Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Você Pode Caminhar Com Deus

Você está aqui

Você Pode Caminhar Com Deus

Quando criança, adorava passear com meu pai indo com ele à loja de ferragens ou para visitar outros locais. E quando eu e minha esposa estávamos noivos, e também depois de casados, gostávamos de caminhar de mãos dadas. Mais tarde, quando nos tornamos pais, valorizamos os momentos em que passeamos de mãos dadas com nossa filhinha e nosso filho.

Caminhar junto com alguém num espírito de harmonia é agradável e prazeroso. E quando isso diz respeito a um relacionamento com Deus? Seria possível ter esse tipo de unidade com nosso Pai Celestial? Como você desenvolve esse tipo de relacionamento? Ou será que você nunca teve um relacionamento com Ele? Ou será que teve, mas logo se tornou insatisfatório? Seja qual for a sua situação atual, certamente ela pode melhorar. O grande desejo de seu Criador é que você ande com Ele em unidade e paz, e você pode ter essa experiência.

Sem dúvida, Deus busca um relacionamento muito próximo com você e deseja apenas o seu bem (Deuteronômio 5:33 Deuteronômio 5:33Andareis em todo o caminho que vos ordenou a Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os vossos dias na terra que haveis de possuir.
Almeida Atualizada×
; Salmos 20:4 Salmos 20:4Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio.
Almeida Atualizada×
). E para desfrutar de um relacionamento significativo com Deus será preciso que você tome algumas providências importantes.

Comece com a disposição de ler a Palavra de Deus, a Bíblia, enfatizando especialmente alcançar uma melhor compreensão de Sua grandeza, glória e bondade (Isaías 42:5 Isaías 42:5Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que dela procede; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.
Almeida Atualizada×
). Fazer isso pode motivá-lo a querer caminhar com Ele, enquanto você vai entendendo cada vez mais que Ele se importa muitíssimo contigo (1 Pedro 5:7 1 Pedro 5:7lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Almeida Atualizada×
). Caminhar com Deus significa amá-Lo e respeitá-Lo tanto que você escolhe seguir os caminhos virtuosos dEle e rejeitar todos os caminhos que O contraria (Salmos 1:1-3 Salmos 1:1-3 [1] Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; [2] antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. [3] Pois será como a árvore plantada junto �s correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
Almeida Atualizada×
).

A palavra de Deus é uma lâmpada que ilumina seu caminho

Deus fica muito satisfeito quando você se compromete a buscá-Lo e a entender Seu caminho de vida através de Sua palavra revelada. A Bíblia diz que “toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3:16 2 Timóteo 3:16Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
Almeida Atualizada×
).

A Bíblia nos mostra o caminho a seguir. O Salmo 119:105 dirige-se a Deus, declarando: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos” (NVI, grifo nosso). Além disso, Salomão, antigo rei de Israel, escreveu: “Confie no Senhor de todo o seu coração; nunca pense que sua própria capacidade é suficiente para vencer os problemas. Em tudo quanto for fazer, lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar. Ele guiará os seus passos e você andará pelo caminho do sucesso” (Provérbios 3:5-6 Provérbios 3:5-6 [5] Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. [6] Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Almeida Atualizada×
, Bíblia Viva).

Então, para caminhar com Deus você precisa reconhecer que Ele sabe o que é mais importante e também estar disposto a confiar nEle em todas as situações, independente da gravidade (Provérbios 16:3 Provérbios 16:3Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos.
Almeida Atualizada×
). O rei Davi expressou-se assim: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam” (Salmos 23:4 Salmos 23:4Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Almeida Atualizada×
).

A Bíblia não apenas lhe proporciona uma visão incrível sobre Deus e Sua justiça, como também entrega exemplos notáveis de pessoas que viveram diligentemente “o caminho de Deus” (Atos 18:26 Atos 18:26Ele começou a falar ousadamente na sinagoga: mas quando Priscila e Áqüila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus.
Almeida Atualizada×
). Por exemplo, os patriarcas Enoque e Noé “andaram com Deus” (Gênesis 5:22 Gênesis 5:22Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas.
Almeida Atualizada×
; 6:9). O Criador disse a Seu fiel amigo Abraão: “Anda em Minha presença e sê perfeito” (Gênesis 17:1 Gênesis 17:1Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;
Almeida Atualizada×
; Tiago 2:23 Tiago 2:23e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus.
Almeida Atualizada×
). Deus chamou o rei Davi de homem “conforme o Meu coração, que executará toda a Minha vontade” (Atos 13:22 Atos 13:22E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.
Almeida Atualizada×
).

Um sacerdote devoto chamado Zacarias e sua esposa Isabel (prima de Maria, mãe de Jesus), foram descritos como “justos perante Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor” (Lucas 1:6 Lucas 1:6Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
Almeida Atualizada×
). Além disso, Moisés, Sara, Raabe, os apóstolos do Novo Testamento e muitos outros andaram fielmente com Deus (ver Hebreus 11).

Jesus Cristo tornou possível que você ande com Deus

Ao estudar as Escrituras, você descobre que sua caminhada com Deus tornou-se possível porque Jesus Cristo andou em completa harmonia e unidade com Seu Pai Celestial. Cristo disse: “Porque Eu desci do céu não para fazer a Minha vontade, mas a vontade dAquele que Me enviou” (João 6:38 João 6:38Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Almeida Atualizada×
).

Jesus abriu mão da glória que tinha antes com Seu Pai para se tornar um ser humano. Então, como um homem relativamente jovem, Ele entregou Sua vida voluntariamente como um sacrifício por mim, por você e por todas as pessoas. A Bíblia explica que “todos pecaram” (Romanos 3:23 Romanos 3:23Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Almeida Atualizada×
), o que significa que todo ser humano desobedeceu aos mandamentos de Deus e que, como resultado disso, todos merecemos a pena do pecado, que é a morte (Romanos 6:23 Romanos 6:23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
).

Entretanto, visto que “Deus é amor” (1 João 4:8 1 João 4:8Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Almeida Atualizada×
, 16), “cheio de misericórdia” (Tiago 3:17 Tiago 3:17Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Almeida Atualizada×
) e não deseja “que alguns se percam” (2 Pedro 3:9 2 Pedro 3:9O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.
Almeida Atualizada×
), Ele tornou possível que você seja libertado de sua sentença de morte.

Uma passagem bíblica bem conhecida nos diz que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16 João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Almeida Atualizada×
). Jesus sofreu o castigo que eu e você merecíamos para receber a incrível oportunidade de obter a vida eterna (Romanos 3:23-25 Romanos 3:23-25 [23] Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; [24] sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, [25] ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;
Almeida Atualizada×
; 1 Pedro 1:18-19 1 Pedro 1:18-19 [18] sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, [19] mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,
Almeida Atualizada×
).

Jesus Cristo voltou à glória divina após Sua ressurreição dos mortos e agora está à direita de Deus Pai no céu (1 Pedro 3:22 1 Pedro 3:22que está � destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades.
Almeida Atualizada×
). E como Cabeça vivo de Sua Igreja, Jesus conduz à salvação todas as pessoas que escolhem seguir o caminho de vida de Deus (Colossenses 1:18 Colossenses 1:18também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
Almeida Atualizada×
; Atos 4:12 Atos 4:12E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.
Almeida Atualizada×
).

Arrependimento, batismo e recebimento do Espírito Santo

Por causa do grande amor, da justiça e da paciência de Deus, Ele vai guiá-lo graciosamente para uma notável decisão que mudará sua vida (Romanos 2:4 Romanos 2:4Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?
Almeida Atualizada×
). Isso envolve sua disposição de aceitar pessoalmente o sacrifício de Jesus Cristo, arrependendo-se de seus pecados e comprometendo-se a obedecer aos mandamentos de Deus.

O arrependimento significa que você passa a se ver como um pecador, arrependendo-se profundamente por isso e desejando mudar totalmente a maneira como pensa e age daqui adiante. Além disso, você precisa querer sinceramente que Deus lhe dê um “coração puro” e um “espírito firme” (Salmos 51:10 Salmos 51:10Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.
Almeida Atualizada×
, Nova Versão Transformadora) para que você possa deixar de fazer o mal e passar a obedecer às leis de Deus.

Assim você deve desenvolver sua fé em Deus — confiando nEle para alcançar o perdão e para ajudá-lo a andar em Seus caminhos com confiança no maravilhoso futuro que Ele tem reservado para você e para todos que um dia andarão com Ele. (Para saber mais, não deixe de ler nosso guia de estudo bíblico gratuito Você Pode Ter uma Fé Viva).

Logo em seguida, após o arrependimento e a fé em Deus, vem o batismo — a imersão completa na água — indicando que você aceitou totalmente o sacrifício de Jesus Cristo pelos seus pecados. E, figurativamente, isso representa a morte e o sepultamento de seu antigo estilo de vida lavado na água batismal. Ademais, a sua saída da água significa, simbolicamente, uma ressurreição para uma nova e firme vida em Cristo. O apóstolo Paulo escreveu o seguinte sobre isso: “De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Romanos 6:4 Romanos 6:4Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Almeida Atualizada×
).

Após o batismo, o próximo passo nesse processo de conversão bíblica vem a imposição de mãos por meio de ministros ordenados por Deus (Atos 19:6 Atos 19:6Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.
Almeida Atualizada×
; 8:14-17). Nessa ocasião, Deus vai lhe dar o maravilhoso dom de Seu Espírito Santo (Atos 19:6 Atos 19:6Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.
Almeida Atualizada×
; 2:38), que guiará sua mente, atitude e ações em direção à piedade e ao afastamento do pecado e do egoísmo.

Em vez de o Espírito Santo ser a terceira pessoa de uma trindade, como muitos pensam, a Bíblia revela que ele é a própria essência do poder, da mente e da natureza de Deus (Miquéias 3:8 Miquéias 3:8Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, assim como de justiça e de coragem, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.
Almeida Atualizada×
; 2 Timóteo 1:7 2 Timóteo 1:7Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
Almeida Atualizada×
). O Espírito de Deus vai ajudá-lo a se transformar em uma pessoa com um intenso desejo e motivação de andar “segundo os Seus mandamentos” (2 João 1:6 2 João 1:6E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis.
Almeida Atualizada×
).

O Espírito Santo de Deus ajuda você a pensar e agir como Jesus — e ter a própria “mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16 1 Coríntios 2:16Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Almeida Atualizada×
). Também vai ajudá-lo a resistir ao pecado e a superar os maus hábitos. (Para saber mais, baixe ou peça nossos guias de estudo bíblico gratuitos O Caminho Para A Vida Eterna e Deus é Uma Trindade?).

Esteja certo de que nada do que Deus lhe peça será muito difícil de fazer uma vez que tenha a incrível força espiritual dEle trabalhando dentro de você (Romanos 8:26-28 Romanos 8:26-28 [26] Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. [27] E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos. [28] E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Almeida Atualizada×
). Paulo orou “para que entendam a grandeza insuperável do poder de Deus para conosco, os que cremos. É o mesmo poder grandioso que ressuscitou Cristo dos mortos e O fez sentar-se no lugar de honra, à direita de Deus, nos domínios celestiais” (Efésios 1:19-20 Efésios 1:19-20 [19] e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, [20] que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se � sua direita nos céus,
Almeida Atualizada×
, Nova Versão Transformadora).

Ande como Jesus, que sempre guardou os mandamentos

Por meio do Espírito de Deus você não apenas pode amar e ser devotado a Deus como também ter o desejo de obedecer às Suas leis — leis que Ele elaborou para serem uma bênção e um benefício para você. E isso envolve aceitar os dez mandamentos como o alicerce de sua vida e de suas ações. Deus inspirou Seu profeta Jeremias a escrever: “Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à Minha voz, e Eu serei o vosso Deus, e vós sereis o Meu povo; e andai em todo o caminho que Eu vos mandar, para que vos vá bem” (Jeremias 7:23 Jeremias 7:23Mas isto lhes ordenei: Dai ouvidos � minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
Almeida Atualizada×
).

Quando uma pessoa perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna, Ele respondeu: “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” (Mateus 19:17 Mateus 19:17Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos.
Almeida Atualizada×
). Jesus também disse: “A pessoa que aceita e obedece aos Meus mandamentos prova que Me ama. E a pessoa que Me ama será amada pelo Meu Pai, e Eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou” (João 14:21 João 14:21Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Almeida Atualizada×
, BLH).

O apóstolo João escreveu sobre a decisão de seguir a Cristo: “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a Sua palavra, o amor de Deus está nEle verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nEle também deve andar como Ele andou” (1 João 2:3-6 1 João 2:3-6 [3] E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. [4] Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; [5] mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; [6] aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.
Almeida Atualizada×
).

O apóstolo Pedro também escreveu: “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os Seus passos” (1 Pedro 2:21 1 Pedro 2:21Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas.
Almeida Atualizada×
, ARA). Em relação aos mandamentos de Deus, Paulo declarou: “Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom” (Romanos 7:12 Romanos 7:12De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Almeida Atualizada×
). Ele também escreveu: “Tenho prazer na lei de Deus” (versículo 22).

Portanto, assim como Jesus e Seus apóstolos, andar com Deus e seguir os passos de Cristo envolve estar pronto para aceitar tudo o que foi ordenado por Deus. Isso inclui observar o sábado bíblico no sétimo dia da semana (do pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado), e também as santas festas anuais de Deus, como a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos.

Caminhar com Deus também significa que você precisa abandonar feriados religiosos e costumes derivados das religiões pagãs, pois Deus diz para não adorá-Lo dessa maneira (Deuteronômio 12:29-32 Deuteronômio 12:29-32 [29] Quando o Senhor teu Deus exterminar de diante de ti as nações aonde estás entrando para as possuir, e as desapossares e habitares na sua terra, [30] guarda-te para que não te enlaces para as seguires, depois que elas forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: De que modo serviam estas nações os seus deuses? pois do mesmo modo também farei eu. [31] Não farás assim para com o Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele detesta, fizeram elas para com os seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimam no fogo aos seus deuses. [32] Tudo o que eu te ordeno, observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.
Almeida Atualizada×
; Jeremias 10:2-5 Jeremias 10:2-5 [2] Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais do céu; porque deles se espantam as nações, [3] pois os costumes dos povos são vaidade; corta-se do bosque um madeiro e se lavra com machado pelas mãos do artífice. [4] Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. [5] São como o espantalho num pepinal, e não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer o mal, nem tampouco têm poder de fazer o bem.
Almeida Atualizada×
; Colossenses 2:8 Colossenses 2:8Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
Almeida Atualizada×
). Em vez disso, o Criador inspirou o profeta Ezequiel a escrever: “Eu sou o SENHOR, vosso Deus; andai nos Meus estatutos, e guardai os Meus juízos, e executai-os. E santificai os Meus Sábados, e servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o SENHOR, vosso Deus” (Ezequiel 20:19-20 Ezequiel 20:19-20 [19] Eu sou o Senhor vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai as minhas ordenanças, e executai-os [20] E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.
Almeida Atualizada×
; e leia “A Verdade Sobre o Domingo de Páscoa e a Páscoa Bíblica” na página 9).

Andando humildemente com Deus

Caminhar com Deus também envolve outra qualidade espiritual significativa — a humildade. Deus fica feliz quando você “anda humildemente” com Ele em harmonia e gratidão (Miquéias 6:8 Miquéias 6:8Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?
Almeida Atualizada×
). Sem dúvida, a humildade é a base do relacionamento contínuo e satisfatório que você pode ter com seu Criador (2 Crônicas 7:14 2 Crônicas 7:14e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Almeida Atualizada×
; 1 Pedro 5:6 1 Pedro 5:6Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Almeida Atualizada×
). Deus diz: “Olharei: para o pobre [aqui significa humilde] e abatido de espírito [ou arrependido] e que treme diante da Minha palavra” (Isaías 66:2 Isaías 66:2A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra.
Almeida Atualizada×
).

Imagine ter um amigo e aliado assim! Visualize sendo apoiado e sustentado pelo invencível Arquiteto do universo, que sabe como acompanhá-lo firmemente durante os altos e baixos da vida!

O rei Davi escreveu: “Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o Seu caminho” (Salmos 25:9 Salmos 25:9Guia os mansos no que é reto, e lhes ensina o seu caminho.
Almeida Atualizada×
, ARA). Além disso, Deus oferece a você um futuro incomparável em Seu vindouro Reino divino (Apocalipse 12:10 Apocalipse 12:10Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite.
Almeida Atualizada×
). “Porque o SENHOR se agrada do Seu povo; Ele adornará os mansos com a salvação” (Salmos 149:4 Salmos 149:4Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvação.
Almeida Atualizada×
, ARA).

O que Deus não faria por você caso decida rejeitar o pecado de todo o coração e se “revestir de humildade”? (Provérbios 12:28 Provérbios 12:28Na vereda da justiça está a vida; e no seu caminho não há morte.
Almeida Atualizada×
; 1 Pedro 5:5 1 Pedro 5:5Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Almeida Atualizada×
). Ele diz: “Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito” (Isaías 57:15 Isaías 57:15Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos.
Almeida Atualizada×
).

Construindo um relacionamento íntimo e duradouro com Deus

Ao caminhar com Deus, obedecendo aos Seus mandamentos, é crucial que você também atue para construir um relacionamento pessoal forte e duradouro com Ele. O seu futuro na família divina de Deus requer o envolvimento e a ajuda dEle.

Depois de chamá-lo para entender Sua verdade, Deus quer que você seja proativo para avançar nesse relacionamento, comunicando-se regularmente com Ele em oração — estudando a Bíblia para aprender o que Deus tem para lhe ensinar e orando regularmente diante dEle (Efésios 6:18 Efésios 6:18com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,
Almeida Atualizada×
; 1 Tessalonicenses 5:17 1 Tessalonicenses 5:17Orai sem cessar.
Almeida Atualizada×
). Assim, sua vida será abençoada de acordo com esta promessa excepcional: “Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês!” (Tiago 4:8 Tiago 4:8Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Certamente, seu Pai Celestial aprecia ouvir o que você tem a dizer! “Então, Me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei” (Jeremias 29:12 Jeremias 29:12Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
Almeida Atualizada×
). E, enfatizando esse ponto, o apóstolo João escreveu: “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a Sua vontade, Ele nos ouve. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dEle pedimos” (1 João 5:14-15 1 João 5:14-15 [14] E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. [15] e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido.
Almeida Atualizada×
, NVI).

Caminhar enquanto há luz

Infelizmente, a humanidade em geral rejeitou um relacionamento com Deus e evitou a luz vivificante da verdade que Ele oferece na Bíblia. Muitas pessoas decidiram andar sem o ensinamento e a guia de Deus, e assim continuam vivendo em situação de penúria, desespero e angústia.

Ao lamentar essa terrível condição, o profeta Jeremias orou a Deus: “Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho, nem do homem que caminha, o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23 Jeremias 10:23Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos.
Almeida Atualizada×
). Nessa mesma linha, o profeta Oséias escreveu sobre aquele “oprimido e quebrantado no juízo” que “quis andar após o mandamento dos homens” (Oséias 5:11 Oséias 5:11Efraim está oprimido e quebrantado no juízo, porque foi do seu agrado andar após a vaidade.
Almeida Atualizada×
, ACF). Mas isso não tem que ser assim para você!

Oséias ainda declarou: “Quem for sábio, entenda estas coisas; quem tiver discernimento, ouça com atenção. Os caminhos do SENHOR são retos, e neles andam os justos. Mas, nesses mesmos caminhos, os pecadores tropeçam e caem” (Oséias 14:9 Oséias 14:9Quem é sábio, para que entenda estas coisas? prudente, para que as saiba? porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles; mas os transgressores neles cairão.
Almeida Atualizada×
, Nova Versão Transformadora).

Jesus Cristo exorta você a andar “enquanto tendes luz, para que as trevas vos não apanhem, pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai” (João 12:35 João 12:35Disse-lhes então Jesus: Ainda por um pouco de tempo a luz está entre vós. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
Almeida Atualizada×
). Não ignore esta oportunidade. Como Isaías escreveu: “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto” (Isaías 55:6 Isaías 55:6Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Almeida Atualizada×
). Leve a sério esse convite. O que você vai fazer? Você vai escolher caminhar com Deus?