialistas que advertiram sobre isso não poderiam ter previsto a exata natureza dessa pandemia e suas consequências.

O que podemos aprender de outras épocas da história em que as condições mundiais mudaram rapidamente? Será que a profecia bíblica pode ajudar a esclarecer o que está acontecendo hoje?

A mudança da Alemanha em apenas cem dias

Estamos nos aproximando do septuagésimo quinto aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, então vamos relembrar alguns eventos que ocorreram na Alemanha na década de 1930 e que nos levaram a esse conflito. Provavelmente nunca houve um período da história da humanidade que tenha sido tão analisado como esse da Segunda Guerra Mundial. Existem tantos aspectos nesse tenebroso acontecimento que parecem não haver fim para a publicação de livros e filmes sobre isso — e com toda razão.

Um novo livro intitulado Hitler’s First Hundred Days (Os Primeiros Cem Dias de Hitler), do historiador Peter Fritzsche, detalha a rapidez com que Adolf Hitler assumiu o controle da Alemanha. Tendo em mente os próximos anos, é interessante observar como esse período nos mostra a celeridade com que as coisas podem se deteriorar hoje em dia, principalmente na Europa.

Observe o que um crítico literário do New York Times disse sobre esse livro:

"O historiador Peter Fritzsche mostra como Hitler e o partido nacional-socialista não perderam tempo, depois que ele foi nomeado chanceler em 30 de janeiro de 1933, e prontamente eliminaram o que restava da República de Weimar (período da história da Alemanha compreendido entre os anos de 1919 e 1933) e instalando a 'ditadura mais popular do século vinte’.

“As mudanças foram audaciosas e rápidas. No dia 4, Hitler e seus aliados conservadores censuravam qualquer imprensa que demonstrasse "desrespeito" pelo governo. E no dia 7, ele estabeleceu vínculos entre seus paramilitares de camisa marrom e o aparato oficial da lei e da ordem do Estado.

“O incêndio do Reichstag no dia 29 deu a Hitler o pretexto de que ele precisava para o presidente Paul von Hindenburg assinar um decreto de emergência que suspendia as liberdades civis e as eleições do Reichstag (sede do parlamento alemão em Berlim), então, uma semana depois, os nazistas se consolidaram no poder. No sexagésimo primeiro dia, os nazistas organizaram um boicote nacional às empresas dos judeus e, seis dias depois, expulsaram todos os judeus do serviço público” (“Uma Análise Sóbria Acerca da Rapidez Com Que Hitler Transformou a Alemanha”, Jennifer Szalai,17 de março de 2020).

Isso é chocante, mas é verdade! Em apenas cem dias — pouco mais de três meses — a Alemanha não era mais a mesma. Ela era algo completamente diferente, mais ameaçadora e perigosa.

E o crítico literário segue com sua observação sobre o que expõe esse livro:

"Há algo particularmente revelador sobre esse período de cem dias, especialmente como é apresentado nesse livro refinado e sóbrio, que demonstra como uma mudança política inimaginável pode acontecer rápida e surpreendentemente . . .

“A narrativa de cem dias de Fritzsche nos leva até 9 de maio de 1933, quando a Alemanha se tornou irreconhecível da república de alguns meses antes. A oposição, fragmentada pelos nazistas, havia sido cooptada ou destruída. A nova ‘constituição’ do país, decretada pelo governo nazista de forma emergencial, foi chamada por um intelectual exilado de um permanente "estado de sítio". No centésimo primeiro dia, estudantes nazistas organizaram queima de livros. E no dia 166, foram anunciadas as leis de esterilização”.

Assim também, como na Alemanha da década de 1930, hoje as condições mundiais podem mudar rapidamente. O coronavírus surpreendeu a todos nós. E com o passar dos dias, a vida começou a parecer tão surreal — como nada que já vimos antes. A economia mundial se transformou em questão de semanas. E ainda podem ocorrer grandes mudanças geopolíticas.

A pandemia nos mostrou que nem sempre podemos antever as coisas e que até mesmo os especialistas falham em prever os chamados eventos “cisnes negros” — ocorrências imprevisíveis e inesperadas com consequências potencialmente catastróficas.

Mas e se existisse uma fonte, uma autoridade, a quem pudéssemos recorrer para obter respostas sobre o nosso futuro?

E existe! Mas, infelizmente, a maioria não leva a sério o que está escrito em suas páginas.

A revelação sobre o futuro

A maioria das pessoas, inclusive os cristãos professos, não conhece os detalhes das profecias, conforme revelados na Bíblia. Mas Deus não nos deixou no escuro sobre o que está por vir. Em várias passagens, Jesus Cristo explicou claramente o que aconteceria antes de Sua segunda vinda. Ele disse que antes da chegada do Reino de Deus — que estabelecerá a paz e a prosperidade em todo o mundo — horríveis eventos atingiriam todas as nações.

Como diz o ditado: "É sempre mais escuro antes do amanhecer".

Jesus alertou sobre o tempo de Sua vinda e seus eventos chocantes que vão abalar a Terra: “Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra” (Lucas 21:35, grifo nosso). Um laço é um tipo de armadilha que se utiliza para caçar animais. Geralmente bem escondidas, essas armadilhas pegam suas vitimas de forma repentina e inesperada. Jesus usa essa analogia para advertir a todos aqueles que têm "ouvidos para ouvir" o que está por vir nos próximos anos.

Pouco antes disso, Jesus havia explicado o que Seus seguidores deviam fazer para evitar serem pegos de surpresa por essa “armadilha” dos eventos do fim dos tempos: “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações [distrações] deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço” (versículo 34, ARA).

Então, Cristo diz: “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (versículo 36, ARA).

Deus deixou essas coisas registradas em Sua Palavra para nos avisar com antecedência. Ele quer que a gente escape! Deus quer que nos arrependamos e nos voltemos para Ele. Deus não quer que ninguém morra, mas que todas as pessoas se arrependam e vivam! Observe o que Ele disse através do profeta Ezequiel: "Não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva " (Ezequiel 33:11).

O plano de Deus é impedir a extinção ou autodestruição da raça humana, embora Ele permita a ocorrência de terríveis calamidades no mundo. Deus está trabalhando em um propósito para ensinar à humanidade importantes lições para que ela possa voltar-se para Ele. Ele criou todos os seres humanos para ter um futuro incrível e você pode aprender sobre esse propósito para sua vida nas páginas da Bíblia.

Enfim, o maravilhoso plano de Deus será cumprido e todas as pessoas aprenderão a viver em harmonia com os outros e com Deus.

As boas novas

Apesar de todas as más notícias ao nosso redor, Jesus disse, em Lucas 21:31, que podemos nos consolar sabendo que o Reino de Deus está próximo de ser estabelecido. Observe: “Quando virdes acontecer essas coisas [referindo-se às condições calamitosas do tempo do fim], sabei que o Reino de Deus está perto”.

Ainda há esperança! Há uma luz no fim do túnel.

Enquanto vivemos em uma época que a Bíblia chama de tempo do fim, isso não significa que a raça humana ou a Terra estão chegando ao fim. Pelo contrário, significa que a era do desgoverno do homem sob a influência de Satanás está terminando e, após o retorno de Jesus Cristo, para dar lugar ao governo do reino de Deus sobre todo o mundo. Como proclama a mensagem do evangelho de Cristo, o mundo vai experimentar uma era gloriosa de paz e estabilidade e livre de doenças durante a qual todas as pessoas aprenderão a viver de acordo com o justo caminho de vida de Deus.

Mas, como já dissemos, haverá dias sombrios antes disso — o pior e mais angustiante tempo que o mundo já viu.

Porém, ainda não entramos na fase final desse período sombrio. Ainda vamos ver um trecho desse "novo normal", que ocorrerá depois que essa atual crise acabar. Independentemente disso, os eventos atuais mostram claramente que o mundo pode realmente virar de cabeça para baixo da noite para o dia — e, em algum momento, isso acontecerá em uma escala muito maior.

Embora a maioria das pessoas não vá despertar e ouvir às advertências de Deus agora, você pode ser uma exceção!

Não deixe que essas dramáticas crises mundiais profetizadas o apanhem desprevenido. Você pode saber exatamente o que Jesus predisse que aconteceria em um mundo despreparado. Segundo Cristo, pandemias como o coronavírus são apenas uma das condições que ocorreriam antes de Seu retorno.

A hora é agora!

Uma poderosa passagem bíblica do apóstolo Paulo enfatiza as advertências de Cristo: “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite. Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Tessalonicenses 5:2-6).

Então, o que você vai fazer? Você continuará dormindo ou ficará alerta e vigilante? Quais mudanças você vai fazer hoje em sua vida como parte de seu esforço para seguir e obedecer a Deus?

Agora é a hora de mudar e de nos aproximar de Deus por meio do estudo da Bíblia, da oração e do jejum.

Busque a Deus enquanto Ele pode ser encontrado (Isaías 55:6).

Ainda há tempo para se preparar e se esforçar para ser considerado digno de escapar dessas futuras catástrofes e de estar diante de Jesus Cristo em Seu retorno!


Buscando a Deus Em Meio às Catástrofes

Alguns têm visto essa crise atual como um tempo de reflexão e renovação espiritual. A seguir, trechos de um relevante artigo do Wall Street Journal de 26 de março de 2020, “Um Grande Despertar do Coronavírus?”, escrito por Robert Nicholson, diretor da organização sem fins lucrativos de Advocacia Cristã no Oriente Médio. Isso nos lembra de que em tempos como esses devemos nos voltar para Deus e buscar Sua vontade.

"Será que uma praga de proporções bíblicas poderia ser a melhor esperança de um reavivamento religioso nos Estados Unidos? À medida que se aproxima o septuagésimo quinto aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, há motivos para se concordar com isso...Ao olhar para as ruínas [daquela guerra], a partir de sua janela na Universidade de Cambridge, o historiador britânico Herbert Butterfield buscou sentido nisso na Bíblia Hebraica.

“O poder do ensinamento do Antigo Testamento sobre a história...situa-se precisamente na região das verdades que surgiram de uma reflexão sobre catástrofe e cataclismo”, escreveu Butterfield em "O Cristianismo e a História" (1949). "É quase impossível contemplar adequadamente a evolução da reflexão histórica do Antigo Testamento, exceto em eras em que ela sofreu (ou se viu confrontada com) um cataclismo colossal.

“Os norte-americanos [então] castigados pelos horrores da guerra, voltaram-se para a fé em busca de verdade e significado...Hoje o mundo enfrenta outra época de catástrofe. Embora menos devastadora que a Segunda Guerra Mundial, essa pandemia reformulou a vida cotidiana e destruiu a economia global de uma maneira que parece apocalíptica.

“A experiência é nova e desorientadora. A vida tinha sido enganosamente fácil até agora. A vida de nossos antepassados, por outro lado, certamente era curta e penosa...Reduzimos a natureza à ‘forma de um monstro dominado e algemado’, como Joseph Conrad disse uma vez, e assumimos o controle de nosso destino. E Deus se tornou irrelevante.

“E agora quem nos salvará desse monstro que se libertou? . . .

“[Ademais], Butterfield escreveu...[que] ‘nós, do século XX, fomos especialmente mimados...todos os nossos antepassados...revelavam, em sua filosofia e perspectivas, uma terrível conscientização do risco da vida humana e da natureza precária da existência do homem nesse universo perigoso’ . . .

“A pandemia humilhou os países e, mais uma vez, abriu os olhos de milhões de pessoas para esse universo temerário.

"’A crua realidade do sofrimento leva os homens a compreenderem mais profundamente o destino humano’, escreveu Butterfield. Às vezes, ‘somente por meio de uma catástrofe’, continuou ele, ‘o homem consegue escapar da rede, que ele mesmo se deu ao trabalho de tecer ao seu redor’.

“Para as sociedades fundadas na tradição bíblica, as catástrofes não são necessariamente o fim. Elas são um chamado ao arrependimento e ao avivamento...[Uma] grande luta pode trazer grande clareza.

“’Os antigos hebreus...transformaram sua tragédia e sua própria impotência em alguns eventos mais criativos da história mundial’, escreveu Butterfield. ‘Parece que um dos episódios mais claros e concretos da história é o fato de que homens com recursos espirituais podem não apenas sair de uma catástrofe, mas também transformá-la em um grande momento de criatividade’.

"Será que um vírus letal pode levar os Estados Unidos a ter um grande momento criativo em sua história? Será que os estadunidenses, abalados pela realidade de um universo perigoso, redescobrirão o Deus que se proclamou soberano sobre qualquer catástrofe?”

— Tom Robinson