As Abelhas: Um Pequeno Testemunho de um Grande Deus

Você está aqui

As Abelhas: Um Pequeno Testemunho de um Grande Deus

A pequena abelha testifica a incrível obra de Deus. Em relação às oito espécies (do gênero Apis), das quais as mais conhecidas são as abelhas ocidentais, os observadores admiram como elas foram perfeitamente projetadas e funcionam impecavelmente na realização de seu papel crucial para a vida na Terra.

Todos os detalhes intricados da polinização tiveram que funcionar bem logo na primeira vez para que as abelhas prosperassem e para as plantas, que dependem delas para se reproduzir e frutificar. O escritor Holley Bishop observa simplesmente assim: "Plantas floridas são um pré-requisito para a abelha e vice-versa" (Roubando As Abelhas: Uma Biografia do Mel, 2005, p. 116).

É necessário que uma abelha esteja perfeitamente equipada para localizar e coletar néctar, porque, como escreve Bishop, para produzir um quilo de mel, com flores a 500 metros das colmeias, as abelhas percorrem uma distância igual a uma volta ao redor da Terra e visitam quase quatro milhões de flores. Por tudo isso, não é de admirar que o mel seja chamado de “ouro líquido”!

Quantificado de outra forma, nas palavras de uma apresentação de um filme clássico, pouco mais de 0,02 kg de cada favo de mel “representa mais de 32 mil km de viagem para a abelha coletar o néctar, mais de cem mil horas para abelha transformar o néctar em mel e cera e mais dezoito mil horas trabalhando para converter a cera em favo de mel — tudo de acordo com um padrão preciso” (A Cidade das Abelhas, Instituto de Ciências Moody, 1962).

Essa última frase descreve, habilmente, como uma abelha exploradora, depois de localizar uma fonte de néctar, pólen ou água, conduz uma sessão de instruções na colmeia, apresentando o tipo de alimento encontrado, o teor de açúcar, a distância e a direção.

Pense nisso: Transmitir com precisão todas essas informações seria um desafio para os seres humanos abençoados com voz e linguagem compartilhada. Como a abelha exploradora faz isso? Incrivelmente, isso é realizado com uma dança enérgica, um pouco semelhante a uma dança do requebrado!

A dança que sustenta a vida

Esta impressionante “linguagem” de dança das abelhas transmite uma incrível quantidade de informações importantes. Observe novamente os quatro aspectos que acabamos de mencionar. A abelha mostra que tipo de fonte encontrou, distribuindo amostras presas ao seu corpo peludo. Bishop descreve que as patas traseiras de uma abelha tem uma “arquitetura fenomenal para coletar pólen”.

Em seguida, a dança de uma abelha informa a colmeia sobre o teor do açúcar descoberto. As outras abelhas julgam isso pela intensidade do movimento da abelha exploradora.

Em seguida, a colmeia aprende sobre a distância até a fonte. Quando a fonte de alimento se encontra a pequenas distâncias da colmeia é executada a dança em círculo e quando a fonte se encontra a grandes distâncias é executada a dança do requebrado, e a distâncias intermediárias é executada a dança em foice. Sentindo movimentos com suas antenas, as abelhas observam o tempo que a abelha exploradora gasta sacudindo seu corpo e o número de pulsos de som emitidos em cada zumbido.

A dança das abelhas também compartilha a direção da descoberta. Se a dançarina se inclina para cima, isso significa que outras abelhas devem voar em direção ao sol. Se a dança é para baixo, isso significa longe do sol. O ângulo da dança em relação ao eixo vertical significa que as abelhas precisam voar muitos graus à esquerda ou à direita do sol.

Deus projetou tão perfeitamente a abelha que incluiu até mesmo uma “bússola” interna em sua fisiologia. Uma abelha é munida de uma bússola de luz polarizada embutida em seu olho complexo!

Imagine a primeira abelha há muito "projetada" para essa intrincada dança como forma de satisfazer a necessidade de vida ou morte de acordo com toda essa informação crítica. Sabemos que para alguns de nós é difícil imitar certos passos de uma dança simples, então qual seria a probabilidade de as abelhas aprenderem esses movimentos essenciais de outra abelha?

Um projeto perfeito

Felizmente, através desse projeto, as abelhas interpretam esses movimentos corretamente. Os cientistas do Instituto Moody marcaram abelhas específicas, observando as dançarinas, para verificar se eram as mesmas que apareciam na fonte de alimento. Outros grupos apareceram nas fontes informadas por suas respectivas dançarinas.

 “As abelhas realmente apostam suas vidas na exatidão das informações que recebem”, explica o vídeo, porque as abelhas somente se alimentam com a quantidade certa para chegar à fonte de alimento. Isso garante que as abelhas não esgotem os recursos de mel da colmeia e que as operárias tenham espaço de armazenamento em seus estômagos para o néctar. Elas também enchem dois minúsculos alforjes chamados de corbículas, ou cestas de pólen, que estão escondidos nas patas traseiras e têm o propósito de transportar pólen.

Uma abelha voa na velocidade de 25 km/h e faz 30 a 50 voos diários. Abrangendo cerca de 800 quilômetros em toda sua vida e pode transportar até metade do seu peso de 40 miligramas. Em seu voo, as abelhas geram eletricidade estática, o que faz com que o pólen se fixe sobre os minúsculos pelos de seus corpos eletrificados. Essa retenção estática é absolutamente vital para a polinização, pois isso permite que a abelha espalhe o pólen para outras plantas, de modo que elas possam se reproduzir e levar adiante seu ciclo de vida, conforme foram planejadas.

Seja grato pelas abelhas!

Esta é apenas uma pequena amostra dos detalhes fascinantes e intrincados que os cientistas descobriram sobre as abelhas. Devemos ser gratos ao nosso Criador por ter projetado cuidadosamente “o inseto mais importante da Terra”, o qual faz parte desta magnífica criação que poliniza e gera alimentos para nosso bem-estar.

Então, da próxima vez que você encontrar uma humilde abelha, pense na função primorosa e planejada que ela desempenha para tornar a vida aqui na Terra não apenas possível, mas também agradável para todos nós!