Comentário Bíblico: Êxodo 26-27

Você está aqui

Comentário Bíblico

Êxodo 26-27

A palavra tabernáculo vem de uma palavra latina que significa "tenda". A palavra hebraica traduzida como tabernáculo significa literalmente “lugar de habitação”. Ela pode se referir apenas a uma tenda ou barraca circundada por um pátio. Em todo caso, fica óbvia a noção de algo portátil e temporário. E essa noção de que Deus tem uma morada temporária persistiria até a época de Salomão, quando o tabernáculo é substituído pela estrutura fixa de um templo. Esse evento posterior é visto por muitos como um prenúncio do Reino de Deus — quando Cristo passará a residir permanentemente na Terra. Assim, a época do tabernáculo é vista como Deus habitando Seu povo na tenda carnal de nossos corpos temporários (comparar 2 Coríntios 5:1-4).

Em Êxodo 26 e 27, novamente lemos sobre o intrincado projeto do Mestre Construtor. Apenas os melhores materiais disponíveis foram usados na construção do tabernáculo e seu conteúdo. A acácia era uma árvore leve, forte e bonita — durável e resistente a insetos e doenças — que crescia naquela região. Deus foi muito específico nas instruções para a construção do tabernáculo. E Ele repetiu precisa e detalhadamente essas instruções para que o projeto fosse seguido à risca. Assim também Deus trata as instruções sobre Suas leis justas. A humanidade não deve acrescentar nem tirar nada de Suas leis (Deuteronômio 4:1-2; Apocalipse 22:18-19). Sempre que Deus projeta e constrói algo, Ele faz isso seguindo um planejamento cuidadoso e preciso. A criação de Deus não é o resultado de uma enorme explosão cósmica aleatória com a colisão de planetoides, que forma acidentalmente uma massa globular exatamente onde a Terra precisava estar no sistema solar para ser propícia à vida humana. Ademais, ao lermos o relato do primeiro capítulo de Gênesis, é impossível imaginar que Deus criou tudo casualmente.

Ao ler esses capítulos, reserve um tempo para apreciar os mínimos detalhes da arte perfeita de nosso Criador. E pondere na lição de Lucas 16:10 sobre como Deus julga nosso caráter: "Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito".