Você Pode Caminhar Com Deus

Você está aqui

Você Pode Caminhar Com Deus

Quando criança, adorava passear com meu pai indo com ele à loja de ferragens ou para visitar outros locais. E quando eu e minha esposa estávamos noivos, e também depois de casados, gostávamos de caminhar de mãos dadas. Mais tarde, quando nos tornamos pais, valorizamos os momentos em que passeamos de mãos dadas com nossa filhinha e nosso filho.

Caminhar junto com alguém num espírito de harmonia é agradável e prazeroso. E quando isso diz respeito a um relacionamento com Deus? Seria possível ter esse tipo de unidade com nosso Pai Celestial? Como você desenvolve esse tipo de relacionamento? Ou será que você nunca teve um relacionamento com Ele? Ou será que teve, mas logo se tornou insatisfatório? Seja qual for a sua situação atual, certamente ela pode melhorar. O grande desejo de seu Criador é que você ande com Ele em unidade e paz, e você pode ter essa experiência.

Sem dúvida, Deus busca um relacionamento muito próximo com você e deseja apenas o seu bem (Deuteronômio 5:33; Salmos 20:4). E para desfrutar de um relacionamento significativo com Deus será preciso que você tome algumas providências importantes.

Comece com a disposição de ler a Palavra de Deus, a Bíblia, enfatizando especialmente alcançar uma melhor compreensão de Sua grandeza, glória e bondade (Isaías 42:5). Fazer isso pode motivá-lo a querer caminhar com Ele, enquanto você vai entendendo cada vez mais que Ele se importa muitíssimo contigo (1 Pedro 5:7). Caminhar com Deus significa amá-Lo e respeitá-Lo tanto que você escolhe seguir os caminhos virtuosos dEle e rejeitar todos os caminhos que O contraria (Salmos 1:1-3).

A palavra de Deus é uma lâmpada que ilumina seu caminho

Deus fica muito satisfeito quando você se compromete a buscá-Lo e a entender Seu caminho de vida através de Sua palavra revelada. A Bíblia diz que “toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3:16).

A Bíblia nos mostra o caminho a seguir. O Salmo 119:105 dirige-se a Deus, declarando: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos” (NVI, grifo nosso). Além disso, Salomão, antigo rei de Israel, escreveu: “Confie no Senhor de todo o seu coração; nunca pense que sua própria capacidade é suficiente para vencer os problemas. Em tudo quanto for fazer, lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar. Ele guiará os seus passos e você andará pelo caminho do sucesso” (Provérbios 3:5-6, Bíblia Viva).

Então, para caminhar com Deus você precisa reconhecer que Ele sabe o que é mais importante e também estar disposto a confiar nEle em todas as situações, independente da gravidade (Provérbios 16:3). O rei Davi expressou-se assim: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam” (Salmos 23:4).

A Bíblia não apenas lhe proporciona uma visão incrível sobre Deus e Sua justiça, como também entrega exemplos notáveis de pessoas que viveram diligentemente “o caminho de Deus” (Atos 18:26). Por exemplo, os patriarcas Enoque e Noé “andaram com Deus” (Gênesis 5:22; 6:9). O Criador disse a Seu fiel amigo Abraão: “Anda em Minha presença e sê perfeito” (Gênesis 17:1; Tiago 2:23). Deus chamou o rei Davi de homem “conforme o Meu coração, que executará toda a Minha vontade” (Atos 13:22).

Um sacerdote devoto chamado Zacarias e sua esposa Isabel (prima de Maria, mãe de Jesus), foram descritos como “justos perante Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor” (Lucas 1:6). Além disso, Moisés, Sara, Raabe, os apóstolos do Novo Testamento e muitos outros andaram fielmente com Deus (ver Hebreus 11).

Jesus Cristo tornou possível que você ande com Deus

Ao estudar as Escrituras, você descobre que sua caminhada com Deus tornou-se possível porque Jesus Cristo andou em completa harmonia e unidade com Seu Pai Celestial. Cristo disse: “Porque Eu desci do céu não para fazer a Minha vontade, mas a vontade dAquele que Me enviou” (João 6:38).

Jesus abriu mão da glória que tinha antes com Seu Pai para se tornar um ser humano. Então, como um homem relativamente jovem, Ele entregou Sua vida voluntariamente como um sacrifício por mim, por você e por todas as pessoas. A Bíblia explica que “todos pecaram” (Romanos 3:23), o que significa que todo ser humano desobedeceu aos mandamentos de Deus e que, como resultado disso, todos merecemos a pena do pecado, que é a morte (Romanos 6:23).

Entretanto, visto que “Deus é amor” (1 João 4:8, 16), “cheio de misericórdia” (Tiago 3:17) e não deseja “que alguns se percam” (2 Pedro 3:9), Ele tornou possível que você seja libertado de sua sentença de morte.

Uma passagem bíblica bem conhecida nos diz que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Jesus sofreu o castigo que eu e você merecíamos para receber a incrível oportunidade de obter a vida eterna (Romanos 3:23-25; 1 Pedro 1:18-19).

Jesus Cristo voltou à glória divina após Sua ressurreição dos mortos e agora está à direita de Deus Pai no céu (1 Pedro 3:22). E como Cabeça vivo de Sua Igreja, Jesus conduz à salvação todas as pessoas que escolhem seguir o caminho de vida de Deus (Colossenses 1:18; Atos 4:12).

Arrependimento, batismo e recebimento do Espírito Santo

Por causa do grande amor, da justiça e da paciência de Deus, Ele vai guiá-lo graciosamente para uma notável decisão que mudará sua vida (Romanos 2:4). Isso envolve sua disposição de aceitar pessoalmente o sacrifício de Jesus Cristo, arrependendo-se de seus pecados e comprometendo-se a obedecer aos mandamentos de Deus.

O arrependimento significa que você passa a se ver como um pecador, arrependendo-se profundamente por isso e desejando mudar totalmente a maneira como pensa e age daqui adiante. Além disso, você precisa querer sinceramente que Deus lhe dê um “coração puro” e um “espírito firme” (Salmos 51:10, Nova Versão Transformadora) para que você possa deixar de fazer o mal e passar a obedecer às leis de Deus.

Assim você deve desenvolver sua fé em Deus — confiando nEle para alcançar o perdão e para ajudá-lo a andar em Seus caminhos com confiança no maravilhoso futuro que Ele tem reservado para você e para todos que um dia andarão com Ele. (Para saber mais, não deixe de ler nosso guia de estudo bíblico gratuito Você Pode Ter uma Fé Viva).

Logo em seguida, após o arrependimento e a fé em Deus, vem o batismo — a imersão completa na água — indicando que você aceitou totalmente o sacrifício de Jesus Cristo pelos seus pecados. E, figurativamente, isso representa a morte e o sepultamento de seu antigo estilo de vida lavado na água batismal. Ademais, a sua saída da água significa, simbolicamente, uma ressurreição para uma nova e firme vida em Cristo. O apóstolo Paulo escreveu o seguinte sobre isso: “De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Romanos 6:4).

Após o batismo, o próximo passo nesse processo de conversão bíblica vem a imposição de mãos por meio de ministros ordenados por Deus (Atos 19:6; 8:14-17). Nessa ocasião, Deus vai lhe dar o maravilhoso dom de Seu Espírito Santo (Atos 19:6; 2:38), que guiará sua mente, atitude e ações em direção à piedade e ao afastamento do pecado e do egoísmo.

Em vez de o Espírito Santo ser a terceira pessoa de uma trindade, como muitos pensam, a Bíblia revela que ele é a própria essência do poder, da mente e da natureza de Deus (Miquéias 3:8; 2 Timóteo 1:7). O Espírito de Deus vai ajudá-lo a se transformar em uma pessoa com um intenso desejo e motivação de andar “segundo os Seus mandamentos” (2 João 1:6).

O Espírito Santo de Deus ajuda você a pensar e agir como Jesus — e ter a própria “mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16). Também vai ajudá-lo a resistir ao pecado e a superar os maus hábitos. (Para saber mais, baixe ou peça nossos guias de estudo bíblico gratuitos O Caminho Para A Vida Eterna e Deus é Uma Trindade?).

Esteja certo de que nada do que Deus lhe peça será muito difícil de fazer uma vez que tenha a incrível força espiritual dEle trabalhando dentro de você (Romanos 8:26-28). Paulo orou “para que entendam a grandeza insuperável do poder de Deus para conosco, os que cremos. É o mesmo poder grandioso que ressuscitou Cristo dos mortos e O fez sentar-se no lugar de honra, à direita de Deus, nos domínios celestiais” (Efésios 1:19-20, Nova Versão Transformadora).

Ande como Jesus, que sempre guardou os mandamentos

Por meio do Espírito de Deus você não apenas pode amar e ser devotado a Deus como também ter o desejo de obedecer às Suas leis — leis que Ele elaborou para serem uma bênção e um benefício para você. E isso envolve aceitar os dez mandamentos como o alicerce de sua vida e de suas ações. Deus inspirou Seu profeta Jeremias a escrever: “Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à Minha voz, e Eu serei o vosso Deus, e vós sereis o Meu povo; e andai em todo o caminho que Eu vos mandar, para que vos vá bem” (Jeremias 7:23).

Quando uma pessoa perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna, Ele respondeu: “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” (Mateus 19:17). Jesus também disse: “A pessoa que aceita e obedece aos Meus mandamentos prova que Me ama. E a pessoa que Me ama será amada pelo Meu Pai, e Eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou” (João 14:21, BLH).

O apóstolo João escreveu sobre a decisão de seguir a Cristo: “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a Sua palavra, o amor de Deus está nEle verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nEle também deve andar como Ele andou” (1 João 2:3-6).

O apóstolo Pedro também escreveu: “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os Seus passos” (1 Pedro 2:21, ARA). Em relação aos mandamentos de Deus, Paulo declarou: “Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom” (Romanos 7:12). Ele também escreveu: “Tenho prazer na lei de Deus” (versículo 22).

Portanto, assim como Jesus e Seus apóstolos, andar com Deus e seguir os passos de Cristo envolve estar pronto para aceitar tudo o que foi ordenado por Deus. Isso inclui observar o sábado bíblico no sétimo dia da semana (do pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado), e também as santas festas anuais de Deus, como a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos.

Caminhar com Deus também significa que você precisa abandonar feriados religiosos e costumes derivados das religiões pagãs, pois Deus diz para não adorá-Lo dessa maneira (Deuteronômio 12:29-32; Jeremias 10:2-5; Colossenses 2:8). Em vez disso, o Criador inspirou o profeta Ezequiel a escrever: “Eu sou o SENHOR, vosso Deus; andai nos Meus estatutos, e guardai os Meus juízos, e executai-os. E santificai os Meus Sábados, e servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o SENHOR, vosso Deus” (Ezequiel 20:19-20; e leia “A Verdade Sobre o Domingo de Páscoa e a Páscoa Bíblica” na página 9).

Andando humildemente com Deus

Caminhar com Deus também envolve outra qualidade espiritual significativa — a humildade. Deus fica feliz quando você “anda humildemente” com Ele em harmonia e gratidão (Miquéias 6:8). Sem dúvida, a humildade é a base do relacionamento contínuo e satisfatório que você pode ter com seu Criador (2 Crônicas 7:14; 1 Pedro 5:6). Deus diz: “Olharei: para o pobre [aqui significa humilde] e abatido de espírito [ou arrependido] e que treme diante da Minha palavra” (Isaías 66:2).

Imagine ter um amigo e aliado assim! Visualize sendo apoiado e sustentado pelo invencível Arquiteto do universo, que sabe como acompanhá-lo firmemente durante os altos e baixos da vida!

O rei Davi escreveu: “Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o Seu caminho” (Salmos 25:9, ARA). Além disso, Deus oferece a você um futuro incomparável em Seu vindouro Reino divino (Apocalipse 12:10). “Porque o SENHOR se agrada do Seu povo; Ele adornará os mansos com a salvação” (Salmos 149:4, ARA).

O que Deus não faria por você caso decida rejeitar o pecado de todo o coração e se “revestir de humildade”? (Provérbios 12:28; 1 Pedro 5:5). Ele diz: “Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito” (Isaías 57:15).

Construindo um relacionamento íntimo e duradouro com Deus

Ao caminhar com Deus, obedecendo aos Seus mandamentos, é crucial que você também atue para construir um relacionamento pessoal forte e duradouro com Ele. O seu futuro na família divina de Deus requer o envolvimento e a ajuda dEle.

Depois de chamá-lo para entender Sua verdade, Deus quer que você seja proativo para avançar nesse relacionamento, comunicando-se regularmente com Ele em oração — estudando a Bíblia para aprender o que Deus tem para lhe ensinar e orando regularmente diante dEle (Efésios 6:18; 1 Tessalonicenses 5:17). Assim, sua vida será abençoada de acordo com esta promessa excepcional: “Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês!” (Tiago 4:8, NVI).

Certamente, seu Pai Celestial aprecia ouvir o que você tem a dizer! “Então, Me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e Eu vos ouvirei” (Jeremias 29:12). E, enfatizando esse ponto, o apóstolo João escreveu: “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a Sua vontade, Ele nos ouve. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dEle pedimos” (1 João 5:14-15, NVI).

Caminhar enquanto há luz

Infelizmente, a humanidade em geral rejeitou um relacionamento com Deus e evitou a luz vivificante da verdade que Ele oferece na Bíblia. Muitas pessoas decidiram andar sem o ensinamento e a guia de Deus, e assim continuam vivendo em situação de penúria, desespero e angústia.

Ao lamentar essa terrível condição, o profeta Jeremias orou a Deus: “Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho, nem do homem que caminha, o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23). Nessa mesma linha, o profeta Oséias escreveu sobre aquele “oprimido e quebrantado no juízo” que “quis andar após o mandamento dos homens” (Oséias 5:11, ACF). Mas isso não tem que ser assim para você!

Oséias ainda declarou: “Quem for sábio, entenda estas coisas; quem tiver discernimento, ouça com atenção. Os caminhos do SENHOR são retos, e neles andam os justos. Mas, nesses mesmos caminhos, os pecadores tropeçam e caem” (Oséias 14:9, Nova Versão Transformadora).

Jesus Cristo exorta você a andar “enquanto tendes luz, para que as trevas vos não apanhem, pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai” (João 12:35). Não ignore esta oportunidade. Como Isaías escreveu: “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto” (Isaías 55:6). Leve a sério esse convite. O que você vai fazer? Você vai escolher caminhar com Deus?