Como observar a Páscoa

Você está aqui

Como observar a Páscoa

O apóstolo Paulo nos dá instruções específicas de como observar a Páscoa. Primeiro ele nos dá um aviso: "qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor" (1 Coríntios 11:27). Como devemos comer e beber duma maneira digna e aproveitar a oportunidade para ter o máximo benefício espiritual? Paulo adiciona: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice" (versículo 28).

Aqui está o desafio! Está se examinando contínuamente? Está a ter consideração pelas outras pessoas? Estamos perdoando os outros? 

Jesus disse: "Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos os que nos ofenderam" (Mateus 6:12 BLH). E depois Jesus re-inforça esta oração: "Porque, se vocês perdoarem os outros quando eles ofendem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem os outros, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês."

Nós podemos fazer isso? Esse é o desafio que temos diante de nós. Há um velho ditado inglês que diz: "Quando alguém nos machuca, queremos justiça. Mas quando machucamos os outros queremos piedade". Faz pensar, não faz?

Lembre-se também o que Jesus disse no sermão do Monte em Mateus: "Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus [por exemplo estiver orando] e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus [depois continue a orar]" (Mateus 5:23-24). Isto é algo de grande humildade!

E veja como o rei David descreveu esta atitude importante após o seu terrível crime: "Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! . . . Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti. Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido" (Salmos 51:10, 16-17).

Devemos tomar consciência da necessidade de perdoar e da necessidade de buscar o perdão daqueles que prejudicámos ou machucámos e, com a ajuda do Espírito Santo, continuamente viver uma vida humildemente arrependidos. Irmãos isto é tão importante! Isto é crítico para o nosso crescimento espiritual. Precisamos de ser brutalmente honestos e praticar esta atitude básica que Jesus nos ensina nesta estação.

Para aprender mais acerca de como preparar-se para a Páscoa, ouça este sermão: “Por que, quando e como observar a Páscoa e Dias de Pães Asmos”.