Qual o Modelo Ideal de Família para Deus?

Você está aqui

Qual o Modelo Ideal de Família para Deus?

Ao sair do cargo, o quadragésimo presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, destacou de onde vêm as grandes mudanças na nação: “Deixe-me dar-lhes a lição número um sobre os Estados Unidos: Toda grande mudança nos Estados Unidos começa na mesa de jantar” (Discurso de despedida à nação, 11 de janeiro de 1989).

Além disso, o papa João Paulo II deu uma lição semelhante em Perth, na Austrália, sobre a importância da família: “Como vai a família, assim vai a nação, e assim vai o mundo inteiro em que vivemos” (Homilia, 30 de novembro de 1986).

O modelo de família mudou na história recente? O instituto Pew Research Center relata: “O núcleo familiar clássico, impresso no imaginário norte-americano pelos seriados de televisão como Foi sem Querer [Beaver, o Trapalhão] foi deixada para trás. Em 1960, 37% das famílias eram compostas de um casal e seus próprios filhos. Mais de meio século depois, apenas 16% das famílias se parecem com isso” (“Cinco Fatos Sobre a Família Norte-Americana Moderna”, Jens Krogstad, PewResearch.org, 30 de abril de 2014).

E as famílias de hoje? Quantas famílias você conhece que têm características cristãs como as apresentadas nas Escrituras? O apóstolo Paulo aconselhou: “Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura. Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor” (Colossenses 3:18-20, ARA).

Mas qual é o melhor modelo de família? E qual o objetivo da existência da família humana? Vamos explorar o modelo de família a partir de algumas perspectivas — as famílias de antigamente, as famílias de hoje e o modelo bíblico de família.

Discernir as boas qualidades da família em meio a mudanças de valores

Pare e pense por um instante sobre algumas famílias que você conhece. Quais são as características mais marcantes que você observou nelas? Quantas famílias parecem ter todas essas características reunidas?

Você consegue se lembrar do que fez você sentir que certa família era estável e bem-sucedida? Seria pela maneira pacífica em que conviviam? Seria porque os membros dessa família se divertiam juntos ou sempre diziam “por favor” e “obrigado” uns aos outros? Quando saía da casa deles você ficava desejando ter esse tipo de convívio, mas sentiu-se incapaz de seguir o exemplo deles?

Muitas pessoas olham para as famílias representadas na mídia, sejam em seriados, novelas ou até mesmo nos noticiários, e percebem que aquilo que é considerado tradicional ou ideal sofreu mudanças. A mídia reflete a mudança social, mas também é uma força motriz nela. Qual deveria ser o nosso modelo de família feliz, vitoriosa e saudável?

As modernas caracterizações na mídia do modelo familiar suplantaram os valores e conceitos provados pelo tempo de uma família forte? Algumas pessoas bem intencionadas e sinceras veem a mídia como detentora da verdade suprema sobre diversos assuntos. Mas, sem dúvida, a Bíblia é a verdade e não a mídia. A mídia de entretenimento está cada vez mais envolvida em política enquanto cobiça o todo-poderoso dinheiro. Seus fornecedores não apenas informam as notícias, mas também as criam e recriam. E a mídia tradicional costuma fazer a mesma coisa.

A indústria da mídia é movida pelo dinheiro, pela amoralidade ou pela invenção de sua própria moral e pela ingenuidade de espectadores bem-intencionados que podem ser influenciados a aceitar aquilo que pode tornar-se um novo normal.

Família Moderna versus Família Tradicional

Vamos observar a mudança cultural que ocorreu por comparação. Primeiro, analise o atual modelo de família da televisão— aquele do seriado Família Moderna. A entrada da Wikipedia no programa dá esta descrição:

Família Moderna é uma série de comédia que gira em torno de três tipos diferentes de famílias (família nuclear, família adotiva e família homoafetiva [homosexual]) que vivem em Los Angeles. A série de comédia é filmada no estilo de documentário e mostra a vida da família Pritchett. O pai, Jay [Pritchett], é um homem bem sucedido nos negócios e casou-se recentemente com uma bela colombiana, Gloria, que vem morar nos EUA junto com seu filho pré-adolescente, Manny . . .

“A filha mais velha de Jay, Claire, tem seus próprios "bebezões" para cuidar: o que inclui um marido, que sempre tenta fazer o papel de "pai legal"; uma filha adolescente que está começando a dar dor de cabeça para a família; e o filho mais novo, que sempre tem atitudes bizarras. Talvez a mais adulta da casa seja a filha do meio, que tenta manter um ar de intelectual. O seriado acompanha também a vida do casal gay Mitchell, filho de Jay, e Cameron, que recentemente adotaram um bebê vietnamita”.

O termo mocumentário, usado para esse tipo de seriado, é muito apropriado. Esse tipo de produção usa um cenário fictício para analisar e parodiar as questões atuais. O que preocupa é o poder da mídia de introduzir e ajudar a estabelecer uma nova norma social. Como esta nova norma pode ser comparada à antiga norma de família?

É claro que as famílias, desde tempos imemoriais, carecem dos elevados padrões morais de Deus, muitas delas falham em prover a vital instrução divina, como Deus ordenou à antiga Israel (ver Deuteronômio 5:29; 6:6-7). Mesmo assim, os valores bíblicos influenciaram fortemente os Estados Unidos até várias décadas atrás.

E quando se considera como o modelo de família tem mudado em tempos mais recentes, o modelo de entretenimento de décadas passadas pode ser considerado vagamente como um exemplo de como este modelo de famíla tem mudado. Veja, por exemplo, o antigo seriado sobre família Papai Sabe Tudo. O escritor e aconselhador de pais, Elliott Katz, escreveu o seguinte em uma coluna do jornal USA Today, pouco antes do Dia dos Pais, há alguns anos:

“O seriado Papai Sabe Tudo simboliza os papéis estereotipados de pais e mães nos anos cinquenta. O pai, Jim Anderson, trabalhava como agente de seguros enquanto sua esposa, Margaret, ficava em casa. Seus três filhos eram bem comportados...amavam e respeitavam seus pais...A cada episódio, Jim chegava em casa e lidava com problemas...[E], seguindo os sábios conselhos de seu pai, esses problemas eram resolvidos.

“Na última década, quando se discute o papel de pai, Papai Sabe Tudo é citado frequentemente como algo que reflete papéis de gênero tão desatualizados, que o pai de hoje não tem nada a aprender deste seriado. Discordo. Quanto assisto hoje esse seriado, vejo importantes lições para o pai, que trata das queixas comuns que as esposas têm sobre seus maridos. Essas queixas incluem não prestar atenção suficiente ao que está acontecendo em casa e não ajudar o bastante na criação dos filhos — um tipo de tensão que pode levar a separações.

“Jim Anderson era um pai muito envolvido com sua família. Em cada episódio, ele estava ciente de toda situação que precisava ser tratada na casa, e ele lidava com elas. Embora possa ser irrealista retratar um pai com capacidade de resolver todos os problemas, a lição importante para os pais de hoje é que Jim dava um passo à frente e se envolvia. Ele não ignorava o que estava acontecendo em sua casa nem esperava que sua esposa lidasse com isso” (“‘Papai Sabe Tudo’ mesmo em 2016”, 16 de junho de 2016).

Os críticos modernos costumam ser um pouco sarcásticos e condescendentes em relação a esses antigos modelos de família. Mas, como observa Katz, ainda há muito valor nisso.

O fato de algo ser antigo não significa necessariamente que esteja desatualizado, e isso é especialmente verdade em certos exemplos justos transmitidos desde os tempos antigos.

O exemplo bíblico de Abraão e Sara

A Palavra de Deus, a Bíblia, não tem um exemplo de uma família humana perfeita — pois as pessoas são imperfeitas e limitadas, e até mesmo grandes personagens da fé lutaram com problemas familiares causados por seus próprios pecados e pelos problemas da cultura em que viviam. No entanto, há exemplos de um modelo de família, segundo Deus, na Bíblia que devemos aprender e seguir em muitos aspectos.

Vamos explorar brevemente o exemplo do antigo patriarca Abraão e sua esposa Sara. Este casal mostrou algumas excelentes características raramente vistas hoje em dia.

Abraão e Sara deram exemplo da verdadeira fidelidade a Deus, apesar de suas fraquezas humanas. E Deus trabalhou com eles, transformando-os em um bom modelo de família que tem ecoado ao longo de quatro milênios.

Apesar de algumas deficiências como marido e pai, a obediência, a fé, a hospitalidade e a intercessão efetiva de Abraão foram exemplares. Deus disse a ele: “Porque Eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agirem com justiça e juízo” (Gênesis 18:19). E, além disso: “Abraão obedeceu à Minha voz e guardou o Meu mandado, os Meus preceitos, os Meus estatutos e as Minhas leis” (Gênesis 26:5).

Abraão era humano e suscetível às fraquezas da carne. Mas acima disso, ele demonstrou um caráter justo e lutou para colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, vindo a ser chamado de amigo de Deus e pai dos fiéis (Tiago 2:23; Romanos 4:11).

Quando Deus disse a Abraão que ele teria filhos, Sara o levou a tentar apressar as coisas através de uma mãe substituta — uma situação que mais tarde resultou em ciúmes e num comportamento áspero de Sara (Gênesis 15-16). Depois, quando Deus disse a Abraão que Sara lhe daria um filho, a princípio, ela riu disso por causa de sua idade avançada (Gênesis 18:10-15).

No entanto, foi através da fé que Sara tornou-se fértil novamente e teve um filho (Hebreus 11:11-12). Ela se tornou um modelo de beleza interior ao demonstrar um raro espírito de gentileza e submissão devotada ao marido (1 Pedro 3:1-7). Juntos, ela e Abraão criaram Isaque, um filho leal e obediente.

Essas qualidades de caráter e vida familiar transcendem o tempo, o lugar e a cultura. E o que vemos na vida familiar de Abraão e Sara é típico das melhores famílias da Bíblia.

Embora existam outros bons exemplos de famílias na Bíblia, há um modelo particular de família, apresentado nas Escrituras, que está sendo formada agora para, enfim, se tornar a perfeita família de Deus para sempre! Você faz parte desse atual modelo de família justa que está sendo moldada completamente à imagem de Deus?

A família humana: Um tipo de família espiritual de Deus

Deus, o Pai, e Jesus Cristo, Seu Filho, estão agora criando o modelo de Sua família por meio de seres humanos que desejam honrá-Los. Este modelo começou com eles. Como Filho de Deus e homem, Jesus amou e honrou o Seu Pai com todo o Seu coração, mente e alma. Esta é a chave para a família justa, que coloca Deus acima de tudo.

Todo ser humano precisa entender este fato: Deus, por meio de Sua sabedoria e amor, instituiu a unidade familiar. Ele é o autor do modelo familiar perfeito. Ele criou o primeiro homem e a primeira mulher, uniu-os como uma só carne e exortou-os a serem frutíferos e prolíferos, ou seja, a terem filhos (Gênesis 1:27-28; 2:23-24).

É claro que nem todos os casais são capazes de ter filhos — e Deus entende isso. Há, no entanto, muitas bênçãos e muito que ganhar e aprender no relacionamento matrimonial, que retrata uma realidade espiritual mais elevada (ver “O Sublime Propósito do Casamento”).

Ainda assim, uma das principais razões para a concepção do casamento é a de gerar e criar filhos. Malaquias 2:15 declara: “Ora, não foi o SENHOR que fez deles um só... E por que um só? Porque Ele desejava uma descendência santa e abençoada!” (Bíblia King James Atualizada).

Deus nos diz ainda para educar nossos filhos em Seus caminhos (Deuteronômio 6:6-7; ver Provérbios 22:6) e que os filhos são uma herança dEle (Salmos 127:3). De fato, todos os filhos pertencem a Deus — e Ele os colocou ao nosso cuidado para que os criássemos de forma correta (ver “Aspectos Importantes na Edificação de Famílias Santas”

Hoje em dia, o melhor modelo de família nesta Terra encontra-se na Igreja de Deus descrita no Novo Testamento: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo Naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor” (Efésios 4:15-16, ACF).

O apóstolo Paulo mostrou que Deus está edificando e expandindo Sua família aqui na Terra: “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito” (Efésios 2:19-22; ver também Efésios 3:14-15).

Deus, através de Cristo Jesus, está moldando Seus chamados nesta vida para que se tornem Sua santa família para sempre! Ele reformula nosso pensamento, conversa e ações para sermos transformados em Seu caminho de vida (Romanos 12:2).

Atualmente, nenhuma família na Terra é perfeita, e isso inclui a família espiritual de Deus, porque os seres humanos não são perfeitos. Deus trabalha conosco, que somos pessoas imperfeitas e falhas, para nos aperfeiçoar ou nos amadurecer em Seu santo caminho de vida. Isso nos leva ao grande objetivo de Deus, que é Sua futura família.

A suprema família de Deus na Jerusalém Celestial

Podemos vislumbrar o estado da definitiva família de Deus na visão que o apóstolo João recebeu da Nova Jerusalém, a Cidade Santa, que Deus Pai trará do céu para a Terra:

“E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram...E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido”.

“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o Seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:1-4).

O fim dos problemas: Enfim, a perfeição!

Este é o supremo modelo de família que o Deus Todo-Poderoso, através de Jesus Cristo, trará. E uma vez que o desejo de Deus é salvar todas as pessoas (1 Timóteo 2:4), Ele acabará trazendo bilhões para Seu modelo de família santa na Nova Jerusalém — como as estrelas no céu e a areia na praia.

O atual modelo de família foi instituído por Deus e é um tipo sublime de família santa que Deus planejou para toda a humanidade — uma família que sobreviverá para sempre!


Aspectos Importantes na Edificação de Famílias Santas

Vamos analisar algumas sólidas características do modelo de família santa:

• O pai é o líder da família. Sua responsabilidade inclui cuidar de sua esposa como Cristo cuida da Igreja (Efésios 5:23).

• A mãe é a sua ajuda apropriada (Gênesis 2:18) e, juntos, eles serão o melhor exemplo para os filhos enquanto ensinando-lhes o caminho de Deus (Deuteronômio 6:6-7).

• O pai e a mãe devem trabalhar em harmonia para educar seus filhos no caminho de Deus.

• Os filhos seguem o bom exemplo de seus pais, pois ações falam mais que palavras. Os filhos aprendem mais com o que os pais fazem do que com o que dizem.

• Os pais devem evitar rebaixar seus filhos, pública ou particularmente, para não os desencorajar (Colossenses 3:21).

• Os pais devem encorajar seus filhos a buscar a excelência no caráter, nos estudos e na futura profissão.

• Os pais devem se sacrificar um pelo outro e pelos filhos.

• Como deve ser com todos os membros da Igreja, maridos e esposas devem se submeter uns aos outros com humildade, paciência e amor (Efésios 5:21; 1 Pedro 5:5).

• Os pais sempre devem arranjar tempo para seus filhos, pois o maior presente que podem dar a eles é o seu próprio tempo. A vida passa depressa; não há tempo a perder (Efésios 5:15-16).

• Os pais são tutores dos futuros filhos de Deus, como Deus disse sobre Abraão (Gênesis 18:19).

• Os pais não devem amaldiçoar nem falar palavrões. Pois, as crianças vão aprender a dizer palavrões ao ver esse mau exemplo dos pais e considerarão maldições como normal.

• Os pais devem entregar seus filhos a Deus, Quem deu vida aos seres humanos em Sua Terra e os sustenta com Suas bênçãos.

• Os pais sempre devem dizer a seus filhos que os amam e que ficarão ao lado deles pelo resto de suas vidas. Isto é muito importante.

• Os pais devem ler a Bíblia para seus filhos e orar com eles diariamente.