Você está apertando o botão Soneca Espiritual?

Você está aqui

Você está apertando o botão Soneca Espiritual?

Alguns anos atrás, eu tinha dificuldade para acordar todas as manhãs. O despertador tocava e eu apertava o botão soneca, então ele parava e tinha que reconfigurar o alarme para tocar novamente dez minutos depois. Mas apertar o botão uma vez era suficiente para mim. Muitas vezes, eu o pressionava duas, três ou até quatro vezes. Felizmente, esses dias de ficar continuamente pressionando o botão de soneca ficaram para trás. Embora, eu não estivesse sozinho nesse tipo de problema. Um monte de gente parece lutar com isso também.

Muito frequentemente, nossas vidas se enchem até a borda de tarefas e deveres. No final do dia, as nossas cabeças ficam rodando, pensamos sobre tudo o que fizemos e o que ainda precisamos fazer. Nós não conseguimos ir dormir na hora certa, que por sua vez faz com que seja difícil se levantar de manhã. Quando finalmente conseguimos sair da cama já estamos exaustos. Precisamos de café ou de energéticos para encarar o dia. Nós repetimos este processo quase todas as manhãs. E toda vez pressionamos o botão soneca uma vez mais antes de, finalmente, nos arrastarmos para fora da cama.

Isso é o que estava acontecendo comigo, mas havia ainda mais da minha história para contar. Enquanto eu estava me esforçando muito fisicamente, pouco estava fazendo espiritualmente. Embora, eu pudesse acordar fisicamente todas as manhãs, ainda estava, de fato, espiritualmente adormecido.

E você? Você está negligenciando sua vida espiritual, apesar de conseguir alcançar muitas coisas fisicamente? A sua vida está tão cheia de preocupações do dia-a-dia que pouco ou nenhum tempo tem deixado para a parte mais importante da vida? Você está, figurativamente, pressionando várias vezes o botão soneca espiritual?

Sabemos que o sono físico é essencial e eficaz para nossa saúde. Mas você sabia que a Bíblia diz que o sono espiritual pode ser muito perigoso (Mateus 25:5-13)? O apóstolo Paulo escreveu: "Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Tessalonicenses 5:5-6, grifo nosso).

Sem dúvida, espiritualmente falando, todos nós precisamos parar de apertar o botão soneca, acordarmos e seguirmos em frente.

Você é um vigilante espiritual

Em várias passagens a Bíblia usa o exemplo de uma sentinela nos tempos antigos. As sentinelas guardavam os campos agrícolas contra animais ou ladrões que poderiam danificar ou roubar o suprimento de comida da comunidade.

Um vigia também era colocado no alto do muro que cercava uma cidade ou localidade para monitorar qualquer potencial ameaça. Se algum perigo surgisse, ele prontamente tocava a trombeta de advertência. Os portões da cidade, então, eram fechados e os moradores se preparavam para se defender (Ezequiel 33:3-6).

Era fundamental que o vigia não adormecesse no trabalho. Ele tinha que ficar acordado e alerta todo o tempo. Cochilar, mesmo por alguns momentos, poderia permitir que um inimigo tirasse proveito da situação, com resultados devastadores.

Podemos pensar em nós mesmos como vigias em termos espirituais. Não devemos apenas ser vigilantes quanto a nossa própria condição espiritual, mas também temos a comissão de pregar o evangelho e avisar os outros para que acordem de seu sono espiritual à medida que o perigo se aproxima (Marcos 16:15, Mateus 25:1-5).

Remindo o tempo

Ao escrever aos cristãos da cidade de Éfeso, Paulo os advertiu para afastar o sono espiritual de seus olhos: "Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus" (Efésios 5:14-16).

Da mesma forma, o apóstolo Pedro exortou zelosamente aos fiéis: "Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar" (1 Pedro 5:8, BLH).

A mensagem de ambos os apóstolos era que o sono espiritual pode ser perigoso e devemos evitá-lo a todo custo. Estar espiritualmente cochilando poderia ser a atitude de colocar outros objetivos e interesses à frente de sua santa vocação? (Mateus 6:33, 1 Pedro 2:21) Vamos ponderar por um momento a enorme importância deste grande chamado do nosso Criador.

Cumprindo a nossa maravilhosa vocação

Deus Pai nos convida a participar da obra mais importante de toda a história humana (Mateus 22:4, João 6:44). Além de ter sido chamado para proclamar a Sua grandeza, estamos participando no ensinamento aos outros sobre a vinda do Reino de Deus (1 Pedro 2:9, Romanos 10:15). Além disso, temos a espantosa oportunidade pessoal de herdar a vida eterna e servir como reis e sacerdotes com Jesus Cristo por mil anos e mais além (1 Timóteo 6:12, Apocalipse 20:6).

Para aqueles que Deus tem chamado agora, este é o nosso momento único! Este é o nosso tempo especial! O que estamos fazendo sobre isso?

O ilustre Winston Churchill, primeiro-ministro da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial, escreveu: "Na vida de cada pessoa ocorre um tempo especial quando, figurativamente, se recebe um tapinha nas costas e se ganha uma chance de fazer uma coisa muito especial, algo único para se utilizar os seus talentos. Que tragédia seria se esse momento o encontrasse despreparado ou desqualificado para o que poderia ter sido a sua melhor oportunidade na vida".

Esta é sua grande oportunidade? Você está totalmente desperto para a sua maravilhosa vocação divina? Você está ou não preparado para cumprir sua missão? (Mateus 25:1-10).

Para estar preparado e pronto, você tem que seguir fielmente o exemplo de serviço leal de Jesus Cristo leal ao nosso Pai Celestial. Devemos viver vidas ativas de fidelidade, obediência, paciência, sacrifício e perseverança, assim como fez Jesus (Mateus 7:21, Lucas 22:42, 1 Pedro 2:21).

Depois de receber essa responsabilidade extraordinária, já não temos tempo para tirar um cochilo espiritual. Temos que ficar espiritualmente de olhos abertos, atentos e alertas. Como o apóstolo Tiago escreveu, é preciso ser "cumpridores da palavra e não somente ouvintes" (Tiago 1:22).

A obra que precisa ser feita

Não podemos ser como algumas pessoas dos tempos antigos que andavam longe do chamado de Deus quando Sua obra precisava ser feita. Uma ilustração importante é encontrada no livro de Esdras. Várias décadas após a nação de Judá ter ido para o cativeiro, Deus resgatou alguns remanescentes judeus e os trouxe de volta à sua terra natal. Ele queria que eles fizessem parte da importante obra de reconstrução do centro de adoração — o templo em Jerusalém (Esdras 1:1-2). O esforço começou bem com a renovação da fundação do templo, mas não demorou muito para que começasse a perseguição de pessoas estranhas (Esdras 4:1-5, 23).

Qual foi o resultado? Em vez de ficarem corajosamente firmes contra os seus inimigos, as pessoas deixaram suas ferramentas. Elas pararam de fazer a obra de Deus e rapidamente voltaram suas atenções para si mesmas e seus próprios interesses. Elas construíram casas, iniciaram negócios e se casaram.

É claro que não havia nada de errado com essas coisas por si mesmas. Mas não era para ser o principal objetivo delas. Ao abandonar seu objetivo mais importante, as pessoas quase se esqueceram do motivo de terem voltado para Jerusalém. Mas Deus não se esqueceu! E Ele não ia deixar Sua obra enfraquecer-se e falhar.

Ele atribuiu aos profetas Ageu e Zacarias a responsabilidade de despertar as pessoas para a missão delas (Esdras 5:1). Ageu repreendeu os ex-cativos por terem abandonado as suas responsabilidades dadas por Deus. "Veio, pois, a palavra do SENHOR, pelo ministério do profeta Ageu, dizendo: É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas, e esta casa há de ficar deserta? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos" (Ageu 1:3-5).

Desperto, alerta e vigilante

Felizmente, o povo se arrependeu, e Deus abriu o caminho para que terminasse a obra (Esdras 6:1-14). Mas a questão ainda é você e eu: Será que podemos ser culpados da mesma falta das pessoas dos dias de Ageu? Estamos realmente acordados para o nosso chamado divino ou eu e você estamos muito presos em nossas tarefas diárias e dizendo, essencialmente, como aquele povo disse em Ageu 1:2: ‘Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada’?

Tenha certeza de que você não está apertando o botão soneca espiritual. Certifique-se de que você não está apenas dizendo a si mesmo que você estará ocupado para fazer a obra de Deus amanhã, no dia seguinte ou no outro dia. Se formos egoístas e muito ocupados com as preocupações físicas, esse dia nunca chegará.

Assim como Deus exortou as pessoas na época de Ageu para realizarem fielmente a Sua obra, Ele também encoraja a Igreja do Novo Testamento da atualidade. O apóstolo Paulo pressionou os irmãos em Roma para acordarem de seu apático estado espiritual. Ele disse: "É já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé" (Romanos 13:11). Paulo também reprovou alguns irmãos de Corinto, que se tornaram espiritualmente sonolentos e suplicou-lhes: "Vigiai justamente e não pequeis" (1 Coríntios 15:34).

Você está acordado, alerta e vigilante? Você escuta atenta e receptivamente à Palavra de Deus? Você está se esforçando com a ajuda de Deus para vencer o pecado? Nos capítulos 2 e 3 do livro profético de Apocalipse, Jesus Cristo emitiu um chamado ao despertar espiritual para aqueles que estavam sonolentos e apáticos. Observe esta paráfrase de Suas palavras:

"Acordem e fortaleçam aquilo que ainda está vivo, antes que morra completamente; pois sei que o que vocês fizeram não está ainda de acordo com aquilo que o meu Deus exige. Portanto, lembrem-se do que aprenderam e ouviram. Obedeçam e se arrependam. Se não acordarem, eu os atacarei de surpresa, como um ladrão, e vocês não ficarão sabendo nem mesmo a hora da minha vinda" (Apocalipse 3:2-3, BLH).

O despertador está tocando

A repreensão de Cristo se aplica a você e a mim? Estamos dormindo espiritualmente? Estamos sempre apertando o botão soneca espiritual? Se assim for, o que Ele quer que a gente faça para sair dessa sonolência e afastar o sono de nossos olhos?

"Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver" (Apocalipse 3:18, BLH).

A passagem continua: "Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam. Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos" (versículos 19-20, BLH).

O despertador está tocando. Você consegue ouvir o som? Não pressione o botão soneca espiritual. Acorde! Dê o melhor de si neste momento para realizar a obra que Deus o chamou para fazer!