Você é culpado de idolatria?

Você está aqui

Você é culpado de idolatria?

Download (Baixar)
MP3 Audio (23.95 MB)

Download (Baixar)

Você é culpado de idolatria?

MP3 Audio (23.95 MB)
×

O que é idolatria? Por que Deus condena a idolatria? Os cristãos podem ser culpados do pecado da idolatria?

Sermon Notes

Você talvez já tenha ído a um templo ou igreja que tenha imagens e ídolos e talvez tenha visto pessoas a orar à frente desses ídolos.

A Bíblia condena idolatria: – ambos o Antigo e o Novo Testamento condenam essa prática.

Será possível que você pode estar praticando idolatria sem perceber que o faz?

Ex 20:3-4– Dois mandamentos: contra pôr algo antes de Deus. 1) – entender quem é o verdadeiro Deus e 2) – não adoptar imagens físicas de uma divindade (gravuras, pinturas, fotos, esculturas).

1 João 5:20-21 – Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna: – Guardai-vos de ídolos

Acts 17:16, 19-25 – Paulo em Atenas – estava revoltado em face da idolatria;
            V29-31 – BLH: “não devemos pensar que Deus é parecido com um ídolo de ouro, de prata ou de pedra, feito pela arte e habilidade das pessoas. No passado Deus não levou em conta essa ignorância. Mas agora ele manda que todas as pessoas, em todos os lugares, se arrependam dos seus pecados. Pois ele marcou o dia em que vai julgar o mundo com justiça...”

Deus condena idolatria como mal, pecado. Por quê?

1.  Uma adoração duma imagem estátua, pintura, como uma representação de divindade.
2.  A adoração excessiva de qualquer coisa que consideramos mais importante que Deus.

Israel da antiquidade foi condenado e punido por Deus por idolatria. Deus se revelou a eles de maneiras milagrosas e incríveis; Os tirou do Egipto com dez pragas e finalmente atravessando o mar vermelho; Os manteve por 40 anos no deserto; Lhes deu a terra prometida; Lhes deu reis e um reinado de paz debaixo de Salomão; Lhes enviou profetas, sacerdotes e líderes; .... mas durante esses anos todos sempre foram atraídos ao culto de Baal, Moloque e muitos outros deuses e deusas dos povos que viviam ao redor deles. Esta adoração envolveu o uso de ídolos para representar os poderes místicos do mundo espiritual.

1 Reis 14:7-10, 15, 22-24 – repetiram o que outras nações fizeram.

Os israelitas vieram a conhecer o Deus Criador: Então por que a idolatria – imagens de deuses representadas em pedra e madeira os atrairam tanto?

Ponto importante - ajuda a entender por que muitos cristãos  são culpados de idolatria: a adoração israelita de ídolos cananeus e egiptos não significa que deixaram de adorar o Deus da Bíblia... Não! Eles simplesmente misturaram as idéias religiosas e formas de culto em conjunto e criaram uma religião inclusiva.

Esses deuses, essas religiões, eram simplesmente maneiras diferentes de se conectarem com o mundo espiritual.

É isto um ponto familiar? Esta é a mesma mensagem do Cristianismo da Nova Era, uma religião que é, em última análise, anti-Bíblica e anti-Deus da Bíblia.

Não leve o assunto da idolatria levemente. Não é brincadeira!

Então, quais foram algumas das razões pelas quais os israelitas foram atraídos aos ídolos?

1)    idolatria é uma tentativa de satisfazer a necessidade humana de uma conexão espiritual.

- A idolatria contém misticismo, conhecimento secreto, superstição e um "sentimento" de conexão com forças espirituais.

- O ídolo representa o deus invisível e deusas e contém poderes místicos desse deus. 

- É importante reconhecer que as experiências emocionais associadas à idolatria podem ser muito intensas. Essas experiências podem parecer muito reais.

2)    a idolatria é uma tentativa de exercer poder sobre os deuses e sobre a natureza.

- A idolatria envolve agradar os deuses ou deusas para que o praticante possa receber o favor divino

- Executar o correto, ritual apropriado e você terá uma boa estação de crescimento na rossa ou quinta, boas plantações, um bom emprego, bastante dinheiro, seja quais benções você peça. 

- Diga a oração apropriada e esse deus ou deusa é obrigado/a a ouvir. 

- Dê a quantidade adequada de dinheiro e o deus do ídolo é obrigado a perdoá-lo, ou perdoar seus entes queridos, de ações erradas.

3)    Os antigos israelitas eram atraídos à idolatria     por causa da liberdade sexual que oferecia.
-  Deus limitou a atividade sexual a um casamento, entre um homem e uma mulher.
-  Muitas das antigas religiões pagãs celebraram a liberdade sexual, inclusive às vezes incluindo a prostituição no templo como um ato de adoração. 
- Esta foi uma das razões pela qual os israelitas tentaram misturar religiões, de modo que pudessem dizer que eram leais ao Deus de Israel e ao mesmo tempo praticavam esta liberdade sexual.

A Bíblia é muito específica em sua condenação da idolatria.

Deus proíbe a idolatria porque perverte o nosso entendimento de Deus como o nosso Criador e o nosso relacionamento com Ele através de Sua graça e autoridade.

Deut 4:10-13 – Lembra-te como Deus te deu os 10 Mandamentos

    V15-19– A adoração pode ser uma experiência emocional muito intensa, mas o poder e os efeitos do culto são originados em quem adoramos.

A palavra hebraica traduzida como "adoração" significa "curvar-se", “prostrar-se”. Significa mostrar submissão total.

Deus declara que Sua unicidade, Seu poder, Sua bondade, Sua graça requer que nos inclinemos, ou nos submetamos a Ele completamente.

A idolatria ritual é uma tentativa de agradar os espíritos e motivá-los a fazer a vontade da pessoa que faz o ritual.

A verdadeira adoração do Criador Deus é o desejo de se submeter à Sua vontade em Espírito e verdade. (E não à minha vontade!)

Lucas 22:42– Teste supremo de JC: Porque isso é fazer de nós próprios um Deus.

O Criador do universo é Omnipresente. Ele é Todo Poderoso. Ele é a Bondade absoluta.

A idolatria denigra (menospreza; desonra) a natureza espiritual e inspiradora do Grande Deus. É uma tentativa de recriar Deus na imagem de Sua criação.           

Se nós, cristãos não temos cuidado, podemos cair numa maneira perigosa de pensar.

Salmos 115:3-8– Absoluta futilidade de adorar deuses que não existem.

1 Cor 8:6– É impossível adorar o Deus verdadeiro através das estátuas e rituais de deuses que não existem.

O Deus da Bíblia é claro sobre esta questão: Seus seguidores devem evitar todos os ídolos pagãos.

Os cristãos podem ser culpados do pecado da idolatria?

A idolatria é um dos pecados mais comuns no mundo cristão!!

Os cristãos cometer idolatria de duas maneiras.

1)    adoração de uma imagem, estátua, gravura como uma representação de divindade.

Jesus é o Filho de Deus. Ele se senta no trono celestial à direita do Pai em poder e majestade. A Escritura diz que Seu rosto brilha como o sol e somos instruídos a orar em Seu nome. E Ele é chamado Intercessor, Mediador e Redentor!

Nós recebemos o privilégio de entrar em um relacionamento com Deus através do sacrifício e ressurreição de Jesus porque o Filho de Deus é divino e sem pecado.

1 Timóteo 2:3-6– Um só Mediador: Jesus Cristo!

Ex 20:4-5- Os cristãos que adoram o verdadeiro Deus não precisam de imagens para se relacionar com o Deus invisível.

Os cristãos não precisam de nenhum intercessor [mediador] celestial exceto Jesus Cristo.

Orar à frente duma estátua de Maria segurando o bebê Jesus pode dar-lhe uma sensação de misticismoum "sentimento ou emoção" de conexão com as forças espirituais.

Lembre-se, as experiências emocionais associadas à idolatria podem ser muito intensas mas estão muito erradas. E podem ser de várias formas – pode ser outro “santo”: ou algo que pode dar uma aparência emocional de religiosidade, por exemplo curvar-se na igreja, para outros verem, dando uma aparência emocional, um parecer de grande devoção e de ser uma pessoa muito religiosa. 

João 4:23-24– Demonstrar o seu amor por Deus,  guardando Seus Mandamentos de coração e não cumprindo rituais inúteis dando esse parecer artificial de religiosidade.

Se adorarmos a Deus em Espírito e verdade, por que precisaríamos de imagens ou de dar a impressão de ser muito religioso? Essas são as próprias coisas proibidas por Deus no segundo Mandamento!

2)    Há outra maneira que os cristãos são culpados de cometer idolatria, e esta é muito mais sutil.

Temos que ter muito cuidado com esta maneira!

Podemos não adorar as imagens de falsos deuses, mas somos culpados de idolatrar o materialismo, o status, o nosso emprego, o lazer?

Qualquer coisa pode ser um ídolo, tornando-o mais importante do que Deus em nossas vidas. Isso é, quebrando o primeiro mandamento! Qual é a nossa maior prioridade?

O marido, A esposa, uma criança, o seu emprego, a sua educação, a sua casa, as suas posses, o seu carro, o seu computador, a internet, a sua equipe de futebol, a sua comunidade, vila ou Maloca, a sua cidade, o seu País, o seu status na vida, o seu lazer? Podemos fazer de tudo isso um ídolo!

Mateus 6:24- E este é o ponto que Jesus faz no Sermão da Montanha Jesus disse que não podemos viver vidas divididas. Não podemos perseguir a vontade de Deus em nossas vidas enquanto gastamos todo o nosso tempo e energia tentando obter mais e mais coisas.

Esta forma de idolatria pode ser muito difícil de reconhecer por causa do tipo de urgência estressante que temos por causa de nossas necessidades emocionais, físicas e espirituais e nossos desejos. Somos muito motivados por essas coisas e pela sociedade à nossa volta.

Que faço para usar o meu tempo corretamente, a minha energia e os meus recursos?

Você está frustrado porque queria ter mais tempo para orar e estudar a Bíblia e servir a Deus, mas seu tempo é consumido pelas exigências de seu trabalho e pelo peso das contas e dívidas?

E quando você finalmente tem algum tempo, você enche as horas com jogos de vídeo, ou no Facebook – ou com o seu telemóvel – ou experimentando o seu novo brinquedo electrónico (seu novo ídolo)?

Nosso relacionamento com Deus requer interação diária;  nossa interação com Deus requer tempo, tempo de qualidade.

Efésios 5: 5– Diz que a cobiça – esse desejo pelas coisas – é como idolatria.

Quando temos um desejo obsessivo, e esse desejo pode ser que seja qualquer coisa --- mesmo duma coisa que seja boa --- mas se fizermos essa coisa, essa pessoa, essa experiência mais importante do que Deus... Somos culpados de criar um ídolo!!!

Você está praticando idolatria sem perceber que o faz?

A idolatria é a adoração de uma imagem, estátua ou gravura como uma representação de divindade.

O uso de ídolos na adoração é proibido tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

Usar estátuas de Maria e orar a ela é uma forma de idolatria.

Lembre-se, as experiências emocionais associadas à idolatria podem ser muito intensas mas estão muito erradas.

E podem ser de várias formas: 
– podem dar uma aparência emocional de religiosidade por exemplo curvar-se na igreja para ser visto por outros, dando uma aparência emocional, um parecer de grande devoção. 

Idolatria também pode significar a adoração excessiva de qualquer coisa que temos mais importante do que Deus. 

E esta é uma forma muito mais sutil de idolatria. Cuidado!

1 Cor 10:14– “Portanto, meus amados, fugi da idolatria!”