O Livro de Apocalipse Revelado: Legendas em Português

Você está aqui

O Livro de Apocalipse Revelado

Legendas em Português

Login or Create an Account

With a UCG.org account you will be able to save items to read and study later!

Sign In | Sign Up

×

Muitos pensam que este livro da Bíblia não pode ser entendido. Uma vez que significa "revelar", você pode entender suas mensagens vitais.

Transcrição

Pense em um novo enfoque do livro do Apocalipse. Pare de olhar para esse livro como algo incompreensível e comece a vê-lo como uma bênção de Deus que pode ser entendido.

Era um sentimento diferente de qualquer um que ele já sentira antes. Enquanto orava, o apóstolo João sentiu a presença de Deus. Ele ouviu uma voz e algo nela era familiar. Fazia muitos anos que ele a escutara pela última vez. Mas, ele conhecia aquela voz. João virou-se e viu sete grandes candelabros de ouro e ali entre eles estava a forma familiar do Filho do Homem. Mas, em sua mente, antes estava o homem que ele conhecia como Jesus de Nazaré. O homem em cujo peito ele deitara a cabeça. O homem que o chamou de amigo.

João protegia os olhos porque aquele rosto era tão brilhante quanto o sol, mas ele conseguiu ver que Aquele era Jesus Cristo ressuscitado e ficou surpreso com o que viu. Aquela  visão o espantou e fez  com que caísse com o rosto em terra. Então, uma mão o tocou e ele ouviu o tom familiar da voz do homem que ele havia seguido por mais de três anos. O homem que ele adorava como o SENHOR. E ele ouviu aquela voz dizendo: “Escreva as coisas que tens visto”. Assim ele fez. Por isso, temos esse registro chamado livro de Apocalipse.

O livro de Apocalipse é o último livro do Novo Testamento. Esse livro tem sido estudado por todo leitor da Bíblia. Ele é o livro da Bíblia que todo mundo quer entender e descobrir todos seus significados. Mas isso faz com que alguns quebrem a cabeça para descobrir o significado de todo seu conteúdo.

Eu era jovem quando, pela primeira vez, fui levado a ler o livro de Apocalipse em um estudo bíblico no meio da semana em minha igreja. E foi fantástico. O pastor nos deu uma folha de papel em branco e quando chegamos aos capítulos que falavam sobre aquelas  bestas fantásticas com cabeças e chifres, ele nos fez desenhar tudo isso. Então, ali estava eu, um jovem desenhando coisas da Bíblia. Aquilo realmente me impressionou e fiquei muito fascinado por todas aquelas cabeças, chifres e imagens retratadas no Livro de Apocalipse. Por muito tempo, eu guardei esses meus desenhos até que os perdi, senão eu os mostraria na tela para vocês. Mas, é bem provável que poderia haver algumas coisas erradas naquilo que aprendi. E quanto a você?

Você entende o livro de Apocalipse? Somos todos estudantes da Bíblia e já lemos esse livro muitas vezes. E nós o entendemos há muito tempo. Porém, quanto mais eu leio e estudo esse livro das escrituras mais eu percebo que ainda há mais para aprender.

Então, hoje vamos falar sobre esse livro de Apocalipse. Eu lhes mostrarei, especificamente, alguns versículos que, em minha opinião, nos ajudam a compreender certas chaves essenciais que nos dão um pleno entendimento do significado de Apocalipse. Não vamos responder a todas as perguntas, nem mesmo vamos chegar aos capítulos que descrevem aquelas bestas e imagens incríveis. Mas vamos aprender algumas chaves, porque não importa quantas vezes tenhamos lido esse livro, penso que sempre haverá mais a aprender. Todo ano eu tenho a oportunidade de ensinar o livro de Apocalipse a um grupo de estudantes, que vêm estudar no Colégio Bíblico Embaixador, e penso que os primeiros versículos desse livro são uma chave vital que ajuda a estabelecer as bases para entendermos este livro profético.

Ele é muito mais do que um livro de profecias. É um livro de vida cristã. É um livro para desenvolver um relacionamento com Deus e essa é realmente uma das grandes chaves que aprendi através dos anos, porque sempre gostei de história e também de profecias. E quanto mais eu estudava o Livro de Apocalipse mais eu reconhecia que ele contém ensinamentos de como devo viver vida cotidiana. E que eu não deveria ficar só admirando ou me preocupando com algumas imagens, algum grande evento mundial, catástrofes e tudo o mais que está no livro. Na realidade, isso me ajuda a ficar motivado na vida a querer ter um relacionamento profundo e significativo com Deus, porque esse livro me ensina sobre a Palavra de Deus e a lei de Deus e a ter um relacionamento com o Pai e com Jesus Cristo. Então você verá que ele é muito mais do que apenas um livro sobre profecia. A profecia leva você a um relacionamento com Deus. E ela faz com que você mude sua vida e se alinhe com Deus.

Então, vamos voltar ao começo. Voltemos ao início do livro e vamos começar a estabelecer uma base para o que temos aqui, porque uma coisa que vamos descobrir é que Deus quer que entendamos este livro. Você pode entender este livro.

Vamos começar com o título deste livro, que é Apocalipse. Mas o que significa a palavra apocalipse? Esta será sua lição de grego de hoje, ok? Aqueles que vão assistir a este vídeo depois podem pesquisar ou buscar na internet alguns desses significados aqui, mas a verdade é que isso é muito simples.

A palavra apocalipse significa revelação e isso não é algo medonho. Isso não é algo horrível por si só. Esse termo vem de uma palavra grega que significa revelar. Expor verdades ocultas. Eu gosto desse termo: Verdades ocultas. Sabe por quê? Porque nosso mundo não é o que parece ser. Claro, ele é físico e tangível e nós somos carne e sangue, temos oxigênio, temos os elementos químicos e temos um planeta maravilhoso, criado para sustentar a vida. Sim, mas esse não é o fundamento definitivo da realidade. E não demorou muito para entendermos isso.

O mundo não é o que aparenta ser. A realidade suprema é o mundo espiritual. Essa dimensão espiritual e o livro de Apocalipse nos ajuda a entender que essa realidade suprema é o mundo habitado por Deus, por Seu Filho Jesus Cristo e pelos seres angelicais.

Sinceramente, essa é a realidade que, quando lemos o Livro de Apocalipse, devemos conhecer e compreender, porque isso impulsiona e motiva nossas vidas. E essa é a realidade que pode ser entendida, e Deus quer que a entendamos e esse é o significado do título desse livro. Ele é um livro que revela. Então, não precisamos nos preocupar. E, de certa forma, não devemos ficar assustados. É claro que há coisas que Deus guarda para Si mesmo quanto ao cumprimento das profecias, como, por exemplo, o tempo exato e como isso será cumprido. Não precisamos nos preocupar com isso. Mas precisamos entender tudo o que está ao redor disso.

Então, quando você olha o título do livro e está escrito Apocalipse. Mas, dependendo da versão da Bíblia que usamos, como certas traduções mais antigas, o título poderá ser A Revelação de João. Como se fosse o apóstolo João que está falando no começo. Mas, tudo bem. Já as novas traduções da Bíblia dirão que é uma revelação entregue a João. Tudo bem. Então, você também encontrará isso no título, mas lembre-se de que isso não está no texto original inspirado. Pois, foram os editores e tradutores que colocaram isso ali na introdução do livro. Mas outras versões, como a que tenho em minha estante, diz que é A Revelação de Jesus Cristo. Porém, você vai notar as diferenças quando começarmos a avançar na leitura do livro. Talvez isso devesse servir como um sinal de alerta para nós, ou seja, se nosso enfoque não estiver nas escrituras e no que diz a Bíblia, podemos realmente ficar perdidos até mesmo num ponto aparentemente simples. Mas quanto mais nos aprofundarmos no livro, maior será o abismo entre a verdade dele e sua introdução. Por isso, é importante seguir as escrituras.

Então, o que isso quer dizer? Bem, vamos ler Apocalipse 1, começando no versículo 1. Aqui diz: “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer”. As coisas que brevemente devem acontecer. Agora vamos fazer uma pausa por enquanto para analisar essa escritura. Aqui se menciona dois Seres no primeiro versículo.

Deus e Jesus Cristo. O Deus mencionado aqui é o que conhecemos como o Pai. Aquele que foi revelado por Jesus em Seu ministério terreno. E, claro, o outro é Jesus Cristo. Ele entregou isso a Jesus Cristo. Então, vemos que foi o Pai que entregou essa revelação a Jesus Cristo.

Essa escritura é o lugar certo para começar a entender. A revelação veio do Pai para Cristo e Seus servos. O que estamos vendo aqui no início do livro de Apocalipse é o retrato da união desses dois seres na família de Deus. A família de Deus. Esses dois Seres sempre trabalhando juntos para executar o eterno plano de salvação da família humana. E é isso que estamos vislumbrando aqui.

É bem provável que quando o apóstolo João escreveu essas palavras, ele tenha se lembrado de que já havia escrito isso alguns anos antes, quando escreveu seu evangelho, chamado de Evangelho de João. E, se você se lembra, nas palavras introdutórias deste evangelho, ele diz: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.

Uma linguagem simples e direta para entender algo sobre essa relação entre o Pai e Cristo. Existem dois Seres na família de Deus. Existe o Pai e o Filho, Jesus Cristo. Ambos os Seres são Deus. E Deus também é o nome dessa família e desses dois Seres.

O Ser que se chama Pai deu essa revelação a Jesus. Eles trabalham em perfeita harmonia de propósito. Então, o que estamos vendo aqui é um vislumbre introdutório disso. Assim, o Pai, Deus Pai, deu a Cristo esse imenso discernimento sobre o rumo que o mundo seguirá no fim dos tempos, que é chamado nessas passagens de o Dia do Senhor. Será uma época incrível na história do mundo. Na verdade, a introdução de Apocalipse é sobre o Dia do Senhor, que é um tempo ainda no futuro, quando Deus vai dar início a um período de transição que encerrará a era do homem e do governo humano antes do retorno, o surgimento, de Jesus Cristo e da inauguração do Reino de Deus nesta Terra.

Agora, ele diz que o intuito era mostrar “as coisas que brevemente devem acontecer". Entretanto, lembre-se de que João escreveu isso há muito tempo, em meados do ano 90 d.C. Então, por que ele disse que essas coisas aconteceriam logo? A chave para entender isso está em ver pela perspectiva de Deus e não pela nossa.

Segundo a perspectiva de Deus, esses eventos: 1º) Sem dúvida, vão acontecer e 2º) Deus não está limitado ao tempo como nós. Ele é eterno. Ele é perene. Ele é o começo e o fim. Deus existe no que podemos chamar de presente eterno. Então, é assim que para Deus as coisas vão acontecer em breve.

Todavia há outra coisa que precisamos entender, pois lemos isso em nossos dias, horas e tempo. Devemos ler isso com a urgência que se apresenta, pois isso poderia acontecer em um curto espaço de tempo. Certamente, toda geração que já leu o livro de Apocalipse deveria entender isso e considerá-lo em seu tempo de vida, e lendo-o do ponto de vista da rapidez isso poderia acontecer. Porque essas palavras ensinam que devemos viver assim a cada dia e hora. Toda geração deve viver como se essas coisas já estivessem prestes a acontecer.

E foi assim que Deus escreveu esse livro, e é assim que Deus pretende que o entendamos. Nossa abordagem do tema deve ser num sentido de urgência em nossa vida, pois este livro está dizendo algo para nós, que vivemos em 2019, em 2020, etc. assim como disse algo para João em meados dos anos 90 d.C. E, no ano 95 d.C., isso já era urgente para João quanto à sua maneira de viver sua vida e o significado dessa mensagem para as igrejas.

Assim, o Pai entrega essa revelação a Cristo e quando lemos o livro de Apocalipse descobrimos que Cristo é conhecido por vários nomes. Ele é revelado como o Filho do Homem. Ele é chamado de o Leão de Judá. Ele é chamado de O Cordeiro. Ele também é chamado de o Verbo de Deus.

Então, o Pai é o revelador que entrega ao Cordeiro o conhecimento do que está para acontecer. Assim, Seu anjo envia essa mensagem a João, e lemos que ele a recebeu e escreveu todas as coisas que iriam acontecer.

Aqui também nos diz que Deus está querendo dar testemunho de todas essas coisas que Ele viu e mostrar aos Seus servos as coisas que vão acontecer em breve.

Ao contrário de outras profecias que estão seladas até o tempo do fim, em Apocalipse vemos as profecias reveladas aos servos de Deus e começando a ser reveladas para João aqui.

Então, Deus quer nos mostrar o que ocorrerá no futuro. O livro de Apocalipse pode ser entendido. Ele não é um livro fechado e misterioso. Ele revela seus sinais e símbolos.

No tempo do programa de hoje não conseguiremos analisar tudo o que está neste livro, mas o guia de estudo que acompanha essa série sobre Apocalipse trata de todo o tema discutido aqui no programa e na revista A Boa Nova. Ou seja, este guia O Livro de Apocalipse Revelado. Aqueles que assistirem a este programa posteriormente podem obter uma cópia gratuita dele solicitando pelo nosso site revistaboanova.org. Para estudar com mais detalhes os elementos do Livro de Apocalipse, leiam esse guia de estudo bíblico. Você quer saber sobre a marca e o número da besta? Eu não lhe direi isso hoje por falta de tempo.

Mas este guia de estudo vai lhe trazer mais compreensão do assunto, por isso você precisa ler esse livro com a ajuda deste guia de estudo para conseguir entendê-lo. E todos os que estão assistindo em casa agora também podem solicitar uma cópia gratuita deste guia de estudo bíblico, que oferecemos para ajudá-lo a entender mais sobre o que trata o Livro do Apocalipse.

Agora vamos nos aprofundar mais no assunto. Apocalipse 1:2, diz o seguinte: “[João] o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto”.

A palavra de Deus é a Bíblia, as Escrituras Sagradas. E damos testemunho quando vivemos por cada palavra de Deus. João fez isso e nós também devemos fazer. Você sabe que uma vez Jesus disse que aquele que ouve Seus ensinamentos e os pratica é comparado a um homem que construiu sua casa sobre uma rocha e as tempestades vieram, mas não a derrubaram. Às vezes, há tempestades na vida que são muito fortes, não é mesmo? Coisas que, subitamente, nos atingem quando pensamos que tudo está indo muito bem. Um tornado, uma enchente, um furacão ou algo de cunho pessoal que atinge nossas vidas e, de repente, estamos em uma tempestade. Quando estamos em uma tempestade nossa fé é testada.

Você sabe que o apóstolo João recebeu uma impressionante visão a cores, em 4K e em 3D, para confirmar a mão de Deus na história. E, sob a inspiração do Espírito Santo, ele escreveu tudo para nós neste livro. Esse é um livro fantástico para ler por causa das cores e das imagens que ali estão e embora não tenhamos a mesma visão de João, nós temos o que ele escreveu. E com a ajuda do Espírito de Deus podemos ler e ter uma visão vívida desse relato para entendermos como devemos reagir e como devemos antecipar as mudanças no mundo e até mesmo as mudanças em nossa vida.

Devemos ler Apocalipse para entender como a humanidade sobreviverá na transição para a era que está por vir. E essa é uma das coisas importantes para se entender no livro de Apocalipse. Devemos ler Apocalipse para ter fé e confiança no que Deus está fazendo.

Devemos ler Apocalipse para entender essa transição que está prestes a acontecer e ter a confiança de que Deus está guiando a história e que Ele é quem decide como será a conclusão e não a humanidade, as nações, os reis e os líderes do mundo. Pois, tudo será do jeito que Deus quiser que seja.

Esse livro nos diz que Cristo é o revelador e que Ele está confirmando o que vai acontecer. Aqueles que creem em Cristo devem entender esse livro como uma mensagem dEle para os que O adoram como Senhor e se consideram Seus seguidores, cristãos.

Então, é sobre isso que estou falando. Não podemos ser cristãos seletivos, que escolhem apenas o ensinamento suave e fácil, ignorando a parte que é revelada neste livro. Simplesmente, nós não podemos fazer isso.

Você se lembra da atitude de Cristo durante Seu ministério. Ele falava frequentemente sobre a gravidade do pecado, da ignorância e da negligência espiritual. Para uma mulher que foi apanhada em adultério, Ele disse: "Vá e não peques mais". Ele não a julgou. Ele podia ver dentro do coração dela e sabia que havia um arrependimento genuíno, mas Ele disse: "Vá e não peques mais", ou seja, pare o que você está fazendo e mude seu estilo de vida.

E para uma mulher que tinha uma filha endemoninhada e pediu Sua ajuda, Ele declarou para quem realmente tinha sido enviado. Ele disse: "Eu não fui enviado a você. Eu fui enviado para as ovelhas perdidas da casa de Israel”. Mas, ela continuou insistindo e disse que aceitaria até os restos de alimento da mesa. Então, impressionado por sua fé, Ele curou a filha dela.

Em outra ocasião, Cristo disse às pessoas que elas tinham que deixar seus pais e mães. Ele disse que tinha vindo para colocar um homem contra os da sua própria casa. Estas são declarações muito fortes.

Novamente, não podemos ser seletivos quando se trata da Palavra de Deus quanto ao que aceitamos, cremos e entendemos. Jesus falou algumas palavras duras e nós temos que dar testemunho da palavra de Deus, o testemunho de Cristo. O livro de Apocalipse mostra o julgamento de Deus sobre todas as nações. E quando isso acontecer, então será o apagar das luzes para o mundo que conhecemos. Este é um livro instigante. Um livro profundamente motivador.

De fato, nosso guia de estudo bíblico fala sobre a Babilônia, e eu mencionei a marca e o número da besta aqui. Ademais, este guia também fala sobre um tempo de dificuldades para Jacó e para as mulheres mencionadas no Livro de Apocalipse. Elas são retratadas aqui na capa do guia. A propósito, esta imagem da besta está melhor do que a que desenhei quando era criança. Garanto que eles não usaram a minha arte aqui.

Mas, novamente, são esses símbolos e imagens que fascinam e fazem com que as pessoas sejam atraídas para a mensagem desse livro.

Nossa caixa postal e nosso site revistaboanova.org são o caminho para você obter uma cópia deste guia para aumentar seu conhecimento e conseguir respostas a essas perguntas. E na revista A Boa Nova nós temos muitos artigos obre o Armagedom, a marca da besta, essas mulheres e todas essas imagens. Gostaríamos que as pessoas que estão assistindo o programa interagissem conosco. É preciso estabelecer uma base para entender o que é este mundo e qual o rumo que ele está tomando. Então, não deixe de solicitar uma cópia deste guia. E aqueles que estão participando aqui hoje também precisam entender isso.

Até o momento, nós já cobrimos muito desse assunto neste programa. Vimos que Apocalipse revela a verdade oculta deste mundo. E que essa revelação veio de Deus Pai para Jesus Cristo. Também vimos que devemos levar esta mensagem muito a sério e permitir que ela mude nossa vida.

Agora veremos outra coisa que é mencionada aqui nesta declaração introdutória. Na verdade, ela conclui com uma bênção, uma das sete bênçãos que podemos encontrar em todo o livro de Apocalipse. E pode ser que você nunca tenha pensado no livro de Apocalipse como um livro que contém bênçãos. Há sete delas e a primeira está aqui no versículo 3. E diz isto: “Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”. Aqui se menciona, novamente, as coisas que em breve vão acontecer e que o tempo está próximo.

O livro de Apocalipse foi escrito para ser lido em voz alta. Era para ele ser lido para as pessoas em um ambiente congregacional. Mais ou menos como estou fazendo aqui com vocês hoje. Mas, a princípio, todo o livro era lido por alguém para um grupo de pessoas. Você pode imaginar o choque dos ouvintes quando escutaram as descrições do trono de Deus, dos quatro cavaleiros e de Cristo em um cavalo branco. Tudo isso foi lido. Essa linguagem ilustrativa causaria uma profunda e duradoura impressão neles. Isso seria instigante. Seria inspirador. Seria uma inspiração. Cristo disse: “Bem-aventurados aqueles... que ouvem... e guardam as coisas nela escritas”.

Este livro pretende nos estimular à ação. E mais no sentido de uma conduta justa do que em vaidade intelectual. Ao longo dos anos, eu vi muitas pessoas ficarem presas a este livro, tentando descobrir cronogramas, indivíduos e deduzindo a identidade de diversas pessoas mencionadas diretamente nas profecias deste livro. Mas fracassando por não motivar as pessoas à obediência ou tentando se inspirar convicentemente de um relacionamento com Deus. Almejando conhecer e agradar a Deus. Este livro diz que o tempo está próximo e todos nós devemos levar isso muito a sério.

A palavra tempo aqui é "Kairos". E não se trata de um dia ou um mês, e muito menos um ano. E, novamente, é aqui onde as pessoas ficam presas neste livro. Isso significa um período do tempo. E não é para se determinar um tempo exato como um ano ou um dia. Aqui mesmo, Deus nos mostra que não devemos tentar descobrir uma data para nenhuma dessas profecias. O plano e o propósito de Deus não funcionam dessa maneira. Pois, para nós o tempo sempre está próximo. Um cristão vive sua vida com um sentido de urgência. E o hoje é tudo o que temos.

Foi assim para João no primeiro século de João e é assim para nós hoje no século XXI. Esse é um tempo para todos, pois precisamos ler este o livro e acordar do sono de nossa era moderna em que muitas distrações nos fazem cochilar e dormir, deixando de estar espiritualmente alertas.

Por isso, essa mensagem é tão importante. Por isso, apenas alguns versículos de cada vez talvez sejam suficientes para nos motivar a fazer algo. Como cair de joelhos e adorar a Deus. E este guia de estudo bíblico vai causar um tremendo e importante impacto em sua vida.

Uma das coisas que me deixou impressionado neste guia, porque eu participei de sua elaboração, publicação e apresentação aqui no programa Beyond Today, é o fato de ele ter sido escrito sem especulações. Ele foi escrito para dar entendimento. Ele foi escrito com uma intenção espiritual de informar o real significado do nome Apocalipse e para revelar essa verdade oculta. Esse processo nos leva à transformação de nossas vidas e a um relacionamento com Deus, e, ao mesmo tempo, tornando nossa vida cada vez melhor diariamente.

Então, eu gostaria que vocês fizessem isso. Aqueles que assistirem a esse programa depois, não deixem de solicitar um exemplar deste guia. Também peço aos que estão aqui, que talvez já conheçam o assunto, que leiam novamente este guia e permitam que isso mude sua vida, e passem a orar de forma mais significativa.

Reflita sobre essa nova abordagem do livro de Apocalipse. Pare de buscar conclusões mirabolantes.

Pare de olhar para este livro como algo incompreensível. Pare de ver este livro dessa maneira e comece a vê-lo como uma bênção de Deus, que pode ser entendido. Um livro que traz a voz de Deus para o tempo presente para você começar a agir.

As palavras finais de Jesus foram dirigidas a nós. “Eis que venho em breve! A Minha recompensa está Comigo”. Vamos nos apossar das promessas e das bênçãos deste livro.

Por favor, solicite o guia de estudo bíblico oferecido no programa de hoje "O Livro de Apocalipse Revelado". Talvez você ache confuso o livro Apocalipse. Então, esse guia de estudo bíblico gratuito vai lhe ajudar a entendê-lo. Você vai saber a verdade sobre a profecia bíblica, que não tem que ser um mistério. Este guia mostra o fluxo da história do livro de Apocalipse. Você lerá sobre a marca e o número da besta, bem como sobre a obra das duas testemunhas de Deus no tempo do fim. Você aprenderá o significado das sete trombetas, da besta misteriosa, do Armagedom e do dia do Senhor. Solicite-o hoje mesmo. Acesse nosso site ou escreva para a Caixa Postal 2027, CEP 38400-983, Uberlândia-MG. O livro de Apocalipse noticia os eventos de Deus antes que aconteçam. Você pode entender esse livro e também como ele revela um mundo vindouro cheio de promessas, alegria e paz.

E quando solicitar esse guia de estudo bíblico gratuito, nós também lhe enviaremos uma assinatura anual gratuita de nossa revista A Boa Nova. A revista A Boa Nova oferece entendimento sobre o mundo de hoje e esperança no futuro. Seis vezes ao ano, você lerá acerca dos atuais eventos mundiais à luz da profecia bíblica, bem como um conhecimento prático para melhorar seu casamento e sua família. Solicite agora o seu guia de estudo bíblico gratuito “O Livro de Apocalipse Revelado” e a sua assinatura anual gratuita da revista A Boa Nova através de nosso site revistaboanova.org.