A Família Espiritual de Deus: Você estará na foto de família?

Você está aqui

A Família Espiritual de Deus

Você estará na foto de família?

Um das minhas fotos favoritas fica numa pequena mesa em meu escritório. É uma foto emoldurada de minha adorável esposa Linda, tirada poucos meses depois do nosso casamento, em setembro de 1979. Desde aquela época temos tirado muitas fotos de família. Elas enchem nossos álbuns de fotos e enfeitam as paredes da nossa casa. Nós amamos olhar para as fotografias, e eu aprecio ver a minha foto especial de Linda quase todos os dias.

Você provavelmente também tem fotos de família que você estima e gosta de compartilhar com os outros. Talvez seja de você com seu bebê recém-nascido, ou talvez com sua família em uma formatura do ensino médio.

Enquanto fotos como estas são frequentemente muito valorizadas, há um "retrato de família" que Deus gostaria que você apreciasse mais do que qualquer outro. E não é aquele que você pode pendurar na parede, expor em uma mesa ou colocar em um álbum de fotografias. Mas é muito real. Que foto é essa? É uma foto espiritual da futura e esplêndida família de Deus.

Seu incrível propósito e destino

A Bíblia revela que, há muito tempo, Deus criou os primeiros seres humanos e Ele planejou trazer filhos à Sua família espiritual (Gênesis 1:26). Embora tenha começado Sua criação com seres físicos, Deus milagrosamente transformará cada indivíduo que O ama e Lhe obedece em um ser espiritual (Filipenses 3:21).

Isso significa que você nasceu para um incrível propósito. Seu destino é compartilhar a "glória e a honra" do seu Pai divino (Hebreus 2:7). Seu intenso desejo é que você escolha viver e servir a Ele e a Jesus Cristo, seu irmão mais velho, como um membro de Sua família divina (Salmo 8:5, João 1:12). Em outras palavras, Deus quer que você esteja em Sua foto de família! (Para mais informações sobre o seu destino, não deixe de ler "O Mistério da Existência Humana: Por Que Você Está Aqui?" A partir da página X).

Quando você, como um filho de Deus, for gloriosamente transformado no momento da ressurreição, você será "cheio de toda a plenitude de Deus" e conhecerá o "amor de Cristo, que excede todo o entendimento" (Efésios 3:19). Após esse nascimento espiritual na família de Deus você vai herdar a própria semelhança, natureza e caráter dEle (Romanos 8:29, Hebreus 2:10).

O que acontecerá quando, em Sua família, Ele elevar você ao nível de existência dEle? Ao contrário dos lares problemáticos de hoje, não haverá nenhum desajustamento dentro da família de Deus. Cada membro de Sua família divina vai trabalhar junto e desfrutar da companhia um do outro em completa paz e harmonia (Isaías 9:7; 32:17). Você pode imaginar um quadro assim tão maravilhoso? Seu Pai Celestial deseja que você valorize esse vindouro "retrato de família" mais do que qualquer interesse, atividade ou finalidade terrena (ver Mateus 6:33).

Os fiéis pioneiros de Deus

Na verdade, este retrato de família de Deus era o que impulsionava e motivava fortemente personagens bíblicas como Noé, José, Moisés, Ana, Daniel, Ezequiel e muitos outros. Sabendo que suas vidas físicas eram passageiras, estes homens e mulheres justos desejavam ardentemente ter sua vida eterna espiritual com Deus.

E sobre esses pioneiros fiéis, lemos: "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque os que isso dizem claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas, agora, desejam uma melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade" (Hebreus 11:13-16).

Estes indivíduos justos se apaixonaram pela devoção a Deus, mesmo quando se depararam com o sofrimento e as dificuldades. Eles olhavam muito além de suas vidas mortais, imaginando o retrato de seu radiante futuro espiritual na família de Deus.

Como você pode se manter fiel

E quanto a você? Você é capaz de captar essa mesma visão? Uma vez que Deus está oferecendo a você a oportunidade de fazer parte de Sua família espiritual para sempre, qual será a sua escolha? Se você decidir seguir a Deus, como você pode manter-se fiel ao enfrentar os problemas da vida nessa era de injustiça? A resposta não deve ser diferente para você do que para aqueles fiéis que vieram antes de nós. Você deve se imaginar claramente na futura "foto de família" de Deus e nunca permitir que ela perca o foco (Hebreus 12:1).

Uma foto em papel pode trazer memórias alegres do passado, enquanto acende a esperança de dias felizes por vir e a mesma coisa acontece com a foto da família espiritual de Deus. O registro bíblico provê virtuosos exemplos humanos do passado. E também mostra como viver com sucesso agora, enquanto esperamos a promessa de um futuro brilhante alegre muito além de hoje (Salmo 16:11).

Ao olhar para o passado, você tem o modelo perfeito para imitar em Jesus Cristo. De fato, Jesus foi o Criador que homens e mulheres fiéis da antiguidade adoraram e obedeceram (ver João 1:1-3, 14; Efésios 3:9; Colossenses 1:16-17; 1 Coríntios 10:1-4). Cristo veio à Terra como um ser humano, para mostrar-lhe não só o caminho da salvação espiritual, mas também como viver, hoje em dia, uma vida física feliz e cheia de significado. Ele disse: "Eu vim para que tenham vida e que a tenham em abundância" (João 10:10).

Viver de toda a palavra de Deus

Seu Projetista perfeito sabe exatamente como você deve viver para obter todas as bênçãos imagináveis ​​(3 João 2). Sua Palavra, a Bíblia, é como um "manual de instruções" para a sua vida. Para viver bem agora e ser glorificado em Sua família depois, Deus quer que você faça escolhas sábias hoje (Deuteronômio 30:19).

Ele quer que você se arrependa dos pecados e passe a viver pelo exemplo reto de Jesus, que obedecia ao Seu Pai (João 15:10). Neste sentido, vejamos uma declaração feita por Cristo, que explica como você pode colocar em prática o caráter dEle.

Antes de iniciar Seu ministério terreno, Jesus jejuou quarenta dias no deserto da Judéia. Nessa ocasião, Ele foi tentado pelo diabo. Na primeira tentação, Satanás desafiou Jesus a alimentar-se transformando milagrosamente as pedras em pão. Qual foi a sutil resposta de Cristo? "Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4:4, ênfase do autor).

O que Jesus disse, citando uma passagem que Ele havia inspirado no Antigo Testamento (Deuteronômio 8:3), concentra-se no que você pode fazer para viver de uma forma que agrade a Deus. Como você gasta seu tempo? O que motiva você — coisas espirituais ou materiais? Um dia essas mesmas perguntas foram feitas por Jesus quando visitou com Seus discípulos a casa de duas irmãs, Maria e Marta (Lucas 10:38).

Enquanto Maria estava sentada ouvindo atentamente os ensinamentos de Cristo, Marta estava ocupada servindo a seus convidados. Ela estava sobrecarregada de trabalho e queixou-se a Jesus que precisava da ajuda de sua irmã. Parecia um pedido razoável. Mas veja a resposta de Jesus: "Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" (Lucas 10:41-42).

Suas prioridades físicas e espirituais

O ponto de vista de Jesus era que as coisas espirituais e eternas são mais importantes. Seus seguidores devem priorizar suas vidas adequadamente. É outra maneira de dizer: "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça" (Mateus 6:33).

Um elemento crítico para se viver agora uma vida alegre e frutífera, a medida que você se prepara para entrar no Reino de Deus depois, é fazer com que o Reino seja seu objetivo número um. Deus quer que você estabeleça e mantenha uma relação íntima com Ele através da constante oração e estudo da Bíblia, sempre Lhe obedecendo (1 Pedro 3:12; 2 Timóteo 2:15). Ele também quer que você cresça na graça e no conhecimento, enquanto serve desinteressadamente aos outros (2 Pedro 3:18; Gálatas 5:14).

Jesus disse: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4:23). Você tem a extraordinária oportunidade de cumprir estas palavras de Cristo hoje em dia (Efésios 1:18). Para muitos outros, essa chance ocorrerá após Sua segunda vinda na nova, maravilhosa e pacífica era do Seu reino (2 Pedro 3:9; 1 Timóteo 2:3-4).

Por milhares de anos, o mundo vem pelejando sob a rebelião, a fraude e a opressão satânica. Mas depois que Jesus voltar à Terra, em magnífica glória para intervir nos assuntos humanos, Ele vai colocar um fim em todo o mal (Mateus 25:31).

Um futuro fantástico o espera

Este nocivo governo humano, influenciado por Satanás, acabará sendo substituído pela justa liderança de Jesus (Mateus 24:30; Apocalipse 11:15). Ao mesmo tempo, Satanás e seus demônios serão aprisionados na "escuridão das trevas" (Apocalipse 20:1-2; Judas 13). Finalmente, nessa época, o mundo vai ser libertado de seu longo e cansativo cativeiro da ignorância, da violência e da maldade (Romanos 8:21).

Também será nesta era que a família espiritual de Deus começará a salvar todo o mundo. No momento da chegada de Cristo, Seus servos fiéis se tornarão seres espirituais imortais, se estiverem vivos serão transformados ou se estiverem mortos serão ressuscitados. Eles serão revestidos de glória deslumbrante e receberão a vida eterna (Salmo 93:1, Apocalipse 3:5). Eles também terão grandes responsabilidades como reis e sacerdotes debaixo do governo dEle sobre a Terra (1 Coríntios 15:21, 51; ​​1 Tessalonicenses 4:16-17; Apocalipse 20:6).

Jesus e Sua família divina trarão magníficas mudanças para o mundo. Os desertos da Terra serão totalmente transformados em produtivas belíssimas áreas produtivas (Isaías 41:18; 51:3; Amós 9:13). A natureza dos animais selvagens será alterada e se tornarão dóceis (Isaías 11:6). As pessoas vão sentir a compaixão amorosa de Deus através de curas milagrosas (Isaías 35:5).

A humanidade nunca mais vai sofrer de ansiedade por causa da crueldade e da devastação da guerra (Miquéias 4:3). As nações viverão em verdadeira paz, enquanto o conhecimento de Deus preenche o mundo inteiro (Isaías 11:9). Você consegue imaginar isso? Deus está lhe dando a oportunidade de ajudar a fazer parte de tudo isso!

Enquanto as fotografias de papel vão desaparecer, o retrato da família e do Reino de Deus nunca desaparecerá (1 Pedro 1:4). Seu destino é compartilhar a glória de Deus como membro de Sua família divina no mesmo nível de existência dEle. Ele quer que isso signifique mais para você do que qualquer outra coisa em sua vida. Então, o que você vai fazer? Lembre-se, Deus está criando uma família espiritual. E Ele quer que você esteja nessa foto de família! BN