Ajuda para hoje, esperança para amanhã 

Três Chaves Para o Preparo Físico e Espiritual

Você está aqui

Três Chaves Para o Preparo Físico e Espiritual

Login or Create an Account

With a UCG.org account you will be able to save items to read and study later!

Sign In | Sign Up

×

Quando subiu na balança, durante uma consulta com seu médico em outubro de 2012, Randy Halverson estava pesando 149 quilos. Ele não estava apenas com excesso de peso, mas também com esteatose (acúmulo anormal de gordura no fígado), colesterol alto, níveis de açúcar no sangue pré-diabéticos e outras doenças. Diante dessa situação alarmante, Randy decidiu mudar de vida.

Seguindo uma dieta rica em frutas e vegetais e caminhando na esteira seis dias por semana, ele perdeu 59 quilos em um ano. Seu nível de açúcar no sangue e o colesterol voltaram ao normal, e suas outras doenças praticamente desapareceram. Sua cintura diminuiu de 142 cm para 86 cm. Após essa vitória, Randy escreveu: “Senti uma grande melhora em minha perspectiva e atitude! E acredito que vou continuar nessa jornada pelo resto de minha vida”.

O atual quadro da condição física

Randy Halverson dispendeu energia e determinação para restaurar sua saúde, enquanto outros, que deveriam estar fazendo isso, não o fazem. Embora a hereditariedade, a idade, alguma deficiência e outras condições sejam fatores limitadores para algumas pessoas, uma das principais razões pela falta de condição física deve-se simplesmente ao fato de não querer assumir a própria responsabilidade. Uma pesquisa do instituto Harris Poll de fevereiro de 2011 descobriu que, no Ano Novo, 73% dos adultos estabeleceram como objetivo melhorar o preparo físico, mas abandonaram a meta antes de terminar!

Para ter uma boa saúde e uma boa condição física, as pessoas precisam gerenciar cuidadosamente sua dieta, nutrição e exercício. O site medicalnewstoday.com afirmou em 10 de dezembro de 2014: “Desde 1990, a obesidade tem aumentado153%, uma taxa de 11,6% para 29,4% entre os adultos”, e “o sedentarismo já está em 23,5% entre os adultos”.

Em 18 de dezembro de 2013, o site livestrong.com publicou o artigo “A Importância do exercício físico e da alimentação saudável”, onde o autor Carly Schuna escreveu: “Em conjunto com o exercício regular, uma dieta saudável pode reduzir o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes tipo 2, hipertensão arterial e alguns tipos de câncer. Se você está com excesso de peso, comer saudável e exercitar-se regularmente pode ajudá-lo a perder peso com segurança e permanecer assim. Se você não tem um problema de peso, a atividade física e uma dieta saudável podem ajudá-lo a manter seu peso atual e reduzir o risco de ganhar peso à medida que envelhece”.

Três chaves fundamentais para ter uma boa condição física

Se você deseja iniciar um programa de preparação física, procure antes a orientação de seu médico. Além disso, você pode encontrar muitos livros, vídeos e artigos na Internet, que ensinam qual o método mais efetivo. O seguinte conselho do site familydoctor.org pode ser útil:

“Escolha uma atividade que você gosta de fazer. Por exemplo, se você tiver artrite, a natação pode ser uma boa opção. Exercitar-se com um amigo ou parente pode ser mais divertido. Varie sua rotina. A chance de você ficar entediado ou se machucar diminui quando você varia sua rotina de exercícios. Um dia, você pode fazer uma caminhada. Noutro dia, você pode andar de bicicleta. O importante é não desanimar. Pois, pode levar semanas ou meses até você notar os benefícios do exercício físico, como a perda de peso”.

Além de seguir esses conselhos, existem três chaves que podem ajudá-lo a atingir seu objetivo de bem-estar. São os seguintes:

1. Manter o foco.

2. Comprometer-se totalmente.

3. Esforçar-se ao máximo.

Ainda que essas chaves possam ajudá-lo na meta da preparação física, elas são significativamente mais efetivas no desenvolvimento da preparação espiritual . Como explica 1 Timóteo 4:8 1 Timóteo 4:8Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir.
Almeida Atualizada×
: “O exercício corporal é bom, porém o exercício espiritual é muito mais importante, e é um revigorante para tudo o que você faz. Portanto, exercite-se espiritualmente e empenhe-se em ser um cristão cada vez melhor, porque isso o ajudará, não só agora, nesta vida, mas também na vida futura” (Bíblia Viva).

Cuidar bem do corpo, da mente e do espírito é vital, e você deve fazer isso por você e também por aqueles que dependem de você, mas, especialmente, por Seu Criador . Por quê? Porque, literalmente, Ele é Seu Dono, Criador e Redentor! Como diz 1 Coríntios 6:19-20 1 Coríntios 6:19-20 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.
Almeida Atualizada×
: “Será que vocês não aprenderam ainda que seu corpo é a morada do Espírito Santo que Deus lhes deu, e que Ele vive dentro de vocês? Seu próprio corpo não lhes pertence . Porque Deus comprou vocês por preço elevado . Portanto, usem todas as partes do seu corpo para render glória a Deus, porque o corpo Lhe pertence” (Bíblia Viva, grifo nosso).

Tornando-se apto para o Reino

Jesus Cristo falou que as pessoas não estariam “aptas para o reino de Deus” se estivessem “olhando para trás”, ou seja, para sua antiga vida (Lucas 9:62 Lucas 9:62
Almeida Atualizada×
). A palavra grega para “apto” é euthetos , que significa “adequado ou útil”.

Uma pessoa que buscava o Reino de Deus não seria considerada espiritualmente “apta” se não estivesse totalmente absorta pela busca de sua vocação divina. Se ela começa a “olhar para trás”, talvez desejando seu antigo modo de vida, ou caso se tornasse indiferente ou descuidada em relação a sua vocação, ela se tornaria inapta para a vida eterna.

Quanto a isso, vamos examinar as três chaves citadas anteriormente para determinar o que você precisa fazer para estar apto para o Reino.

1. Manter o foco

Milhares de anos de história demonstraram, inequivocamente, que os seres humanos são incapazes de se autogovernar apropriadamente. Mas esse problema tem uma solução maravilhosa. Jesus Cristo, em Sua segunda vinda, substituirá todo governo humano por Seu dinâmico e benevolente governo (Apocalipse 11:15 Apocalipse 11:15E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Almeida Atualizada×
). Apreciar e manter essa visão magnífica do vindouro Reino de Deus é essencial em sua busca pela preparação espiritual.

Esse futuro vibrante e emocionante inclui os seguintes fatos bíblicos, que devem inspirá-lo e motivá-lo continuamente.

• Quando Cristo retornar, Ele removerá a influência perversa de Satanás, o diabo, e de suas hostes de demônios (Apocalipse 20:1-3 Apocalipse 20:1-3 1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. 3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
Almeida Atualizada×
).

• Após esse evento significativo, Jesus realizará uma transformação completa da Terra e da sociedade humana. As áreas de terras desoladas do mundo serão renovadas para se tornarem como o Jardim do Éden (Isaías 51:3 Isaías 51:3Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Edem e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de cântico.
Almeida Atualizada×
).

• Com o tempo, o planeta se tornará muito frutífero e produtivo (Amós 9:13 Amós 9:13Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; :e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.
Almeida Atualizada×
).

• Pessoas de todas as nações habitarão tranquilamente juntas e não vão mais aprender a guerrear nem passarão mais por tragédias e aflições (Miquéias 4:3 Miquéias 4:3E julgará entre muitos povos, e arbitrará entre nações poderosas e longínquas; e converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
Almeida Atualizada×
).

• Além disso, a natureza dos animais será alterada para que convivam pacificamente (Isaías 11:6-8 Isaías 11:6-8 6 Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará; e o bezerro, e o leão novo e o animal cevado viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá. 7 A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. 8 A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e a desmamada meterá a sua mão na cova do basilisco.
Almeida Atualizada×
).

• Além disso, o mundo será preenchido pelo “conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9 Isaías 11:9Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.
Almeida Atualizada×
).

Sob a liderança de Jesus Cristo, maravilhosas bênçãos de justiça, paz e prosperidade alcançarão a vida de todas as pessoas. Para tornar-se apto espiritualmente, você precisa entesourar essa visão deslumbrante e certa do futuro. E isso ajudará você a manter um foco seguro e otimista enquanto se esforça para viver sua vida segundo a justiça de Deus nesta atual era maligna (ver Gálatas 1:4 Gálatas 1:4o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,
Almeida Atualizada×
).

2. Comprometer-se totalmente

Jesus Cristo explicou que estar absolutamente comprometido com Deus e Seu caminho de vida são requisitos decisivos no desenvolvimento da aptidão espiritual (Mateus 6:24 Mateus 6:24Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e �s riquezas.
Almeida Atualizada×
). Ele não se contentará com uma entrega condicional, desleixada e pouco zelosa. Qualquer coisa menos do que nosso melhor esforço é inaceitável para Ele.

Jesus destacou esse ponto de vista quando disse: “Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas [necessidades materiais] vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33 Mateus 6:33Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Almeida Atualizada×
).

Jesus está alertando-o para que examine suas prioridades para saber se você está verdadeiramente dedicado a buscar o Seu Reino e seguir o Seu caminho de vida (Mateus 10:37-39 Mateus 10:37-39 37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. 38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. 39 Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.
Almeida Atualizada×
). Não existe nada mais importante do que entregar sua vida a serviço do Mestre de todo o universo (Mateus 13:44-46 Mateus 13:44-46 44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. 45 Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; 46 e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou.
Almeida Atualizada×
). Uma recompensa fabulosa o aguarda, e ela vale muito mais do que qualquer coisa que você possa imaginar, caso permaneça comprometido incondicionalmente com Deus (Colossenses 3:23-24 Colossenses 3:23-24 23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, 24 sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor.
Almeida Atualizada×
).

3. Esforçar-se ao máximo

Como ilustrado por Jesus Cristo, as pessoas chamadas a segui-Lo precisavam concentrar-se e continuar firmes na busca pela vida futura, para a qual Deus está chamando-as. Da mesma forma, em sua busca pelo Reino de Deus, você deve se esforçar ao máximo “a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:14 Filipenses 3:14prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Para fazer isso, você precisa crescer diariamente na graça, no conhecimento e na “paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo” ao exercer a fé viva (1 Tessalonicenses 1:3 1 Tessalonicenses 1:3lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,
Almeida Atualizada×
[ACF], ver também 2 Pedro 3:18 2 Pedro 3:18antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.
Almeida Atualizada×
; 2 Coríntios 5:7 2 Coríntios 5:7(porque andamos por fé, e não por vista);
Almeida Atualizada×
). Para cultivar essas qualidades, você precisa estar disposto a sacrificar-se e esforçar-se muitíssimo para obedecer a Deus e obter a “coroa da justiça” (Romanos 12:1 Romanos 12:1Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Almeida Atualizada×
; 2 Timóteo 4:8 2 Timóteo 4:8Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
Almeida Atualizada×
).

De fato, o propósito de sua vida é se preparar para servir e exercer uma autoridade responsável na vindoura sociedade global e pacífica de Deus (Isaías 35:1-2 Isaías 35:1-2 1 O deserto e a terra sedenta se regozijarão; e o ermo exultará e florescerá; 2 como o narciso florescerá abundantemente, e também exultará de júbilo e romperá em cânticos; dar-se-lhe-á a glória do Líbano, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
Almeida Atualizada×
, 10; Apocalipse 1:6 Apocalipse 1:6e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
Almeida Atualizada×
; 5:10). Tornar-se espiritualmente apto para essas responsabilidades eternas exige que você ore diariamente pedindo a poderosa ajuda de Deus para colocar em prática o que aprende nas Escrituras.

Além disso, você deve “despertar o dom” do Espírito Santo de Deus para produzir o fruto da “justiça e santidade”, que inclui servir ao próximo (2 Timóteo 1:6 2 Timóteo 1:6Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
Almeida Atualizada×
; Efésios 4:24 Efésios 4:24e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.
Almeida Atualizada×
; João 15:12 João 15:12O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Almeida Atualizada×
). Fazer tudo isso exige confiar, humildemente, na força, na guia e na sabedoria de Deus, sem a qual você estaria totalmente desamparado (João 15:5 João 15:5Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Almeida Atualizada×
; Filipenses 4:13 Filipenses 4:13Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Almeida Atualizada×
).

Finalmente, Deus quer que você, como um dos discípulos de Cristo, “dê muitos frutos” (João 15:8 João 15:8Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
Almeida Atualizada×
). Se você está fazendo isso fielmente, Ele irá recompensá-lo de acordo com sua obra (Apocalipse 22:12 Apocalipse 22:12Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.
Almeida Atualizada×
). E esse é o ponto vital para cuidar-se física e espiritualmente.

Certamente, é impossível ficar saudável apenas lendo livros ou artigos sobre preparo físico, você não pode desenvolver um preparo espiritual simplesmente lendo a Bíblia ou ouvindo sermões. Em vez disso, você deve praticar o que está aprendendo e fazer completamente a vontade de Deus. Como explica Tiago 1:22 Tiago 1:22E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Almeida Atualizada×
, devemos ser “cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.

Então, o que está impedindo você de fazer isso? Para alcançar o Reino de Deus e Sua justiça, você deve manter o foco, comprometer-se totalmente e esforçar-se ao máximo. Se você aplicar essas chaves críticas em sua vida, então você entrará espiritualmente em forma agora e para sempre!