Comentário Bíblico
Levítico 5:1-6:7
Embora a oferta pela culpa, às vezes, seja chamada de oferta pelo pecado (comparar Levítico 5:6-9), há uma distinção geral que deve ser feita entre pecado e transgressão. Alguns argumentam que o pecado diz respeito a algo contra Deus, enquanto a transgressão é contra o próximo. Mas a Bíblia deixa claro que é possível cometer transgressões contra Deus (comparar os versículos 15-19). Então, qual é a diferença entre pecado e transgressão? Jukes explica: “Com a nossa miopia e incapacidade de ver além da superfície, naturalmente olhamos para o que o homem faz e não para o que ele é; embora estejamos dispostos a permitir que ele pratique o mal, talvez dificilmente pensemos que ele é mau”.
“Mas Deus julga o que somos e também o que fazemos; nosso pecado, o pecado em nós, tanto quanto nossas ofensas. Deus vê, o pecado em nós, a nossa natureza má [comparar Romanos 7], tão claramente quanto nossas transgressões, que, na verdade, são o fruto dessa natureza. Ele não precisa esperar para ver esse fruto brotar. Ele sabe que sua raiz é má, assim também serão os brotos... Assim, na oferta pelo pecado, nenhum ato pecaminoso particular é mencionado, mas o ofertante é visto como um pecador confesso: na oferta pela culpa, certos atos são apontados, mas a pessoa nunca é destacada. E na oferta pelo pecado, vejo uma pessoa que precisa de expiação, oferecendo uma oblação por si mesma, como pecadora, e na oferta pela culpa, vejo certos atos que precisam de expiação e a oferta oferecida por essas ofensas específicas...”.
"Obviamente, na oferta pelo pecado, embora o foco esteja no homem e não em seus atos, é necessário trazer provas de que ele é um pecador. Mas observe que isso não é feito pela enumeração de certas transgressões, mas simplesmente por uma referência à lei; que, embora não seja mencionada nenhuma transgressão específica, diz-se que a lei foi negligenciada ou violada” (pp. 148-149). Certamente, haverá ações específicas para demonstrar que essa pessoa é culpada de pecado. Contudo, a oferta pelo pecado não expia especificamente esses pecados – ela expia a natureza pecadora em geral, que continua em rebelião contra Deus (comparar Romanos 8:7). “Por outro lado, na oferta pela culpa é exatamente o contrário. Não temos nada além de um detalhe após o outro de erros e ofensas particulares; a primeira classe sendo de erros cometidos contra Deus, a outra de erros contra nosso próximo" (pp. 149-150). Então, as ofertas pela culpa são para expiar atos pecaminosos específicos. Esses atos específicos são de transgressão que exigem reparação, conforme detalhado nessa seção.