Algo mais a se Ponderar sobre a Formiga

Você está aqui

Algo mais a se Ponderar sobre a Formiga

A maioria de nós considera a formiga um incômodo — uma praga indesejável que perturba o nosso piquenique ou invade nossa cozinha. Mas há muito o que considerar sobre este pequeno inseto.

Um contraste expressivo com a preguiça

O que Salomão admirou na formiga? "Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno" (versículos 7-8, BLH). Salomão desafiou um "indolente" — uma pessoa habitualmente preguiçosa — a aprender com a forma como essas criaturinhas diligentes, tenazes e incansáveis fazem seu trabalho sem que ninguém peça.

Salomão condena a maneira como um preguiçoso dorme demais e na hora errada (versículos 10-11). Seu lema: "Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado..." Quando o alarme do despertador toca, sua mão descansada procura apertar o botão soneca! Quando o dia termina, ele não tem feito nada.

Ele procrastina habitualmente de modo que se torna um profissional no que faz. Quando as oportunidades da vida aparecem, como acontece com outras pessoas que fazem boas escolhas e têm sucesso, ele as desperdiça. Salomão adverte que isso leva à pobreza, e ao verdadeiro perigo que é a pobreza espiritual.

No entanto, existem outras observações a fazer.

A operária ou o ovo? — Desafiando a evolução

Embora o formigueiro tenha uma rainha e não pode sobreviver sem ela, sua única função é botar ovos. Um estudo recente acerca da colônia de formigas cortadeiras — conforme relatado no documentário da BBC “Planeta Formiga: A Vida Dentro da Colônia”, de 2013 — calculou que a rainha botava cerca de trinta mil ovos.

Os mirmecologistas (especialistas em formigas) dizem que todos os ovos são exatamente iguais. No entanto, curiosamente, a quantidade de comida que uma formiga operária entrega a cada ovo determina se o ovo genérico vai se tornar em outra formiga operária, uma formiga soldado ou numa rainha! Pense sobre a significância disso — o que tem nessa comida?

A quantidade de comida determinar o tamanho de uma formiga é compreensível. Mas como a maior quantidade do mesmo alimento pode gerar formigas com funções diferentes? Como era de se esperar, o documentário não dá nenhuma explicação para isso.

Você pode até mesmo sonhar com uma teoria sobre como isso poderia ter evoluído? Por que uma formiga operária "pensaria" que precisa alimentar um ovo de um modo diferente do outro?

Como a evolução cega poderia gerar continuamente uma mescla de tipos de formigas para equilibrar as funções das formigas na colônia?

E a verdadeira questão é, tal e qual como o famoso dilema do ovo e da galinha. Donde é que a primeira formiga operária veio? Pois é necessário alimentar um ovo na quantidade certa para que ele pudesse crescer para que viesse a ser a primeira formiga operária.

Assim como acontece em toda a maravilhosa criação de Deus, todas as características e partes únicas têm que funcionar perfeitamente na primeira vez ou a colônia de formigas não sobreviveria e nem teria prosperado. Embora o documentário faça referências casuais à evolução, ele afirma com certo receio: "Não há nada casual nesse projeto". E como isso é verdade!

Extraordinária capacidade de carga

As formigas cortadeiras não cortam as folhas do jeito que esperavam os naturalistas. Elas não usam suas mandíbulas como uma tesoura. Em vez disso, ela apoia a folha em uma das garras e com a outra ela a corta como fosse uma guilhotina!

As formigas cortadeiras também se apoiam em suas patas traseiras, e o resultado é o aumento de tamanho da formiga, formando um grande arco para poder cortar a folha. O documentário chama isso de "um mecanismo muito bom para garantir que as formigas maiores transportem cargas maiores".

Apesar de as formigas não parecerem ser fortes, cada formiga operária pode transportar até quatro vezes o seu peso por mais de um quilômetro — o equivalente a centenas de quilômetros para um ser humano. Algumas fontes afirmam que uma formiga consegue erguer vinte vezes o seu próprio peso!

Como isso pode ser comparado ao que podem levantar os seres humanos mais fortes? O atual recorde oficial masculino de levantamento de peso, categoria acima de 105 kg, é de Hossein Reza Zadeh do Irã — na prova de arremesso, em que levantou 263,5 kg nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Na categoria acima de 75 kg, prova feminina, na mesma Olimpíada, Gonghong Tang da China levantou 182,5 kg. Isso é cerca de duas vezes e meia o seu próprio peso.

Essas conquistas humanas surgiram através de um treinamento rigoroso, dieta e determinação, não por mero acaso. E eles não chegam nem perto de se igualar a uma simples formiga!

As formigas podem prever terremotos?

Um formidável estudo sobre as formigas vermelhas da madeira, que vivem ao longo das falhas geológicas ativas na Alemanha, encontrou mudanças em seu comportamento no dia antes de um terremoto (de magnitude dois ou mais). Em vez de recolherem alimentos durante o dia e repousarem à noite, elas ficaram ativas durante toda a noite. Um dia depois do terremoto, elas voltaram ao normal.

Estes surpreendentes resultados foram apresentados, em 11 de abril de 2013, por Gabriele Berberich da Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha, na reunião anual do Centro europeu de Geociências, em Viena, Áustria. Usando uma câmera e um software especial, Berberich e seus colegas rastrearam as formigas por três anos, de 2009 até 2012. Durante este período houve dez tremores de terra de magnitude entre 2 e 3,2.

Como as formigas percebiam a aproximação de um tremor de terra? Berberich acredita que elas registram as mudanças nas emissões de gases com células especiais chamadas quimiorreceptores ou reagem a pequenas mudanças no campo magnético da Terra com seus magnetorreceptores.

Esta é a primeira vez que se foi relatado que as formigas reagem antecipadamente a sismos. Berberich planeja realizar uma pesquisa semelhante em áreas mais propensas a grandes terremotos — isso tem o potencial de salvar muitas vidas.

Copiando a eficiência das formigas na tecnologia

Em 2006, pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, passaram inúmeras horas analisando as formigas temnothorax albipennis em busca de alimento. Eles descobriram que ambas as formigas líder e seguidores pareciam trabalhar em conjunto e tinham uma forma de comunicação bidirecional.

Apesar de a formiga líder sozinha poder correr quatro vezes mais rápido em direção à comida, ela trabalhava com uma formiga seguidora, ensinando-lhe como encontrar o alimento e como lembrar-se de sua localização. A formiga que ensinava parecia adaptar o seu ritmo de acordo com a capacidade do seguidor de acompanhá-la. Visto que as colônias de formigas parecem funcionar com uma comunicação impecável, os investigadores estão analisando o que devemos copiar desse exemplo.

Hoje o mundo impulsionado pela tecnologia está observando a formiga em busca de pistas sobre a solução de problemas técnicos.

Veja a capacidade das formigas para determinar rapidamente o caminho mais eficiente para o alimento e para trazê-lo para a colônia. Dito de forma simples, uma formiga chega a uma bifurcação no caminho. Se o alimento estiver na direção esquerda, a formiga deixa um cheiro no caminho. Se nenhum alimento é encontrado no lado direito, a formiga volta e não deixa nenhum cheiro. No cruzamento, o resto das formigas segue o cheiro da direção esquerda e o reforça.

Reconhecendo tal sucesso, certa empresa nacional considera os métodos das formigas para determinar a melhor sequência de entregas para os seus armazéns. Especialistas em viagens espaciais estão considerando tal determinação para enviar uma nave espacial de um planeta a outro por meio da gravidade para obter o máximo de eficiência energética.

Estas são algumas das descobertas extraordinárias que os ​​pesquisadores estão fazendo sobre as formigas. De fato, como Salomão aconselhou, temos muito a aprender com elas! Por mais de três mil anos, homens e mulheres sábios descobriram que vale a pena dedicar o nosso tempo para refletir sobre esta parte incrível da criação de Deus!

—Robert Curry