Três Chaves Para o Preparo Físico e Espiritual

Você está aqui

Três Chaves Para o Preparo Físico e Espiritual

Quando subiu na balança, durante uma consulta com seu médico em outubro de 2012, Randy Halverson estava pesando 149 quilos. Ele não estava apenas com excesso de peso, mas também com esteatose (acúmulo anormal de gordura no fígado), colesterol alto, níveis de açúcar no sangue pré-diabéticos e outras doenças. Diante dessa situação alarmante, Randy decidiu mudar de vida.

Seguindo uma dieta rica em frutas e vegetais e caminhando na esteira seis dias por semana, ele perdeu 59 quilos em um ano. Seu nível de açúcar no sangue e o colesterol voltaram ao normal, e suas outras doenças praticamente desapareceram. Sua cintura diminuiu de 142 cm para 86 cm. Após essa vitória, Randy escreveu: "Senti uma grande melhora em minha perspectiva e atitude! E acredito que vou continuar nessa jornada pelo resto de minha vida".

O atual quadro da condição física

Randy Halverson dispendeu energia e determinação para restaurar sua saúde, enquanto outros, que deveriam estar fazendo isso, não o fazem. Embora a hereditariedade, a idade, alguma deficiência e outras condições sejam fatores limitadores para algumas pessoas, uma das principais razões pela falta de condição física deve-se simplesmente ao fato de não querer assumir a própria responsabilidade. Uma pesquisa do instituto Harris Poll de fevereiro de 2011 descobriu que, no Ano Novo, 73% dos adultos estabeleceram como objetivo melhorar o preparo físico, mas abandonaram a meta antes de terminar!

Para ter uma boa saúde e uma boa condição física, as pessoas precisam gerenciar cuidadosamente sua dieta, nutrição e exercício. O site medicalnewstoday.com afirmou em 10 de dezembro de 2014: "Desde 1990, a obesidade tem aumentado153%, uma taxa de 11,6% para 29,4% entre os adultos", e "o sedentarismo já está em 23,5% entre os adultos".

Em 18 de dezembro de 2013, o site livestrong.com publicou o artigo "A Importância do exercício físico e da alimentação saudável", onde o autor Carly Schuna escreveu: "Em conjunto com o exercício regular, uma dieta saudável pode reduzir o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes tipo 2, hipertensão arterial e alguns tipos de câncer. Se você está com excesso de peso, comer saudável e exercitar-se regularmente pode ajudá-lo a perder peso com segurança e permanecer assim. Se você não tem um problema de peso, a atividade física e uma dieta saudável podem ajudá-lo a manter seu peso atual e reduzir o risco de ganhar peso à medida que envelhece".

Três chaves fundamentais para ter uma boa condição física

Se você deseja iniciar um programa de preparação física, procure antes a orientação de seu médico. Além disso, você pode encontrar muitos livros, vídeos e artigos na Internet, que ensinam qual o método mais efetivo. O seguinte conselho do site familydoctor.org pode ser útil:

"Escolha uma atividade que você gosta de fazer. Por exemplo, se você tiver artrite, a natação pode ser uma boa opção. Exercitar-se com um amigo ou parente pode ser mais divertido. Varie sua rotina. A chance de você ficar entediado ou se machucar diminui quando você varia sua rotina de exercícios. Um dia, você pode fazer uma caminhada. Noutro dia, você pode andar de bicicleta. O importante é não desanimar. Pois, pode levar semanas ou meses até você notar os benefícios do exercício físico, como a perda de peso".

Além de seguir esses conselhos, existem três chaves que podem ajudá-lo a atingir seu objetivo de bem-estar. São os seguintes:

1. Manter o foco.

2. Comprometer-se totalmente.

3. Esforçar-se ao máximo.

Ainda que essas chaves possam ajudá-lo na meta da preparação física, elas são significativamente mais efetivas no desenvolvimento da preparação espiritual. Como explica 1 Timóteo 4:8: "O exercício corporal é bom, porém o exercício espiritual é muito mais importante, e é um revigorante para tudo o que você faz. Portanto, exercite-se espiritualmente e empenhe-se em ser um cristão cada vez melhor, porque isso o ajudará, não só agora, nesta vida, mas também na vida futura" (Bíblia Viva).

Cuidar bem do corpo, da mente e do espírito é vital, e você deve fazer isso por você e também por aqueles que dependem de você, mas, especialmente, por Seu Criador. Por quê? Porque, literalmente, Ele é Seu Dono, Criador e Redentor! Como diz 1 Coríntios 6:19-20: "Será que vocês não aprenderam ainda que seu corpo é a morada do Espírito Santo que Deus lhes deu, e que Ele vive dentro de vocês? Seu próprio corpo não lhes pertence. Porque Deus comprou vocês por preço elevado. Portanto, usem todas as partes do seu corpo para render glória a Deus, porque o corpo Lhe pertence" (Bíblia Viva, grifo nosso).

Tornando-se apto para o Reino

Jesus Cristo falou que as pessoas não estariam "aptas para o reino de Deus" se estivessem "olhando para trás", ou seja, para sua antiga vida (Lucas 9:62). A palavra grega para "apto" é euthetos, que significa "adequado ou útil".

Uma pessoa que buscava o Reino de Deus não seria considerada espiritualmente "apta" se não estivesse totalmente absorta pela busca de sua vocação divina. Se ela começa a "olhar para trás", talvez desejando seu antigo modo de vida, ou caso se tornasse indiferente ou descuidada em relação a sua vocação, ela se tornaria inapta para a vida eterna.

Quanto a isso, vamos examinar as três chaves citadas anteriormente para determinar o que você precisa fazer para estar apto para o Reino.

1. Manter o foco

Milhares de anos de história demonstraram, inequivocamente, que os seres humanos são incapazes de se autogovernar apropriadamente. Mas esse problema tem uma solução maravilhosa. Jesus Cristo, em Sua segunda vinda, substituirá todo governo humano por Seu dinâmico e benevolente governo (Apocalipse 11:15). Apreciar e manter essa visão magnífica do vindouro Reino de Deus é essencial em sua busca pela preparação espiritual.

Esse futuro vibrante e emocionante inclui os seguintes fatos bíblicos, que devem inspirá-lo e motivá-lo continuamente.

• Quando Cristo retornar, Ele removerá a influência perversa de Satanás, o diabo, e de suas hostes de demônios (Apocalipse 20:1-3).

• Após esse evento significativo, Jesus realizará uma transformação completa da Terra e da sociedade humana. As áreas de terras desoladas do mundo serão renovadas para se tornarem como o Jardim do Éden (Isaías 51:3).

• Com o tempo, o planeta se tornará muito frutífero e produtivo (Amós 9:13).

• Pessoas de todas as nações habitarão tranquilamente juntas e não vão mais aprender a guerrear nem passarão mais por tragédias e aflições (Miquéias 4:3).

• Além disso, a natureza dos animais será alterada para que convivam pacificamente (Isaías 11:6-8).

• Além disso, o mundo será preenchido pelo "conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar" (Isaías 11:9).

Sob a liderança de Jesus Cristo, maravilhosas bênçãos de justiça, paz e prosperidade alcançarão a vida de todas as pessoas. Para tornar-se apto espiritualmente, você precisa entesourar essa visão deslumbrante e certa do futuro. E isso ajudará você a manter um foco seguro e otimista enquanto se esforça para viver sua vida segundo a justiça de Deus nesta atual era maligna (ver Gálatas 1:4).

2. Comprometer-se totalmente

Jesus Cristo explicou que estar absolutamente comprometido com Deus e Seu caminho de vida são requisitos decisivos no desenvolvimento da aptidão espiritual (Mateus 6:24). Ele não se contentará com uma entrega condicional, desleixada e pouco zelosa. Qualquer coisa menos do que nosso melhor esforço é inaceitável para Ele.

Jesus destacou esse ponto de vista quando disse: "Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas [necessidades materiais] vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33).

Jesus está alertando-o para que examine suas prioridades para saber se você está verdadeiramente dedicado a buscar o Seu Reino e seguir o Seu caminho de vida (Mateus 10:37-39). Não existe nada mais importante do que entregar sua vida a serviço do Mestre de todo o universo (Mateus 13:44-46). Uma recompensa fabulosa o aguarda, e ela vale muito mais do que qualquer coisa que você possa imaginar, caso permaneça comprometido incondicionalmente com Deus (Colossenses 3:23-24).

3. Esforçar-se ao máximo

Como ilustrado por Jesus Cristo, as pessoas chamadas a segui-Lo precisavam concentrar-se e continuar firmes na busca pela vida futura, para a qual Deus está chamando-as. Da mesma forma, em sua busca pelo Reino de Deus, você deve se esforçar ao máximo “a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:14, NVI).

Para fazer isso, você precisa crescer diariamente na graça, no conhecimento e na "paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo" ao exercer a fé viva (1 Tessalonicenses 1:3 [ACF], ver também 2 Pedro 3:18; 2 Coríntios 5:7). Para cultivar essas qualidades, você precisa estar disposto a sacrificar-se e esforçar-se muitíssimo para obedecer a Deus e obter a "coroa da justiça" (Romanos 12:1; 2 Timóteo 4:8).

De fato, o propósito de sua vida é se preparar para servir e exercer uma autoridade responsável na vindoura sociedade global e pacífica de Deus (Isaías 35:1-2, 10; Apocalipse 1:6; 5:10). Tornar-se espiritualmente apto para essas responsabilidades eternas exige que você ore diariamente pedindo a poderosa ajuda de Deus para colocar em prática o que aprende nas Escrituras.

Além disso, você deve "despertar o dom" do Espírito Santo de Deus para produzir o fruto da "justiça e santidade", que inclui servir ao próximo (2 Timóteo 1:6; Efésios 4:24; João 15:12). Fazer tudo isso exige confiar, humildemente, na força, na guia e na sabedoria de Deus, sem a qual você estaria totalmente desamparado (João 15:5; Filipenses 4:13).

Finalmente, Deus quer que você, como um dos discípulos de Cristo, "dê muitos frutos" (João 15:8). Se você está fazendo isso fielmente, Ele irá recompensá-lo de acordo com sua obra (Apocalipse 22:12). E esse é o ponto vital para cuidar-se física e espiritualmente.

Certamente, é impossível ficar saudável apenas lendo livros ou artigos sobre preparo físico, você não pode desenvolver um preparo espiritual simplesmente lendo a Bíblia ou ouvindo sermões. Em vez disso, você deve praticar o que está aprendendo e fazer completamente a vontade de Deus. Como explica Tiago 1:22, devemos ser "cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos".

Então, o que está impedindo você de fazer isso? Para alcançar o Reino de Deus e Sua justiça, você deve manter o foco, comprometer-se totalmente e esforçar-se ao máximo. Se você aplicar essas chaves críticas em sua vida, então você entrará espiritualmente em forma agora e para sempre!