Lidando com a Pandemia: Legendas em Português

Você está aqui

Lidando com a Pandemia

Legendas em Português

Login or Create an Account

With a UCG.org account you will be able to save items to read and study later!

Sign In | Sign Up

×

Como podemos lidar melhor com esse período de provação e estresse? E onde podemos buscar um entendimento adequado sobre a recente pandemia?

Transcrição

Lidando Com a Pandemia

A pandemia da Covid-19 continua paralisando o mundo. Enquanto informo isso, já se passaram várias semanas de distanciamento social. Então, vamos colocar essa pandemia em um contexto bíblico. Acredito que isso o ajudará a lidar com o que está acontecendo e a estar mais bem preparado quando, não se, algo dessa magnitude acontecer novamente. Primeiramente, vamos dar uma olhada em duas crises que tivemos num passado recente.

Sabemos que um avião colidiu com o World Trade Center. Não sabemos nada mais do que isso. Também não sabemos se era um avião comercial.

Esse dia sombrio mudou os Estados Unidos para sempre e resultou em uma longa guerra no Oriente Médio, que continua até hoje. Houve um pedido de oração nacional e, por certo tempo, as pessoas se voltaram para Deus em busca de respostas. Contudo, essa crise de 11 de setembro não mudou o coração do povo norte-americano. Os grandes pecados desta nação, o aborto e a decadência moral generalizada, continuam acontecendo. Embora a presença nas igrejas tenha aumentado brevemente, ela logo voltou aos níveis de antes de 11 de setembro. A segunda crise observada foi a do colapso financeiro de setembro de 2008.

[George W. Bush] O mercado não está funcionando corretamente. Houve uma perda generalizada de confiança, e grandes setores do sistema financeiro dos Estados Unidos estão correndo o risco de colapsar.

As principais empresas financeiras de Wall Street desapareceram da noite para o dia. Os bancos e os mercados desmoronaram sob o peso de empréstimos podres. Aquela foi uma época difícil, mas os Estados Unidos e o mundo se recuperaram daquela crise financeira. E seguia assim até hoje. A economia dos Estados Unidos estava indo muitíssimo bem. A bolsa de valores estava no nível mais alto de sua história e o país estava registrando os menores índices de desemprego de todos os tempos. Então, veio essa pandemia do Covid-19. Eu vejo esses eventos como ensaios para o que a Bíblia diz que serão os maiores e mais impactantes eventos que surgirão no fim desta era. Estamos numa época em que podemos aprender lições importantíssimas para não sermos pegos desprevenidos quando ocorrerem esses enormes eventos profetizados. Vejamos tudo isso em um contexto bíblico.

Jesus Cristo foi o maior de todos os profetas. E esse aspecto de Sua missão como profeta é negligenciado e incompreendido por aqueles que afirmam falar em Seu nome. Porém, nunca foi tão importante como hoje entendermos o que Jesus ensinou sobre a nossa atual era. Seus discípulos vieram até Ele, em particular, e disseram: “Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir" (Marcos 13:4). A resposta de Cristo começou com advertências sobre enganos espirituais, guerras, terremotos e problemas como fomes e pestes. Você encontra tudo isso em Marcos 13, a partir do versículo 8. Agora, todos esses problemas, como guerras e pestes, sempre fizeram parte da experiência humana e continuam fazendo até hoje.

Em Marcos 13: 8, Cristo continuou dizendo: "Isso será o princípio de dores". A Bíblia se refere a esse princípio de problemas como dores do parto, que são sinais de que uma nova era está prestes a nascer. Veja bem, qualquer discípulo de Jesus Cristo pode ler essas palavras e aplicá-las à sua época, independente de ser o século primeiro ou o século vinte e um. E Cristo prosseguiu dizendo: “Mas olhai por vós mesmos”. E a seguir Ele fala de perseguições e testemunhos, aconselhando a ser perseverante e prometendo que estará com Seus discípulos por meio do poder do Espírito Santo. O ensinamento dEle para nós é o seguinte: “Fiquem atentos. Lembrem-se que Eu já lhes havia avisado sobre todas essas coisas. Portanto, vigiem e orem”.

O termo vigiar tem um significado muito amplo, que advém das profecias de Ezequiel em que lhe foi dito que ele deveria ser como uma sentinela nas muralhas da cidade que alertava as pessoas sobre a aproximação de qualquer perigo.

Então, a mensagem de advertência era para que o povo se preparasse para um período de cerco que poderia levar à fome e à pestilência. Todos deveriam tomar precauções para enfrentar essas dificuldades e pudessem aguentar, resistir e prevalecer. Cristo usa esse termo "vigiar" para nos ensinar a estar conscientes e alertas sobre isso. E para que possamos discernir os tempos e entender onde nos encontramos no cumprimento do propósito de Deus para este mundo. Um discípulo deve se esforçar para entender os sinais do engano espiritual e advertir sobre calamidades e também viver uma vida sóbria, santa e piedosa.

Quando sabemos que um tempo de dificuldades está se aproximando, junto com o julgamento final do mundo, então precisamos viver de uma maneira cada vez mais diferente. Sabemos que Deus existe e que Sua palavra é uma guia confiável na vida, por isso devemos tomar medidas para viver de acordo com a verdade de Deus e orar de uma forma a criar um relacionamento e uma amorosa conexão espiritual com Ele. O amor é essência da fé que nos possibilita lidar com nossa saúde emocional durante um período de estresse. Muitos de nós enfrentamos incertezas quanto a nossos empregos e saúde, e nos preocupamos com tudo o que está acontecendo em nosso país e no mundo. Quando vemos nações e cidades isoladas e em quarentena, percebemos que estamos vendo algo que nunca aconteceu antes. E isso é angustiante e assustador e pode fazer com que fiquemos emocionalmente arrasados. E eu percebo isso até em algumas pessoas mais fortes que conheço. A preocupação e o medo estão à porta.

Por meio da Bíblia, Jesus nos dá uma base para entender o que significa essa crise global. Ao conversar com Ele, orando ajoelhado, Cristo e o Pai lhe darão o conforto e o entendimento baseados na verdade espiritual. Essa é a chave para o tempo que estamos passando. Deus está alertando ao mundo, pois um momento de crise que pode trazer clareza à vida deste ano de 2020. E parte desse alerta seria para que leiamos a Bíblia. Durante esse tempo, você pode servir a si mesmo e a sua família ao ler a Palavra de Deus. Nela você encontrará conforto e encorajamento para este tempo.

Então, quão repentino significa repentinamente? Bem, em menos de duas semanas, o mundo passou de uma sensação de normalidade para uma reação urgente ao vírus Covid-19, e a vida de centenas de milhões de pessoas mudou quase da noite para o dia. Isso foi repentino, pois não tivemos tempo de nos preparar. Em Marcos 13:33, Cristo disse para prestar atenção, vigiar e orar porque não sabemos quando vai ser a hora. “É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um, a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse". Cristo é o senhor dessa casa, e nós somos os servos, cada um tem autoridades e trabalhos designados.

“Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã”. A profecia pode ajudá-lo a entender muito coisa sobre Deus e Seu plano, mas ela deve servir para motivá-lo a mudar de vida por ter uma firme esperança de que a mão de Deus está no comando dos assuntos da humanidade. Veja o que o apóstolo Pedro disse sobre qual deve ser o efeito da profecia sobre nós. Ele disse: "Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa" (2 Pedro 3:11, Nova Versão Internacional).

Pedro está dizendo, e compreendendo, que a profecia deve nos levar a viver uma vida santa e piedosa, porque sabemos que um julgamento está chegando e devemos nos preparar para enfrentar o próximo tempo de provação com fé e coragem. Agora é a hora de buscar a Deus e preparar sua vida para a era futura.

Este foi um “Beyond Today Extra”. Assistam também aos próximos programas.