A extraordinária lição da Festa das Primícias de Deus

Você está aqui

A extraordinária lição da Festa das Primícias de Deus

Jesus Cristo disse que "não veio para julgar o mundo, mas para salvar o mundo" (João 12:47). Ele também disse que "Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele" (João 3:17). Mas em um mundo em que centenas de pessoas morrem todos os dias de violência, fome, doenças e desastres naturais, onde a injustiça, a imoralidade e qualquer outro ato ímpio abundam, no qual milhares de pessoas morrem diariamente sem nunca ter ouvido falar do nome de Jesus Cristo ou sequer visto uma Bíblia — podemos realmente dizer que a missão de Cristo foi um sucesso?

Ele estava enganado? Se a intenção de Jesus era salvar o mundo, então o mundo realmente tem sido salvo? Seria lógico concluir, quando observamos a desumanidade do homem contra o homem em uma escala sem precedentes, que o mundo está salvo?

Esses questionamentos sempre foram um enigma para aqueles dispostos a enfrentar os fatos. Se a Igreja Cristã tinha como missão levar a mensagem de Cristo ao mundo para que o mundo pudesse ser salvo, porque que o mundo está nessa confusão religiosa? Além disso, se o evangelho trazido por Jesus Cristo contém as respostas para os problemas do homem, porque o mundo está nessa terrível situação?

Será que Cristo não conseguiu a cooperação de Sua própria Igreja para realizar essa missão? Ele não foi capaz de inspirar a fé entre os Seus professos seguidores para fazer obras maiores do que Ele, como havia prometido? (Ver João 14:12). Ou será que as forças opositoras são simplesmente mais poderosas para a humanidade infiel?

A resposta não é nenhuma das opções acima.

No entanto, existem respostas para todas estas perguntas — e elas estão ilustradas numa festa chamada Festa das Primícias (Êxodo 23:16). Esta observância, juntamente com o resto dos Dias Santos anuais de Deus, se encontra ordenada por Deus em Levítico 23:15-21.

Ao descrever estas observâncias sagradas, Deus disse: "Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do SENHOR, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as Minhas festas" (versículo 2, ARA).

Mais tarde, descobrimos que a Igreja fundada por Jesus também observou este festival particular, conhecido pelos seguidores de Jesus como a Festa de Pentecostes. Por uma questão de fato, a Igreja do Novo Testamento começou neste mesmo dia, seguido por eventos miraculosos (Atos 2:1-41). A festa tem grande relevância e importância para os cristãos hoje em dia.

Deus tinha uma razão para Israel guardar Suas festas e para a Sua Igreja fazer o mesmo. Através dessas observâncias, Deus revela as etapas do Seu plano de salvação para a humanidade. Em particular, esta festa que celebrava as ‘primícias da sega do trigo’ na antiga Israel (Êxodo 34:22) tem um significado que revela uma das principais fases do plano de Deus para a salvação.

Suposições comuns, mas erradas

A maioria das igrejas acredita que Deus desejava que todos os seres vivos ouvissem a mensagem da salvação, começando imediatamente após a ressurreição de Jesus Cristo. A maioria também crê que cada pessoa que ouvisse a mensagem teria, então, sua oportunidade de salvação agora, nesta vida. A missão dos seguidores de Cristo foi assim entendida como o dever de levar esta mensagem para cada pessoa viva, dando-lhes a oportunidade de aceitar a Cristo antes que fosse tarde demais.

Assim, muitas igrejas acreditam que devem trazer prontamente o maior número possível de pessoas para aceitar a Cristo como Salvador, independentemente da profundidade de seu interesse ou compromisso.

Mas quantas pessoas nunca aceitaram a Cristo — ou nunca O aceitaram de verdade? E quantos milhões ao longo dos séculos nunca ouviram falar dEle?

Se a salvação é apenas uma questão de aceitar a Cristo nesta vida física, o que dizer do destino de inúmeras pessoas que viveram e morreram antes de Ele nascer e para as quais era impossível aceitá-Lo como Salvador?

Ao enfrentar estas questões, devemos então concluir que o poder que Jesus prometeu aos Seus discípulos simplesmente nunca foi traduzido na obra salvadora que Ele imaginou? Não, não devemos duvidar do poder salvador de Jesus Cristo! Em vez disso, talvez devêssemos examinar a nossa compreensão de Suas intenções. Talvez Deus tenha tido outra coisa em mente o tempo todo.

Como esta festa se encaixa no plano de Deus

O que a Festa das Primícias tem a ver com essas importantíssimas perguntas?

Há um grande significado no nome Festa das Primícias. Pelo seu próprio nome, essa festa indica uma ceifa [sega] ocorrendo antes da colheita que virá posteriormente. Como veremos, esta festa prenuncia a intenção Deus em fazer primeiro uma pequena ceifa de pessoas para a salvação (chamadas de "primícias" nas Escrituras), e posteriormente chamar um número muito maior de pessoas para a salvação.

Pode-se dizer que Deus escolheu usar um procedimento sistemático para levar a grande maioria da humanidade à Sua luz e salvação — primeiramente trazendo as primícias, e mais tarde a grande colheita da humanidade, para a salvação.

Vamos ver que esta incrível verdade é demonstrada pelas festas de Deus, que foram reveladas milagrosamente. Deus programou Suas festas para coincidir com o ciclo agrícola de duas safras importantes na Terra Santa — uma na primavera e outra no fim do verão — para ensinar o Seu povo uma lição essencial.

A Festa das Primícias coincidia com a ceifa primaveril do trigo naquela região (Êxodo 34:22). O nome grego para esta festa é Pentecostes, que significa "quinquagésimo", neste caso referindo-se ao "quinquagésimo dia", assim chamado porque era celebrado cinquenta dias a partir da sega [ceifa] do primeiro molho [feixe] de grãos. Este período de sete semanas ainda dá outro nome ao festival — a Festa das Semanas (Deuteronômio 16:9-10).

Neste dia, os israelitas ofereciam dois pães feitos da farinha tirados dos grãos novos da sega. Esses pães eram chamados de "primícias ao SENHOR" (Levítico 23:16-17). As pessoas não faziam "nenhuma obra servil" neste dia e se reuniam numa assembleia religiosa sagrada (versículo 21). Esta era uma ocasião muito significativa.

Um festival que vinha mais tarde no ano, a Festa dos Tabernáculos ou Colheita (Êxodo 34:22), coincidia com o fim da colheita posterior, quando outros tipos de produtos, incluindo pepinos, melões, lentilhas, grão-de-bico, nozes e, especialmente, tâmaras, figos, azeitonas e uvas tinham sido colhidas. Esta festa também era um evento de grande importância marcado por assembleias religiosas sagradas e paralisação do trabalho.

Estas duas festas representam grandes etapas da colheita espiritual da humanidade para a salvação. A Festa das Primícias simboliza o chamado e a preparação da Igreja nesta época. Esta é a fase inicial da colheita espiritual.

A última parte da colheita espiritual terá lugar numa época futura. A primeira colheita divina de pessoas acontece como preparação para essa era vindoura, quando Jesus Cristo trará o Seu Reino para a Terra.

O exemplo físico retrata o espiritual

O significado espiritual do primeiro período de colheita, celebrado pela Festa das Primícias, está claro nas Escrituras. O apóstolo Paulo escreveu em 1 Coríntios 15:20-23: "Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem... Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na Sua vinda" (grifo do autor).

A oferta do molho movido, que começava na sega da cevada, cinquenta dias antes de Pentecostes, retratava a Jesus Cristo sendo apresentado ao Pai depois da ressurreição como o primeiro das primícias. A oferta das primícias da sega do trigo no dia de Pentecostes (Levítico 23:17) era então um simbolismo das outras primícias que se seguiriam na colheita de Deus para a salvação da humanidade. E estas ainda seriam seguidas mais tarde por outras pessoas.

Você reparou que Paulo, em 1 Coríntios 15, diz claramente que Deus vai ressuscitar os mortos em uma ordem específica? O primeiro foi Jesus Cristo, que foi ressuscitado como "as primícias dos que dormem", sendo seguido por outros em Seu retorno.

Paulo afirma que a ressurreição dos santos na vinda de Cristo, quando receberão corpos imortais e espirituais (versículos 44, 53), ocorrerá "ante a última trombeta" (versículo 52) — a poderosa chamada sobrenatural que vai anunciar o retorno de Jesus Cristo para governar a Terra (Apocalipse 11:15).

Naquele tempo, Deus vai ressuscitar os mortos que foram fiéis a Cristo e também transformará em filhos imortais de Deus aqueles que ainda estiverem vivos e foram igualmente fiéis (1 Tessalonicenses 4:16-17).

Este milagroso evento é descrito como "a primeira ressurreição" em Apocalipse 20:6: "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos”.

O mundo sob o governo de Cristo

Durante este reinado na Terra de Jesus Cristo e dos santos ressuscitados (Apocalipse 5:10), começará a última colheita para a salvação da humanidade. Finalmente, o conhecimento de Deus estará amplamente disponível: "Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar" (Habacuque 2:14). Todas as pessoas vão experimentar o maravilhoso Reino de Deus, que Jesus Cristo proclamou durante Seu ministério terreno (Mateus 4:17; Marcos 1:14; Lucas 4:43).

Isaías 2:2-3 nos dá um quadro do início do período dessa última e grande colheita: "E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do SENHOR no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR".

Então, a humanidade terá a oportunidade de aprender e viver de acordo com os caminhos de Deus: "E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o SENHOR; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados" (Jeremias 31:34).

Mas o que acontecerá com aqueles que viveram e morreram no passado sem nunca terem conhecido nada sobre Deus Pai e Jesus Cristo? Apocalipse 20:6, citado acima, mostra que os fiéis santos de Deus estarão na "primeira ressurreição". Então, se há uma primeira ressurreição, deve haver outra!

E, de fato há. O livro do Apocalipse deixa claro que haverá outra ressurreição dos mortos. Após o reinado milenar de Jesus Cristo e Seus seguidores ressuscitados desta época, pois "os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram" (Apocalipse 20:5).

Isso mostra a continuação da segunda grande colheita de Deus para a salvação da humanidade. Naquela época, todos os que já viveram, mas não tiveram a oportunidade de aprender os caminhos de Deus ou de ouvir sobre o sacrifício expiatório de Jesus Cristo, vão ter a sua oportunidade de salvação.

Esta ressurreição de incontáveis ​​milhões de pessoas a uma vida física perecível é descrita em Ezequiel 37:1-11, Mateus 12:41-42 e Apocalipse 20:5, 13. A essas pessoas, então, será dada a oportunidade — pela primeira vez — de se arrepender e de se converter através do Espírito Santo de Deus (Atos 2:38; 3:19). Em seguida, elas também vão herdar a vida eterna.

Vemos neste plano maravilhoso a realização do desejo de Deus para que "todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2:4).

Pois, Deus não quer que “alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3:9), e, através de Seu plano, todos aqueles que nunca tiveram a verdadeira oportunidade de salvação nesta era finalmente poderão ser salvos! BN

Quadro Lateral: Quem são as "primícias" de Deus?

As primícias do plano de Deus são aqueles que são chamados agora, nesta época, e estão tendo suas mentes e atitudes transformadas para se tornarem semelhantes a Jesus Cristo, através do Espírito de Deus trabalhando dentro deles. O apóstolo Tiago observou que Deus "nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das Suas criaturas [isto é, daqueles que Ele criou]" (Tiago 1:18).

Paulo entendia muito bem que aqueles que são chamados e convertidos nesta época, entre a criação do homem e a segunda vinda de Cristo, são as primícias do plano de Deus para a salvação da humanidade. Ele se referiu a muitos cristãos do primeiro século, como as primícias do chamado de Deus em locais específicos (Romanos 16:5; 1 Coríntios 16:15). Olhando para o futuro, para a ressurreição daqueles que continuam fiéis a seu chamado, ele disse: "Nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção [isto é, o pleno direito de filiação], a saber, a redenção do nosso corpo" (Romanos 8:23).

No entanto, as primícias do plano de Deus, aqueles que são chamados agora, encontram-se em uma situação muito diferente daqueles que se seguirão no período de colheita espiritual posterior.

Jesus disse que aqueles que são Seus seguidores nesta época não devem ser "do mundo, assim como Eu não sou do mundo" (João 17:16). Eles são chamados a sair do mundo e espera-se que desenvolvam o caráter de Cristo, enquanto que o resto da humanidade está enganada (Apocalipse 12:9) e segue os valores que Cristo detesta (1 João 2:15-17).

O presente século mau

As primícias — o povo de Deus — são chamados e se esforçam para obedecer a Deus, enquanto vivem nesse "presente século mau" (Gálatas 1:4), onde Satanás é o verdadeiro governante (2 Coríntios 4:4). A sega dos primeiros frutos é pequena, pois neste momento relativamente poucos vão aceitar o chamado de Deus, se arrepender, ser convertidos e se manter fiel ao Seu caminho de vida. É por isso que Jesus disse: "Estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" (Mateus 7:14).

Após o retorno de Cristo, que vai inaugurar uma nova época, o mundo — a sociedade como um todo — aprenderá a viver de acordo com as leis e os valores de Deus. Nessa época, Deus vai prender Satanás e não vai permitir que ele continue enganando as nações (Apocalipse 20:2-3). Sem a influência de Satanás, o mundo finalmente conhecerá a paz. Todo o mundo vai conhecer o SENHOR (Hebreus 8:11).

Aqueles que não se conformam com este mundo (Romanos 12:2) serão os que ajudarão a Cristo a trazer todas as nações para Sua verdade (Apocalipse 20:4). Eles terão vencido o mundo, assim como Jesus venceu o mundo, e Cristo irá usá-los para trazer todas as outras pessoas para servi-Lo (Apocalipse 2:26; 3:21).

O dom do Espírito Santo

Deus possibilita a Seu povo cumprir o Seu propósito. Mas como?

Significativamente, Deus escolheu o dia de Pentecostes, para começar a Sua Igreja de uma importante maneira, enviando o Espírito Santo aos Seus poucos discípulos fiéis (Atos 1:15; 2:1-4). Muitos pensam duma igreja como um edifício. Mas a palavra traduzida como "igreja" no Novo Testamento é ekklesia, que significa “chamado a sair”. Esta palavra grega era usada comumente para designar um conjunto de pessoas ― aqueles que tinham sido chamados para reunir-se. A Igreja é o corpo coletivo de pessoas que são chamadas para sair do mundo e servir a Deus.

Através do Espírito Santo, que Deus dá àqueles que fazem parte de Sua Igreja, os membros têm o poder para vencer o mundo. É através do Espírito Santo de Deus que a Igreja pode pregar o evangelho ao mundo e fazer discípulos em todas as nações (Marcos 16:15; Mateus 28:19-20). É este espírito que permite que uma pessoa pertença a Jesus Cristo e seja parte da Igreja (Romanos 8:9). Para a Igreja do Novo Testamento existir, foi necessário que Deus enviasse o Seu Espírito Santo.

As primícias do plano de Deus para a salvação são aqueles chamados para a Igreja de Deus nesta época. A Igreja, também é mencionada como "o corpo de Cristo" (1 Coríntios 12:27), composta de indivíduos onde habita o Espírito Santo. Eles se arrependeram de seus pecados e se voltaram para Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Eles comprometeram-se a obedecer as Suas leis santas e justas. Eles estão dispostos a desistir de tudo para permanecer fieis a Jesus Cristo (Lucas 14:33).

As primícias seguem a Jesus Cristo

Apocalipse 14:4 fala do povo de Deus que são "primícias para Deus e para o Cordeiro". Os versículos anteriores e posteriores dão indicações do caráter daqueles que são as primícias e por que acompanham Jesus Cristo.

Por que eles são tão estimados por Deus? Eles são descritos como tendo o nome do Pai escrito nas suas testas (versículo 1); Deus é tudo em sua mente e pensamentos. Estes não foram seduzidos por um falso sistema religioso (Apocalipse 14:4), que é descrito como uma mulher imoral seduzindo a humanidade (Apocalipse 2:20-22; 17:1-6).

As primícias saíram e evitaram esse sistema político e religioso que dominou o mundo (ver Apocalipse 17:1-6). Quando foram chamados por Jesus Cristo, eles entenderam que deviam sair desse sistema (ver Apocalipse 18:3-4).

Além disso, as primícias "seguem o Cordeiro para onde quer que vá" (Apocalipse 14:4). Eles são fielmente dedicados a Jesus Cristo. Eles não vão permitir que nada possa afastá-los de sua lealdade pessoal a Ele. Uma vez que Jesus vai usá-los para ajudar a ensinar ao mundo os Seus caminhos, é vital que as Suas primícias sempre Lhe sejam fiéis.

Eles "foram resgatados dentre os homens" (mesmo versículo). Eles foram comprados por Deus com o precioso sangue de Jesus Cristo (1 Pedro 1:18-19). Depois de terem sido comprados por Deus, eles sabem que suas vidas não mais lhes pertencem, mas sim a Jesus Cristo, a quem dedicam completamente suas vidas, corpos e espíritos (Gálatas 2:20; 1 Coríntios 6:20) .

Além disso, "em suas bocas não se achou engano" (Apocalipse 14:5). Eles aprenderam a lidar com a malícia comumente encontrada nos corações dos homens. Não há engano, malícia ou fingimento em suas ações ou palavras. Eles aprenderam sobre a veracidade, a sinceridade e a simplicidade de Cristo. Enfim, eles têm confrontado o engano de seus próprios corações e estão totalmente submetidos à vida pura e imaculada de Cristo habitando neles. E são perdoados dos pecados e têm crescido em caráter divino, "porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus" (versículo 5).

Retratando o plano de Deus

Este importantíssimo passo no plano de Deus para a salvação da humanidade é revelado na observância dos Seus Dias Santos. Naturalmente, aqueles que são as primícias observarão o mesmo dia que retrata o chamado e a sega dos primeiros frutos do plano de Deus, o Dia de Pentecostes.

Eles vão observar com gratidão o próprio dia que comemora mais um marco no grande plano de Deus, a fundação da Igreja através da concessão do Espírito Santo de Deus.

Agora vivemos na época das primícias, o tempo durante o qual Deus está preparando um povo escolhido e especial para reinar com Cristo no Seu Reino (1 Pedro 2:9). Você faz parte desse grupo? Você vai seguir o conselho do apóstolo Pedro, quando nos advertiu em 2 Pedro 1:10: "Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição"!