Cinco Ferramentas Para Enfrentar As Provações

Você está aqui

Cinco Ferramentas Para Enfrentar As Provações

Eu estava no Malaui, na África, a mais de doze mil quilômetros de casa, quando recebi uma mensagem de meu pai: “Todos os dias ficamos sabendo de novas mudanças relacionadas às restrições de viagem. Achamos que você deve fazer as malas agora e voltar para casa o mais rápido possível. As coisas estão piorando cada vez mais”.

"A gente se vê na sexta-feira", respondi.

Moramos no Malaui há um ano, eu e minha esposa Megan nos voluntariamos para servir os membros da Igreja ali. Tem sido uma experiência maravilhosa, e nossa intenção era retornar aos Estados Unidos em 30 de março de 2020. Mas, de repente, no final de fevereiro, o mundo parecia estar de ponta-cabeça com a explosiva propagação da Covid-19. Ao princípio, não estávamos muito preocupados, pensando que veríamos o que era esse coronavírus ao voltarmos para os Estados Unidos no fim de março. Entretanto, com o passar dos dias percebemos que precisávamos começar a tomar decisões bem específicas — e urgentes.

Certamente, você já teve algumas surpresas desagradáveis na vida. E, sem dúvida, essa tem sido a experiência de grande parte do mundo nessa recente crise — e algumas partes as circunstâncias são muito piores. Obviamente, enfrentar dificuldades não é um fenômeno novo. Todos nós passamos por isso de tempos em tempos.

Todavia, como seres humanos, é fácil perdermos a perspectiva. Isso que pode nos parecer uma enorme onda de problemas deve ser entregue aos cuidados de nosso Pai Todo-Poderoso. Quando eu e você nos sentimos sobrecarregados, muitas vezes exageramos nas proporções até de pequenas coisas e perguntamos a Deus: "Por que o Senhor está deixando essas coisas acontecerem comigo?". Lembre-se que por mais grave que seja uma situação, ela nunca estará acima do poder e do conforto de Deus.

Deus, Criador e Sustentador de toda a vida, está no controle de tudo o que acontece na Terra, mesmo que nem sempre estejamos cientes disso. Ademais, Ele prometeu nos proteger e nos sustentar se confiarmos nEle.

Em circunstâncias difíceis, é vital esperar que Deus nos direcione e nos mostre um caminho para escapar. Como podemos fazer isso? O que podemos e devemos fazer para isso acontecer? Deus nos deu cinco ferramentas básicas — oração, estudo da Bíblia, comunhão cristã, meditação e jejum — para nos ajudar a lidar com as situações difíceis da vida, como a que eu e minha esposa nos encontramos. E essas ferramentas não são apenas para momentos difíceis. Elas são cruciais para nosso crescimento diário como cristãos!

Primeira Ferramenta: Oração

Um dia antes de meu pai me mandar essa mensagem, nós recebemos um telefonema do escritório da Igreja de Deus Unida (editora da revista A Boa Nova), onde trabalhamos. O interlocutor expressou preocupação com a nossa situação e recomendou que considerássemos adiar nossa partida por dez dias.

Na África, existem três grandes aeroportos internacionais: Johanesburgo, na África do Sul; Nairóbi, no Quênia; e Adis Abeba, na Etiópia. Alguns dias antes desse telefonema, tanto o aeroporto de Johanesburgo quanto o de Nairóbi haviam cancelado todos os seus voos para os Estados Unidos, deixando assim o aeroporto de Addis Abeba como nossa única opção para voar para casa — via Irlanda. No entanto, a cada dia que se passava, notamos que muitas companhias aéreas estavam cancelando seus voos para a Irlanda. Assim não sabíamos o que devíamos fazer, então levamos o problema para Deus.

O apóstolo Paulo nos diz: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7). Ao perceber que talvez nossos planos precisassem mudar imediatamente por conta dessas circunstâncias fora de nosso controle, sabíamos que era crucial envolver Deus em todas as nossas decisões.

Eu e minha esposa pedimos a guia e o envolvimento de Deus em nossa decisão. Pedimos que Ele nos desse sabedoria para tomar a melhor decisão. Havia muitos fatores a considerar: Será que tinha algo que havíamos esquecido? Será que mudar nossos voos iria custar muito dinheiro? Será que poderíamos conseguir outros voos?

Depois de conversar com líderes da Igreja, que são nossos vizinhos, com amigos, familiares e alguns ministros dos Estados Unidos, a resposta parecia bem clara: Estava na hora de voltar para casa o mais rápido possível.

Segunda Ferramenta: Estudo da Bíblia

Recebemos essa ligação mencionada acima num domingo. E, na segunda-feira, decidimos que partiríamos na quinta-feira — apenas três dias depois! Tudo deveria ser arrumado às pressas! É interessante como, em uma situação estressante, nosso instinto natural é abandonar imediatamente tudo o que se considera supérfluo e enfocar na autopreservação. A escrituras favorita de Megan é Mateus 16:26: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” (ARA).

Muitas pessoas que dão o dízimo (um décimo de volta para Deus) reconhecem que Deus abençoa suas finanças de uma maneira impressionante, pois o dinheiro restante parece render acima das expectativas. Esse conceito também se aplica em nossa era, como eu e minha esposa aprendemos. "Temos muita coisa para fazer", disse a Megan, "mas não vamos negligenciar nosso estudo bíblico somente porque estamos ocupados e com pressa!".

Certamente, seria fácil adiá-lo, mas, como tudo que adiamos com muita frequência, ele nunca seria feito. Além disso, o que é mais importante que a Palavra de Deus? Obviamente, uma pessoa não deve negligenciar uma tarefa imediata e crucial, como cuidar de uma criança chorando com fome ou um cano de água quebrado, mas devemos tomar muito cuidado para não dar desculpas para adiar o estudo da Bíblia.

Durante esses acelerados dias de preparação das malas, ouvi algumas de nossas aulas on-line do Colégio Bíblico Embaixador (disponíveis em inglês no site abc.ucg.org/courses) e, de vez em quando, eu pausava as aulas para fazer novas anotações em minha Bíblia. Assim, da forma mais difícil, aprendi a lição de que estar ocupado nunca é uma boa desculpa para negligenciar o estudo da Bíblia. Um relacionamento com o Pai e o Filho é uma comunicação bidirecional! Temos que conversar com Deus através da oração, mas também devemos estar dispostos a ouvir. E Deus se comunica conosco através do que diz a Bíblia!

Terceira Ferramenta: Comunhão cristã

Embora tenha sido minha decisão de retornar dez dias antes, eu não fiz isso sozinho. A Bíblia nos aconselha a procurar conselhos sábios, e foi isso que eu fiz. Muitas pessoas com quem conversei foram capazes de me oferecer discernimento e sabedoria pelas suas experiências e diversos pontos de vista. Mas discutir problemas inesperados não é o único motivo pelo qual a comunhão cristã — passar tempo com o povo de Deus — é importante e benéfica. Quando nos encontramos em uma situação estressante ou assustadora, seria útil refletir sobre Eclesiastes 4:9-10, que nos lembra que não estamos sozinhos nessa luta.

Às vezes, pode parecer que ninguém entende o que estamos passando. (Houve um tempo em que o profeta Elias achou que ele era a única pessoa que ainda obedecia a Deus!). E esse sentimento pode ser mesmo desencorajador. Então, enquanto eu e Megan corríamos para arrumar todas as coisas em algumas caixas e resolver nossas pendências, percebemos que conversar ao telefone com amigos e familiares estava sendo muito benéfico para nossa estabilidade mental.

É bom saber que há pessoas orando pelo seu sucesso. É um pensamento muito reconfortante (e humilhante) saber que por você as pessoas estão indo diante do próprio trono do Deus Todo-Poderoso em oração. Uau, isso é deveras encorajador!

Paulo compara o povo de Deus a um corpo em que cada membro faz sua parte para que todo o organismo possa estar espiritualmente saudável e forte (Efésios 4:15-16). Hebreus 10:25 nos diz: “E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo” (Nova Versão Transformadora). Deus sabe que a comunhão regular com outros crentes é importante!

Quando as circunstâncias impedem essa reunião, como tem acontecido com todos nós recentemente, é vital manter contato por outros meios.

Quarta Ferramenta: Meditação

Uma das ferramentas mais subestimadas que Deus nos entrega é a meditação. Vivemos em um mundo em constante aceleração. Quantas vezes paramos para pensar em Deus, em Sua Palavra e em Seu caminho de vida? Se formos bem sinceros conosco mesmo, provavelmente não o tempo suficiente!

Em nosso voo de dezessete horas para casa, passei muitas horas pensando e meditando sobre o ano que se passou. Pensei em todas as orações que Deus havia respondido. Pensei no que tínhamos (e não tínhamos) realizado. Pensei em todas as maravilhosas amizades que fizemos no Malaui — somente possíveis pela ação direta de Deus, que, compassivamente, derramou bênçãos sobre Seus filhos. Levei um pouco de tempo para ponderar sobre o que o futuro nos reserva.

Deus está realizando Seu propósito em você e em mim, e devemos ter tempo para meditar em tudo o que Deus fez por nós e refletir sobre como Ele está cumprindo Seu propósito dentro de nós. Devemos pensar em como aplicar os princípios das escrituras em nossa vida todos os dias (Josué 1:8; Salmos 1:1-2), ponderando como devemos realmente viver de acordo com cada palavra de Deus (Mateus 4:4). A meditação é crucial para que nos tornemos o tipo de pessoa que Deus deseja que sejamos.

Quinta Ferramenta: Jejum

Como muitos de nossos leitores devem saber, existem algumas provações que não podem ser resolvidas por nossa própria força ou somente pela oração. Jesus Cristo espera claramente que Seus seguidores jejuem — abstenha-se de comer e beber por um tempo — nos dizendo: “E quando [não se] jejuardes...” (Mateus 6:16-17). O jejum deve, regularmente, fazer parte da vida de um cristão, pois nos ensina como devemos confiar em Deus e priorizar nossa vida espiritual acima dos desejos físicos.

Diante da atual pandemia e das dificuldades econômicas que, sem dúvida, vão continuar nos afetando, o que devemos fazer? A quem devemos recorrer? Devemos procurar ajuda de governo? Devemos olhar para a rápida descoberta e produção de uma vacina ou de outros tratamentos? Devemos confiar que algum ser humano vai resolver esses problemas? Absoluta e definitivamente não, pois a Bíblia deixa isso muito claro (Jeremias 17:5). Em vez disso, devemos nos humilhar diante do Criador do universo e pedir a Ele que cure as nações, se isso estiver de acordo com Sua vontade.

Ele nos diz em Isaías 59:1: “Eis que a mão do SENHOR não está encurtada, que não pode salvar; nem seu ouvido pesado, que não possa ouvir”. Mais uma vez, todos devemos nos humilhar. E devemos orar para que os outros façam o mesmo e intercedam uns pelos outros.

Reserve um tempo para ler o capítulo anterior, Isaías 58, que leva à declaração que acabamos de citar. Nesse capítulo, Isaías foi inspirado a explicar como uma pessoa pode jejuar de modo eficaz. Ele nos diz o que precisamos fazer e qual a atitude correta para quando jejuarmos.

Nestes tempos turbulentos, vamos nos esforçar para colocar em prática essas cinco ferramentas: Oração, estudo da Bíblia, comunhão cristã, meditação e jejum. Vamos aprender a confiar em Deus, e não no homem!