O Elemento Espiritual no Homem Que a Ciência Desconhece

Você está aqui

O Elemento Espiritual no Homem Que a Ciência Desconhece

A mente do homem é algo incrível e fascinante, mas intrigante. Por que ela é tão superior a de outras criaturas terrestres?

Ficamos maravilhados com as realizações humanas, que vão muito além de qualquer coisa que os animais podem fazer. Há mais de cinquenta anos, os seres humanos caminharam na lua. Ainda na antiguidade, o homem estudava os movimentos dos corpos celestes para calcular antecipadamente suas posições. Os arranha-céus de cidades ao redor do mundo, maravilhas da engenharia, agora são considerados algo comum. O homem desenvolveu a tecnologia computacional para ajudar nisso, mas grandes construções vêm sendo realizadas desde o início da civilização.

A antiga Torre de Babel foi um projeto de motivação errada que Deus interrompeu para que o desenvolvimento tecnológico não avançasse muito rapidamente. Ele declarou: “Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer” (Gênesis 11:6, ARA).

Hoje, milhares de anos depois, vivemos num mundo de automóveis, aviões, eletricidade, televisão, viagens espaciais, Internet, todos os tipos de meios de interação social que permitem a comunicação global instantânea, avanços da medicina, e assim por diante — mais uma vez, isso é algo visto como comum em grande parte do mundo, pois faz parte do cotidiano das pessoas.

Agora estamos prestes a testemunhar um salto tecnológico com a inteligência artificial — os desenvolvedores estão tentando criar mentes reais em máquinas. Outros estão buscando implantar conexões internéticas ao cérebro humano com o intuito de transformar a humanidade em seres cibernéticos e, eventualmente, possibilitar uma vida imortal através da eletrônica.

Mas isso não vai acontecer. Pois falta à ciência algo fundamental para entender a mente humana, algo que ela não consegue reproduzir. E foi exatamente isso que possibilitou a existência da ciência.

Nesta edição, mostraremos o que a Bíblia esclarece sobre o “espírito no homem”, que é concedido pelo Deus Criador. Em 1 Coríntios 2:11, o apóstolo Paulo escreve: “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está?...”. Esse componente espiritual é o que possibilita o entendimento humano às pessoas. No plano físico, o homem tem o mesmo tipo de existência que os animais. Contudo, o espírito humano é o que faz a diferença.

Qual é a natureza desse espírito? Em busca da vida imortal, as culturas criaram todo tipo de ideias e crenças, mas será que elas realmente vieram de Deus? Nesta edição, também vamos esclarecer uma crença comum e popular que simplesmente não está na Bíblia.

Segundo as Escrituras, além do espírito humano, precisamos de algo mais. Assim como deixei a frase de Paulo acima inacabada, um homem com um espírito para compreender o universo e tomar decisões morais também está inacabado. Para se tornar um ser humano completo é necessário receber algo mais de Deus, algo que todos precisam decidir se aceitam receber.

Embora o homem tenha feito grandes avanços, capacitados pelas habilidades concedidas por Deus, ele também fez muitas escolhas erradas em relação ao bem e ao mal — afastando-se de Deus e de Seus caminhos corretos.

As pessoas causaram sofrimento e miséria horríveis umas às outras. A primeira família da Terra foi a primeira a sentir a dor do assassinato de um ente querido quando Caim matou seu irmão Abel. E ainda hoje a humanidade sofre com isso. As guerras têm aumentado e a violência anda desenfreada, a apropriação indébita, o ódio e a mentira estão por toda parte. E mesmo em tempos de relativa paz, muitas pessoas são dominadas por pensamentos negativos e destrutivos.

Hoje em dia, muitas pessoas desperdiçam suas energias mentais navegando incansavelmente pelas redes sociais ou consumindo entretenimento e não permitem que suas mentes pensem, criem, planejem e compreendam. A falta de propósito e satisfação na vida levam alguns ao desespero e à aflição, algumas vezes com resultados trágicos. Esse problema está crescendo entre os adolescentes, conforme destacado em um dos artigos desta edição, que também aponta para uma ajuda profícua, especialmente a de Deus.

O espírito da mente humana é algo maravilhoso. Ele nos confere entendimento, propósito e uma forma de conexão com Deus. Devemos agradecer a Deus por esse dom. E agradecemos ainda mais a Deus por essa época da Páscoa, quando nosso Salvador Jesus Cristo foi sacrificado para que nossos pecados e os pecados de toda a humanidade ao longo da história pudessem ser perdoados ao nos arrependermos sinceramente.

Toda honra e glória a Deus e Jesus Cristo, nosso Salvador!

Esperamos que os artigos desta edição possam levar você a um entendimento mais profundo e também a um compromisso sincero de se aproximar de Deus e, com Sua ajuda, tornar-se como Ele.