Você Realmente Tem O Espírito Santo?

Você está aqui

Você Realmente Tem O Espírito Santo?

Download (Baixar)
MP3 Audio (7.58 MB)

Download (Baixar)

Você Realmente Tem O Espírito Santo?

MP3 Audio (7.58 MB)
×

Se você não tem o Espírito de Deus, também chamado de Espírito de Cristo, você não é dEle! Esta é uma afirmação muito ousada feita pelo apóstolo Paulo: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle” (Romanos 8:9, grifo nosso).

Como saber se você tem o Espírito Santo? Paulo admoesta: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos” (2 Coríntios 13:5).

Vamos ver o que é o Espírito Santo e ajudá-lo a determinar se realmente você o tem.

O que é o Espírito Santo e por que precisamos dele?

Ao contrário da crença popular, o Espírito Santo não é uma terceira pessoa duma trindade divina. Como Paulo afirmou acima, ele é o Espírito de Deus Pai e de Jesus Cristo. O Espírito Santo é o poder de Deus compartilhado, pois denota a mente, a essência vital, a presença e a ação dEles em toda a criação habitando nos cristãos convertidos. (Para entender melhor a natureza de Deus, leia o artigo “Três Chaves Para Conhecer a Deus”, que começa na página 18, e também o guia de estudo bíblico gratuito “Deus é uma Trindade?”, oferecido abaixo).

Todas as pessoas são criadas com um espírito humano (Jó 32:8). Mas precisamos receber o Espírito Santo, que se une ao nosso espírito humano para nos tornar filhos de Deus convertidos pelo Espírito (ver Romanos 8:15-17). O Espírito Santo age com nosso espírito para possibilitar uma conexão entre Deus e nós. O apóstolo João descreve isso da seguinte maneira: “Quem obedece aos mandamentos de Deus vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele. E, por causa do Espírito que Ele nos deu, sabemos que Deus vive unido conosco” (1 João 3:24, BLH).

Através do Espírito de Deus — que Ele nos entrega para habitar em nós — podemos ser inspirados por Deus para o bem e para guardar os Seus mandamentos. Quando Jesus prometeu aos apóstolos que lhes enviaria esse Espírito, Ele disse que este os guiaria a toda a verdade (João 16:13).

Ele também disse que esse Espírito seria um “Ajudador”, “Consolador” ou “Advogado” para fortalecer nossa fé e capacidade de seguir os passos de nosso Salvador: “E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Advogado, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele vive convosco e estará dentro de vós” (João 14:16–17, Bíblia King James Atualizada).

Esse Espírito de Deus, como Advogado, Ajudador ou Consolador, realmente nos traz conforto e segurança ao habitar dentro de nós. O Espírito Santo ajuda a nossa mente a recordar e a confiar nas promessas de Deus, assegurando-nos, por exemplo, que qualquer coisa que acontecer será “para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito” (Romanos 8:28, ARA).

Essa garantia proporciona uma visão de vida rara em nosso mundo. Então, mesmo se estivermos desanimados, através do Espírito Santo podemos enxergar a vida de forma diferente — sendo fortalecidos e encorajados interiormente por Deus.

O Espírito Santo atua com nosso espírito para nos transformar — possibilitando que continuemos a obedecer a Deus e a crescer em Seu caminho nesta vida e, finalmente, sermos transformados para uma vida espiritual no regresso de Cristo.

Como receber e preservar o Espírito Santo?

Você já fez o que é necessário para receber o Espírito Santo? Leia a seguinte passagem da mensagem inspirada do apóstolo Pedro no Dia de Pentecostes, quando a Igreja recebeu pela primeira vez o Espírito Santo. Examine se você cumpriu esses requisitos:

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).

Você se arrependeu profundamente de seus pecados passados na vida? Você entendeu as leis de Deus a ponto de reconhecer os pecados dos quais precisa se arrepender? Esse arrependimento foi acompanhado da fé e da confiança no evangelho que Jesus ensinou e disse ser necessário para a salvação? (comparar Marcos 1:14-15; 16:15-16). Você teve fé no sacrifício de Cristo para receber esse perdão prometido?

Como uma pessoa madura, você analisou seriamente as condições necessárias para receber o Espírito Santo e se arrepender verdadeiramente, comprometendo-se a abandonar seus caminhos errôneos do passado? E você foi batizado por imersão total em água? E você também seguiu a diretriz de receber a imposição de mãos por um ministro de Jesus Cristo para receber o Espírito de Deus?

Mais tarde, no livro de Atos, encontramos alguns convertidos que foram batizados, mas não receberam o Espírito Santo. Por quê? Porque ainda não tinham recebido a imposição de mãos de um ministro de Deus: “Pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo” (Atos 8:16–17, NVI).

Para receber o Espírito Santo e tê-lo agindo ativamente dentro de você, é necessário um profundo arrependimento e fé, seguido pelo batismo e pela imposição de mãos por um ministro devidamente designado por Cristo. Você cumpriu todos esses requisitos?

E você tem feito o que é necessário para manter o Espírito Santo? Atos 5:32 afirma que Deus dá o Espírito Santo àqueles que O obedecem. Muitas outras passagens afirmam que devemos seguir obedecendo com a ajuda desse Espírito. É claro que não nos tornaremos perfeitos instantaneamente, mas devemos continuar nos arrependendo e nos esforçando.

A obediência contínua é uma evidência da presença de Deus: “E aquele que guarda os Seus mandamentos nEle está, e Ele nele...” (1 João 3:24). Precisamos obedecer aos Dez Mandamentos e também aos outros mandamentos de Deus e de Cristo e continuar desenvolvendo essa obediência. Você está fazendo isso?

Você produz o fruto do Espírito Santo?

Então, em sua vida diária você reflete o fruto do Espírito? Assim como uma macieira produz maçãs, o Espírito de Deus produz um tipo particular de fruto na vida de um cristão — o fruto divino.

O apóstolo Paulo lista as qualidades desse fruto, que precisam ser evidentes naqueles que são guiados e estão cheios do Espírito de Deus, como “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5:22-23, ARA). E ele ainda disse que “o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade” (Efésios 5:9).

O apóstolo Pedro resume de forma maravilhosa esse processo de crescimento até a maturidade espiritual por meio do Espírito de Deus: “Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina...Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor” (2 Pedro 1:4-7).

Isso descreve o que está acontecendo em sua vida?

Mais uma vez, você realmente tem o Espírito Santo? Você fez o que era preciso para recebê-lo e mantê-lo? O fruto do Espírito é evidente em sua vida diária?

Essas são questões que você deve responder com muita franqueza. Em todo o caso, aqueles que são levados ao verdadeiro arrependimento precisam da ajuda de Deus, através do Espírito Santo, para continuarem nesse caminho.