Você pode entender a Bíblia: Legendas em Português

Você está aqui

Você pode entender a Bíblia

Legendas em Português

Login or Create an Account

With a UCG.org account you will be able to save items to read and study later!

Sign In | Sign Up

×

Você acha as Escrituras confusas? Descubra um método de bom senso que possa ajudá-lo a entender a Palavra de Deus

Transcrição

Quando olho para este livro, acredito que ele é a palavra inspirada de Deus. Você não conseguiria compilar um livro, escrito ao longo de quatorze ou quinze séculos por meio de muitas e diferentes pessoas de distintas origens, e ter o mesmo tema em todo esse livro.

Algum tempo atrás, recebi um telefonema de alguém que eu nem conhecia. Essa pessoa simplesmente me perguntou: “Que versão da Bíblia você usa?” Então, eu disse-lhe que, geralmente, uso a versão King James Atualizada, mas também uso outras versões, pois tenho diversas Bíblias que utilizo para pesquisar. Esse homem, imediatamente, começou a explicar que a antiga King James era a única tradução inglesa legítima. Sabemos que o debate sobre as traduções da Bíblia não é tão grande comparado a todos os outros argumentos e disputas ferrenhas sobre questões bíblicas. A Bíblia condena ou aceita a homossexualidade ou transgenerismo? Todas as religiões condizem ao paraíso? Alguns pastores cristãos dizem que sim e outros dizem que não. O secularismo religioso ensina que todas as pessoas são basicamente boas, mas hoje a maioria das religiões cristãs ensina que as pessoas são essencialmente más. Existe o evangelho da saúde e da riqueza, o evangelho social, outro da teologia da libertação, e inúmeras denominações cristãs ensinam diferentes interpretações da Bíblia. Diz-se que a Bíblia é o livro mais lido no mundo, mas também o mais incompreendido e o mais questionado da história.

Porém, devemos ser francos e realistas. Neste programa temos um ponto de vista bíblico que é muitíssimo diferente do cristianismo tradicional. Quero dizer, temas como: se os cristãos devem guardar o sábado do sétimo dia ou que não temos uma alma imortal. Agora, como você pode arrumar essa bagunça? E vocês, que estão nos assistindo o programa, podem estar pensando: “Como podemos desfazer toda essa confusão?” Todo mundo tem um ponto de vista diferente. Nós temos um ponto de vista diferente. Bem, hoje vamos discutir uma abordagem de senso comum que pode ajudá-lo a resolver essa confusão e a entender melhor a Bíblia.

Eu conheço algumas pessoas que, por anos, é assim que fazem seu estudo da Bíblia: Oram e pedem a direção e a ajuda de Deus, então fecham os olhos, abrem a Bíblia e faz isto. E tão somente isso. E desse jeito lhes surgem ideias disso, daquilo e daquilo outro. Muitas informações aleatórias surgindo. Mas, eu não tenho ideia o que isso tem a ver com a minha vida, certo? Agora, isso parece algo fora de contexto. Você e eu devemos buscar a orientação de Deus, e isso é verdade. E é aí aonde começamos, mas você não pode ser imprudente quanto ao estudo deste livro. Agora eu descobri que podemos passar a vida inteira estudando seriamente este livro e nunca descobrir tudo o que Deus quer para você. Este livro é um milagre, um grande milagre.

Agora quero que você pense em um algum romance que talvez tenha lido nalgum momento de sua vida. Um livro que tenha impactado sua vida. Provavelmente, ele tinha uma grande história, não é mesmo? Ele tinha um tema central, personagens, elementos dramáticos, amor, tragédia, violência e redenção. Sabemos que a Bíblia contém todos esses elementos. Mas todos esses elementos não foram escritos por apenas um autor. Ela foi escrita por dezenas de pessoas durante um período que durou quase mil e quinhentos anos. E ela não é um romance porque é tudo verdade. Pois, ela narra eventos reais e tem um tema central. Quando olho para ela, eu creio que esta é, sem sombra de dúvidas, a palavra inspirada de Deus. Você não conseguiria juntar num livro, ao longo de catorze a quinze séculos, todas essas diferentes pessoas de distintas origens, e garantir um mesmo tema em todo o livro. Portanto, como afirmei, hoje veremos uma maneira simples de entender melhor a Bíblia. E esse simples ponto de senso comum tem a ver com estudar a Bíblia em seu contexto.

Talvez você deva estar se perguntando: "O que é contexto?" Quer dizer, o que isso significa? Bem, nós temos aqui um guia de estudo bíblico, que todos vocês do auditório já receberam, “Como Você Pode Entender a Bíblia”. E isto é muito importante. Então, aqui é onde você pode conseguir encontrar maneiras de entender a Bíblia, através da leitura da Bíblia. Vamos dar uma olhada em algumas definições. Vamos para a página 20. Abra na página 20, porque vamos olhar e ler uma definição simples do que significa estar no contexto ou ler no contexto. Aqui diz o seguinte: “A leitura do contexto significa simplesmente considerar cuidadosamente os versículos antes e depois do texto que está sendo estudado". Ok. Então, você também deve levar em conta os versículos antes e depois? “E ‘fora do contexto’ significa tentar entender os versículos com pouca ou nenhuma consideração pelo assunto ao redor”. Seria como abrir a Bíblia, fechar os olhos, colocar o dedo em um versículo e dizer: “Oh, agora entendi isso”. Não, você não entendeu. Estar no contexto significaria até mesmo considerar o livro que se está lendo?

Agora, neste guia, “Como Você Pode Entender a Bíblia”, há outro comentário que vai servir de orientação para o restante deste programa. “Estudar o contexto inclui analisar os versículos no âmbito do parágrafo, capítulo e livro e, num sentido mais amplo, do conjunto de escritos do autor e da Bíblia como um todo”. Você já pensou nisso, quero dizer, o que você teria a dizer sobre isso? Esse é o contexto da Bíblia inteira. Esse é o tema principal que percorre a Bíblia. Agora, há muitos temas dentro da Bíblia, mas qual é o seu tema principal? O tema principal começa com o entendimento de Gênesis e termina com Apocalipse. E assim se compreende todo principal tema deste livro.

Agora descobrimos que o principal tema da Bíblia está no início do livro e que termina em Apocalipse. Assim, o contexto aqui, no relato da criação em Gênesis, é sobre o fato de que Adão e Eva desobedeceram a Deus. E Deus está expulsando-os do Éden, certo? Os primeiros seres humanos decidiram que sabiam mais que o Criador. Entretanto, há outro ser envolvido nisso, e isso também é muito importante. Satanás veio e os convenceu de que Deus não sabe o que está fazendo. Então, eles aceitam seu conselho e tomam a decisão de não seguir mais ao Criador, Aquele que criou a vida. E o resultado disso é que, imediatamente, eles foram arruinados mental, emocional e espiritualmente. Então, passam a sofrer e a morrer. Exatamente como Deus disse-lhes, que sofreriam e morreriam decaídos, assim aconteceu com eles. E sabe de uma coisa? Esta é a história da humanidade. A história da humanidade sobre pessoas arruinadas, sofrendo e morrendo. E, falando francamente, é nesse ponto que temos que tocar aqui, a história da sua vida, não é mesmo? Vocês estão abatidos e vivem tentando se livrar disso. Pessoas arruinadas tentando superar isso. Agora me deixe contar-lhes a história da Bíblia.

A história da Bíblia é como disse Deus: “Ok, isso é o que está acontecendo com você, mas Eu vou trazer você de volta”. Eu vou trazê-lo de volta. Essa é a história das Escrituras. Essa é a história da Bíblia. E esse é o tema principal dela. Então, vamos uma olhada na passagem de Gênesis 3:15. Isso é o que Deus diz a Satanás, nesse contexto Deus está falando com Adão e Eva. E Ele diz que a vida deles ficaria confusa. Então, Ele se dirige Satanás e lhe diz o seguinte: “E porei inimizade entre ti e a mulher”, ou seja, Eva e a Semente dela, "e entre a tua semente e a sua Semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Agora, olhando para isso, o que podemos dizer que significa? Este é o nosso ponto inicial para entender o tema da Bíblia. Este é nosso ponto de partida. E é aonde Deus diz a Satanás: “Haverá uma Semente da mulher, um ser humano, e Ele vai vencê-lo”. Deus prometeu isso desde o princípio. Adão e Eva não saíram do jardim do Éden, eles foram expulsos do jardim do Éden. E Deus disse: "Agora saiam e, como disse a vocês, isso não vai terminar bem, mas Eu vou salvá-los dessa confusão através da Semente de Eva”. Mas isso não nos diz muito, não é mesmo? Satanás será vencido pela Semente de Eva. Por isso esse assunto é tão importante. E é por isso que gostaríamos que você solicitasse seu exemplar do guia “Como Você Pode Entender a Bíblia”. Na verdade, existem 15 chaves para estudar a Bíblia neste guia de estudo bíblico que vocês receberam aqui. E você, que está assistindo, pode solicitar um exemplar desses gratuitamente através do site revistaboanova.org. Em nosso site revistaboanova.org você pode lê-lo online ou baixá-lo.

Certo. Agora, para entender melhor o contexto da Bíblia num período muito curto de tempo, iremos ver como a Bíblia foi organizada. Então, quando olharmos como ela foi organizada, encontraremos o tema principal que está em toda a Bíblia. Essa é uma enorme tarefa, mas vamos lá fazer isso. Vamos verificar distintas seções da Bíblia, ok?

Temos a lei, a Torá e a história. E todas são seções diferentes. Então, vamos examinar cada seção e descobrir qual é o enredo de cada uma?

Assim, a primeira seção é a lei, também chamada de Torá: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Bem, acabamos de dizer que Gênesis é justamente nosso ponto de partida nisso. Temos criação, Adão e Eva sendo expulsos e uma promessa de que um descendente de Eva iria vencer Satanás e trazer as pessoas de volta para Deus. Deus voltaria a ser o Deus deles, e Satanás não seria mais o opressor deles. Agora, Gênesis conta a história dos seres humanos durante vários séculos e depois se concentra em um homem chamado Abraão. Na verdade, Abraão e Sara. E Deus chama Abraão e Sara para sair do lugar onde viviam para ir a outro país. E que, se decidissem ir para aquele país, lá receberiam promessas; e também seus descendentes seriam abençoados por Ele. E todo o restante da lei é sobre os descendentes de Abraão. Sobre como eles acabariam no Egito e teriam um filho. Abraão e Sara, Isaque e Jacó e José.  Todos eles acabam indo para o Egito. Então, eles ficam no Egito por um tempo e Deus os tira dali, trazendo-os de volta à terra natal deles, como Ele disse-lhes que faria. Então, Moisés entra em cena e faz um pacto com eles. E esse é o contexto de toda a lei.

O contexto dos cinco primeiros livros da Bíblia: “Eu prometo que você e seus descendentes vão causar um grande impacto na humanidade”. Lembre-se da semente de Eva, e agora temos a semente de Abraão. Vamos olhar uma única passagem, mas se não entendermos seu contexto em toda a Bíblia, nós podemos interpretá-la de qualquer maneira. Aqui está o que Deus disse a Abraão: “Em tua semente serão benditas todas as nações da Terra”. Ele disse a Eva: “Haverá uma Semente sua que vencerá a Satanás”.  Agora, com Abraão, temos a continuidade dessa história, certo? A promessa que Deus fez a Eva agora está sendo cumprida por Abraão e Sara. Vemos que isso é interessante, mas o que realmente significa? Como saber o que isso significa realmente? Encontrando todas as escrituras onde isso é mencionado. Deixe-me mostrar-lhes uma passagem em Gálatas. E, mais de mil anos depois, Paulo disse as seguintes palavras: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo”. Então, Jesus aparece mil anos depois e Seus seguidores dizem: “Ah! este é o cumprimento da promessa feita a Abraão”. Como vemos, esse tema aparece diversas vezes. Agora, quando você ler a Bíblia, procure esse tema. Esse é o tema central dela.

Vamos para a próxima seção da Bíblia: História. E do que se trata? Bem, isso é sobre os descendentes de Abraão e como Deus os tira do Egito, trazendo-os para a terra que Ele prometeu a Abraão. Nessa seção, temos Josué, Juízes e Rute. Então, eles têm juízes que os governa por centenas de anos, e Deus interage com eles.  Em seguida, chegamos a Reis. E, em Reis, vemos Deus dizendo aos monarcas que vai trabalhar com eles. Assim, Ele traz os profetas, exigindo arrependimento. E o que é muito interessante aqui é que Ele escolhe um homem chamado Davi e diz: “Oh, através de você é que a semente virá”. Toda essa interação com essas pessoas diz respeito ao fato de Ele ter dito: “Eu vou salvar a humanidade”. Começando com Eva e chegando a Abraão e Sara. Agora a descendência de Abraão e Sara acaba tornando-se treze tribos. Depois acabam se convertendo numa enorme nação. Então, Deus diz que a Semente virá através dessas tribos. As tribos do norte se transformam em uma nação chamada Israel, mas é destruída pelos assírios. As tribos do sul, Judá, são levadas em cativeiro pelos babilônios. Mas, eles regressam. E há uma razão para eles regressarem àquela terra. Por que Deus os trouxe de volta para a terra natal? Porque a Semente teria que vir através da semente de Davi. Tinha que ser naquele lugar onde Ele disse que aconteceria.

Agora, a próxima seção. Poesia e Sabedoria. Temos poesia e sabedoria, salmos, letras de músicas, mas, certamente não há muitas músicas que tenham essa mensagem, não é mesmo? Na verdade, tem sim. Mas você não saberia dizer a menos que entenda o contexto de toda a Bíblia. Deixe-me te mostrar. Em Salmos 110, Davi escreve: “Disse o SENHOR ao Meu Senhor: Assenta-te à Minha mão direita”. Ele fala de um Senhor conversando com outro Senhor, mas o único Senhor é Javé. Davi tem um Senhor. E esse Senhor está falando com Javé. Agora, há muitas explicações acerca disso. Há explicações sobre isso no judaísmo. Como podemos saber o que isso significa? Pelo contexto de toda a Bíblia. O primeiro versículo do Salmo 110 é citado diversas vezes no Novo Testamento. Na verdade, inúmeras vezes no Novo Testamento. Veja o que Jesus disse. Ele usa essa passagem e diz: “Oh, isto é sobre o Ungido” ou Aquele que seria enviado, a Semente que seria enviada para salvar a humanidade, que ficou conhecido nas Escrituras como o Ungido. E temos uma citação disso. Agora, vamos dar uma olhada em uma passagem de Atos. Atos, capítulo 2.

E Pedro cita esse versículo, dizendo o seguinte: “Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo”. Então, implicitamente, ele cita o texto: “Disse o SENHOR ao Meu Senhor”, querendo dizer que o segundo Senhor é Cristo. Este é o mesmo tema. Mas eu não saberia disso se lesse apenas o Salmo 110. Eu só sei disso porque encontrei a linha que percorre tudo isso. E esse é o fio da meada porque começa assim: “Eu estou te expulsando e Satanás vai continuar presente, mas Eu vou consertar isso”. E aqui é onde temos a palavra Messias. Aqui também temos a palavra Cristo, significando o Ungido, a Semente haveria de vir. E, certamente, os judeus acabam exatamente onde deveriam; a família de Davi acaba exatamente onde deveria; e Maria, que é descendente de Davi, acaba exatamente onde deveria e assim nasce Jesus. Justamente como Deus disse: "Eu vou fazer isso". Assim, toda a história do Antigo Testamento leva a esse ponto.

Ainda temos os profetas maiores. Os profetas maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Você conhece a mensagem de todos os profetas maiores? Eles estavam dizendo a Israel e Judá que se arrependessem porque estavam desobedecendo a Deus. E cada um desses profetas diz que virá um tempo em que Deus vai intervir e resolver essa situação. E Ele vai consertar isso através desse Ungido. Este é o tema central. E esse Ungido virá e Ele vai te salvar. E mais importante ainda, especialmente em Isaías, é que Ele também vai salvar o mundo inteiro. Então, o que vemos é que, segundo os profetas maiores, esse Messias tem duas funções. Sim, duas funções. Uma delas, como diz no segundo capítulo de Isaías, é que Ele vai estabelecer o reino de Deus nesta Terra. Claro que isso não é nenhuma surpresa porque sabemos que Satanás será derrotado. E esse Rei de Davi, esse descendente de Davi, voltará para estabelecer o reino de Deus e Seu trono. Mas também há outra mensagem. E essa deixa muitas pessoas confusas.

Isaías 52 e 53. Há um Servo Sofredor, um Ungido enviado por Deus, que foi morto para a salvação da nação. Quando você começa a olhar através dos profetas, então começa a ver que há algo de forma dual que esse Messias realiza. E esse é o tema central. É isso que liga toda a Bíblia. Alguns judeus acreditam que havia dois Messias. Mas entendemos que há somente um Messias. Mas Ele vem duas vezes. E só sabemos disso porque temos o Novo Testamento. Nós só sabemos disso porque entendemos como tudo se encaixa.

Os Profetas Menores. Eles não são menores porque são menos importantes, mas pelo seu volume literário pequeno. Você conhece a mensagem de todos os profetas menores? Eles abarcam centenas de anos, transmitindo suas mensagens a Israel, a Judá e, às vezes, a ambos. A mensagem dos profetas menores sempre contém a advertência: “Arrependam-se, voltem para Deus, e Ele resolverá isso algum dia, enviando o Ungido”. E aqui também há mensagens de forma dual. O Ungido volta para reinar como Rei dos reis, mas também salva a humanidade de seus pecados. Fragmentos e mais fragmentos. Assim é todo o Antigo Testamento com esse grande fio narrativo que o percorre.

Agora vamos ao Novo Testamento. Vamos dar uma olhada nos Evangelhos. Mateus, Marcos, Lucas e João. Mateus, Marcos, Lucas e João contam a história de Jesus. Qual é o tema de Mateus, Marcos, Lucas e João? Bem, todos vocês já sabem disso, é a vida de Jesus. E o que isso prova? Mateus, Marcos, Lucas e João provam que Jesus é o Messias. Isso é declarado no início de cada evangelho e termina com o mesmo tema, através de todos os evangelhos. Então, vamos provar quem Ele é. Ele viria duas vezes. E cada um desses evangelhos cita profecias do Antigo Testamento para provar quem Ele é. Na verdade, você não consegue entender esses evangelhos em sua totalidade até compreender as profecias do Antigo Testamento. Todo o tema do Antigo Testamento agora se concentra no fato de esse Messias vir duas vezes.

Então, temos Atos. O livro de Atos é sobre a igreja fundada por Jesus Cristo e como saíram para espalhar a mensagem. Leia o livro de Atos, que sempre mostra duas partes da mesma mensagem. Uma é sobre Jesus ser o Messias. E, claro, naquela altura eles também tinham percebido outra coisa. Jesus não era apenas um ser humano. Ele também é um Ser Divino. Ele é o Filho de Deus e eles enfatizam isso tanto nos evangelhos quanto no livro de Atos. E destacaram esse fato dizendo que Deus enviou Seu Filho, um ser divino, para se tornar humano e morrer pelos pecados da humanidade, e que Ele foi ressuscitado e voltará. Então, eles espalham essa mensagem em todos os lugares que iam.

E, então, temos as epístolas. Grande parte das epístolas do Novo Testamento foi escrita por Paulo, Pedro e Tiago para pessoas, membros ou congregações e, quando as estudamos, encontramos um tema que liga cada uma delas. E é assim para que realmente entendamos o que Deus quer que façamos. Pois, precisamos compreender que Jesus era o Messias profetizado, por isso eles citam o Antigo Testamento diversas vezes. Jesus está voltando. E eles citam o Antigo Testamento para provar isso. Gênesis 3:15 estabelece as bases para tudo isso. Então, todas as epístolas tratam desse tema.

E agora chegamos a Apocalipse. Apocalipse, que nos leva ao ponto principal, foi entregue a João no fim do primeiro século. E seu ponto principal é que Cristo está voltando e ele relata o que acontece antes do retorno dEle. E assim que volta, Ele afasta Satanás. O que Gênesis 3:15 disse que a Semente da mulher faria? Ora, isso é chamado de protoevangelho. A primeira boa nova. E é assim que Gênesis 3:15 é chamado, a primeira boa notícia. Porém, isso não passava de má notícia para os coitados, Adão e Eva, pois significava que seriam expulsos, exceto pelo fato de Deus ter dito: "Eu vou resolver isso". Essa é a primeira boa notícia e também a primeira menção do evangelho. E você encontrará essa mensagem através da Torá, da História, dos livros de sabedoria e poesia e dos profetas e dos evangelhos. Você também vai encontrar isso em Atos e em todas as epístolas. E aqui estamos nós em Apocalipse, que resume tudo isso.

Ok, vamos lá. Toda a Bíblia em 17 minutos. Esse é o tema principal. Mas, ainda há muito que estudar. E é por isso que o incentivamos a solicitar seu exemplar gratuito do guia “Como Você Pode Entender a Bíblia”. Acesse nosso site revistaboanova.org e solicite seu exemplar gratuito. Leve-o para casa e conheça as 15 chaves para entender a Bíblia. Estude-as e encontre esse tema. Procure por esse tema. E se você realmente encontrar esse tema, então poderá ir praticamente a qualquer passagem da Bíblia e ver que essa linha narrativa está em toda parte. Em qualquer livro que leia você vai encontrar esse tema. Ele estará ali. Pois, isso é o evangelho. A maneira como você entende isso, sem dúvida, pode mudar a sua vida. Deus está chamando você para entender Sua palavra. Ele está chamando você para entender este livro. E você não deve apenas dar uma olhada aleatória nele. Esta é a palavra de Deus. Devemos lidar com ela. Devemos trabalhar com ela.

No início do programa, mencionei que há um debate constante entre os cristãos sobre o que a Bíblia ensina. Aqui no Beyond Today temos um ponto de vista bíblico que, em muitos aspectos, é diferente dos cristãos tradicionais. Como você pode saber se o que estamos dizendo é correto? Quer dizer, vamos ser francos aqui porque essas diferenças são importantes. Eu o desafio a provar se o que dizemos neste programa é verdadeiro ou não. E a única maneira de você fazer isso é encontrando o contexto deste livro e lê-lo nesse mesmo contexto. E também os outros temas. E você deve começar com o contexto de toda a Bíblia. A humanidade se afastou de Deus. Por isso, a história da humanidade é de sofrimento e morte. As pessoas andam perdidas. A história da Bíblia é sobre o desejo de Deus em trazer de volta a humanidade para Ele, inclusive você. Ele quer trazer você de volta pessoalmente, e não apenas as outras pessoas; e está fazendo isso através da vida, morte e ressurreição de Seu Filho Jesus Cristo. E pelo fato de que vai enviar, brevemente, Jesus Cristo de volta. Cristo está voltando para aqueles que respondem ao chamado de Deus. E a hora é agora para você responder esse chamado.

Por favor, solicite o guia de estudo bíblico oferecido no programa de hoje, "Como Você Pode Entender a Bíblia". A Bíblia é o livro mais vendido do mundo, mas para muitos ele ainda é um mistério. Duas pessoas que leem a mesma passagem da Bíblia chegarão a conclusões totalmente diferentes porque não a leem da mesma maneira. Há um jeito correto de lê-la, e a própria Bíblia nos diz como! Deus deu-lhe as Palavras da vida e Ele quer que você as entenda.

Neste guia de estudo bíblico gratuito, “Como Você Pode Entender a Bíblia”, você descobrirá as chaves para desvendar o profundo significado da Bíblia. E isso lhe mostrará como aplicar a sabedoria dela em sua vida diária. Peça hoje mesmo. Acesse nosso site ou escreva para IDU Brasil, Caixa Postal 2027, CEP 38400-983, Uberlândia-MG.

Você gostaria de experimentar o poder da Palavra de Deus em sua vida? Não espere mais! Você nasceu para entender as grandes questões da vida. E a Bíblia tem as respostas. As verdades profundas de Deus vão transformar sua vida.

E, ao fazer seu pedido desse guia de estudo bíblico, nós também lhe enviaremos gratuitamente uma assinatura anual de nossa revista A Boa Nova. A revista A Boa Nova oferece entendimento sobre o mundo de hoje e esperança no futuro.

Seis vezes ao ano, você lerá acerca dos atuais eventos mundiais à luz da profecia bíblica, bem como um conhecimento prático para melhorar seu casamento e sua família... e princípios divinos para guiá-lo em direção a uma vida que leva à paz.

Solicite agora o seu guia de estudo bíblico gratuito, “Como Você Pode Entender a Bíblia” e sua assinatura anual gratuita da revista A Boa Nova através de nosso site revistaboanova.org.